Os chás indicados para melhorar a circulação sanguínea atuam na parede dos vasos sanguíneos, tornando sua contração e relaxamento mais eficientes. Eles ainda apresentam ação anti-inflamatória, reduzindo o inchaço dos vasos. Este problema é bem comum em pessoas que têm varizes nas pernas ou sofrem de insuficiência venosa crônica.
Se você busca por chás para melhorar a circulação sanguínea, é possível que conviva com a sensação de pernas pesadas ou cansadas, que são sintomas comuns em problemas circulatórios.
Os chás podem ajudar no alívio desses sintomas, pois contribuem para o aumento da ingesta de líquido e de substâncias anti-inflamatórias e venotônicas. Mas é importante combiná-los com uma alimentação balanceada e com a prática regular de exercícios físicos.
Também é importante lembrar que os chás, apesar de oferecerem diversos benefícios à saúde, não devem substituir os medicamentos que seu médico ou médica prescreveu para tratar o seu problema circulatório. Além disso, antes de iniciar qualquer tratamento natural, consulte seu médico ou médica, para saber se é indicado e seguro para o seu caso.
Veja alguns exemplos de chás para melhorar a circulação sanguínea.
1. Chá verde
O chá verde possui uma substância que se chama epigalocatequina galato, um polifenol que exerce atividades antioxidante e anti-inflamatória, contribuindo para a diminuição dos níveis de colesterol ruim no sangue, da inflamação e do estresse oxidativo, fatores influentes nas doenças cardiovasculares.
Dessa forma, o chá verde melhora a circulação sanguínea e ajuda a proteger o sistema cardiovascular contra doenças cardíacas, como o infarto e o AVC.
Como fazer
Para fazer o chá verde, você precisará:
- 1 colher (de chá) de folhas de chá verde.
- 1 xícara de água.
Ferva a água e, depois, acrescente as folhas de chá verde. Deixe em infusão com o fogo desligado e o recipiente tampado por 10 minutos. Depois disso, é só coar e beber o seu chá verde.
A recomendação de consumo é de 2 a 4 xícaras de chá verde ao dia, para obter os benefícios para a circulação sanguínea.
O chá verde é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças, pessoas que têm insônia, hipertireoidismo e hipertensão arterial.
2. Chá de salsinha
O chá de salsinha fornece ferro ao organismo, que é útil para melhorar a circulação sanguínea e prevenir a anemia. O ferro é um mineral importante para o transporte e entrega de oxigênio às células do corpo, por meio do sangue.
Além disso, o chá de salsinha conta com cálcio, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo, aumentando a sua eficácia.
Como fazer
Você pode usar tanto as folhas frescas de salsinha quanto as desidratadas para preparar o chá. Os ingredientes são:
- 30 gramas de folhas de salsinha frescas ou desidratadas.
- 1 litro de água.
- Limão, que é opcional.
Aqueça a água no fogo até levantar fervura. Depois desligue o fogo e adicione as folhas de salsinha, tampando o recipiente, para deixá-las em infusão por 15 minutos. Coe o chá e, se desejar, adicione algumas gotas de suco de limão.
3. Chá de cavalinha
O chá de cavalinha apresenta atividades diurética e anti-inflamatória, estimulando os rins a filtrar os líquidos do corpo e a eliminar toxinas, que levam ao inchaço e prejudicam a circulação sanguínea. Suas propriedades se devem, principalmente, à presença de flavonoides, como quercetina e apigenina.
Como fazer
Para preparar o chá de cavalinha, você precisa de:
- 1 colher (de sopa) de talo seco de cavalinha.
- 1 xícara de água.
Leve a água ao fogo até atingir o ponto de fervura. A seguir, coloque os talos de cavalinha na água fervente e cubra o recipiente, deixando os talos em infusão por 10 minutos. Coe e beba até 2 xícaras desse chá por dia.
4. Chá de oliveira
Quem tem problemas de circulação sanguínea causados por pressão alta e vasoconstrição pode se beneficiar com o chá de oliveira, pois ele promove a dilatação dos vasos sanguíneos e a diminuição da pressão arterial, ajudando a prevenir e a tratar quadros clínicos de pressão alta, angina e arritmia cardíaca.
Como fazer
O chá de oliveira deve ser preparado com as folhas da oliveira, que possuem as propriedades medicinais que ajudam na circulação sanguínea. Você precisará de:
- 1 colher (de sopa) de folhas frescas de oliveira trituradas.
- 1 litro de água fervente.
Primeiramente, ferva a água e depois desligue o fogo, para adicionar as folhas de oliveira. Deixe o recipiente coberto e as folhas em infusão durante 10 minutos. Coe e beba até 3 xícaras deste chá por dia.
5. Chá de dente-de-leão
O chá de dente-de-leão se destaca por suas propriedades diuréticas e depurativas, que auxiliam no tratamento de doenças cardiovasculares relacionadas à má circulação sanguínea, pois reduz a retenção hídrica e elimina as toxinas do corpo.
Como fazer
Para prepará-lo, é bem simples, você precisará de:
- 2 colheres (de chá) de raiz de dente-de-leão triturada ou em pó.
- 1 xícara de água
Ferva a água e, depois, adicione a raiz ou o pó de dente-de-leão, deixando repousar por 10 minutos com o recipiente fechado e o fogo desligado. Coe e beba o chá até 3 vezes ao dia.
6. Chá de alecrim
O chá de alecrim é um poderoso aliado no tratamento de varizes e tromboses, devido à sua ação antitrombótica, anti-inflamatória e antioxidante, que melhoram a circulação sanguínea e diminuem a inflamação.
Como fazer
Os ingredientes necessários para o chá de alecrim são os seguintes:
- 1 colher (de chá) de folhas frescas de alecrim.
- 1 xícara de água.
Você deve ferver a água para depois adicionar as folhas frescas de alecrim, deixando-as em infusão por 10 a 15 minutos. Coe e beba até 4 xícaras por dia.
7. Chá de gengibre
O chá de gengibre conta com propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes, que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, pois impedem o acúmulo de placas de gordura na parede dos vasos. Dessa forma, ele ajuda na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação.
Como fazer
Os ingredientes que você precisa para fazer o chá de gengibre são:
- 2 pedaços de gengibre fresco cortados em rodelas.
- 1 xícara de água.
Leve a água e o gengibre ao fogo, deixando ferver por 8 a 10 minutos. Depois, desligue o fogo e tampe o recipiente até que o chá fique morno. Coe e beba até 3 xícaras deste chá por dia.
8. Chá de meliloto
O chá de meliloto é indicado para o tratamento de diversos problemas venosos, que são aqueles que afetam os vasos sanguíneos, como as varizes e a insuficiência venosa crônica.
Isso se deve à presença de substâncias como o ácido cinâmico, saponosídeos e campferol, que estimulam a circulação sanguínea e linfática, reduzindo significativamente aqueles desconfortos associados à má circulação, principalmente a sensação de pernas pesadas.
Como fazer
O chá de meliloto deve ser preparado com os seguintes ingredientes:
- 1 colher de chá de partes aéreas de meliloto.
- 1 xícara de água.
Você deve ferver a água e depois adicionar as partes aéreas do meliloto, deixando-as em infusão por 10 minutos. Beba de 2 a 3 xícaras de chá de melliloto por dia.
9. Chá de castanha-da-índia
O chá de castanha-da-índia conta com uma substância chamada escina, que exerce atividade venotônica. Isso significa que ele promove a vasoconstrição e a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, o que favorece o retorno venoso do sangue.
Assim, ele é indicado como auxiliar no tratamento de varizes, veias varicosas e de insuficiência venosa crônica, que são responsáveis pela sensação de pernas pesadas e cansadas, típicas de má circulação sanguínea.
Como fazer
Para fazer o chá de castanha-da-índia, você vai precisar:
- 2 sachês de castanha-da-índia.
- Meio litro de água.
Ferva a água e, depois, adicione a castanha-da-índia, deixando em infusão por 10 minutos. Depois de coado, você pode beber até 3 xícaras desse chá após as refeições.
10. Chá de gilbardeira
O chá de gilbardeira melhora o funcionamento do fígado e dos rins, pois é um excelente diurético natural. Como consequência, o chá de gilbardeira melhora a circulação sanguínea e reduz o inchaço dos vasos, auxiliando no tratamento de pessoas que sofrem com hemorroidas e pernas inchadas.
Como fazer
O chá de gilbardeira é feito com os seguintes ingredientes:
- 11 gramas de gilbardeira.
- 3 xícaras e meia de água.
Leva a água ao fogo para ferver e depois acrescente a gilbardeira. Tampe o recipiente e espere amornar, para daí coar e beber. Esta receita rende 3 xícaras, que é a quantidade máxima recomendada de chá de gilbardeira.
Fontes e referências adicionais
- A química dos chás, Química Nova na Escola, 2014; 36(3): 168-175.
- Insuficiência venosa crônica – uma atualização, Jornal Vascular Brasileiro, 2020; 2(4): 318-328.
Fontes e referências adicionais
- A química dos chás, Química Nova na Escola, 2014; 36(3): 168-175.
- Insuficiência venosa crônica – uma atualização, Jornal Vascular Brasileiro, 2020; 2(4): 318-328.
Eu tomo chá de de Oliveira para circulação,um pouco de varizes na barriga da perna direita, o chá de Oliveira foi uma beleza , desinflama dissolve um pouco as veias, é muito bom para circulação.