10 Alimentos Que Engordam Muito

Especialista da área:
atualizado em 12/12/2019

Pratos deliciosos e sobremesas apetitosas… pizza com queijo derretendo e frangos crocantes… quem não ama essas iguarias de dar água na boca? Mas todas essas comidas gostosas e muito saborosas podem ter uma quantidade de enorme de calorias, e se alimentar delas pode ser prejudicial à saúde. Esses alimentos que engordam muito podem ser a razão daquela barriguinha indesejável. Hoje, uma a cada duas pessoas, principalmente adolescentes, é obeso.

  Continua Depois da Publicidade  

A principal razão para o aumento da obesidade é um estilo de vida nada saudável, enquanto que os maiores culpados são alimentos altamente calóricos e fast foods que são sucesso entre a maioria dos adolescentes.

Antes de continuar, gostaríamos de apontar alguns fatos. De acordo com as estatísticas da OMS:

  • A obesidade mundial quase dobrou desde 1980.
  • Em 2008, mais de 1.4 bilhões de adultos, acima de 20 anos, estavam com sobrepeso. Desses, quase 200 milhões de homens e quase 300 milhões de mulheres eram obesas.
  • 35% dos adultos de 20 ou mais anos estavam com sobrepeso em 2008, e 11% eram obesos.
  • 65% da população mundial vivem em países que o sobrepeso e a obesidade matam mais do que pessoas abaixo do peso.
  • Mais de 40 milhões de crianças abaixo de 5 anos estavam com sobrepeso em 2011.
  • Obesidade é evitável.

Sim, a obesidade pode ser prevenida; como diz no último ponto. Para isso, é obvio a necessidade de uma dieta balanceada e um estilo de vida saudável, em que se exercitar não é posto de lado. É interessante saber que de acordo com especialistas, não existem comidas “ruins” e que até algumas mordidas da comida mais calórica podem entrar na sua dieta. Entretanto, sem dúvida, existem alimentos que engordam muito que podem ser mais prejudiciais ao corpo do que outros, podendo levar a obesidade.

E agora a questão: quais são os 10 alimentos altamente calóricos que podem levar a obesidade? Antes de listá-los, vamos nos lembrar que a maioria dos adultos precisam de menos de 2000 calorias, 65 gramas de gordura e 2300mg de sódio por dia – ou não mais que 1500mg de sódio por dia para pessoas acima de 51 anos, ou qualquer pessoa com hipertensão, diabetes ou doenças renais crônicas.

10. Frango frito

Aquele frango frito crocante está cheio de calorias, mais do que se pode imaginar, já que é frito por imersão em óleo. Consumir um pedaço ou dois pode não fazer tanto mal, mas comer mais que isso pode ser devastador para a saúde; especialmente para a cintura e artérias. Enquanto um frango frito super crocante contém 360 calorias e 21 gramas de gordura, um frango grelhado, sem pele, teria cerca de 210 calorias e 8 gramas de gordura. Então para escolher uma opção melhor, opte por marinar o frango em um molho leve, ou usar um tempero seco, e acompanhado de uma salada fresca.

9. Aperitivos fritos

Aperitivos doces e salgados, incluindo batatas chips, biscoitos, pasteis, folhados e etc, podem ser terríveis para quem estiver tentando perder peso. Apesar de que podem não afetar você se ingeridos em pouca quantidade, se passar dos limites eles são certamente alimentos que engordam muito e podem ser prejudiciais.

Isso pode ser percebido pela quantidade de calorias contidas neles: enquanto que 30 gramas de batatas chips ou folhados de queijo contém cerca de 160 calorias e 10 gramas de gordura; nachos com queijo contém cerca de 692 calorias, 38 gramas de gordura e 1632 mg de sódio. Portanto, é muito melhor optar por lanches mais saudáveis, como frutas e saladas com o mínimo de molho.

8. Maionese e molhos para salada

Não é preciso uma segunda opinião para dizer que saladas são leves, refrescantes e um jeito perfeito de conseguir proteínas magras. Entretanto, acompanhamentos para salada calóricos, como por exemplo, maionese e molhos, podem ir contra as vantagens de uma salada e podem acabar com sua dieta. Isso porque acompanhamentos para salada como croutons possuem 142 calorias com 6 gramas de gordura a cada 30g, meia xícara de queijo contém 228 calorias com 18 gramas de gordura e um punhado de molho de salada Ceasar tem cerca de 260 calorias com 26 gramas de gordura.

Então, da próxima vez que escolher esses acompanhamentos para sua salada, pense duas vezes. Em vez deles, escolha um frango grelhado, tiras de carne magra, ou ovos e uma variedade de vegetais, como tomates, vagens, etc. Se ainda preferir maionese, opte por uma que seja light ou faça molhos de iogurte saudáveis para sua salada.

  Continua Depois da Publicidade  

7. Comida de rua

Comida de rua, incluindo barraquinhas de praia, ou de feiras e festivais, são as favoritas de todos. Entretanto, por mais saborosas que sejam, elas são alimentos que engordam muito. Com toda aquela variedade nas barracas e tendas, as comidas de rua podem conter variadas quantidades de calorias e gorduras, e é melhor evitá-las ou comer em poucas quantidades.

6. Sorvetes e picolés

Você adora o sorvete macio do McDonald’s? Mas uma casquinha desse sorvete delicioso pode ter até 380 calorias e 22 gramas de gordura. Outro exemplo, duas bolas de sorvete de baunilha com manteiga de amendoim e chocolate em uma casquinha podem ter cerca de 415 calorias e 23,5 gramas de gordura. Por isso, reduza o consumo de seu sorvete favorito e picolé se quiser se manter em forma. Em vez disso, você pode escolher opções mais saudáveis como sobremesas com frutas.

5. Bebidas doces

Milkshakes de chocolate, chá gelado com limão, energéticos ou outas bebidas de frutas – são todos difíceis de resistir. Na verdade, a maioria das pessoas procura primeiro por essas opções para matar a sede. Entretanto, eles são alimentos que egordam muito, podendo conter até 150 calorias (por 350g) ou até mais no caso de milkshakes (mais de 500 calorias).

É melhor optar por um café gelado com leite desnatado (90 calorias) ou sucos feitos 100% de frutas, por serem nutritivos além de ajudarem a te manter saudável. Apesar disso, a água é a melhor opção para acabar com a sede com zero calorias!

4. Bebidas alcóolicas doces

Foi convidado para uma festa? Certifique-se de controlar o que bebe e evitar os coquetéis alcóolicos com frutas, porque aumentam em muito o consumo de calorias. Estes coquetéis podem conter de 300-800 calorias e é melhor evitá-los. Se necessário, tome bem pouco deles e prefira sucos de frutas ou água com gás. Confira aqui como manter a dieta em festas.

3. Cheesecakes e batatas fritas

Cheesecakes e batatas fritas são amadas por todos. Mas eles são tipos de alimentos que engordam muito. São cheios de calorias e gorduras. Podem acabar com a sua cintura, por isso é melhor ficar longe deles se estiver cuidando do seu peso. Se sentir vontade, coma apenas pequenas porções e muito raramente.

2. Linguiças, salsichas e outros fast foods

Cachorros quentes são um dos alimentos favoritos hoje em dia de adolescentes e crianças. Entretanto, elas são propensas à obesidade, e se alimentar de fast food pode ser muito perigoso. Além disso, a maioria subestima a quantidade de calorias nesses alimentos. De acordo com um estudo, 25% dos adolescentes subestimam a quantidade de calorias em suas refeições por quase 500 cal.

Um cachorro quente comum consiste de cerca de 280 calorias, enquanto que uma linguiça pode conter até 330 calorias, 24g de gordura e 1590mg de sódio (170g de kielbasa). Um hambúrguer comum em um pão com queijo, alface e tomate contém cerca de 735 calorias, 45g de gordura e 1000mg de sódio.

  Continua Depois da Publicidade  

1. Carnes gordurosas e churrasco

Carnes de dar água na boca, preparadas em um churrasco, são difíceis de resistir. Mas para cuidar de seu corpo, é melhor evitá-las. Carne vermelha é muito rica em calorias, as costelas de porco e de vaca são consideradas como os cortes de carne mais gordurosos. Um contra filé de 500g pode ter até 1540 calorias e 124g de gordura. Assim, tente ficar longe de costela e outros cortes com gordura visível nas bordas. Ademais, prefira cortes magros como lombo de porco ou peito de frango sem pele sempre que possível. Você também pode optar por peixe e frango grelhado em vez de outros alimentos que engordam muito.

Você tem o costume de consumir com frequência algum destes alimentos que engordam muito? Você acha que não conseguiria excluí-los da sua dieta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (66 votos, média 4,14)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

66 comentários em “10 Alimentos Que Engordam Muito”

  1. Estou muito magra,nao sei se é por que estou amamentando mas quero engordar de novi, será que tenho que tomar um remédio e comer mas? Ou esperar meu filho para de mamar?

    Responder
  2. O melhor é um nutricionista mesmo. Eu como isso tudo & como muito ( todo mundo diz que sou magra de ruim) e não engordo. De repente o nutricionista vai indicar isso somado a mais coisas que só ele que estudou tanto, vai saber.

    Responder
    • Faço dieta e nao emagreço mas tenho muita dificuldade de fazer exercícios ia fazer mas tenho muita fome o tempo todo

      Responder
  3. Entrei nesta página porque perdi peso após cirurgia. Faz mais de 10 anos e não consigo recuperar. E vem dizer só o que deve evitar para não engordar? Não valeu nada a pesquisa. Perdi meu
    tempo.

    Responder
  4. Eu estou acima do peso tenho 171m 30 anos to pesando 86 kl mim ajudem não sei o que faço sofro de unha encravada e não tenho como ir a academia

    Responder
  5. Tenho 19 anos e to pesando 103 kg e engraçado que nao ando comendo frituras e nem fast foods
    E mesmo assim to cim esse peso as pessoas dizem ser generica porque minha família toda e gorda eu quero emagrecer mais eu ja tentei de tudo e vai consigo

    Responder
  6. sou magra, entrei aqui pra ver se algo me ajudaria e descobri que todas as comidas que eu nao gosto sao as que engordam. tragico

    Responder
  7. Eu estou em ótimo peso afinal me cuido bem com uma dieta balanceada não preciso dessas dicas toscas tchau tchau queridas (os).

    Responder
    • Daisy, tem q estimular o corpo, tipo fazer a fome surgir para então comer, academia, estimulantes do apetite e comidas hipercalóricas são o caminho; eu pesava 48 kg em 2010 e com 1,72m, o povo pensava q eu estava com hiv, aí decidir tomar a Buclina e praticar academia, o remédio antes da merenda e antes do almoço, mas só comia meia hora depois, quando estava com as mãos tremendo de tanta fome, aí enchia a barriga com bolo, suco, hambúrguer… Quando engordei foi proporcional, pesei a academia nas pernas, a musculação evitou que o sangue aumentasse o colesterol e elementos não saudáveis do sangue… Graças a Deus hj tenho 77 Kg e a mesma altura…

      Responder
      • HIV foi ótimo! KKK
        O povo da minha família acha que passo fome. Vivem me chamando pra passar uns dias na casa deles pra comer e engordar. Eu como o tempo todo e não engordo. Já tomei buclina com rarivite e até hoje nada. Nem na minha gravidez eu engordei. Descobri que sou intolerante à lactose e tenho glicemia reativa. Não o quanto isso atrapalha, mas minha alimentação precisa ser toda integral e devo evitar alimento com muito açúcares, coisa que não faço.

        Responder
    • acho que somos duas linda pq eu ja passei por todos esses alimentos e tenho 15 anos peso 24 quilos sou muito magra e como de tudo e nao engordo sique 1 caloria queridos e vcs ai que sao gordos tomem cuidados diarios meu amoris

      Responder
    • Também comia tudo sem engordar até ter o meu terceiro filho aos 39 anos…Bom …tinha 57kg…agora tenho 69…já cheguei aos 74…tem sido muito difícil reduzir…ando nesta luta à 17 anos. Por isso tenha cuidado…o seu metabolismo pode mudar a qualquer hora.

      Responder
  8. Por tudo que li, percebi que só como coisas que engordam. Tenho que fazer uma mudança radical em minha vida, no quesito alimentação.

    Responder