Suco de tamarindo

Suco de Tamarindo Emagrece ou Engorda?

O tamarindo é uma fruta tropical que também pode ser classificada como um legume e vem de uma árvore folhosa nativa da África, que pode crescer ainda em locais como Índia, Paquistão e diversas outras regiões tropicais.

A polpa do tamarindo serve como fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como carboidratos, fibras, magnésio, potássio, ferro, cálcio, fósforo, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3.

Uma das maneiras de consumir o tamarindo é por meio da receita de um suco. Vamos procurar saber se o suco de tamarindo emagrece ou engorda e conhecer algumas recomendações de consumo da bebida?

Será que o suco de tamarindo emagrece ou engorda?

Acredita-se que as sementes de tamarindo sejam compostas por uma substância que bloqueia a atividade da tripsina, uma enzima que trabalha na decomposição de proteínas.

Mas o que isso tem a ver com o questionamento se o suco de tamarindo emagrece ou engorda? Estudos realizados em animais indicaram que inibir a atividade da tripsina pode ajudar a diminuir a ingestão de alimentos.

Em uma pesquisa do ano de 2015 foi identificado que a substância em questão diminuiu o peso corporal em ratinhos por meio da diminuição do consumo de alimentos.

Entretanto, precisamos observar alguns pontos. Primeiro, trata-se aqui das sementes de tamarindo, não do suco da fruta. Logo, só dá para pensar em obter esses benefícios se a bebida for feita não somente com a polpa, mas também com as sementes do alimento.

E não é somente isso – as pesquisas mencionadas acima foram conduzidas em animais, não em seres humanos. Portanto, não podemos ter certeza que os resultados sejam os mesmos em pessoas.

A fruta deve ser consumida com moderação 

Para conseguir os melhores resultados em relação à diminuição do peso a longo prazo, é necessário consumir o tamarindo com moderação, em combinação com um programa alimentar saudável e a prática regular de atividades físicas.

Vale ainda ressaltar que o tamarindo é relativamente rico em calorias e açúcar. A fruta apresenta 239 calorias em uma porção de 100 g e 287 calorias em uma porção de uma xícara.

O teor de açúcar de uma xícara de tamarindo é de aproximadamente 68,8 g de açúcar, enquanto são encontrados 57,4 g de açúcar em uma porção de 100 g da fruta.

Entretanto, apesar do seu teor de açúcar, a polpa do tamarindo é considerada uma fruta, não um açúcar adicionado, o tipo que está associado à síndrome metabólica e à diabetes do tipo 2.

Ou seja, por mais que seja calórico e tenha bastante açúcar, o tamarindo ainda é melhor que as guloseimas, besteiras e comidas fast-food que, além de terem muitas calorias e açúcares adicionados, são pobres ou nulas em nutrientes. O que não é o caso da fruta, que possui uma série de nutrientes, conforme apresentado mais acima.

De qualquer maneira, se o seu objetivo é emagrecer, a solução em relação ao suco de tamarindo é prepará-lo em porções pequenas e não adicionar açúcar à bebida.

Por exemplo, você pode fazer o suco somente com 50 g de tamarindo e água, o que resulta em uma bebida com 119,5 calorias. Se achar que o suco ficou com um sabor desagradável, você pode adicionar um adoçante natural.

O valor é menor, por exemplo, do que uma lata de 350 ml de Coca-Cola que contém 149 calorias ou um milk-shake pequeno com aproximadamente 350 ml e 358 calorias. Lembrando que o suco fresco de tamarindo tem a vantagem de ser mais nutritivo do que essas bebidas.

Já se o suco fosse feito com os 100 g de tamarindo e três colheres de chá de açúcar, o resultado seria uma bebida composta por 299 calorias. Uma diferença considerável, não é mesmo?

Resumindo

Ou seja, a resposta para o questionamento se o suco de tamarindo emagrece ou engorda pode depender da maneira e da quantidade na qual a bebida é utilizada.

Como vimos, se a fruta for utilizada com moderação, ela pode entrar em uma dieta focada na perda de peso.

Porém, se o seu uso acontecer de maneira exagerada e, principalmente, dentro de uma alimentação descuidada, de baixa qualidade, rica em calorias, abundante em açúcar e composta por guloseimas, besteirinhas e fast-food, pode-se perceber que o suco de tamarindo engorda nesse contexto.

Outras recomendações

Aproveitamos para lembrar que mais importante do que entender se o suco de tamarindo emagrece ou engorda, assim como qualquer outro alimento ou bebida, é ter em mente que para quem deseja e/ou necessita perder peso, é fundamental seguir toda uma dieta que seja controlada, equilibrada, nutritiva e saudável, além de, obviamente, ter o emagrecimento como o seu foco.

Não é um simples alimento ou bebida que engorda, é todo um hábito alimentar diário que resulta no aumento ou na diminuição do peso.

Até porque não adianta muito tomar o suco de tamarindo sem açúcar e com moderação, se acabar se enchendo de alimentos de baixa qualidade, muitas calorias e muito açúcar nas refeições ao longo do dia.

Também é necessário emagrecer com saúde, por meio de uma dieta que, além de favorecer e possibilitar a diminuição dos quilos, permita o fornecimento dos nutrientes e da energia que o corpo necessita para funcionar corretamente.

Para chegar a esse programa alimentar, conte com o acompanhamento de um bom nutricionista, que saberá indicar uma dieta adequada para os seus objetivos e necessidades, em particular.

Falando em diminuir o peso, também vale a pena praticar atividades físicas com regularidade, tendo em vista que elas permitem a maximização da queima de calorias por parte do corpo. Porém, tenha o auxílio de um educador físico durante esses treinamentos, para garantir a segurança e eficácia dos exercícios.

Você já tinha ouvido falar que o suco de tamarindo emagrece? Já experimentou essa bebida alguma vez? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*