Whey Protein Chocolate

Tipos de Whey Protein – Benefícios e Dicas

Whey Protein é um tipo de proteína presente no leite. O leite de vaca contém cerca de 3,5% de proteína. Dessa quantidade, cerca de 20% é whey protein e 80% é caseína. O whey protein pode ser retirada do leite como um subproduto do queijo: a caseína fica na parte coalhada do leite, e o whey protein fica no soro. Cada 100 gramas de soro de leite contêm 1 grama de whey protein. Assim, é possível perceber o motivo por que essa proteína é tão cara.

A whey protein é muito usada tanto no fisiculturismo quanto por atletas amadores e pessoas que querem perder peso, e é considerada uma proteína completa, contendo todos os nove aminoácidos essenciais. Há três tipos de whey protein: whey protein concentrado, whey protein isolado e whey protein hidrolisado. Analisaremos cada um dos tipos de whey protein a seguir.

Whey Protein Concentrado

É a forma mais barata de whey protein. A qualidade do produto pode variar muito de marca para marca, podendo conter de 29% a 89% de proteína. O produto com menores concentrações é usado principalmente na indústria de alimentos, em alimentos prontos ou embalados. As versões mais concentradas são mais utilizadas pela indústria de nutrição, em shakes de proteína e outros produtos do tipo (embora algumas marcas possam usar produtos com concentração menor por serem mais baratos).

Não é de se surpreender que esse tipo de whey protein seja o mais fácil de colocar sabor, e ele é encontrado com muita facilidade. Infelizmente, também é o que oferece menos resultados dentre os tipos de whey protein (por sua menor concentração).

Whey Protein Isolado

Esse tipo de whey protein é composto principalmente de proteína, pelo menos 90%, e portanto é um pouco mais caro. Esse tipo de proteína pode ser um produto do processamento do whey protein concentrado, para remoção de ainda mais gordura e lactose. Há várias formas de se fazer esse processamento, e as diferentes marcas geralmente usam métodos diferentes.

Uma das principais vantagens desse tipo de whey protein é que você ingere menos gordura e lactose, comparado ao whey protein concentrado, e assim pode atingir melhores resultados. Entretanto, exatamente pela menor quantidade de gordura e lactose, o sabor do whey protein isolado não é muito agradável para a maioria das pessoas.

Whey Protein Hidrolisado

Após o whey protein isolado, vem o whey protein hidrolisado, que requer ainda mais processamento, e novamente, acaba ficando mais caro por isso. Algumas pessoas consideram essa uma proteína pré-digerida, e é uma boa forma de chamá-la. Quando ingerimos proteína, o corpo hidrolisa a maioria delas antes que elas possam ser absorvidas e utilizadas pelo corpo. Então, esse tipo de whey protein é mais facilmente absorvido pelo corpo e usado mais rapidamente, já que não requer tanta digestão quanto os outros dois tipos de whey protein.

Além disso, com o whey protein hidrolisado, você tem um aumento maior de insulina (mas não de glicose), que manda energia para os músculos. Esse aumento de insulina é muito útil antes e depois de treinos, para a recuperação de músculos e também para sua criação. Infelizmente, além de ser o tipo mais caro de whey protein, esse tipo de proteína também é a que tem o sabor menos agradável, devido à quantidade ainda menor de gordura e lactose, e também é o tipo mais difícil para se trabalhar, embora seja o que apresenta melhores resultados.

Benefícios do Whey Protein

Todos os tipos de whey protein pode oferecer muitos benefícios ao corpo e à saúde. Esses benefícios incluem:

  • perda de peso;
  • ganho de massa muscular magra;
  • ajuda no tratamento do câncer;
  • aumenta os níveis de glutationa, o principal antioxidante a base de água do corpo;
  • diminui os sintomas do HIV;
  • baixa os níveis de triglicérides;
  • diminuição geral dos níveis de colesterol e aumento do HDL (colesterol bom);
  • melhora do sistema imune;
  • aumento de energia para realização de esportes e exercícios;
  • diminuição do tempo de recuperação e dos sintomas de treinamento excessivo;
  • oferece um efeito protetor contra úlceras e outros ferimentos na mucosa gástrica;
  • oferece proteínas necessárias para o crescimento de células e formação de tecidos;
  • pode ajudar a promover a cicatrização e recuperação após doenças ou cirurgias;
  • oferece maior saciedade comparado à proteína de soja ou de ovo;
  • melhora a resposta dos anticorpos no corpo, etc.

Dicas de Uso de Whey Protein

Enquanto o hidrolisado é o melhor dos três tipos de whey protein, a menos que você use o whey protein para seu treino ou seja intolerante a lactose, você pode facilmente usar o whey protein concentrado ou o isolado, que são mais baratos e podem ser suficientes para os resultados que você quer, além de terem um sabor mais agradável.

O whey protein pode causar gases, inchaço, dores de cabeça e cólicas, mas esses resultados geralmente são mais uma reação à lactose ou a adoçantes presentes na fórmula. Se você sofre desses sintomas, talvez valha a pena considerar o uso do whey protein isolado ou whey protein hidrolisado, que contêm menos lactose, e optar por opções sem sabor ou adoçantes.

Como o whey protein é facilmente digerido, só deve ser consumido sozinho de 30 a 60 minutos antes dos seus exercícios. Em qualquer outro momento do dia, você deve desacelerar a digestão da proteína ao ingeri-la com outros alimentos. Por exemplo, se você quer aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã, mas não quer comer ovos, você pode colocar o whey protein em pó na aveia ou em outras receitas.

Você utiliza qual dos tipos de whey protein como suplementação? Por quê? Quais aspectos você mais leva em conta em sua escolha? Comente abaixo.

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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