Publicidade

 

Alimentos com Cálcio

Cálcio Emagrece? Benefícios e Dicas

Todos sabem que a alimentação completa é fundamental para que o corpo se comporte de forma correta diante das variações de medidas. Não são poucos nutrientes que contribuem para o organismo se comportar de forma positiva, muito pelo contrário. Então, quando surge qualquer indício sobre um benefício oferecido por uma vitamina ou mineral, é válido se aprofundar sobre as informações disponibilizadas e é exatamente isso que você deve fazer, já que afirmam que o cálcio emagrece.

Publicidade

A contribuição diferenciada que o nutriente oferece para a saúde dos ossos é incontestável, mas que ele pode contribuir para a redução de medidas pode ser uma novidade para a maioria de nós, é exatamente por isso que a partir de agora tentaremos entender qual a contribuição que o mineral pode oferecer para a redução de percentual de gordura.

Contribuições: O Cálcio Emagrece?

Como dito acima, a eficiência do Cálcio para a saúde dos ossos e dentes é conhecida por todos, mas que ele pode ser um diferencial para a perda de peso ainda é uma afirmativa a ser comprovada. A contribuição do mineral só pode ser reconhecida através da adoção de uma dieta de baixas calorias.

Um dos estudos voltados para a comprovação de que Cálcio emagrece mostrou que comer três refeições com baixo teor de gorduras e com laticínios ricos em Cálcio pode ser equivalente à quantidade recomendada de Cálcio para uma boa nutrição de seu corpo, além de contribuir para a perda de peso. O Cálcio também é apontado como um dos aliados para a manutenção de um peso conquistado. Afirma-se que as dietas hipocalóricas podem ser adotadas e bem sucedidas, se conciliadas aos alimentos que são bons contribuintes de Cálcio.

Há diversos estudos que ligam a eficiência do Cálcio à vitamina D, mas não há qualquer comprovação sobre a dependência entre ambos.

É fundamental que você forneça Cálcio ao seu organismo, pois ele necessita desse mineral todos os dias. Logo, se você não fornecer, ele utilizará o Cálcio de seus ossos para manter a nutrição de seu corpo, assim reafirmando a importância do mineral em uma dieta para perda de peso. Pessoas que optam por dietas extremamente restritivas e que reduzem significativamente o consumo de Cálcio devem atentar para possíveis deficiências nutricionais.

Ainda são necessárias mais pesquisas para afirmarmos veementemente que o Cálcio emagrece. Um dos estudos utilizou uma dieta hipocalórica com a adição de porções lácteas adequadas para uma dieta restritiva e descobriram que os laticínios são muito benéficos, mesmo com a deficiência de calorias.

Uma outra pesquisa afirmou que uma dieta com baixo consumo de gordura e com laticínios em três refeições diárias pôde auxiliar na manutenção do peso. Esse estudo envolveu cerca de 100 mulheres que estavam acima do peso durante 1 ano e meio. Elas consumiam o equivalente a 100 miligramas de Cálcio por dia, o que reduziu a possibilidade de retorno do peso indesejado.

Publicidade

Ou seja, podemos concluir que, ao adicionar porções seguras de laticínios em três de nossas refeições diárias e ainda manter uma dieta com poucas gorduras, é possível perder peso consumindo Cálcio.

Certo, mas vamos refletir, será realmente que o Cálcio emagrece de forma direto, ou não será um emagrecimento resultante da dieta pouco calórica?

Benefícios 

  • O Cálcio é conhecido pela sua contribuição para a saúde óssea. Ele também pode auxiliar para manter o ritmo cardíaco regular, além de contribuir para a função muscular.
  • O mineral favorece aos ossos frágeis, pois oferece suporte ao crescimento e à manutenção óssea.
  • Níveis elevados de Fósforo, Potássio e Magnésio na corrente sanguínea também podem ser beneficiados com a ação do Cálcio.
  • Aqueles sintomas desconfortáveis que são comuns na TPM podem ser reduzidos se você adotar uma dieta rica em Cálcio, além de auxiliar como método preventivo contra certos tipos de Câncer.
  • A combinação de Cálcio com vitamina D pode ajudar na prevenção contra câncer de mama em mulheres na fase da pré-menopausa.

Cálcio no processo de emagrecimento

Afirmar que Cálcio emagrece pode ser bastante tendencioso. Existem algumas pesquisas que mostraram que pessoas que adicionaram alimentos ricos em cálcio a dieta perderam mais peso do que pessoas com dieta similar que não adicionaram o cálcio. As pesquisas não mostraram ainda a causa e efeito clara do consumo de mais cálcio para emagrecer, por isso, no momento são apenas indícios. 

É importante ressaltar que o Cálcio não contribui milagrosamente, ou seja, você deve não só contar com a suplementação de Cálcio, mas também cortar calorias do plano alimentar; caso contrário, não haverá perda de peso.

Estudos feitos no Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee, em Knoxville, utilizaram homens e ratos para a comprovação da eficácia do Cálcio para o emagrecimento. Os responsáveis pela análise das evidências mostraram que o armazenamento de gordura e Cálcio nas células desempenha um papel crucial na regulação de como a gordura é processada e armazenada em nosso organismo. A afirmativa é de que quanto mais Cálcio há em uma célula de gordura, mais gordura a célula irá queimar, e assim, maior será a perda de peso.

O Cálcio contido nos produtos lácteos podem oferecer melhores resultados para a perda de peso, segundo estudos realizados internacionalmente. Pesquisas voltadas para a análise de comportamentos de ratos demonstram que uma dieta de consumo maior de leite produziu uma maior redução da gordura corporal.

O que realmente necessitamos é de comprovações voltadas para humanos. Um estudo de 32 pessoas obesas em uma dieta de baixa caloria se dividiu em 3 grupos: Aqueles cuja dieta foi adequada ao alto consumo de produtos lácteos, os que comiam poucos laticínios, porém adotaram uma suplementação de Cálcio, e aqueles que adotaram uma dieta com baixo consumo de Cálcio. Após as 24 primeiras semanas, todos perderam uma quantidade de gordura, mas aqueles que permaneceram na dieta com alto consumo de laticínios perderam cerca de cinco quilos a mais.

Afirma-se que o Cálcio fornece pequenos aumentos na termogênese, o que aumenta a temperatura do corpo, assim queimando mais calorias. Isso pode manter o metabolismo em funcionamento.

Publicidade

É importante atentar para o consumo de leite integral e alimentos preparados com este, pois uma dieta rica em carboidratos e muito pobre em gorduras pode fazer você sentir fome com mais frequência.

Podemos reconhecer que o Cálcio contribui de diversas formas com a nossa saúde e estética, mas devemos considerar que ele apenas será um reforço para o emagrecimento, já que a redução de ingestão calórica é o principal fator para a perda de peso e manutenção do peso adquirido. Os estudos realizados com animais também não podem oferecer garantia quanto a eficácia do Cálcio para emagrecimento, pois nosso corpo não se comporta de forma semelhante à de ratos e demais animais utilizados em estudos e pesquisas.

Como vimos, existem alguns indícios positivos de que o Cálcio emagrece, mas não é uma afirmação conclusiva. Além disso, mesmo que ele ajude, não se deve esperar que tomar mais leite ou suplementar-se com cálcio irá trazer resultados incríveis de emagrecimento.

Quanto cálcio que você deve tomar?

O instituto de Medicina estabeleceu alguns valores para serem utilizados como referência para o consumo de Cálcio. Os valores divulgados podem ser utilizados para serem consumidos com ou sem a adoção de uma suplementação, assim você poderá manter seus ossos saudáveis.

Valores referentes à ingestão de Cálcio diária: 

  • 0-6 meses de 210 mg/dia
  • 7-12 meses 270 mg/dia
  • 1-3 anos de 700 mg/dia
  • 4-8 anos de 1000 mg/dia
  • 9-18 anos de 1300 mg/dia
  • 19-50 anos de 1000 mg/dia
  • 51 anos e acima de 1.200 mg/dia

As mulheres que estão grávidas ou amamentando não precisam de Cálcio a mais. Mulheres na pós-menopausa estão mais expostas à deficiência de Cálcio. Pessoas intolerantes à lactose ou veganas devem atentar, pois também estão mais expostas a riscos.

Não é recomendado o consumo de mais que 500 miligramas de Cálcio de uma só vez, é importante que você adeque o consumo diário de acordo com as suas refeições ao longo do dia, principalmente por que a suplementação de Magnésio e vitamina D também podem se tornar um diferencial para a nutrição de Cálcio em seu organismo.

Você pode obter cálcio naturalmente de alimentos?

Pesquisadores afirmam que a maioria dos adultos não consomem a quantidade mínima necessária de Cálcio por dia. A dieta pode ser fundamental para emagrecer, mas é importante que a saúde seja priorizada. Dessa forma, busque consumir mais alimentos fornecedores de Cálcio.

Publicidade

Fontes naturais de Cálcio: 

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

  • Leite;
  • Queijo;
  • Iogurte;
  • Brócolis;
  • Couve;
  • Cereais enriquecidos;
  • Sucos;
  • Produtos de soja.

Dicas

  • Sempre priorize a ingestão de Cálcio por meios naturais, ou seja, através de alimentos. Os suplementos não devem ser descartados, mas o fornecimento natural sempre se destacará, pois oferecerá menos efeitos secundários.
  • Produtos lácteos e sem gordura, como leite desnatado e iogurte, podem contribuir com até 300 mg.
  • ½ xícara de Tofu pode contribuir com 138 mg de Cálcio.
  • Sucos e outros alimentos enriquecidos com cálcio podem variar de 200 a 260 mg de Cálcio.
  • Folhas verdes escuras (90-99 mg por ½ xícara cozido).
  • Brócolis (42 mg por xícara cozido).
  • Sardinhas em lata, em óleo, com ossos (324 mg por 3 onças).
  • Queijo Cheddar (306 mg por 1,5 onças).
  • É importante que você leia os rótulos nutricionais, pois calculando as miligramas de Cálcio contidas nos alimentos, você poderá se informar sobre os valores consumidos diariamente.
  • A exposição ao sol é a melhor forma para fortificar seu corpo com vitamina D, assim, expor-se por pelo menos 15 minutos por dia auxiliará seu corpo a utilizar melhor o Cálcio consumido.

Quais destes alimentos que contêm boas quantidades de Cálcio você está acostumado a consumir? Você acredita que necessita de suplementos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Um comentário

  1. renata ennes carvalho

    estou com 82 kilos tenho 51 anos tenho espondilodiscoartrose lombar e cervical preciso emagrecer com urgencia pois tenho muita dor

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×