10 Benefícios do Curry – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Muitas pesquisas mostram que o consumo excessivo de sal pode causar diversos problemas de saúde, principalmente devido ao aumento da pressão arterial. A hipertensão é uma das maiores responsáveis pelo crescimento dos índices de infartos, de casos de acidentes vasculares cerebrais e também de insuficiência renal.

Este é um dos motivos pelos quais muitas pessoas buscam novos tipos de temperos que possam melhorar o sabor e aroma dos alimentos, além de trazer benefícios à saúde.

Vamos conferir 10 benefícios do curry para a saúde, entender para que serve este famoso tempero e conhecer todas as suas importantes propriedades.

Quais os benefícios do curry?

O curry é um tempero típico da Índia, muito utilizado em diversos pratos típicos asiáticos, agregando muito sabor, aroma e cores vibrantes aos alimentos. O uso deste tempero se expandiu ao redor do mundo durante o período das grandes navegações e se tornou uma das especiarias mais usadas e cobiçadas pelos ingleses.

Apesar de existir uma receita tradicional deste tempero, os ingredientes encontrados na sua composição podem variar bastante conforme a região ou lugar.

No Brasil, este tempero ganhou visibilidade e vem sendo muito utilizado em pratos salgados como no arroz, nas carnes, no frango, nos legumes refogados e em diversas receitas diferentes. Além de trazer um toque especial para qualquer tipo de refeição, o curry possui muitas propriedades medicinais que ajudam na melhoria da saúde física e mental, trazendo um bem-estar completo.

A mistura de especiarias tradicional do curry é formada por ingredientes como o açafrão, açafrão-da-terra (cúrcuma), a canela, a pimenta-do-reino, a pimenta-da-jamaica, o gengibre, o cardamomo, o cominho, sementes de mostarda, sementes de coentro, a erva-doce, a páprica picante e o cravo-da-índia. Este tempero pode conter outros ingredientes também e é facilmente encontrado em lojas de especiarias, supermercados e em qualquer local que tenha produtos para gastronomia.

Para cada especiaria encontrada na mistura do curry, existem diversas propriedades e benefícios, trazendo a este tempero uma das melhores combinações para quem deseja melhorar a saúde de forma gostosa, fácil e prática.

Veja, a seguir, 10 benefícios do curry, saiba para que serve e conheça mais sobre suas propriedades:

1. Previne o envelhecimento precoce

O curry é um tempero rico em substâncias antioxidantes que atuam de forma a bloquear e reduzir a ação dos radicais livres presentes no organismo. Estudos mostram que os radicais livres podem causar danos oxidativos e morte celular, sendo responsáveis por inúmeras doenças degenerativas, como cardiopatias, aterosclerose, problemas pulmonares, esclerose múltipla, inflamações crônicas, doenças do sistema imune, diabetes, artrite e muitas outras doenças.

2. Melhora a digestão

Os ingredientes presentes no curry ajudam bastante a melhorar o sistema digestivo, principalmente devido aos nutrientes presentes no cardamomo e nas pimentas, que são essenciais para auxiliar a digestão e ajudar na prevenção dos problemas de estômago e de constipação.

A pimenta da Jamaica e o anis, que são muito utilizados na composição do tempero, podem trazer benefícios do curry como aliviar os problemas de indigestão, constipação, perda de apetite, dores no estômago e até mesmo evitar o problemas de hemorroidas.

3. Auxilia no processo de emagrecimento

Entre os inúmeros benefícios do curry, este é um dos melhores e mais procurados. Este tempero possui ingredientes que contêm propriedades termogênicas, ou seja, que ajudam a ativar o metabolismo, promovendo, assim, o aumento do gasto calórico do organismo.

Desta forma, o corpo irá precisar de mais energia para compensar esta diferença e irá utilizar a gordura como forma de energia, ajudando na redução de medidas e peso. Entre os ingredientes termogênicos do curry, a pimenta e a canela são os principais.

4. Ajuda a reduzir as dores e inchaços

O tempero possui ingredientes que contêm propriedades anti-inflamatórias e, desta forma, há benefícios do curry para reduzir as dores e o inchaço causado pelos processos inflamatórios, sejam musculares ou mesmo nas articulações.

A cúrcuma, que é bastante usada na composição da receita do curry, é um dos principais ingredientes responsáveis por este benefício, auxiliando na redução dos sintomas associados às inflamações.

5. Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico

Além de todos estes benefícios do curry, este tempero também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O curry pode possuir o açafrão, que é conhecido por seu grande poder curativo. Este ingrediente é rico em substâncias antioxidantes e também possui muitas vitaminas, entre elas as vitaminas A, C e B6 que são fundamentais para os processos de defesa e combate às infecções no organismo.

O gengibre também é outro ingrediente presente no curry que auxilia de forma expressiva na melhoria do sistema imunológico.

6. Reduz os riscos de desenvolver o câncer

Estudos mostram que alimentos com propriedades antioxidantes podem ajudar na prevenção e até mesmo no combate a diversos tipos de câncer. O açafrão presente no curry é um dos ingredientes mais estudados, mostrando sua eficiência na prevenção do câncer de mama e de próstata, devido ao seu poder antioxidante.

A cúrcuma também é outro ingrediente com excelentes resultados na redução dos riscos de desenvolvimento dos diversos tipos de câncer.

7. Reduz os riscos de desenvolver problemas neurológicos

Um dos grandes benefícios do curry é ajudar na prevenção de muitas doenças neurológicas como o Alzheimer e o mal de Parkinson. Estudos mostram que os nutrientes presentes na pimenta-da-jamaica e no açafrão podem evitar muitas doenças cerebrais e neurológicas, ajudando na proteção das células no cérebro.

Além disso, a cúrcuma tem a capacidade de se conectar às chamadas placas amiloides, que são placas que interferem nas sinapses cerebrais e que podem causar perda de memória com o passar do tempo.

8. Auxilia no controle dos níveis de glicemia

Estudos mostram que um dos benefícios do curry é auxiliar na redução do tempo em que o amido é convertido em glicose, ajudando, desta forma, no controle dos níveis de glicemia. Isto é um benefício muito bom tanto para quem deseja melhorar a saúde, como também para quem tem diabetes e precisa de alimentos que ajudem neste controle.

9. Melhora a saúde do coração

O curry pode ajudar muito a melhorar a saúde do coração, pois este tempero possui cardamomo, um ingrediente que contém propriedades vasodilatadoras e que também auxilia na redução da pressão arterial, melhorando a circulação sanguínea e auxiliando na prevenção de diversas doenças cardiovasculares.

10. Possui propriedades antidepressivas

Diversos ingredientes presentes no curry podem ajudar na liberação de substâncias que promovem a sensação de bem-estar no nosso organismo, entre elas as endorfinas e a serotonina. Desta forma, o curry pode ajudar na redução dos sintomas de ansiedade, tristeza e descontrole emocional que estão presentes na depressão.

Entre os muitos ingredientes presentes nas receitas de curry, a canela é um dos mais conhecidos por trazer estes benefícios, aumentando a produção de substâncias geradoras de bem-estar.

Conclusão

O curry é um tempero típico da Índia, muito utilizado em diversos pratos típicos asiáticos, agregando muito sabor, aroma e cores vibrantes aos alimentos. No Brasil, este tempero ganhou visibilidade e vem sendo muito utilizado em pratos salgados, trazendo um toque especial para qualquer tipo de refeição, além de possuir muitas propriedades medicinais que ajudam na melhoria da saúde física e mental.

Os benefícios do curry são inúmeros, ajudando na redução das inflamações com propriedades antioxidantes, auxiliando no processo de emagrecimento, reduzindo os sintomas de depressão, fortalecendo o sistema imunológico, entre muitos outros.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios do curry que separamos acima? Tem costume de utilizar este tempero em suas receitas? Pretende aderi-lo agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (32 votos, média: 4,09 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “10 Benefícios do Curry – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Eu uso e ele é maravilhoso… sem contar a sensação de bem estar depois da refeição, pois não fico com aquela sensação de estufamento! CURRY é 10

  2. Já tinha ouvido falar desse “tempero”, mas não tinha usado ainda.
    Comecei a usar agora pouco.
    espero que faça bem a mim e a minha família.
    Saúde pra todos!

    • Comi arroz com curry na casa do meu filho. E adorei. Não tinha costume de usar. Agora não vou deixar faltar. Vou experto em legumes e carnes

  3. Comprei o curry .achando q era asafraó.chegando em casa e q vi .ai fui pesquisar .nossa com tantos beneficio .nunca mais vou deixar de comprar ele.
    Amei

  4. Eu não sabia que o curry tinha tanto poder. Se ajuda a diminuir as dores e inchaço, vai me fazer bem. Eu sempre vi algumas pessoas usando. E quiz pesquisa um pouco sobre esse tempero hoje, estou surpresa!

  5. Bom eu, tirei a minha dúvida sobre o curry. Muito bem explicado! Eu usei há muito tempo!!! Mas não sabia, o quanto de benefícios o curry trazia para a gente no dia a dia!! Em cada tudo que eu faço, o curry está presente sempre no meu dia a dia!!!