Sanduíches

13 Ótimos Ingredientes Para Um Sanduíche Light

As dietas são repletas de indicações de alimentos para consumo, mas muitas vezes nos deparamos com dúvidas e até fazemos combinações de ingredientes erradas, não é verdade? O sanduíche light é uma ótima opção para você reunir ingredientes que são compatíveis com o seu gosto e ainda podem intensificar a queima de gorduras.

A ideia sempre é fazer uma refeição apetitosa, mas estudar sobre os benefícios que esses ingredientes podem oferecer dentro de um sanduíche light podem fazer a diferença e proporcionar um melhor funcionamento de seu organismo.

Alface

O ingrediente é bastante comum em diversas dietas para perda de peso. A alface está presente nos sanduíches pouco nutritivos, por que não incorporá-la em seu sanduíche light? A alface pode contribuir com vitaminas e nutrientes benéficos à sua saúde. O ingrediente contribui com vitamina A, vitaminas de complexo B, como B1, B2 e até B3. Não pense que os benefícios se limitam a esses, pois você ainda poderá contar com Sódio, Potássio, Magnésio, Cálcio, Ferro, fibras, lactucina, pectina, betacaroteno e muito mais.

É importante que você priorize sua saúde, e então busque ingredientes que contribuam para o equilíbrio de seu organismo; sendo assim, a alface ainda pode reduzir as ocasionais insônias, fortalece o sistema respiratório, pode contribuir para combater dores musculares, resfriados, envelhecimento das células, e ainda reduz possíveis efeitos de flatulências. A alface se destaca por ser pouco calórica e conter muitos nutrientes. A importância desse ingrediente ainda está ligada à eficiência contra anemia, para equilibrar os níveis de colesterol e ainda regular os níveis de açúcar para diabéticos. 3 folhas de alface contêm apenas 3 calorias.

Queijo cottage

Dentre os queijos, o cottage é o mais adotado em dietas de perda de peso, e dessa forma tem presença garantida nas receitas de sanduíche light. Ele se destaca pelos diversos nutrientes e por conter poucas calorias. O queijo cottage contém vitamina A, B e D, além de minerais como Cálcio e Fósforo. Ele contribui com seu efeito antioxidante e ainda pode auxiliar em benefício de seu sistema imunológico. Esse queijo ainda proporciona melhor saúde para seus cabelos, pele e olhos.

Afirma-se que o consumo regular de queijos brancos como a ricota e o cottage pode reduzir a probabilidade de problemas futuros com hipertensão e até diabetes, pois ocorre o equilíbrio da pressão arterial e dos níveis de açúcar, assim induzindo a um melhor funcionamento do metabolismo e queimando mais calorias. Em 30 gramas de queijo cottage, há 35 calorias.

Peito de peru

Afirma-se que o peito de peru pode possui efeito antidepressivo. Ele contém pouca quantidade de gorduras e pode fazer os níveis de colesterol cair. Ele beneficia o seu sistema imunológico e sua resistência física. O peito de peru se destaca entre as fontes de quantidade significativa de proteínas, o que torna compreensível a incorporação do ingrediente em dietas para ganho de massa magra. Ainda pode-se contar com a contribuição de Selênio, vitamina B6 e Niacina ao consumir o peito de peru.

O Selênio oferece efeito antioxidante e otimiza o funcionamento do sistema imunológico, além de ser fundamental para produção de energia para o corpo. O peito de peru ainda contém Ferro, Zinco, Fósforo, Potássio, triptofano e serotonina. O peito de peru também auxilia no equilíbrio dos níveis de insulina. A cada 100 gramas de peito de peru ingerido, você consumirá em torno de 110 calorias.

Cenoura ralada 

A cenoura é fonte de vitamina A, possui quantidade significativa de carotenoides, os quais oferecem efeito antioxidante que proporcionam uma melhor saúde à sua pele e evita o envelhecimento das células. A cenoura em seu sanduíche light ainda pode contribuir com fibras e efeito antisséptico, o que ajuda no equilíbrio na corrente sanguínea e no sistema digestivo.

A cenoura também contribui com efeito diurético, justificado pela alta quantidade de água. Essa propriedade da cenoura oferece um melhor suporte para pessoas que convivem com eventuais pedras nos rins. A cenoura pode auxiliar no processo de emagrecimento, pois proporciona saciedade e o Fósforo ainda ajuda a reduzir fadigas e induz a restauração do sistema nervoso. Em 50 gramas de cenoura, há apenas 20 calorias.

Gengibre

O gengibre é ótimo em um sanduíche light, pois ele possui importância significante para a queima de calorias, pois possui poder termogênico, onde resulta no aumento da temperatura corporal e acelera o metabolismo basal, assim intensificando a queima de gorduras. O gengibre também pode ser acrescentado em seu sanduíche light por possuir poder anti-inflamatório, por beneficiar o sistema respiratório, digestivo e circulatório. Ele possui ação bactericida e ainda pode auxiliar na desintoxicação de seu organismo, assim proporcionando uma melhor eliminação de toxinas e nutrientes dispensáveis ao organismo.

O gengibre contém vitamina B6 e ainda é fonte de Potássio, Cobre e Magnésio. A raiz pode reduzir o mau hálito e oferecer suporte para prevenção de cólicas menstruais. Uma ótima notícia para quem deseja preparar um sanduíche light para reduzir peso, é que o gengibre consequentemente ainda reduz o seu apetite. O gengibre pode ser utilizado como tempero ou em chás, vale ressaltar que sua aplicação deve ser dosada, pois o ingrediente possui sabor forte. Em 25 gramas de gengibre há apenas 20 calorias.

Peito de Frango

O frango é muito utilizado para qualquer sanduíche light, pois é fonte rica em proteínas e ainda pode contribuir com diversos benefícios à sua saúde. A carne do frango possui menos gorduras saturadas, se comparada à carne vermelha. O frango reduz a probabilidade de casos de doenças cardíacas e ainda pode oferecer efeito preventivo contra o Câncer. O ingrediente é rico em vitaminas de complexo B, como a B3, também conhecida como Niacina, a qual proporciona essa prevenção.

O Selênio também contribui para esse efeito preventivo que a carne branca oferece. A niacina também auxilia na saúde de seu cérebro, pois pode retardar os sintomas e até prevenir doenças como o Alzheimer. O frango contém a vitamina B6, a qual pode auxiliar no equilíbrio dos níveis de homocisteína, mantendo-os baixos, assim reduzindo os efeitos negativos sobre os vasos sanguíneos. Em 100 gramas de peito de frango há 165 calorias.

Atum

Normalmente é adquirido em latas e deve-se priorizar a versão natural “em água”, já que a versão “em óleo” contém mais conservantes e gorduras dispensáveis ao seu corpo. O atum se destaca entre as fontes mais eficientes e ricas de proteínas, ele contribui com diversos nutrientes à sua saúde. O atum contém ômega 3, o qual beneficia o sistema cardiovascular e assim pode melhor equilibrar os seus batimentos cardíacos; com isso, retarda a possibilidade de formação de coágulos no sangue, o que equilibra os níveis de colesterol.

O ingrediente também contribui com efeito contra inflamações. O atum também contém vitamina B6 e acido fólico, que contribuem para o equilibro dos níveis de homocisteína. A adição desse alimento ao seu sanduíche light também pode ajudar no controle da pressão arterial e ainda reduzir a possibilidade de fibrilação atrial, semelhante à arritmia, muito comum entre as pessoas da terceira idade. A lata de atum natural contém em média 143 calorias.

Pão sírio

Este pão também pode ser conhecido como árabe ou pita. Ele se destaca pela menor quantidade de calorias e gorduras, há diversas formas de preparo, e quando produzido com farinha integral, pode aumentar significativamente os benefícios ao seu organismo. Ele é fonte de carboidratos, então é importante que você regule o seu consumo, como faz com os demais pães, mas é uma alternativa perfeita para quem busca diversificar os cardápios. Em 100 gramas de pão sírio, há 275 calorias, mas não se preocupe, pois a unidade contém bem menos que esse valor. Se você consumir uma unidade do pão que seja equivalente a 50 gramas, consumirá 180 calorias. 

Orégano

O orégano também pode ser conhecido como manjerona. Ele pode estimular o seu sistema digestório e ainda reduz os efeitos de flatulências. É muito utilizado para reduzir a intensidade de cólicas. Ele pode ser utilizado como tempero em seu sanduíche light e ainda contribuir com a sua saúde. Aquelas incômodas tosses podem ter sua frequência reduzida se você adicionar o orégano ao seu cardápio. O orégano pode auxiliar na prevenção de consequências ao nervo óptico e ainda proporciona um melhor processo de digestão. Em uma colher de chá de orégano, há cerca de 6 calorias.

Pão de forma integral light

Esse pão é rico em fibras, o que pode beneficiar aqueles que buscam perder peso, pois auxilia no controle e funcionamento da flora intestinal. Esse pão contém carboidratos complexos, o que auxilia nas digestões e no equilíbrio dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. Quando você insere o pão integral em seu sanduíche light, você poderá contar com futuras contribuições para o controle de colesterol.

Você pode contar com diversas opções desse pão, eles ainda podem ser adquiridos com grãos que proporcionam ainda mais benefícios à saúde. A maioria dos pães integrais são fontes de acido fólico e Ferro. Se você fizer seu sanduíche light com 2 fatias de pão de forma integral light, consumirá em média 110 calorias.

Tomate

Todo sanduíche light fica mais saboroso com uma salada, certo? O tomate tem presença quase confirmada na maioria das variedades de refeições, e isso não é à toa, pois o alimento pode contribuir positivamente para o bom funcionamento de seu organismo. O tomate contém licopeno, o que garante a eficiência como antioxidante e também anticancerígeno. O ingrediente pode contribuir para a redução de possibilidade de câncer de pâncreas, próstata e cervical. Ele se destaca pelo efeito contra infecções, o que melhora o funcionamento do sistema respiratório e digestivo, além de ser anti-inflamatório. Adicionando o tomate ao seu plano alimentar, você estará consumindo vitamina A e vitaminas de complexo B e C, além de sais minerais. Se você ingerir 100 gramas de tomate, estará consumindo apenas 18 calorias, o que pode ajudar e muito na conquista do corpo que deseja. Cada fatia tem em média 4 calorias somente.

Requeijão light

O ingrediente é muito comum nos lanches das dietas. Ele é uma alternativa de queijos e pode oferecer um sabor diferenciado em seu sanduíche light. Ele pode contribuir com proteínas, Cálcio, Ferro, Potássio e ainda vitamina A. O Cálcio contido pode ajudar na saúde de seus dentes e ossos, ainda beneficiando a corrente sanguínea e o equilíbrio da pressão arterial, assim evitando possibilidades de hipertensão. O requeijão ainda pode ajudar na saúde de seu sistema nervoso e hormonal.

O seu sistema imunológico pode se fortalecer com a ingestão do requeijão light, além de proporcionar mais beleza à sua pele e cabelos. Sempre priorize a versão light. Se você adicionar uma colher de sopa de requeijão light em seu sanduíche, adicionará apenas 40 calorias.

Maionese light

Ouve-se muito que maionese faz mal a saúde e que sua contribuição não é tão significativa. Isso se torna um erro, principalmente quando as pessoas aderem determinadas dietas restritivas e buscam por sabores incomuns, não é verdade? A maionese light contém menos calorias que o requeijão, e pode sim estar presente em diversas receitas. Evidentemente que o consumo deve ser moderado, assim como ocorre com inúmeros ingredientes.

A maionese light pode proporcionar saciedade se unida com alimentos certos, e ainda devemos atentar para as suas dosagens, pois seu consumo excessivo pode contribuir para o desequilíbrio do colesterol ruim LDL. Esse ingrediente pode oferecer gorduras boas, como monossaturadas e poli-insaturadas, ainda sendo fonte de ômega 3, ômega 6 e ácidos graxos, que favorecem à melhor absorção de nutrientes e vitaminas. O ingrediente deve ser mantido em ambiente refrigerado. A versão light da maionese oferece apenas 12 calorias em uma colher de sopa.

Quais ingredientes você mais gosta para preparar o seu sanduíche light? Comente abaixo suas principais escolhas!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*