Publicidade

 

Amora

Chá de Amora Emagrece Mesmo?

Até esse momento, não há dados científicos suficientes para demonstrar que o chá de amora emagrece, que tem uma influência efetiva sobre a queima de gordura ou perda de peso. Existem alguns estudos que sugerem uma relação com a perda de peso e vamos explorar isso neste artigo.

Publicidade

O que sabemos efetivamente é que o chá de folha de amora é uma bebida natural, livre de cafeína, com vitaminas e minerais. É usado como coadjuvante no tratamento de algumas enfermidades. É produzido a partir de suas folhas, podendo ser encontrado, além da amora comum, também na versão para chá de amora branca.

Propriedades do Chá de Folha de Amora

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o chá de amora era largamente utilizado para flatulência, desintoxicar o fígado e melhorar a visão. Outros de seus usos incluem aliviar os sintomas da gripe e tosse, curar tontura e disenteria, equilibrar as funções hepáticas, fortalecer a visão e rejuvenescer a pele. As folhas da amoreira contêm fitoesteróis, que são agentes redutores do colesterol.

Valor Nutricional da Amora

1 xícara de amora crua contém 86% de água; 75 calorias; 1g de proteína; 1g de gordura; 0,2g de ácido graxo saturado; 0,1g de ácido graxo monoinsaturado; 0,1g de ácido graxo poliinsaturado; 18 g de carboidrato; 45 mg de cálcio; 30mg de fósforo; 0,8mg de ferro; 282mg de potássio; 240 (UI) de vitamina A; 0,04mg de tiamina; 0,06mg de riboflavina; 0,6mg de niacina; 30mg de ácido ascórbico, 18 aminoácidos, antioxidantes e alcalóides. Lembrando ainda que a amora contém duas vezes mais fibras do que o chá verde.

O chá de amora branca possui praticamente as mesmas propriedades.

Chá de Amora Emagrece mesmo?

Vamos aos fatos: o que se tem, comprovadamente até hoje, são alguns estudos, sem muito aprofundamento. Passaremos a discutir, a seguir, os prós e os contras.

A Favor do Chá de Folha de Amora

Os laboratórios defensores da amora divulgam a tese que chá de amora emagrece, baseados em estudos sobre sua folha, que contém propriedades poderosas que estabilizam a insulina e ajudam a manter o peso. Um estudo clínico realizado pela Universidade de Minnesota indicou que as folhas da amoreira têm um ingrediente ativo chamado desoxinojirimicina, ou DNJ. Ela inibe uma enzima no trato intestinal, que está diretamente envolvida na digestão dos carboidratos.

Publicidade

Segundo o Dr. Ray Sahel, nutricionista, essa enzima impede que os alimentos ricos em amido, tais como pão, arroz, massas, batatas e farináceos virem glicose em seu organismo.

E completando, alguns estudos, incluindo o “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, mostram que o chá de folha de amora ajuda a suprimir os níveis de açúcar no sangue após as refeições.

Em alguns casos, foi observado que a amora inibe a retenção de líquidos, permitindo, dessa forma, que as pessoas desinchem. Por esse motivo fica a impressão do emagrecimento, mas nesses casos trata-se apenas de uma drenagem corporal.

Contra o Chá de Amora

Na verdade, ninguém está contra o chá. O que será divulgado a seguir, é uma brevíssima compilação de pesquisadores que são contra a divulgação de que o chá de amora emagrece.

O pesquisador Mitchell Mundra, em sua pesquisa “Diabetes Care”, indica que o chá, seja ele de amora comum ou amora branca, equilibra os níveis de açúcar no sangue, bem como reduz os níveis de glicose e impedem a absorção de sacarose.

Publicidade

No entanto, nada indica efetivamente que o chá de amora emagrece! Em seu estudo, ele salienta a possível ajuda do chá para os diabéticos; no entanto, isso precisa ser alvo de pesquisas mais relevantes.

Como todo chá, esse também é diurético, o que significa urinar mais, sendo assim, o organismo se desintoxica, mas isso é somente uma característica dos chás, de maneira geral.

Os defensores do chá mencionam a presença de fibras, o que proporcionaria sensação de saciedade e regulariza o intestino. Por outro lado, seus opositores questionam essa afirmação com a seguinte indagação: quantos quilos de chá teria que ser consumido, diariamente, para que essas fibras realmente surtissem o efeito esperado, uma vez que a folha, a real fonte dessas fibras, não será ingerida?

O “Natural Medicines Comprehensive Database”, em seus relatos sobre produtos naturais, não tem quase nenhuma informação sobre esse tema, simplesmente porque nenhuma prova científica foi publicada, de modo que correspondesse às suas rigorosas exigências de qualidade.

Possíveis Efeitos Colaterais

O chá de amora, por exemplo, pode ter um efeito levemente laxativo, fazendo com que a pessoa vá mais vezes ao banheiro. No entanto, esse efeito pode variar de pessoa para pessoa.

Beber chá de amora emagrece, mas em excesso pode causar hipoglicemia, tendo como efeito a visão turva, fome, tonturas, dores de cabeça, suor excessivo, tremores e confusão mental.

As pessoas que tomam medicamentos para o controle do diabetes devem evitar o consumo excessivo de chá de folhas de amora, devido ao risco de aumento de hipoglicemia, a não ser que haja indicação médica.

Doentes renais crônicos devem consultar um nefrologista antes de começarem a tomar o chá.

Como Preparar Chá de Folhas de Amora (preta ou branca)

O preparo do chá é simples. Leve ao fogo um litro de água com 5 folhas grandes, devidamente lavadas. A temperatura ideal é entre 80º e 90º, ou seja, quando pequenas bolhas vão surgindo no fundo da chaleira e se avolumando, antes que a água comece a ferver. Dessa forma, evita-se que as folhas se queimem no processo. Deixar em infusão por alguns minutos. Tomar 3 a 4 xícaras por dia nos intervalos das refeições.

Os organismos respondem de maneira diferente diante das mesmas substâncias. Para quem quiser experimentar o chá de amora para emagrecer, se possível, dê preferência às folhas de amora orgânicas, cultivadas e processadas sem pesticidas e fertilizantes artificiais. Quando possível, o chá de folhas inteiras, que conservam todos os seus elementos, incluindo óleos essenciais, totalmente preservados. A erva, quando processada, desidratada, perde muito de suas propriedades, apresentando qualidade inferior.

Concluindo

Quando órgãos idôneos internacionais nada dizem em relação a determinado alimento, isso não significa que ele não tenha propriedades benéficas ao nosso organismo, mas o que se pode concluir é que faltam estudos mais criteriosos para que se possa afirmar que chá de amora emagrece.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você acredita que chá de amora emagrece, mesmo não havendo confirmações científicas do fato? Já provou esse chá, acha que seria válida a tentativa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (92 votos, média: 4,04 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

16 comentários

  1. eu estou tomando o chá de amora a duas semanas, e estou me sentindo muito bem, apesar que começou a sair umas bolinhas em meu corpo tipo uma alergia, não sei se é realmente do chá, mas queria saber se pode ser ou não um efeito colateral do chá. alguem tem alguma informação a respeito.
    obrigada

    • PODE SER SIM. FIQUEI SUPER EMPOLGADA QUANDO FIQUEI SABENDO DESTE CHÁ DE FOLHA DE AMORA,
      PELO MEU COLESTEROL QUE E ELEVADO(TOMO 40 DE SINVASTATINA), MINHA TX DE GLOCOSE ESTAVA 101, NUNCA FUI DIABETICA ESTAVA DESESPERADA.ANIMEI QUANDO LI QUE PODIA TOMAR NORMALMENTE COMO AGUA, TODA VEZ QUE TIVESSE CEDE……..COLOQUEI O CHA NA GARRAFINHA DE AGUA E FUI PRA GINASTICA……………RESUMO, CREIO QUE FUI A UNICA, MAS A REAÇÃO FOI A PIOR POSSIVEL, PENSEI QUE ESTAVA TENDO ENFARTE, MEU CORAÇÃO NÃO AGRADOU, FICOU PULANDO, FOI HORRIVEL……….ESPEREI PASSAR UNS QUATRO DIAS E TOMEI UM PEQUENO GOLE(UNS DOIS DEDOS NO COPO)…….ACONTECEU MESMA COISA, MEU CORAÇÃO DISPAROU, ESTOU PESQUISANDO SOBRE EFEITOS COLATERAIS DO CHÁ, MAS NÃO ENCONTREI NADA DESTE TIPO DE REAÇÃO……..SEI NÃO AS PESSOAS TALVEZ NÃO TENHA FALADO DA REAÇÃO DO CHÁ, PORQUE PODEM TEREM MORRIDO,KKKKKKK, NÃO E POSSIVEL QUE NÃO DEU CERTO SÓ COMIGO.

    • Carlos Roberto francisco

      Eu tomo chá de folha de amora, messa a glicemia antes de alguma refeição, e denovo no mínimo uma hora depois, vai ver que a glicemia cai 20 pontos, no mínimo.quanto a efeitos colaterais, é. bastente urina, mas em compensação não vai ter mais gripe e resfriados, notei que o chá emagrece ou no minimomantem o peso, após 90 dias tomando c3xicaras por dia aminha glicemia ficou norma, mas se a sua glicemia é. baixa não tome o cha

  2. eu estava tomando ,estava muito contente mais minha alegria durou pouco ,a minha pressão começou a subir de 8×12 foi para 14×10 e já começou dar tontura será que è o chá,parei de tomar esse chá

  3. bom dia ja tomei cha de amora e realmente ele emagrece

  4. Queria saber se este chá da insônia, e coceira, só foi começar a tomar que começou isso

  5. vivian Alves Cunha Franco

    Eu estou tomando a 12 dias e imagreci dois kilos,mas também parei de comer pão e arroz branco
    Bjs

  6. A melhor forma de resolver qualquer problema é consultar um médico, antes de entrar nessas ondas de tomar poções milagrosas. Eu sou hipoglicêmica sem diabetes e devido a alguns sintomas do climaterio , resolvi por indicação de amigos, tomar o chá de amora. Não fui ao meu endocrinologista e agora estou com crises piores de baixa taxa de açúcar. Parei de tomar o chá e estou me restabelecendo. Por pouco não entrei em colapso.

  7. Fiz o uso por 1 mês e emagreci sim… Tomo 3 xícaras,3x ao dia! No início até com minha regra mexeu, hoje em dia sinto sono,e tenho sensação de saciedade
    Tomo 2litros de água por dia, e intercalo com o chà,irà p 2 meses e tô amando os benefícios

  8. Tenho dois meses que tomo o chá de amora…só me fez bem ,o calorão que sentia, dores na perna e joelho acabou…tambem tinha uma canseira e dormia muito mal.
    Hoje estou muito bem ,tomo um litro e meio todos os dias ao decorrer do dia.
    Eu percebi que emagreci tambem e diminui a barriga.
    Estou amando este chá de amora.
    Eu comprei nas casas de erva …folhas secas, cha de amoras miura.

  9. ESTOU TOMANDO.MUITO BOM JA EMAGRECI UNS 2 KG.

  10. PRA MIM É MARAVILHOSA!!!EU NÃO GOSTO DE CHÁ,MAS COMO 4 OU 5 FOLHAS POR DIA. LAVO AS FOLHAS, PICO BEM PICADINHA E COLOCO POR CIMA DA COMIDA,DENTRO DO SANDUICHE OU NO OMELETE. ME FAZ MUITO BEM. TENHO DIABETE,PRESSÃO ALTA E ME TRATO PRA DEPRESSÃO. SE NÃO COMER AS FOLHAS SINTO UMA CANSEIRA DANADA E NÃO TENHO ANIMO NEM PRA LEVANTAR DA CAMA. AS FOLHAS ME DÃO ANIMO E SACIEDADE. MELHORAM AS DORES DAS JUNTAS E ME TIRAM OS EFEITOS DA MENOPAUSA. NÃO VIVO SEM MINHAS FOLHAS. GRAÇAS A DEUS TENHO 2 ÁRVORES ENORMES E PLANTEI MAIS UMA. RECOMENDO A TODOS!

  11. MARAVILHA! RECOMENDO COMER AS FOLHAS. 4 OU 5 POR DIA.

  12. Ola !!! O cha de amora e um ótimo aliado para perda de peso…desde q saiba consumir sem exagero. Tomo esse chá ha 1 mês e obtivo resultados com boa alimentação e muitos exercícios..Tava com 68 kg antes e depôs com 60kg. Ate minha barriga chapou e modelou minha cintura..isso com exercícios e uma boa alimentação. Tome o cha 3× por semana e 3 × ao dia e foca nas atividades físicas. Abraços!!

  13. Comecei tomar hoje estou com 76 kilos daqui um 15 dias eu volta pra pra falar resoltado .

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×