Azeite

Por Que o Azeite É Imprescindível Para um Intestino Saudável

A saúde digestiva está finalmente recebendo a devida atenção; pessoas ao redor do mundo estão tentando combater seus problemas, de dores de estômago a doenças digestivas graves, melhorando a sua dieta.

Já ouvimos falar dos benefícios das fibras, iogurte e probióticos na dieta, mas você já pensou se a ingestão de um alimento tão básico como o azeite pudesse melhorar a saúde do seu intestino?

Gorduras preferidas das bactérias benéficas

Nós todos sabemos que o azeite extra-virgem é ótimo para o coração, mas você já sabia que o azeite poderia fazer mais por você?

Sim, ele provoca uma alteração positiva e vantajosa do microbioma do trato gastrointestinal (a colônia de bactérias digestivas).

Em novembro de 2015, o European Journal of Nutrition publicou a pesquisa do Dr. Martin-Pelaez, que descobriu que uma dieta rica em azeite extra virgem aumentava as bifidobactérias (uma das principais bactérias geradoras da flora) contadas em cobaias, o que está ligado à redução do colesterol no sangue.

A bifidobactéria é uma das cepas probióticas mais encontradas em suplementos vitamínicos e iogurtes e tem sido estudada por seus efeitos positivos em distúrbios gastrointestinais, como diabetes tipo 2 e síndrome do intestino irritável (para entender como a diabetes poderia ser tratada ou evitada por mudanças na dieta).

O impulsionador imunológico mais saboroso

O segundo principal benefício de ingerir mais azeite é um reforço imunológico baseado no intestino. Esta é provavelmente uma das áreas mais fascinantes da pesquisa, porque mais de 70% do sistema imunológico reside em nosso trato gastrointestinal.

Na edição de abril de 2016 da Nutrients, os pesquisadores descobriram que o azeite está ligado ao aumento da imunidade intestinal, diminuição da inflamação, reforçando as defesas do revestimento intestinal e estimulação geral do sistema imunológico.

Isto é muito importante notar, porque o nosso sistema imunológico rege grande parte da nossa saúde, especialmente na parte da prevenção. Seu objetivo deve ser sempre consumir o azeite cru e combinado com vegetais.

Tanto o azeite como as fibras vegetais funcionam muito bem aumentando a flora geral do seu intestino. Mais diversidade e equilíbrio no microbioma equivale a um intestino mais saudável e um sistema imunológico mais forte.

A força da dieta do Mediterrâneo

Muitos de nós simplesmente não conhecem e não percebem o tamanho do impacto que o nosso trato gastrointestinal tem sobre nossa saúde geral. O microbioma que carregamos dentro de nós tem uma grande influência sobre nossas cinturas, sobre os nutrientes que absorvemos dos alimentos e pode até produzir vitaminas que estimulam o sistema imunológico e o ajudam a resistir a patógenos.

Felizmente não estamos condenados a viver nossas vidas regidas pelos nossos microbiomas. Assim como eles podem nos afetar, podemos orientá-los – através de nossa dieta!

A dieta do Mediterrâneo é repleta de itens deliciosos que são absolutamente ótimos para otimizar sua saúde intestinal. As pesquisas continuam a crescer e está ficando cada vez mais claro todos os dias que o azeite é praticamente tão medicinal quanto delicioso.

Uma dieta mediterrânea é a melhor opção para melhorar a saúde digestiva e mantê-la forte e saudável a longo prazo. O conselho é simples: encontre todas as desculpas para incluir o azeite em sua dieta, temperando sua salada ou legumes assados.

Você costuma utilizar o azeite com abundância em sua dieta? Sabia que ele era tão importante assim para a saúde intestinal? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*