Publicidade

 

Gordura da barriga

É Possível Perder Peso Só na Barriga?

Se você tem algum peso a mais nos braços ou no bumbum, faz sentido segmentar essas áreas de exercícios como rocas para os braços, e agachamentos para o seu bumbum – os abaixaria.

Publicidade

Especialistas em perda de peso referem-se a isso como “perda localizada”. Mas, na maioria dos casos, esse tipo de perda de peso concentrada não é possível. Um estudo no Journal of Strength and Conditioning Research descobriu que seis semanas de exercícios abdominais intensivos não fizeram nada para diminuir as medidas da cintura dos praticantes. Um estudo relacionado descobriu que 12 semanas de exercícios focados em um braço resultaram em menor quantidade de pele solta no braço treinado, mas zero perda de gordura.

Trabalhar apenas uma parte do seu corpo provavelmente não vai funcionar, mas algumas partes do corpo são mais propensas a perder gordura quando você se exercita. E sua barriga é uma delas.

“Alguns depósitos de gordura são mais ativos metabolicamente do que outros, e aqueles podem ser mais receptivos às intervenções de exercícios”, diz Arthur Weltman, professor de medicina e presidente do departamento de cinesiologia da Universidade da Virgínia. “A gordura abdominal em particular é uma das gorduras mais metabolicamente ativas”.

Quando você se exercita, seus exercícios desencadeiam a liberação de hormônios, explica Weltman. Quanto maior a intensidade do exercício, mais desses hormônios o seu corpo bombeia, e mais gordura metabolicamente ativa você perder. Algumas das pesquisas de Weltman sugerem que o treinamento de intervalo de alta intensidade (HIIT), em particular, pode diminuir sua barriga.

Se você tem gordura armazenada em seu abdômen, braços e tórax, muita dessa gordura é metabolicamente ativa, então provavelmente irá responder às mudanças de exercícios e dieta, ele diz. Isso é especialmente verdadeiro para sua gordura abdominal. A má notícia é que a gordura extra nestas regiões também está ligada a um maior risco de diabetes, doenças cardíacas, câncer e outras doenças.

Por outro lado, se você armazena o excesso de gordura nos quadris, bumbum e coxas, essa gordura não é ativa metabolicamente. “Você tem um menor risco de muitas doenças, mas essa gordura é muito difícil de reduzir”, diz ele.

Publicidade

Que tipo de exercício é o melhor para atacar a barriga? Um estudo comparou o treinamento de força com o treinamento aeróbio em termos de redução de gordura em diferentes partes do corpo e descobriu que, enquanto o treinamento aeróbico – correr, nadar, andar de bicicleta – levou a uma maior perda de gordura no corpo inteiro, o treinamento de resistência visava a gordura abdominal em particular.

Em poucas palavras, focar na gordura localizada não é muito eficaz – na maioria dos casos. Mas se você está tentando perder gordura da barriga, uma combinação de treinamento de resistência e exercícios aeróbicos de alta intensidade, juntamente com uma dieta saudável, podem ajudar a reduzi-la.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você possui muita gordura localizada na barriga ou em alguma área do corpo? Já tentou de todas as maneiras e não consegue perdê-la? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,15 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

6 comentários

  1. Dificuldades para perder gordura abdominal

  2. Eu possuo a famosa gordura viceral que segundo olvi falar ser a mais dificil se livrar . Isso e verdade?

  3. BOM DIA, LUTO COM A PERDA DA MINHA BARRIGA MAS NAO VEJO RESULTADO.
    O QUE SERA DE ERRADO.

  4. quero mais dicas de como queimar gordura das costas,e abdomem.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×