Tônico capilar caseiro

Tônico Capilar Caseiro Funciona? Tipos e Cuidados

Os nossos cabelos são expostos diariamente a condições de estresse para os fios. Essas condições incluem exposição ao ar livre como vento, chuva e sol, além da poluição. Alguns tratamentos para os fios como escovas progressivas e uso frequente de secador e chapinha podem enfraquecer o cabelo.

Existem muitos produtos disponíveis para tratar os fios e recuperar sua força, brilho e vitalidade. Porém, muitos deles contêm substâncias nocivas ao organismo em sua composição. Por esse motivo, cada vez mais pessoas buscam alternativas naturais para cuidar dos cabelos.

Uma dessas alternativas naturais é o uso de um tônico capilar caseiro que, ao combinar ingredientes naturais, forma um produto cheio de vitaminas e nutrientes para manusear os fios. Além disso, muitas pessoas usam esses tônicos para o cabelo crescer mais forte e de maneira saudável.

Mas será que o tônico capilar caseiro funciona mesmo? Vamos mostrar os tipos mais usados e indicar os cuidados que devem ser tomados ao aplicar esse produto no cabelo.

Tonico capilar caseiro

Se não tratados com o devido cuidado, conforme o tempo vai passando os cabelos perdem suas características naturais como brilho, força, textura e cor. Geralmente, o cabelo fica fraco, feio e sem brilho devido ao estresse provocado por condições normais do clima, devido à falta ou insuficiência de vitaminas e nutrientes ou devido a erros durante o manuseamento dos fios.

A boa notícia é que além de tônicos capilares vendidos prontos, é possível preparar o seu tônico capilar caseiro combinando ingredientes de sua escolha. Muitas vezes, os ingredientes presentes na sua cozinha como azeite de oliva, vinagre de maçã e limão são ótimos componentes para um tônico capilar.

Os tônicos capilares caseiros são fáceis de preparar, baratos e compostos de ingredientes naturais que não agridem os fios. Vamos mostrar alguns tipos de tônico capilar para você usar em casa.

Tipos

Há muitos tipos de tônicos capilares disponíveis e que também podem ser preparados em casa com o intuito de hidratar ou nutrir os fios e o couro cabeludo. Vamos lhe ensinar a preparar alguns deles com ingredientes naturais que vão transformar o seu cabelo e deixá-lo bem mais saudável.

Tônico capilar caseiro de Aloe Vera para cabelos secos

O tônico caseiro de Aloe Vera ou babosa é capaz de hidratar e acabar com o ressecamento do cabelo de forma natural e segura.

  • Como fazer: Para preparar, basta misturar em um recipiente que possa ser totalmente tampado 4 colheres de sopa de Aloe Vera, 8 gotas de um óleo essencial de sua preferência e 2 colheres de sopa de água fresca. Em seguida, agite vigorosamente a mistura e pronto.
  • Como aplicar: Na aplicação, passe o produto por todo o comprimento do cabelo, das raízes até as pontas, espalhando ao máximo o produto pelos fios. Deixe agir por cerca de 20 a 30 minutos e depois enxague normalmente.

Tônico de urtiga para estimular o crescimento dos fios

A urtiga é uma erva natural cheia de nutrientes e é muito rica em ferro. Muitos produtos para os cabelos disponíveis no mercado contêm urtiga como um dos ingredientes principais.

Este tônico não promove apenas o crescimento do cabelo, mas também ajuda a prevenir a queda capilar. Isso acontece porque o ferro é um mineral essencial para uma boa circulação sanguínea, já que ele faz parte da hemoglobina, substância presente no sangue responsável por carregar nutrientes e oxigênio, ajudando então a nutrir o couro cabeludo.

  • Como fazer: Para fazer este tônico capilar caseiro, você precisa de algumas folhas secas ou frescas de urtiga. Use um punhado de folhas frescas ou cerca de 4 colheres de sopa de folhas secas de urtiga. Separe também 2 xícaras de água e aproximadamente 4 ou 5 gotas de um óleo essencial de sua preferência. Ferva a água com as folhas de urtiga por cerca de 20 a 30 minutos. Deixe esfriar, coe a mistura e em seguida adicione o óleo essencial.
  • Como aplicar: Depois disso, basta aplicar no cabelo e pentear bem, deixando agir por pelo menos 20 minutos. Em seguida, enxague normalmente e aguarde os resultados.

Tônico de folhas de manjericão e de hibisco para cabelos fortes e saudáveis

As folhas de manjericão em combinação com as folhas de hibisco fornecem diversos nutrientes naturais para nutrir os fios desde as raízes.

O hibisco, por exemplo, é rico em vitamina C, que estimula a produção de colágeno e promove o crescimento dos fios. Além disso, ele apresenta muitos aminoácidos que nutrem os cabelos.

Já o manjericão é rico em vitaminas A, C e ferro, que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo e a hidratar e nutrir os fios.

  • Como fazer: Esse tônico pode ser preparado fervendo um pouco de água e adicionando um punhado de folhas de manjericão e algumas folhas de hibisco. Depois disso, cubra a panela e deixe a mistura em infusão por cerca de 30 minutos. Em seguida, basta coar e deixar esfriar mais um pouco antes de usar.
  • Como aplicar: Basta aplicar o tônico na cabeça e massagear o couro cabeludo por 8 a 10 minutos. Deixe agir por uns 30 minutos e depois enxague com água morna.  e massageie com as mãos no cabelo e no couro cabeludo por 8 a 10 minutos.

Tônico de feno grego e azeite de oliva para hidratação e crescimento

O tônico de cabelo de feno grego e azeite é muito benéfico para o cabelo. A combinação de nutrientes ajuda a promover o crescimento do cabelo, a controlar a queda de cabelo, remover a caspa e a deixar o cabelo liso e sedoso.

O feno grego é uma erva da família das ervilhas que tem nutrientes importantes para nutrição dos cabelos como o ferro, a vitamina B6 e aminoácidos. Já o azeite é rico em ácidos graxos, vitamina A, vitamina E e compostos antioxidantes que protegem os fios de danos e promovem hidratação eficaz.

Ao combinar esses ingredientes, é obtido um tônico capilar caseiro que permite o crescimento mais rápido e saudável dos fios além de melhorar características como brilho, vitalidade e força.

  • Como fazer: Para preparar, você precisa de 250 ml de azeite e 2 colheres de sopa de sementes de feno-grego. Misture os itens em uma panela que deve ser aquecido em fogo baixo. Não é necessário ferver, apenas aquecer a mistura por cerca de 15 minutos até que comece a mudar de cor. Quando isso acontecer, retire a panela do fogo e deixe esfriar. Em seguida, peneire para retirar as sementes e pronto.
  • Como aplicar: Esse tônico pode ser usado para massagear o couro cabeludo até duas vezes por semana. O ideal é deixar agir por 2 horas e depois lavar com um xampu suave e enxaguar.

Tônico de vinagre de maçã para melhorar a saúde do couro cabeludo

O vinagre de maçã é muito benéfico para manter o couro cabeludo saudável. Isso porque ele ajuda a fechar as cutículas dos fios, a regular o pH do couro cabeludo devido à sua acidez, a reduzir a oleosidade e prevenir a queda de cabelo graças aos seus efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos.

  • Como fazer: Existem várias formas de preparar um tônico com vinagre de maçã. O mais comum é apenas diluir o vinagre de maçã em água na proporção de 2 colheres de sopa de vinagre para cada xicara de água e misturar bem.
    Outro modo de potencializar o tônico é adicionando óleo de melaleuca, conhecido também como óleo da arvore do chá, que é extraído de uma planta da família das jabuticabas e que ajuda a controlar as caspas devido à ação antimicrobiana, além de ajudar na regulação da oleosidade no couro cabeludo. Para isso, use uma xícara de vinagre de maçã e cerca de 10 a 12 gotas de óleo de melaleuca e misture ambos em uma jarra ou garrafa coberta e agite bem.
  • Como aplicar: Aplique no cabelo e no couro cabeludo e massageie por 10 minutos. Deixe agir por pelo menos 20 minutos e depois enxague normalmente.

Tônico de cabelo de óleo de coco para cabelos brilhantes e saudáveis

O óleo de coco é um dos melhores ingredientes para tônicos capilares e produtos para o cabelo em geral. Ele é rico em ácidos graxos que nutrem o couro cabeludo, ajuda na retenção de umidade e protege o cabelo de danos e de infecções por micro-organismos como as caspas. Além disso, ele ajuda o cabelo a crescer bonito e saudável, além de ser benéfico para prevenção de envelhecimento precoce dos fios.

  • Como fazer: Para ter um tônico potente, você pode misturar 1 xícara de óleo de óleo de coco, 2 colheres de sopa de semente de girassol, 2 colheres de sopa de Aloe vera e 1 colher de sopa de glicerina. Misture todos esses ingredientes com a ajuda de um mixer ou liquidificador para obter uma pasta bem cremosa.
  • Como aplicar: Basta aplicar a pasta e espalhar uniformemente por todo o comprimento do cabelo. Deixe agir por cerca de 1 hora e depois enxague normalmente.

Dicas e cuidados

Todos os tônicos sugeridos podem ser armazenados para uso posterior. O ideal é armazená-los na geladeira para preservar suas propriedades.

Nem todos esses tônicos caseiros são úteis para todos os tipos de cabelo. Assim, faça um teste em uma mecha de cabelo antes de distribuir o produto por todo o cabelo e observe o resultado após algumas horas ou um dia.

Além dos ingredientes citados acima, é possível combinar outros ingredientes para preparar um tônico capilar caseiro. Alguns deles incluem:

  • Tônicos com chá de goiabeira para combater queda e promover crescimento do cabelo;
  • Tônicos com óleos essenciais de Aloe Vera, alecrim, hortelã, lavanda, sálvia ou tomilho;
  • Tônicos com óleo de rícino;
  • Tônicos de jaborandi para hidratação profunda;
  • Tônicos com folha de amora, de louro ou de eucalipto.

Tonico capilar caseiro funciona?

Os tônicos capilares funcionam melhor se usados regularmente. Como são nada mais do que uma combinação de nutrientes, é importante manter a nutrição constante para observar bons resultados. Assim, o indicado é aplicar o tônico até duas vezes por semana.

Se os danos no seu cabelo não são resultantes de deficiências nutricionais ou se você aplica o produto com pouca frequência, dificilmente o tônico capilar caseiro irá surtir os efeitos esperados.

Dessa forma, eles funcionam desde que seu cabelo esteja realmente precisando de nutrientes. Se o equilíbrio de aminoácidos, vitaminas e minerais estiver adequado, o tônico não vai fazer diferença alguma e será importante investigar a causa real que pode estar deixando seus cabelos sem vida e danificados.

Você já experimentou usar um tônico capilar caseiro? Para que tipo de cuidado com os cabelos? Algum desses acima que trouxe bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*