Xarope de cenoura: para que serve, como fazer e como tomar

Especialista da área:
atualizado em 18/11/2021

Se você gosta de tratamentos naturais, o xarope de cenoura é uma ótima estratégia para diminuir os sintomas de gripes e resfriados. Não contém aditivos químicos e concentra nutrientes com propriedades excelentes para o sistema imune.

  Continua Depois da Publicidade  

A compra de xaropes em farmácias, sem prescrição médica, é bem comum no Brasil. O problema é que muitos deles contêm substâncias que agem no sistema nervoso, para inibir o reflexo da tosse. Além de conter outros componentes químicos, como corticoides, aromatizantes e broncodilatadores, que podem causar reações alérgicas graves.  

É certo que resfriados e gripes são problemas comuns, que se resolvem em alguns dias. Mas, se existem formas de lidar com os desconfortos, como excesso de catarro, tosse e congestão nasal, podemos recorrer a elas, enquanto esperamos que nossas defesas naturais resolvam o problema. 

Mas, é importante lembrar que mesmo os xaropes à base de açúcar, como o xarope de cenoura, devem ser usados com moderação, ou seja, se você tem uma tosse persistente, de causa desconhecida, procure a orientação de um médico. 

Veja para que serve o xarope de cenoura, como fazer e como tomar. 

Para que serve o xarope de cenoura?

A cenoura é uma raiz repleta de carotenoides, vitaminas A, C, E, K, complexo B, potássio, fibras e antioxidantes. Os antioxidantes e vitaminas beneficiam o sistema imunológico, fortalecendo-o. Num contexto de gripe, a vitamina C tem um papel de destaque no combate à infecção. 

As vitaminas antioxidantes previnem a intoxicação das células pelos radicais livres, que estão ligados à origem de uma série de doenças, como o câncer e o Alzheimer. 

  Continua Depois da Publicidade  

Agora, quando a cenoura é combinada com o mel, os benefícios são ainda maiores. O mel possui propriedades antimicrobianas e cicatrizantes, criando uma barreira viscosa que hidrata e protege contra infecção, atuando principalmente no alívio da tosse.  

Além disso, o xarope de cenoura possui propriedades expectorantes, que ajudam na eliminação do catarro acumulado na garganta e no nariz, aliviando o desconforto da gripe ou do resfriado. 

Como fazer o xarope de cenoura?

cenouras fonte de betacaroteno

Aqui estão duas opções de receitas para fazer o xarope de cenoura, cujos benefícios são os mesmos, a diferença está apenas no modo de preparo. 

Receita 1

Para fazer o xarope de cenoura, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 

  • 5 cenouras médias;
  • Meio copo de mel (em torno de 110 gramas);
  • Suco de meio limão.

Modo de preparo: 

  1. Lave bem as cenouras e corte-as em pedaços pequenos;
  2. Coloque as cenouras picadas em uma panela com água até cobrir, e leve-a ao fogo alto;
  3. Quando as cenouras estiverem bem moles, escorra a água e amasse elas, para fazer um purê;
  4. Transfira o purê de cenouras para uma vasilha e acrescente o mel e o limão;
  5. Cubra a vasilha e deixe a mistura descansar por um dia.

Receita 2

Para essa segunda receita de xarope de cenoura, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 

  Continua Depois da Publicidade  

  • 2 cenouras médias;
  • 3 colheres de sopa de açúcar de sua preferência, pode ser refinado, mascavo, demerara, de coco ou light;
  • Suco de meio limão;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo:

  1. Lave bem as cenouras, descasque e corte-as em rodelas finas;
  2. Em uma vasilha, faça uma camada com as rodelas de cenoura e polvilhe o açúcar, cobrindo-a completamente; 
  3. Faça uma outra camada com as rodelas de cenoura e, novamente, polvilhe o açúcar sobre a nova camada; 
  4. Repita o processo até acabarem as rodelas de cenoura e finalize com o suco de limão e o mel, para potencializar o efeito expectorante do xarope;
  5. Deixe descansar por 2 horas, em temperatura ambiente; 
  6. Após esse período de tempo, você vai perceber que a cenoura solta um líquido, que é o xarope de cenoura;
  7. Por fim, coe a mistura, para obter o xarope de cenoura. 

Como tomar o xarope de cenoura?

homem tomando xarope

Recomendação 1 

  • Para tratar gripes, resfriados e tosse: você pode tomar 2 colheres de sopa do xarope de cenoura a cada 4 horas. De preferência, comece tomando pela manhã e após alguma refeição, pois isso ajuda a diminuir o índice glicêmico do xarope de cenoura, prevenindo picos de insulina no sangue. 
  • Para prevenção de gripe, resfriado e tosse: se está com a sensação de gripe iminente, você pode usar o xarope de cenoura como um tratamento preventivo. Para isso, basta tomar 1 colher de sopa pela manhã, após o café. 
  • O xarope pode ser diluído em água morna, se preferir tomá-lo dessa forma.

Recomendação 2 

  • Tome 2 colheres de sopa ao dia, de preferência pela manhã ou após alguma refeição. 

Cuidados

Por conter bastante açúcar, o xarope de cenoura é contra indicado para quem tem diabetes. E, mesmo para pessoas que não tenham diabetes, a recomendação é tomar sempre após uma refeição com proteínas e fibras, para diminuir o índice glicêmico do xarope.  

Se você tem uma criança menor de 1 ano em casa e deseja dar o xarope a ela, retire o mel das receitas. 

O mel, de qualquer procedência, pode conter esporos de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que provoca o botulismo infantil. Ela é perigosa para bebês menores de 6 meses, cujo sistema imunológico ainda não tem capacidade de combater a bactéria. Por precaução, os médicos recomendam que se espere até a idade de 1 ano, para dar mel às crianças.

Glicemia
Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar sobre o xarope de cenoura? Sabia que o xarope de cenoura é um tratamento natural excelente para gripes, resfriados e tosse? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas, sabemos que a sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso, contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso, todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário