Prisão de ventre

10 Alimentos Que Causam Prisão de Ventre

A constipação, ou prisão de ventre, é uma condição em que uma pessoa tem problemas nos movimentos intestinais e passa por dificuldades para evacuar ou o faz de forma irregular. Sofrer de constipação pode ser extremamente doloroso e incômodo para qualquer pessoa. Normalmente mulheres e idosos sofrem mais do que outros. A constipação pode ser crônica, chegando a resultar em obstrução intestinal que é fatal. De qualquer forma, na maioria dos casos, é um problema de poucos dias, ocorrido por alguns tipos de alimentos que causam prisão de ventre. Esses alimentos causam um bloqueio retal no corpo que faz com que a evacuação seja difícil e dolorida.

Publicidade

O consumo insuficiente de água também é uma grande causa da constipação, já que as fezes podem endurecer, dificultando a passagem intestinal. As fibras são importantes neste processo. Elas são necessárias para o corpo manter a digestão equilibrada, mas as fibras dietéticas causam muitos problemas. Alimentos naturais não causam constipação, mas se contiverem fibras dietéticas são motivos de preocupação.

Qualquer alimento que chega ao cólon sem ser digerido resulta em prisão de ventre, que pode desenvolver um câncer de cólon se não for tratado em tempo e com cuidado. Enquanto isso, vamos ver os alimentos que causam prisão de ventre mais comuns, que fazem parte das nossas refeições diárias.

10. Carne Vermelha

A carne vermelha é apreciada e consumida por muitos pelo seu sabor. As pessoas pensam que ao comer carne vermelha, como de porco ou vaca, estarão fornecendo proteínas essenciais ao corpo. Entretanto, a verdade é que carne cozida tem 0% de proteínas e é muito difícil de digerir. E se consumida regularmente, a carne vermelha se torna um elemento rico em fibras da nossa dieta. Além disso, uma digestão parcial pode levar até 90 horas, e agora dá para se ter uma ideia de como pode causar constipação e porque se deve evitar comer em excesso.

9. Doces

Apesar de satisfazer suas papilas gustativas, sua vontade de doces pode te deixar com prisão de ventre. Todos os produtos açucarados, como bolos, biscoitos, tortas, docinhos e outras fontes de carboidratos refinados possuem níveis muito baixos de proteína, fibras e líquidos, mas são ricos em gordura e açúcar, e por isso são alimentos que causam prisão de ventre.

Doces são adorados por muitas pessoas, mas se consumidos em grande quantidade regularmente pode desenvolver um risco de constipação crônica. Para aliviar a situação, é preferível escolher produtos ricos em fibras como frutas frescas em vez de doces.

8. Laticínios

Laticínios são necessários na dieta, mas também são conhecidos como alimentos que causam prisão de ventre. Laticínios como leite, queijo, manteiga, bolos possuem poucas fibras e muita gordura. O corpo humano é naturalmente desenvolvido para digerir somente leite materno, e por isso consumir leite de vaca ou de qualquer outro animal, além de produtos derivados, podem causar problemas no nosso sistema digestivo. Além de causar constipação, também podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. É preferível um sorvete de frutas para se refrescar e nutrir a laticínios para prevenir constipação.

7. Chips

Um dos lanches preferidos, as batatas chips também podem causar prisão de ventre. Ao comer batatas chips em uma refeição ou qualquer outro momento, elas estarão no lugar de um prato que poderia ser rico em fibras, enquanto que os chips possuem poucas fibras e muita gordura.

Comer muita batata chips também pode levar a uma sensação de estômago “cheio”, e assim desacelerar a digestão. Para combater a constipação, deve-se aumentar o consumo de fibras, se alimentando de grãos integrais em vez de batatas chips.

6. Bananas

Comer bananas pode causar constipação e ao mesmo tempo pode curar. Tudo depende de quão madura está a banana que está ingerindo. Bananas verdes, que ainda não estão totalmente maduras, possuem muito amido, que podem inchar seu sistema digestivo levando à prisnao de ventre. Elas também têm grande quantidade de pectina, que pode prender as fezes e absorver a água do trato intestinal, e a falta de água nos intestinos pode endurecer as fezes, dificultando a passagem.

Apesar disso, bananas maduras possuem fibras solúveis que tendem a estimular os movimentos intestinais.

5. Alimentos processados

Se devemos ou não consumir alimentos processados é um debate antigo. Enquanto algumas pessoas acreditam que comida processada acaba com todos os nutrientes, ingerir esses alimentos também pode causar constipação. Alimentos processados e fast-food como pizzas, salgadinhos, comida congelada e purê de batatas contêm menos fibras.

Para evitar isso, deve-se tentar ficar longe de alimentos processados e começar a ingerir mais alimentos frescos, que possuem todos os nutrientes e fibras intactas. Frutas e vegetais frescos devem ter prioridade no lugar de alimentos processados, enlatados ou congelados.

4. Cafeína

Todo dia ouvimos sobre efeitos danosos da cafeína e somos aconselhados a reduzir a quantidade de cafeína, que pode ser encontrada no nossa xicara diária de café, bebidas gasosas, chá preto e em várias outras coisas. A cafeína é altamente desidratante, o que pode ser a principal causa para a constipação, e que incapacita a digestão, não permitindo ocorrer normalmente.

Além disso, é um diurético que estimula a pessoa a urinar mais vezes. Urinar mais diminui os níveis de água no corpo causando dificuldades nos movimentos intestinais. Para manter os movimentos intestinais saudáveis é melhor evitar excesso de cafeína, enquanto que uma quantidade limitada pode ser saudável para sua rotina intestinal.

3. Trigo

O trigo é o terceiro cereal mais produzido no mundo, e o segundo alimento humano mais consumido, depois do arroz. O trigo possui fibras, mas ainda assim pode formar alimentos que causam prisão de ventre.

O trigo contém naturalmente muitos peptídeos opióides, que pode ser 100 vezes mais poderoso que moléculas de morfina. Esses opióides causam paralisia dos intestinos resultando em prisão de ventre. Para uma digestão correta, é necessária a contração muscular no nosso trato digestivo, que é paralisado pelo trigo.

Nós consumimos trigo em diversos alimentos, como no pão (especialmente integral), massas, pizzas, rosquinhas, o que deixa milhões de pessoas constipadas todos os dias. E não somente por serem feitos de trigo, mas estes produtos são preparados, as proteínas mudam quimicamente devido ao calor, o que dificulta a decomposição dessas proteínas pelas enzimas do nosso corpo.

2. Arroz

O arroz é outro cereal e é o alimento básico mais consumido no mundo, principalmente na Ásia. O arroz também é o segundo grão mais produzido no mundo, depois do milho. Entretanto, também é conhecido como um dos alimentos que causam prisão de ventre. O arroz pode possuir muitas fibras dependendo da camada externa do grão, e essas fibras são necessárias para nosso corpo, mas fibras não digeríveis são as que obstruem os movimentos intestinais. Usar arroz integral ou arroz selvagem em vez de arroz branco pode ser efetivo para combater a prisão de ventre, além de ser bom para saúde como um todo.

1. Medicamentos

Não se trata de alimentos mas eles tinha que estar nessa lista! Medicamentos são prescritos para melhorar a saúde, mas eles também podem desorganizar o trato digestivo, causando prisão de ventre. Suplementos de ferro, anestésicos, antiácidos e antidepressivos que contêm codeína e oxicodona podem ser a razão da constipação. Outros medicamentes, como os para tratar pressão alta, colesterol alto e problemas cardiovasculares também podem causar problemas intestinais.

Ao todo, existem mais de 150 remédios e medicações que são conhecidos por causar constipação, e por isso é importante checar a bula para ver seus efeitos colaterais. Além disso, suplementos feitos com ervas e tratamentos naturais devem ser, quando possível, preferência sobre medicações químicas, se quiser manter seus movimentos intestinais regulares.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você tem o costume de consumir demais alguns destes alimentos que causam prisão de ventre? É uma pessoa que sofre com a constipação? Comente abaixo sua situação!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,36 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

4 comentários

  1. Há cerca de 10 meses desenvolví obstipação intestlnal. Era o tipo de coisa que me acontecia muito
    raramente por 1 ou 2 dias. Após um AIT começou meu calvário.
    Costumo ingerir vários tipos de frutas, legumes e hortaliças nas refeições,alguns dos 10+, e medicação.

    Faço 1 hora de exercícios diários. Tomei laxantes prescritos e usei supositório de glicerina (não prescrito).
    Resultado: NENHUM!

    No mais, gostei do artigo. Obrigada.

  2. Os alimentos citados causam realmente prisão de ventre. se esta situação se manter por muito tempo e não tomarmos precausões poderá acontecer o que me aconteceu. o esforço feito para defecar deu origem a um retocele, situação que vai ser resolvida com cirurgia e as consequências que dai resultam. espero que este comentário vá ajudar a evitar esta situação, obrigado.

  3. me passa uma mns no face uma orientação ele já ficou 4 meses fazendo normal ,mas voltou tudo novamente pode ser o leite cafe?O que ajuda a defecar é água de coco

  4. Margarida Maria de Souza

    Por mais que minha Nutricionista discorde mais minha verdade é esta.
    Se eu comer arroz como manda a dieta seja integral ou branco eu não defeco. Passo quase 8 dias. E só me dou bem comendo farinha de mandioca. Agora eu coloco mais feijão com ou sem verduras ou legumes, mas tenho que colocar umas duas colheres de farinha de mandioca.
    O que faço para melhorar?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*