Benefícios da páprica – O que é, para que serve e como usar

Especialista:
atualizado em 18/01/2021

A páprica é um tempero delicioso feito a partir de variedades do pimentão seco e moído, e que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e a boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso se deve principalmente à presença de compostos antioxidantes, que são excelentes aliados na prevenção e mesmo no tratamento das mais diferentes doenças.

Então, veremos a seguir como incluir os diferentes tipos de páprica na dieta, para assim usufruir de suas propriedades nutricionais.

O que é a páprica?

benefícios da páprica
A páprica é conhecida como o tempero oficial da Hungria

A páprica é uma das especiarias mais populares da cozinha internacional, e é cultivada em diferentes países do mundo. Sua cor pode variar desde o vermelho escuro ao vermelho alaranjado, e é o tempero nacional da Hungria.

Esse tempero, que também chamado de colorau, é utilizado para colorir e temperar os mais diferentes pratos, e também no processo de preparação de embutidos.

Existem 3 tipos de páprica. São eles:

  • Doce: A páprica doce tem um sabor mais adocicado, e não apresenta a ardência característica da maioria das pimentas;
  • Picante: Como o próprio nome já diz, esse tipo é o mais picante, e algumas vem com uma mistura de ingredientes, como pimenta caiena;
  • Defumada: Durante a produção desse tipo de páprica, os pimentões são secos em fogo com lenha de carvalho para produzir o sabor defumado, antes de serem moídos.

Você pode misturar os diferentes tipos de páprica, para obter diferentes sabores e intensidade da ardência.

Benefícios da páprica

páprica na colher
A páprica proporciona uma série de benefícios para a saúde e boa forma

1. A páprica é rica em antioxidantes

Os principais antioxidantes encontrados na páprica pertencem à família dos carotenoides e incluem:

Eles trazem diversos benefícios para o organismo, uma vez que combatem os danos causados pelos radicais livres às células, como:

  • Pode prevenir certos tipos de câncer: O dano ao DNA das células causado pelos radicais livres pode levar ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Então, o consumo regular de alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar a prevenir o problema;
  • Mantém a saúde dos olhos: Os carotenoides, em especial a luteína e a zeaxantina, são de extrema importância para a manutenção da saúde ocular, evitando assim o desenvolvimento de problemas como a catarata e a degeneração macular;
  • Mantém a pele jovem: Outro efeitodos carotenoides é a manutenção da saúde da pele, uma vez que eles agem diretamente na produção de colágeno, e ajudam a manter a pele com um aspecto mais jovem.

2. Ajuda a controlar a dor

Algumas variedades da páprica, especialmente as picantes, contêm um composto chamado de capsaicina, uma substância que ajuda a controlar a dor e a inflamação, como demonstrado em um artigo publicado no periódico Progress in drug research.

  Continua Depois da Publicidade  

Por conta dessa propriedade, ela pode proteger contra uma variedade de condições autoimunes e inflamatórias, incluindo artrite, danos nos nervos e problemas digestivos.

Mas as pesquisas na área ainda estão no início, e não se tem uma dose ideal definida para o controle da dor e da inflamação.

3. Pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue

Alguns estudos, ainda em fase inicial, demonstram que o consumo regular de páprica ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, graças à presença da capsaicina.

Esse efeito, identificado por pesquisadores australianos e publicado no periódico Nutrients em 2018, mostra-se de grande utilidade na prevenção da síndrome metabólica e da diabetes tipo 2.

4. Pode reduzir os níveis de colesterol

Outro efeito dos carotenoides presentes na páprica é a redução dos níveis de colesterol LDL, ao mesmo tempo que o aumento do colesterol bom, o HDL.

Isso leva a uma maior proteção contra doenças cardiovasculares, além de reduzir as chances de desenvolver síndrome metabólica.

5. Melhora a qualidade do sono

Diversos tipos de pimenta, entre elas a páprica, contém em sua composição uma substância chamada de melatonina.

A melatonina, por sua vez, é conhecida como hormônio do sono, e nos últimos anos vem sendo largamente utilizada como tratamento de insônia.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o consumo de páprica pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, embora mais estudos nessa área sejam necessários para confirmar esse efeito.

Como usar a páprica?

ensopado temperado com páprica
Ensopado temperado com páprica

Por incrível que pareça, adicionar esse tempero à sua alimentação é mais fácil do que parece. Isso porque ele combina com quase todos os tipos de alimentos, sejam salgados ou doces.

  • A páprica doce, por exemplo, pode ser utilizada para temperar saladas, ovos e carnes, e é ideal para aquelas pessoas que não gostam de comidas apimentadas;
  • Já a picante, normalmente é utilizada em ensopados e sopas, enquanto a defumada, vai bem com feijão, arroz e lentilha.

Não tenha medo de utilizar esse maravilhoso ingrediente ao seu dia a dia. Mas faça isso com moderação, para evitar problemas gástricos.

Veja no vídeo a seguir outros benefícios da páprica.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências adicionais

O que você achou dos benefícios da páprica? Tem o hábito de usá-la na preparação das suas receitas? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Benefícios da páprica – O que é, para que serve e como usar”

  1. Boa tarde Dr.Patricia,meu pai esta com problema no coração o médico cortou o sal da dieta dele,100%.Gostaria de saber se se meu pai pode fazer uso deste condimento se assim posso chamar a páprica.

  2. Se usada 2 horas antes do ato sexual, o resultado é imprecionante, tem que ser a picante: na sopa, na carne, salada de verduras etc. É bater e valer.