Publicidade

 

Doente bebendo chá

Remédio Caseiro Para Gripe – 17 Melhores e Dicas

Os sintomas da gripe são um tanto incômodos, podendo resultar em febre, tosse, dor de garganta, espirros, congestão nasal, dores no corpo e arrepios. Porém, com a vida agitada dos dias atuais, nem sempre podemos correr até o médico toda vez que uma gripe ou resfriado surge.

Publicidade

O ideal é que aos primeiros sinais de gripe, como dores no corpo ou febre acima de 38ºC, você procure um médico que pode te receitar um antiviral que, se tomado nas primeiras 48 horas da doença, pode encurtar o tempo de vida do vírus e os sintomas que o acompanham.

No entanto, em muitos casos, um simples remédio caseiro para gripe pode ser tudo o que você precisa para um alívio rápido dos sintomas de gripe leve a moderada. Abaixo, vamos mostrar os melhores tipos de remédio caseiro para gripe e resfriado que podem aliviar os seus sintomas.

1. Respire vapor

Respirar o ar úmido ajuda a aliviar a congestão nasal e a dor de garganta. Uma boa estratégia é respirar vapor ou fazer uma inalação várias vezes por dia ou simplesmente ligar o chuveiro e sentar no banheiro durante alguns minutos, inalando o vapor.

Para evitar o desperdício de água, uma boa dica é encher um pote, a pia do banheiro ou a pia da cozinha com água fervendo. Em seguida, devemos colocar uma toalha sobre a cabeça e nos inclinar sobre o vapor e inalá-lo profundamente por cerca de 30 segundos. É possível também adicionar 2 colheres de chá de gengibre fresco picado, uma colher de chá de pomada de mentol ou ainda algumas gotas de eucalipto para potencializar o efeito. Realizar essas etapas alivia a congestão nasal e ajuda a expelir o muco presente.

2. Tome um banho quente

Outra forma de respirar vapor é tomando um banho bem quente e aproveitando o ambiente como se fosse uma sauna. O vapor de água promove o umedecimento das narinas e diminui o muco presente nos seios paranasais.

3. Mantenha-se hidratado

Beba pelo menos 8 copos de líquidos em geral por dia. Isso porque os fluidos ajudam a diluir o muco mais grosso que se acumula com a gripe, além de lhe manter hidratado. Tomar um chá de ervas com mel pode aliviar dores na garganta também, por exemplo.

Publicidade

As bebidas quentes sempre são uma boa pedida de remédio caseiro para gripe, mas evite bebidas com cafeína como café e chás ou álcool, pois estas são bebidas diuréticas e podem te desidratar.

Se estiver com febre, beba muita água e abuse de sopas e caldos até a febre passar. Além disso, a gripe pode te deixar ainda mais desidratado se vier com vômitos ou diarréia. Nesse casos, tenha cuidado redobrado com a hidratação.

Uma dica para saber se está bebendo bastante líquidos é observar sua urina. O ideal é que ela apresente uma cor amarela bem pálida ou quase incolor.

4. Faça compressas quentes

Se você sentir dores de cabeça ou se ela começar a latejar ou até mesmo se sua respiração está dificultada, fazer uma compressa quente e úmida na região das bochechas e dos seios paranasais é uma boa ideia para aliviar estes sintomas. Mas cuidado com a temperatura e tenha certeza de que a compressa não irá te queimar. 

5. Gargareje

Faça gargarejos com água salgada para se livrar do muco espesso que pode se acumular na parte de trás da garganta, especialmente depois de ter ficado muito tempo deitado. Além disso, o gargarejo pode ajudar no alívio de dores de garganta e de ouvido.

Publicidade

6. Experimente pulverizações de água salgada

Uma solução salina aplicada no nariz pode diminuir o muco, aliviar o corrimento nasal e umedecer, além de limpar, as narinas de vírus e bactérias presentes. É possível encontrar tais soluções prontas em farmácias ou prepará-las em casa. Pulverize, com o auxílio de uma seringa, a solução em uma narina com a cabeça baixa, para que ela entre por um orifício e saia pelo outro. Repita o procedimento do outro lado até não existir mais muco.

Um remédio caseiro para gripe de solução salina consiste em misturar ¼ de colher de chá de sal com ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio em aproximadamente 250 mL de água morna previamente fervida ou destilada.

7. Use um spray descongestionante

Esses sprays fornecem alívio para o nariz congestionado por conta de um resfriado. Porém, é indicado que o uso desses produtos não seja prolongado por um período maior que 3 dias, pois nesse caso o efeito contrário pode ser observado e você sofrerá com mais congestionamento nasal do que antes. 

8. Xarope contra a tosse

Experimente um produto de balcão para acalmar sua tosse. Existem supressores de tosse ou expectorantes para ajudá-lo a expelir o muco. É possível também usar uma pomada contendo mentol para aplicar e massagear a região do peito. Em casos em que a pessoa sofre de asma ou alguma outra doenças pulmonar, o uso de supressor não é indicado e o médico deve ser consultado.

9. Pastilhas para tosse

Mantenha pastilhas de tosse sem açúcar nas proximidades para diminuir uma irritação na garganta. Uma colher de chá de mel também é um ótimo remédio caseiro para gripe e pode ajudar nessas horas.

10. Tome uma sopa bem quente

Par aliviar irritação ou dor na garganta e congestão nasal, tome uma sopa como uma canja de frango, por exemplo, que seja fácil de engolir. É possível adicionar temperos como pimenta, alho, curry e outras especiarias à vontade para diminuir o muco na boca, garganta e pulmões.

Um estudo publicado na revista “Chest” mostra que sopa de frango ajuda em sintomas de infecções do trato respiratório superior, como a gripe.

11. Tempere bem sua refeição

O uso de temperos como o alho também melhora o sistema imunológico e pode aliviar o congestionamento nasal e dores de cabeça. O gengibre, por sua vez, pode ajudar a produzir mais muco e combater infecções virais. Pimentões também são uma ótima fonte de capsaicina, um antioxidante que pode diminuir as dores e pressão na cabeça e ajudar a expelir o muco.

12. Tome um analgésico

Em casos de dores no corpo e febre, use um analgésico como o acetaminofeno, a aspirina, o ibuprofeno ou o naproxeno que combatem a febre e aliviam as dores musculares.

13. Mantenha o ar umedecido

O uso de um umidificador de ar quente ou um vaporizador pode aliviar as dores de cabeça e o peito cheio. Mas não se esqueça de limpar o equipamento regularmente para evitar o crescimento de bactérias e mofo. 

14. Use tiras nasais

Ao usar tiras nasais, você ajuda a abrir as narinas e facilita a respiração em casos de congestão nasal. É possível usar uma tira da extremidade até a ponta do nariz para levantá-lo e apertar a outra extremidade até o topo do nariz.

15. Manter a cabeça elevada

Na hora de dormir, apoiar a cabeça em um travesseiro um pouco mais alto enquanto dorme pode ajudar a aliviar os sintomas da gripe, principalmente o corrimento de congestionamento nasal.

16. Vitamina C

A vitamina C tem um papel importante no seu sistema imunológico. É uma boa ideia consumir limão, laranja, kiwi e vegetais escuros.

17. Repouse

Se possível, fique na cama e descanse para fortalecer seu sistema imunológico e dar tempo para o seu corpo se curar. Saiba respeitar os limites do seu corpo e não evite o repouso, pois ele é uma ótima saída para o corpo ser capaz de combater uma infecção.

Além de repousar, durma bem. Ter uma boa noite de sono ajuda o sistema imunológico a funcionar bem e os sintomas da gripe vão desaparecer mais rapidamente.

Se os sintomas não diminuírem com um ou mais tipos de remédio caseiro para gripe, ou demorarem a passar, não hesite em consultar um médico.

Referências adicionais:

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)

Publicidade

Você conhece algum outro tipo de remédio caseiro para gripe que não foi listado acima? O que costuma fazer quando está resfriado? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*

×