Publicidade

 

Naturetti

Naturetti Emagrece Mesmo?

Naturetti é um medicamento de uso oral que pode ser utilizado por adultos e crianças acima de oito anos de idade. Ele é indicado para os casos de prisão de ventre crônica ou momentânea que acontecem por fatores como menstruação, viagens, dietas, cirurgias e alterações dos hábitos alimentares.

Publicidade

Ele é descrito como um fitoterápico. Segundo o que explicou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais.

Como Naturetti funciona? 

Naturetti atua no organismo por meio da ação de uma combinação de princípios vegetais que promovem estímulos ao tubo digestivo, colaborando na regulação da função intestinal. Além disso, o remédio atua como um laxante de maneira suave e gradual.

É verdade que Naturetti emagrece?

A bula do produto não apresenta a diminuição do peso corporal ou a redução do apetite, efeitos que podem ser associados diretamente ao emagrecimento, como uma das reações do medicamento para que possamos dizer que Naturetti emagrece.

Entretanto, como acabamos de aprender, o remédio apresenta uma ação laxante. E você provavelmente já deve ter ouvido falar que algumas pessoas fazem o uso indevido de laxantes como maneira de provocar a perda de peso.

O problema é que esses medicamentos laxantes não emagrecem de verdade, e o seu abuso pode causar uma série de danos à saúde. O que acontece é que o laxante limpa o intestino, esvaziando-o e deixando a barriga menos inchada, o que dá a aparência de perda de peso.

Ou seja, na realidade o que pode acontecer com o uso de um medicamento com ação laxante é uma diminuição do inchaço, e não o emagrecimento em si.

Publicidade

Existem alguns perigos da utilização inadequada de laxantes. Entre eles estão as excessivas cólicas intestinais, a perda de bactérias benéficas para o sistema digestivo, arritmia cardíaca, ataque do coração, fadiga e complicações renais.

Outro risco é o desequilíbrio de eletrólitos, que funcionam como fonte de energia e contribuem com a hidratação do corpo. O desequilíbrio leve e temporário de eletrólitos causa tontura, cansaço e problemas musculares. Já o desequilíbrio prolongado e severo traz oscilações nos batimentos cardíacos, confusão mental, convulsões e alterações na pressão arterial.

E o pior de tudo é que o abuso de laxantes pode não trazer o efeito desejado nem mesmo em relação à diminuição do inchaço. O uso excessivo desses remédios resulta na retenção de líquido, que é caracterizada justamente pelo inchaço.

Ou seja, não podemos afirmar que Naturetti emagrece. Ele não deve ser utilizado para tal objetivo, já que não foi criado para esse propósito. Ainda que alguém argumente que a bula relata que sua ação laxante é suave e gradual, ainda trata-se de um laxante e o seu abuso coloca o organismo em risco.

A superdosagem de Naturetti pode causar a diarreia e a perda de água e eletrólitos. Quando ele for utilizado em grande quantidade, a recomendação é que o socorro médico seja procurado imediatamente.

Publicidade

Assim, se você deseja emagrecer, deixe essa história de usar laxantes de lado. Faça isso de maneira saudável, sem colocar a sua saúde em risco, seguindo uma dieta nutritiva, equilibrada, controlada e saudável e praticando exercícios físicos com frequência de maneira segura para maximizar a queima de calorias.

Efeitos colaterais de Naturetti

Conforme informações apresentadas em sua bula, o medicamento pode resultar nos seguintes efeitos colaterais:

  • Diarreia;
  • Cólicas abdominais;
  • Vômito.

A bula também explica que essas reações desaparecem com a suspensão do uso ou a diminuição da dosagem. Porém, por questões de segurança, vale a pena informar ao médico caso experimente uma ou mais dessas reações adversas.

Contraindicações de Naturetti

Além das crianças com menos de oito anos de idade, a bula determina que pessoas que sofrem com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula do remédio, que têm obstrução intestinal, retocolite, doença de Crohn ou algum tipo de contraindicação quanto ao uso de laxantes não utilizem Naturetti.

Ele também deve ser utilizado com cautela por parte de mulheres grávidas, podendo ser usado somente com a autorização médica, ainda que a sua comercialização seja permitida sem a apresentação da receita.

Para quem faz uso de algum outro tipo de medicamento, é necessário conversar com o médico antes de começar a usar Naturetti para se certificar de que não existem riscos de interação entre os dois remédios.

Por exemplo, sua bula informa que seu uso exige cautela quando é feito ao mesmo tempo que a utilização de medicamentos antiarrítmicos como quinidina, amiodarona, vincamina e digitálicos, anfotericina B (antifúngico) e os diuréticos hipocalemiantes.

Como usar

Naturetti não deve ser partido, aberto ou mastigado. A recomendação para os adultos e as crianças com idade superior a oito anos de idade é ingerir uma cápsula diária do medicamento ao deitar.

Já para os usuários idosos, a orientação consiste em começar o tratamento com metade da dosagem indicada para os adultos.

Por questões de segurança, recomendamos que você consulte o seu médico antes de começar a usar Naturetti para que ele determine a posologia e a duração do tratamento apropriada para o seu caso, de maneira que isso não apresente riscos à sua saúde.

E Naturetti Fibras emagrece? 

Naturetti Fibras é descrito como um produto que serve para auxiliar a redução da absorção de gorduras e que deve ter o uso associado a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis. O medicamento funciona ainda como um complemento de fibras para a dieta, contendo 3,5 g de fibras a cada porção de 5 g.

A melhor forma de saber se a prometida diminuição na absorção de gorduras realmente será traduzida em perda de peso de maneira saudável é conversar com o médico para saber se Naturetti Fibras emagrece e funciona para você, ainda que sua venda não exija a apresentação de receita médica.

Até porque ele também apresenta uma ação laxante, como é informado em sua bula, o que requer cuidados e pode gerar os riscos já mencionados acima.

Vale a pena saber que ele não é indicado para todas as pessoas. O produto é contraindicado para casos de alergia a algum componente de sua fórmula e de pessoas com obstrução intestinal, retocolites e doença de Chron.

Ele também não deve ser utilizado por pacientes com contraindicação para o uso de laxantes, crianças, mulheres grávidas e mulheres que estejam amamentando.

Naturetti Fibras pode causar ainda efeitos colaterais como diarreia, cólicas abdominais, vômito, dano hepático como a insuficiência hepática aguda e distúrbios hepatobiliares (do fígado e das vias onde a bile passa). Ao experimentar esses problemas com o uso do remédio, sugerimos que você procure a ajuda de seu médico.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece alguém que tenha tomado e afirme que o uso de Naturetti emagrece mesmo? Teve curiosidade de experimentar o produto, mesmo sabendo da sua indicação e riscos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×