Publicidade

 

Mulheres adultas se exercitando

Menopausa Engorda? Como Emagrecer na Menopausa?

A menopausa é um processo natural pelo qual toda mulher passa, marcado pelo encerramento do ciclo menstrual e o fim de sua idade reprodutiva, já que o ovário não libera mais os óvulos para serem fecundados.

Publicidade

Geralmente, é a partir dos 40 anos que a menopausa aparece, porém há casos em que mulheres dão início ao processo mais cedo, na chamada menopausa prematura.

Como é mais um marco de mudanças no corpo da mulher, pode ser que ela cause alguns efeitos no corpo da mulher como ondas de calor, vermelhidão e suor. Além disso, também é possível afirmar que a menopausa engorda. Mas por que será que isso acontece? Há como emagrecer na menopausa?

Como a menopausa engorda

Quando uma mulher entra na menopausa, os seus níveis de estrogênio tendem a diminuir e pode estar justamente aí a causa para o ganho de peso durante esse período.

Em estudos feitos com animais de laboratórios, foi comprovado que níveis baixos desse hormônio no organismo podem impulsionar o aumento de apetite, fazer com que o corpo fique menos ativo fisicamente e deixar o ritmo do metabolismo mais lento, o que prejudica a queima de gorduras. É provável que aconteça o mesmo com as mulheres quando começa a menopausa.

Além disso, pouco estrogênio no corpo faz com que o organismo utilize o açúcar no sangue de maneira menos eficaz, o que aumenta a quantidade de gordura armazenada e faz com que a perda de peso seja mais difícil.

Há como emagrecer na menopausa, solucionando este problema, com o consumo de suplementos de estrogênio que podem ajudar a melhorar o funcionamento do metabolismo. Porém, é indicado consultar um médico antes de decidir usar ou não a substância.

Publicidade

Avanço da idade

Aliado aos baixos níveis de estrogênio no organismo está o avanço da idade, outro fator pelo qual a menopausa engorda a mulher no é que, conforme as pessoas vão ficando mais velhas, menos exercícios físicos elas tendem a praticar.

Outro ponto é que com a idade ocorre a perda de massa muscular, o que deixa o metabolismo mais devagar e faz com que engordar seja mais fácil. Dessa forma, mesmo para aquelas mulheres que têm o hábito de fazer atividades físicas, o gasto de energia usado para alcançar a perda de peso desejada quando elas já estão mais velhas deve ser maior do que a quantidade suficiente quando elas eram mais jovens.

Logo, para eliminar determinada quantidade de calorias, será necessário ficar mais tempo praticando um exercício do que o habitual. Neste sentido, um programa de ganho de massa muscular pode ser muito importante para controle do peso, além do exercício aeróbico para queima de calorias e gorduras.

Como emagrecer na menopausa?

Não é só porque a menopausa engorda que a mulher deve se conformar com isso e ter que suportar os indesejáveis quilinhos a mais. Existem algumas atitudes que podem driblar esse ganho de peso.

Faça da prática de exercícios um hábito

Para quem nunca teve a prática de exercícios como algo presente em sua rotina, chegou a hora de mudar. É recomendando separar um tempo diário para se dedicar a uma atividade física, nem que sejam somente 30 minutos. Dá para fazer uma caminhada, começar a ter aulas de dança ou até praticar yoga.

Publicidade

Com o tempo, serão perceptíveis os benefícios dos exercícios não somente para o peso, mas para o corpo de uma maneira geral.

Seja consciente com relação às calorias dos alimentos

Para perder peso, a regra é básica e fácil de memorizar: é preciso gastar mais calorias do que consome. Logo, é óbvio que uma caminhada de 30 minutos não irá ser muito útil se, após realizá-la, a pessoa chegar em casa e se empanturrar de gorduras e guloseimas.

Assim, o jeito é aprender a contar as calorias ingeridas por dia, para saber a quantia certa que você precisa gastar no seu exercício diário para conseguir emagrecer. Para não errar ou fazer confusão, vale pedir ajuda a profissionais especializados para montar um cardápio saudável e definir a rotina de treinamentos físicos.

Receba orientação de um nutricionista

Se além de não ter o costume de se exercitar, a pessoa também nunca foi de se importar muito em ter uma alimentação saudável e equilibrada, começar do zero pode ser um pouco complicado. Por isso, é importante se consultar com um nutricionista e pedir orientações para mudar a dieta e aprender a escolher os alimentos corretos para saber como emagrecer na menopausa.

O que evitar e o que consumir?

Bebidas industrializadas, como os refrigerantes e sucos artificiais, não ajudam em nada na perda de peso, tendo em vista o seu número de calorias e a enorme quantidade de açúcar presente em sua composição. Um copo de refrigerante tem, em média, 90 calorias, enquanto é possível encontrar 92 calorias em um suco artificial de maçã, por exemplo.

Para diminuir o número de calorias ingeridas, a dica é trocar essas bebidas por outras que sejam mais leves como um copo de suco de limão, com somente 12 calorias, ou o chá verde, que possui apenas 2 calorias em uma porção de 240 ml, que também possui antioxidantes.

Outra sugestão é deixar as guloseimas fora do alcance dos olhos e colocar frutas de diversos tipos ao alcance dos olhos. Assim, na hora que der uma fome e precisar fazer um lanchinho, ficará mais fácil trocar os doces por elas.

Prova de que essa mudança vale a pena é que, enquanto uma porção de bolachas amanteigadas de chocolate contém 125 calorias, 100 g de melancia correspondem somente a 46 calorias.

Outros efeitos da menopausa

Além de dificultar a perda de peso, a menopausa também traz alguns sintomas que incomodam as mulheres, como:

  • Insônia;
  • Fadiga;
  • Depressão;
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Mudanças no desejo sexual;
  • Ressecamento na vagina;
  • Problemas no controle urinário.

Da mesma forma, o surgimento de certos problemas de saúde podem estar ligados à ocorrência da menopausa e à diminuição dos níveis de estrogênio no organismo da mulher. São elas:

  • Osteoporose;
  • Doenças do coração;
  • Maior risco de Mal de Alzheimer;
  • Pouca elasticidade na pele;
  • Diminuição da força muscular;
  • Enfraquecimento da visão (ligada ao surgimento de cataratas) e degeneração macular (perda da visão no centro do campo visual).

É importante ressaltar que esses problemas não aparecem em todas as mulheres e que, ao perceber os sintomas da menopausa, a mulher deve informar o seu ginecologista para saber que efeitos o processo pode causar ao organismo dela, em especial, e o que pode ser feito para lidar com isso.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você tem percebido diferenças em seu corpo em decorrência da menopausa? Acredita que está engordando por conta dela também? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,96 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

57 comentários

  1. Estou com 49 anos e agora que estou começando a ter uns caolorões muito chatos. Preciso tomar hormonio?? ou chás resolve?? Porque tenho medo de engorgar. Aguarso sua resposta. Obrigada!!

  2. Eu estou cada dia mais gorda, estou na premenopausa, minha menstruação estar irregular e vem por 2 dias somente, peguei 14 kilos a mais e estou a 4 meses praticando hidroginástica 3 dias na semana, pois adquirir por conta do peso ubursite nos dois fêmur, e tendinite de glúteo o que me incomoda doi muito. Já fiquei fazendo dieta e tomando sheik herbalaif e só conseguir perder 3 kilos por 3 meses mas adquirir tudo novamente quando sair da dieta por dois dias apenas. Estou desesperada nunca tive dificuldade para perder peso, só agora de 5 anos para cá , vou fazer 54 anos em outubro. O que faço para perder peso? Já tomei um vidro de comprimidos gogy berry e nada aconteceu. Me orientem por favor, pois não posso fazer caminhada nem dançar se quer, não durmo a noite quase com dores no problema e tofas as articulações anda incomodando, aí doi as musculaturas proximas. Sei que só vou dormir bem quando perder 12 kilos pelo menos.

  3. Bom dia, eu tenho 39 anos e ja estou na menopausa, estou desesperada, ja nao menstruo a 8 meses, e estou engordando dia a dia, dieta agora so se eu passar fome, eu vestia 38 e hoje estou no 44, por favor me orientem
    ando sem pick pra nada e pior…tenho uma filha de 4 anos, me sinto uma velha acabada….

    • Bom dia Verônica!
      Estou com 50 anos e desde março que não menstruo.
      Passei numa ginecologista ortomolecular, pediu muitos exames para saber as taxas hormonais.
      Que na menopausa a tendência é sumir, a médica vai fazer uma modulação hormonal bioidêntica, para repor o que
      esta baixo, essa reposição é natural. Pesquise na Internet sobre a modulação bioidêntica que vai te orientar.
      Abraço

    • O linda, nao se desespere essa face todas nos iremos passar, entrei na menopausa aos 36 anos e tinho uma filha 06 anos.

    • Verónica se te consola eu Tm me Junto a vc ,estou na mesma situação,nem exercícios posso fazer pois sou deficiente física,uso andador e às vezes cadeira de rodas,menina eu passo tão mal,com mal estar,que tem dias que penso que vou morrer.junta o sitmas da doença e da. Enopausa e Ae e a treva.so tem uma coisa diferente me arrumo muitoooo. Adoro
      L

    • 39 anos . Faça ginástica, controle a comida ponha se bonita porque velhos são os trapos. A ginástica irá levantar o seu astral. Vá ao medico que ele pode ajudar urgente.

  4. Ola, tenho 49 anos. Ate dezembro de 2015 meu peso era 56. Em apenas 1 mes, aumentei 6 kg.
    Estou na menopausa. Nunca estive com este peso. Meus habitos alimentates continuam iguais. Estou desesperada. Minha barriga aumenta a cada dia. Nunca tive barriga.
    Me ajudemmmmmmm

  5. Já tem uns anos que to na menopausa só que não tava engordando muito, depois que fiz 50 anos engordei demais. Tomei vários remédios pra emagrecer mas nenhum fez efeitos, tomei detox e tbm não adiantou e estou fazendo caminhada mas tbm não faz efeitos.
    Parece que comigo nada funciona. Me ajude por favor!

  6. Meninas também só engordo e choro, pois de 57 estou com 70 , já devolver roupas pois nem entraram, espero essa fase passar pois vivo de dieta e nada. Estou desesperada.

  7. SUELI MARIA DE FREITAS

    GENTE TENHO 49 ANOS E ESTOU PASSANDO POR ISSO É UM CALORÃO INSUPORTAVÉL ESTOU ENGORDANDO MESMO FAZENDO ATIVIDADE FISICA.
    MAS MESMO ASSIM PROCURO MANTER A CALMA E BUSCAR CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO PARA TER UMA BOA QUALIDADE DE VIDA.

  8. carla liane dal colletto moraes

    Boa Noite
    Estou com 51 anos e com muito calor , comecei a tomar chã de amora que tem me ajudado bastante, senti que estou engordando somente na barriga , é normal , queria saber se caminhada ajuda a emagrecer?
    e qual exercicio ajuda tb, e qual alimento posso comer a noite antes de dormir , pois se eu ficar de estomago vazio não consigo dormir, bjs e obrigada

  9. Olá meninas, estou com 52 anos, não menstruo dsd os 42 anos e fiz tratamento c isoflavona pór uns tempo e parei em novembro do ano passado estava sobre forte pressão de trabalho e com meu filho p se casar entrei em piripaque Me sentia mto mau minha pressão subia derepente me dava taquicardia suava as mãos ia p pá e lá tomava soro medicamentos calmante melhorava e assim foi por dois meses aí por último me dava crise de choro e fui p cardiologista fiz exames eco do coração, eletro, esteira router td ai fui ao ginecologista e pedi o ex d hormônio e lá estava o problema menopausa estou fazendo reposição c gel estreva já melhorei mto sempre fiz atividade física mais dsd d novembro n faço e sinto q estou engordando dia a dia, gostaria voltar a fazer exercícios caminhadas e corrida e perde peso pq parece tô roliça rs se tiver uma dica manda pq preciso abrços

    • OLHA O MELHOR É SELECIONAR MAIS O QUE COMEMOS , MASSAS E DOCES NEM PENSAR ALCOOL É UM PERIGO RETEM LIQUIDO ENTÃO SÓ NOS RESTA FECHAR A BOCA E EXERCITA.

  10. Ola mulheres vamos criar um grupo só para falar dos nossos sintomas e trocar ideias

  11. bom dia estou com 54 anos já fazem 5 meses que não menstruo, estava com 71 quilos meu normal e 59 resolvi fazer uma reeducação alimentar, e comecei a caminhar e pedalar já eliminei 10 quilos entrei no efeito platô e esta com um mês que não elimino mais nada, estou pesquisando para ver o que posso fazer para reverter isso, sei que vou consegui, pois sou a principal interessada em meu bem estar, tenho prazer em ajudar pessoas que estão passando a mesma situação, pois estava muito mau não tinha prazer em nada, não comprava roupas nem viajava, estava me sentindo feia. Com meus resultados estou muito bem, com mudanças que vocês também podem fazer. Pesam primeiramente a DEUS pois ele nos ajuda em tudo, depois pesquisem e coloquem em pratica beijos espero ter contribuído ….

  12. Olá, estou entrando na menopausa, também vejo que estou engordando…vamos criar um grupo sim, assim podemos nos apoiar.
    Abraços meninas, mas não vamos nos desesperar.

  13. Meninas, sempre fui mais magra. Estou com 47 anos e há 2 anos o processo começou . Estava tomando um composto com yam mexicano , chá de amora e isoflavonas que melhorou muito os calores. Parei esse ano mas devo voltar. Estou há quase 1 ano sem menstruar. Mas engordei muito. Muita vontade de comer doces, sem vontade de atividade física é muito estressada, tensa ao extremo e me sinto por vezes infeliz. Ginecologista não resolve. Qual especialista devemos procurar? Endocrinologista? Se conhecerem algum profissional bom no RJ , falem ! A ideia do grupo vingou? Quero participar .

  14. Também quero participar do grupo!
    To na luta , so engordo e não consigo emagrecer, por
    causa da menopausa.

  15. Boa tarde!
    Tenho 47 anos e entrei na menopausa aos 38 de forma definitiva…tenho calorões…ondaa de frio…insonia…perdi minha massa muscular…tenho flacidez…minha visão piorou muito…tenho osteoporose…a barriga distendeu e o resto do corpo magro…confesso que a auto estima desce a ladeira…e que infelizmente a maioria dos médicos tratam a menopausa com muito descaso.

  16. quero participar do grupo tenho 52 anos e estou passando por isso a bendita menopausa, por favor me coloquem no grupo Bjus

  17. Oi gente, eu sou menopausada há cinco anos, mas mesmo assim quando chega a noite meus calores ficam me atrapalhando a noite toda. Nunca tive grandes incomodos. Eu me cuido bastante, faço musculação já uns cinco anos, faço acompanhamento com nutricionista e agora vou tomar isoflavonas com maca peruana durante 60 dias, foi o que minha nutricionista recomendou. Meu ginecologista recomendou tibolona e quando eu falei isso pra minha nutri, ela disse que eu ia engordar, então é melhor usar a soja com a maca que ajuda emagrecer e melhorar os niveis hormonais. O importante nessa fase é manter a auto estima lá cima, se valorizar, olhar o que fez de bom e planejar o que de tem fazer ainda na vida, não se entregar e não se achar que tá ficando menos feminina por causa disso. Existe vida depois da menopausa tá gente.

  18. Olá, também sofro com a menopausa, já engordei oito quilos, sempre fui magra e pequena, então oito quilos para mim é muitooo… apesar de usar Estreva, hormônio bioidêntico, sinto ainda ondas de calor, pouca disposição e falta de ar…Minha pele já não é a mesma, mas o pior é que não tenho tempo de me cuidar, pois trabalho muito. Vou tentar fazer um regime em que nem nos finais de semana abusarei.

    • TRABALHAR É PRECISO MAS NAO EXAGERE ,O MELHOR É SELECIONAR MAIS O QUE COMEMOS ,FAZER EXERCICIOS É NECESSARIO POIS NA MENOPAUSA NOSSO METABOLISMO FICA MUITO LENTO .
      CAMINHADA PELO MENOS TRES VEZES POR SEMANA.

  19. Tenho 49 anos e a 7 na menopausa. Calores , insónia, mudança de humor , e para finalizar aumentos de peso. Faço caminhada, alimentação balanceada e nada de eliminar os quilos extra. Isso está abalando meu psico. Penso que podemos trocar experiências é nós ajudarmos superar ou conviver melhor com essa nova face da vida.

  20. Olá! Estou em menopausa cirúrgica, tenho 45 anos, retirei os ovários, útero e trompas, não tenho filhos. ..desde os 25 anos tenho endometriose. ..e já fiz 5 cirurgias. Comecei a ter calores horríveis e mudanças de humor, um horror, o que me ajudou muito foi óleo de primula e chá de amora, os efeitos aparecem muito rápido. ..Já não tenho os calorões e meu humor melhorou. ..o óleo de primula é maravilhoso. ..espero ter ajudado. Bjssss

  21. OLA SOU ELIANA EM 2003 RETIREI UM MIOMA E JUNTO TAMBEM FOI TIRADO MEU UTERO ,NA EPOCA EU TINHA 36 ANOS HJ ESTOU COM 49 ANOS, SINTO OS MESMO SINTOMAS DE VCS MEU GINECOLOGISTA MANDOU EU TOMAR TIBOLONA MAS ENGORDA RAPIDAMENTE,VOU PARAR DE TOMAR FAÇO CAMINHADA TODOS OS DIAS ,AGORA RESOLVI TAMBEM FECHAR A BOCA, SEI QUE É DIFICIL MAS VOU PEDIR FORÇA A DEUS E COM CERTEZA VOU CONSEQUI. QUERO FAZR PRTE DESSE GRUPO.

  22. Olá meninas tenho 51 anos, dois filhoa de 6 e 8 anos e estou sofrendo com a menopausa, sinto todos os sintomas citados por vcs e ainda tenho pressão baixa 10 x 7. Estou com bcs, gostaria de saber se alguem toma o fitoterapico Soyfemme, e se podem me falar alguma coisa, pois to o Aplause e o resultado é quase nulo. Bjs e pbrigada.

  23. Bom dia a todas e feliz ano novo!
    É difícil…medi minha cintura esses dias e estou com 101 cm
    Fiquei pasma…não entendo como fiquei com tanta barriga…sou alta sempre fui esbelta mas hj vejo meu corpo sem forma…perdi coxas, quadril, pernas e ganhei muita barriga…

  24. Boa noite! Tenho 49 anos. Estou há 3anos na menopausa, engordei muito e sinto dores nas articulações. Mesmo malhando e controlando a alimentação só aumenta meu peso. Já tomei chá de amora, água de aveia, chá de salsinha, cloreto de magnésio…Nada funcionou para perder peso. Não sei mais o que fazer. Se tiver um grupo, por favor me adicionem.

    • Olá Márcia passei exatamente por isso fiz uso da medicação oral, mas no meu caso o Implante Hormonal trouxe um resultado melhor converse com seu Médico

  25. Eu To passando por esse processo já faz uns dois anos ,meu ginecologista pediu pra tomar isoflovona ,ainda ñ iniciei ,tou maus engordei 13 quilos sinto calorão irritação ,isso ta me acabando ,hoje vou iniciar na academia ..vou tentar me distrair To desanimada demais .me põe no.grupo por favor .

  26. Boa tarde meninas…li os comentários e fiquei arrasada…Estou passando por td isso e mais um pouco… fiquei muito desanimada…. Estou tomando isosoy e disseram que não engorda.Tomo tbem tintura de mora, até ir na nova gineco daqui uns 25 dias….O que mais me incomoda é que malho muito, como poucoi e sinto que estou engordando.Não sei o que fazer pois sou muito vaidosa e não estou me aceitando…estou muito depressiva e sempre fui alegre…Preciso de ajuda, pois até besteira passaram pela minha cabeça…. me ajudem

  27. Meninas, fiz 40 anos faz três meses e já um ano e meio entrei na menopausa.
    Minha barriga está enorme. Estou engordando cada vez mais. Eu cuido na alimentação, estou fazendo CrossFit e nada de baixar o peso. Só ouço falarem que eu devo comer escondida, que é coisa da minha cabeça. Tenho caloroes, insônia e muitas dores nas costas e articulações. Me ajudem.

  28. Olá tenho 49 anos e a 3 anos entrei na menopausa, sinto muito calor na face, e corpo inteiro acompanhado de coceira. Se não bastasse só isso, tbm estou engordando muito estou já com 90 kilos. Me sinto uma verdadeira baleia, roupas ja não cabem em mim mal posso me olhar ao espelho. Também tenho hipotiroidismo e tudo isso me faz me sentir ainda mais pior. Ja Fui ao ginecologista e não me passam hormonios porque meu triclicerídeos e colesterol andam bem elevados. Então o que fazer nessa hora em que me encontro com baixa estima?

  29. Meninas estou iniciando o período da Menopausa!
    Bora, organizar um grupo e trocar informações, par auxiliar uma a outra!
    Que tal? formar um grupo no whatsApp?
    Sou terapeuta floral!

  30. O pior é que as roupas não servem mais.. como pouco é caminho, trabalho muito. A pele já está ficando flácida. Podia ser mais lenta esta fase. Ainda bem que tomo melatonina para dormir, é hormônio natural…

  31. Prestei um depoimento a 2 meses atraz e hoje estou aqui para dizer que com o uso do isosoy, tintura de amora e florais melhorei muito !!!! Não tenho sentido tanto os calores os mesmos tem sido eventuais…meu peso tem se mantido muito embora sou praticante de atividade física. Fui na gineco que me receitou tibolona mais fiquei com medo de tomar devido a depoimentos dizendo que esse medicamento engorda.morall da historia: em time que está gAnhando não se mexe! Bjos

  32. Meninas… Me identifico com cada palavra aqui. Estou nesta fase da vida em que nem me reconheço mais: ganho de peso, aumento considerável da barriga, baixa auto estima… etc.
    E então? Foi criado o grupo no whats?
    Queria mto participar e trocar informações.
    Grande abraço a todas.

  33. Estou na mesma situação , já fazem seis anos q estou na menopausa os sintomas ainda existem , reposição não posso fazer ! Engordei muito os calores melhorou com maca peruana..
    Indicação da minha nutricionista!
    Ah o grupo existe???

  34. cha de amora 1 lito e meio por dia e adeus calor tive apena uma emana de calor não sinto mais nada , mas cuida con chas comprado o meu eu mesma seco e guardo se mofo sem fungo é maravilhoso

  35. Olá. Tenho 52 anos e retirei o útero com 47 .
    Meus sintomas apareceram há dois anos. Calores, nervosismo, depressão, ganho de peso, insonia.
    Meu santo ginecologista receitou Sofyeme.
    Uma capsula ao dia e sou outra pessoa. Faço exercícios ou caminhadas todos os dias, pois senão tenho insonia. A tática é gastar muita energia e comer menos.
    Uma nutricionista está me orientando a perder peso. Troque doces por frutas. (tática faça no forno, frutas abacaxi, maça, pera, etc, com canela e polvilhe açucar demerara quando estiver com muita vontade de doce, quebra um galho. Muita salada com proteina. (evite arroz e feijão só esporadicamente).
    Força meninas.

  36. Olá, me chamo Rozi, estou com 44 anos e há dois anos no climatério. Engordei 11 quilos e não é nada fácil perder peso. Vi nos comentários a idéia de um grupo no whatzap, se quiserem mesmo, eu crio.
    Deixem o numero de cel com o DDD para eu add, ou me mandem via whats no numero:
    034- 9 9163-9097

  37. Meninas eu entendo vocês.Estou na Menopausa fazem uns dois anos,e depois disso engordei uns 8 quilos a mais do meu peso.Sou rata de academia,aliás se não fosse acredito que estava rolando.
    Estou cortando o carbo,mas fico um pouco sem energia.
    Também tenho muita vontade de doces,mas já cortei bastante,bem como os refrigerantes.
    Acredito que temos que procurar um nutricionista,porque essa fase é muito complicada.
    Façam muita atividade aeróbica,porque se não o ganho de peso é extremo e principalmente no abdômem,o que é mais triste.
    Boa sorte.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×