Receita de Queijo Caseiro Fácil e Saudável – Delicioso com Apenas 2 Ingredientes

Especialista:
atualizado em 20/05/2020

Esta é uma receita de queijo caseiro saudável, fácil de fazer e fica uma delícia. E você ainda pode incrementar com vários temperos, dando o seu toque pessoal.

É um queijo ótimo para comer em um lanche ou no café da manhã. Pode fazer parte de um sanduíche ou até mesmo de uma sobremesa saudável. Realmente é um processo tranquilíssimo para você fazer em casa, não precisa nem saber cozinhar. E dessa forma a gente sabe todos os ingredientes que vão dentro do nosso queijo.

Aproveite para conhecer tipos de queijo low carb com menos carboidratos, que pode ser útil se você segue uma dieta low carb, e entenda quais são os queijo menos calóricos para sua dieta.

Se você queria saber como fazer queijo em casa fácil, agora não precisa mais procurar. Aproveite o vídeo abaixo e aprenda agora mesmo como fazer!

Vídeo:

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral ou semi-desnatado;
  • 4 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • Sal a gosto.

Rende 15 porções, cada uma com aproximadamente 40 calorias e 3g de carboidratos, 0g de fibras, 2g de proteínas e 2g de gorduras.

Legenda do vídeo:

Olá! Tudo bom? Hoje eu trouxe para você uma receita especial de queijo feito em casa. É uma forma muito legal de a gente produzir o queijo, muito fácil.

Realmente é um processo tranquilíssimo de você fazer em casa, não precisa nem saber cozinhar. E dessa forma a gente sabe todos os ingredientes que vão dentro do nosso queijo. A gente consegue dosar a quantidade de sal.

Então, se você é hipertenso, se você incha muito, tem problema cardíaco, e precisa regular a quantidade de sal, essa receita é para você. É muito saudável, muito nutritiva. Eu vou te ensinar todo o passo a posso, é bem fácil de fazer. Fica comigo até o final, que você não vai querer perder.

Antes de mais nada, se você é novo, seja bem-vindo, se inscreve no canal e ative o sininho. Eu tenho vídeo novo todos os dias com receitas muito saudáveis, várias dicas legais de nutrição e você não vai querer perder. Se você conhece alguém que vai gostar dessa receita, compartilhe esse vídeo. Vamos juntos, eu e você, ampliar essa corrente do bem, que é isso que eu mais quero aqui com o canal.

Vamos começar a nossa receita. O primeiro ingrediente para a gente fazer queijo é o leite, claro. Use o leite que você estiver acostumado na sua casa, de boa procedência, tá? Isso é um detalhe bem importante.

Eu estou aqui com o meu leite, está vendo que ele já está até com um pouquinho de nata por cima? Ele já está quase fervendo, está saindo uma fumaça, está vendo? Então, nesse momento agora, eu vou desligar o meu fogo e vou acrescentar o vinagre, para talhar o leite.

O vinagre que eu estou usando é um vinagre de maçã orgânico. Você usa o vinagre que você estiver acostumado a usar aí na sua casa. A qualidade do vinagre também vai influenciar na qualidade do seu queijo.

Você viu que já começou a talhar, olha. Então, use um vinagre de boa procedência, de boa qualidade. Se você puder usar o vinagre de maçã, é muito interessante. Eu tenho até vídeo aqui no canal falando mais dos benefícios do vinagre de maçã.

Se você quiser saber mais sobre isso, eu vou deixar esse link e outros de queijo, que eu tenho aqui no canal falando das calorias dos diferentes queijos, enfim. Outras dicas legais para você.

Está vendo que ele já começou a talhar, olha. Está vendo? Dá para você ver que já está formando aqueles grumos, que é isso que a gente precisa que aconteça. O que eu vou fazer agora aqui? Vou acrescentar o sal, para temperar esse meu queijo. A quantidade de sal vai ser exatamente a quantidade que você quiser.

Eu vou botar isso aqui agora… Deixe-me botar um paninho aqui para não queimar a minha mesa… Tirei, já talhou.

É porque essa minha placa aqui continua quente, por isso que eu estou tirando daqui. É diferente do fogão a gás de casa, que você pode desligar e deixar lá em cima.

Talhou, está tudo bonitinho, o que eu vou botar aqui agora? O sal. Eu coloco, normalmente, pouco sal. Se você quiser colocar mais sal, menos sal, fica a seu critério. Se você quiser fazer sem sal nenhum, se você tiver hipertensão ou algum outro tipo de problema que faça você ter uma restituição ao sal, ao sódio, pode fazer sem sal e botar a sua porção de sal na sua fatia depois, na hora de servir. Não tem problema não.

Agora, o que a gente tem que fazer? Já temperou, misturou… Isso vai talhar, para talhar leva um certo tempo. Vai levar uns 15 minutos. Eu vou te falar na volta quanto tempo levou para ficar no ponto que a gente precisa para continuar o processo e vou te dar algumas outras dicas também do que você pode fazer para incrementar em termos de sabor e nutrientes nesse queijinho. Espere aí, que eu já volto.

Voltando para o nosso queijo aqui, então! Já passaram uns 15 minutos, 20… E aqui está o meu leite talhado com vinagre e com sal, recapitulando para você. Talhou bem, ficou assim… Não parece que isso vai virar queijo, não é? Mas vai sim.

O que a gente vai fazer agora? Eu tenho aqui uma travessa grande. Uma travessa de vidro, do que você tiver aí na sua casa, de plástico, não sei o que você usa. Uma peneira para me ajudar e um pano limpinho. Então você bota aqui por cima e agora a gente vai deitar isso aqui.

É, mais ou menos, o mesmo processo de quando a gente faz kibe, que a gente bota assim, para depois tirar o excesso de água, ou alguma preparação com couve-flor, que a gente cozinha e quer retirar o excesso de líquido.

Levanta as pontinhas todas e aperta para ir torcendo. Lembrando que essa água aqui embaixo é soro do leite, riquíssimo em proteínas, então não joga fora. Você pode consumir, botar na sua vitamina, no seu suco, enfim…

Pronto, já tirei aqui um excesso de água. Se você… Tem alguns pulos do gato com relação à essa questão do queijo. Como é que você vai fazer aqui agora? Eu peguei um plástico, um papel filme, e botei dentro de um potinho plástico que eu tenho aqui.

Deixe-me botar para cá, para você enxergar melhor. Segure ele assim, e você vai virar isso aqui dentro. Deixe-me tentar virar sem fazer muita bagunça. Foi. Vira ele aqui. E você viu que ainda está sobrando alguma coisa aqui dentro desse pano. Então, como a gente faz?

Abre o pano aqui, vem com uma colherzinha limpa e raspa o que sobrar, para você não desperdiçar esse queijinho que está aqui dentro. E agora, para dar uma forma, a gente vai dando uma achatada assim, nesse nosso pote.

As dicas que eu vou te dar: Se você apertar muito aqui, nessa parte de tirar o soro do leite, o queijo vai ficar mais chato, não é? Mais baixo e mais compacto. Se você apertar menos, se ainda ficar mais soro de leite aqui, ele vai ficar… Sabe aqueles queijos que a gente compra que são… Meio que com umas bolinhas de ar por dentro, meio porosos? Vai ficar assim. Então, isso, realmente, vai do seu gosto.

Eu gosto do queijo um pouco mais compacto, então eu retiro um pouco mais do soro. Mas isso vai do seu o critério.

Agora achatamos, olha, está vendo? Ficou tudo baixinho aqui. Tem que tampar ele. Fecha aqui e bota o papel para dentro, pega a sua tampa… Ui, fecha aqui, bem fechadinho, e leva à geladeira por duas horas.

Depois que passarem duas horas, vai a segunda parte. Eu fiz um antes, para adiantar o processo aqui para gente. Você vai… Passaram duas horas, eu fiz “blim” e passaram duas horas.

A gente volta aqui. Eu vou pegar esse meu queijo, vou pegar um prato, forrar ele com papel toalha e vou tirar o queijo daqui para cá. E vou pegar essa parte de baixo e vou botar por cima, como se fosse uma tampa, não é? Essa aqui é a parte de baixo. E vou voltar para a geladeira por mais 10, 12 horas, para ele tirar bastante o excesso de soro. Você está vendo que aqui nesse meu queijo.

Deixe-me tirar o papel filme aqui que eu tinha botado. Esse meu queijinho, que eu preparei, não está com o papel ultra molhado, porque, como eu te falei, eu aperto bem para tirar o soro. Se você apertar menos, o papel vai ficar um pouco mais ensopado, mas não tem problema nenhum.

Gente, então voltando! Eu botei ele em um prato bonito aqui, para vocês verem melhor. Eu vou te dar algumas dicas de como incrementar esse nosso queijo.

Uma dica bem legal, principalmente se você tem pressão alta, é botar um pouquinho de alho amassado na massa. Depois que você tiver feito aquela parte de talhar ele, antes de você apertar ele ali dentro, você bota um pouquinho de alho, que é muito bom.

O alho é superinteressante para a pressão. Então, também dá um sabor muito interessante, sem precisar botar muito sal ou sal algum. Também pode colocar aqui dentro orégano, alecrim, manjericão… A erva fresca, ou seca, que você quiser para dar mais sabor ao seu queijo.

Me conta aqui embaixo, nos comentários, se você vai fazer exatamente assim, sem sabor, não é? Com sabor de queijo normal. Ou se você vai colocar algum desses condimentos, ervas e especiarias?

Bote a sua sugestão aqui porque, de repente, você traz uma sugestão até bem interessante para eu ver. Eu vou adorar ler o seu comentário! Aproveita também, se você conhece alguém que precisa de mais receitas saudáveis, sem conservantes, boas para a pressão, compartilhe esse vídeo. Vamos juntos, eu e você, ampliar a nossa corrente do bem, é isso que eu quero aqui com o canal.

Falando em um ajudar o outro, aproveita e curte o vídeo, isso me ajuda muito. Se inscreve no canal e ative o sininho, aqui tem vídeo novo todos os dias, você não vai querer perder.

Agora eu vou cortar um pedaço para vocês verem como é que ficou. Olha a textura, gente, maravilhoso, não é? Eu vou comer um pedacinho… Com um cafezinho cai bem, não é? Até a próxima. Tchau, tchau. Hum!

O que você achou dessa receita de queijo caseiro fácil que separamos acima? Pretende experimentar e fazer o seu em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário