Se você já procurou saber para que serve Diosmin, é bem possível que tenha escutado que o medicamento é comumente indicado para o tratamento de problemas na circulação sanguínea. Além disso, você pode ter ouvido alguém dizer que Diosmin emagrece.
Essa ideia se deve ao seu mecanismo de ação, que envolve o aumento da tonicidade dos vasos sanguíneos e a redução do inchaço. Mas será que isso é suficiente para garantir que o remédio tem algum efeito sobre o peso?
Para entender se isso realmente pode acontecer, vamos conhecer melhor os efeitos e as indicações do Diosmin e, assim, descobrir se o medicamento atua ou não no emagrecimento. Veja também: Má circulação nas pernas: como tratar, remédio natural, sintomas e dicas
Para que serve Diosmin?
Diosmin é um medicamento de uso oral e adulto, composto por diosmina e hesperidina. O remédio pode ser indicado para o tratamento sintomático das varizes e de outros sintomas relacionados à insuficiência venosa crônica, como dor nas pernas, sensação de queimação e inchaços.
Além disso, ele pode ser prescrito para o tratamento dos sintomas associados à insuficiência venosa do plexo hemorroidário (hemorroidas), como dor, inchaço local, sensação de queimação e sangramento.
O medicamento atua sobre as veias do sistema circulatório, diminuindo a distensibilidade (possibilidade de distensão) e a estase venosa (dificuldade de circulação do sangue), melhorando o tônus venoso (das veias).
O remédio também age na microcirculação, normaliza a permeabilidade e reforça a resistência dos vasos capilares, o que resulta em uma redução do inchaço de origem venosa.
A venda de Diosmin é feita apenas sob prescrição médica, portanto, é necessário apresentar a receita médica branca para conseguir comprar o medicamento.
Ele pode ser encontrado em embalagens com 10, 30 ou 60 comprimidos revestidos, mas também está disponível na forma de granulado nos sabores laranja/limão ou abacaxi em embalagens com sete, 15 ou 30 sachês de 5 g.
É verdade que Diosmin emagrece?
Agora que já entendemos mais detalhadamente o que é e para que serve Diosmin, vamos analisar se o medicamento pode ter algum efeito em relação ao peso.
Dizemos que um remédio emagrece quando ele age na quantidade de gordura corporal de uma pessoa, algo que pode acontecer por meio de diferentes mecanismos:
- Diminuição da absorção de gorduras
- Aumento da queima de calorias
- Redução do acúmulo de gorduras
Ao analisar a ação do Diosmin no organismo, não é possível afirmar que ele emagrece, uma vez que a sua atuação é nos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Além disso, a perda de peso ou de apetite não fazem parte dos possíveis efeitos colaterais do remédio, segundo a lista de reações apresentada na sua bula.
Entretanto, o uso do Diosmin pode melhorar a dor nas pernas causada pela insuficiência venosa, o que pode propiciar que o paciente consiga praticar atividades físicas com mais facilidade.
Por isso, o Diosmin pode contribuir indiretamente para a prática de exercícios, que por sua vez, auxilia no controle do peso. No entanto, enfatizamos que esse seria um efeito indireto e, mesmo com essa possibilidade, não podemos afirmar que Diosmin emagrece diretamente.
O Diosmin melhora a retenção de líquidos?
Essa é uma dúvida bastante comum, uma vez que a bula do medicamento informa que ele alivia o inchaço causado pela insuficiência venosa.
Mas é importante salientar que a retenção de líquidos e o inchaço relacionado à circulação são diferentes:
- A retenção de líquidos é um fenômeno mais generalizado, e pode ser fruto da alimentação, do uso de medicamentos e de variações hormonais.
- Já o inchaço causado por problemas de circulação se concentra principalmente nas pernas, e é provocado pela dificuldade do corpo de bombear o sangue pelas veias.
Assim, medicamentos como o Diosmin atuam no inchaço associado à insuficiência venosa crônica ou à insuficiência venosa do plexo hemorroidário (hemorroidas).
Portanto, você jamais deve se automedicar com o remédio apenas porque quer emagrecer ou diminuir o inchaço do corpo como um todo. Diosmin deve ser usado sob prescrição e orientação médica.
Como usar?
O uso do Diosmin deve ser feito de acordo com a prescrição médica, que pode ser diferente para cada problema a ser tratado. Entretanto, a dose usual é de dois comprimidos revestidos (450 mg + 50 mg) por dia, sendo um pela manhã e um à noite, de preferência durante as refeições.
Além disso, o comprimido não deve ser partido, aberto ou mastigado, pois isso danifica o seu revestimento.
Já o Diosmin na forma granulada deve ser usado após a diluição em cerca de 250 ml de água em temperatura ambiente, e a prescrição usual é a de um sachê ao dia, preferencialmente pela manhã.
Efeitos colaterais de Diosmin
Assim como qualquer medicamento, Diosmin pode causar uma série de efeitos colaterais, principalmente quando utilizado de forma incorreta ou exagerada. Confira quais reações ele pode provocar, segundo a sua bula:
Reações comuns (entre 1% e 10% dos pacientes):
- Cefaleia (dor de cabeça)
- Náuseas
- Dor abdominal
- Dispepsia (má digestão)
- Diarreia
- Insônia
- Sonolência
- Mialgia (dor nos músculos)
- Dor musculoesquelética, relatada em estudo clínico com o produto, com frequência de 3,2%
Reações adversas, sem frequência conhecida:
- Cansaço
- Vômito
- Dor epigástrica
- Alterações na pele
Existem casos relatados de eczema (doença de pele em que surgem placas, manchas ou bolhas) e pitiríase rósea (doença inflamatória da pele com manchas avermelhadas ou arroxeadas) após a administração oral de formulações com diosmina e hesperidina.
Além disso, foram relatados sintomas como tontura, vertigem, ansiedade e fadiga ao tratamento com diosmina e hesperidina.
Ao experimentar qualquer uma das reações adversas mencionadas acima ou ainda algum outro tipo de efeito colateral, procure rapidamente a ajuda do médico responsável pelo seu tratamento, para saber como deve proceder a partir de então.
Contraindicações e cuidados com Diosmin
Certos grupos de pessoas precisam tomar cuidado com Diosmin, como:
- Pessoas alérgicas a qualquer um dos componentes da formulação não devem utilizar o medicamento.
- Diosmin também é contraindicado para menores de 18 anos.
- Pessoas com problemas no fígado ou nos rins: Não existem dados sobre o uso do medicamento nesses casos, e os riscos e benefícios potenciais do tratamento devem ser discutidos com o médico. Portanto, caso você tenha antecedente ou esteja em tratamento de doenças que afetam os rins e o fígado, avise o médico a respeito disso antes de começar a usar Diosmin.
- Uso na gravidez: O uso do Diosmin em mulheres grávidas deve ser feito apenas com indicação e orientação médica.
- Mulheres em fase de amamentação: Devido à falta de dados sobre a passagem do Diosmin para o leite materno, o uso do medicamento em mulheres que estejam amamentando não é indicado.
Leia a bula de Diosmin na íntegra para conhecer todos os efeitos colaterais, contraindicações e cuidados associados ao tratamento com o remédio.
Dicas e cuidados
Muitos problemas que afetam a circulação sanguínea podem ser prevenidos ou amenizados com a adoção de algumas mudanças de estilo de vida, como:
- Seguir uma dieta balanceada, que ajuda a reduzir os níveis de colesterol e de triglicérides, além de prevenir a formação de placas gordurosas nas artérias.
- Realizar atividades físicas regularmente, contribuindo assim para a prevenção de varizes.
- Manter uma boa hidratação.
- Evitar ficar longos períodos na posição sentada.
- Incluir alimentos ricos em fibras alimentares no cardápio.
- Obedecer todas as recomendações médicas, caso já tenha sido diagnosticado com algum problema de circulação.
Além disso, é importante evitar a automedicação e só utilizar medicamentos sob a orientação de um profissional de saúde.
Fontes e referências adicionais
- Bula Diosmin, Bulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Pitiríase Rósea – Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Efficacy of a Low-Dose Diosmin Therapy on Improving Symptoms and Quality of Life in Patients with Chronic Venous Disease: Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial, Nutrients. 2021 Mar; 13(3): 999.
- Potential and Therapeutic Roles of Diosmin in Human Diseases, Biomedicines. 2022 May; 10(5): 1076.
Fontes e referências adicionais
- Bula Diosmin, Bulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Pitiríase Rósea – Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Efficacy of a Low-Dose Diosmin Therapy on Improving Symptoms and Quality of Life in Patients with Chronic Venous Disease: Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial, Nutrients. 2021 Mar; 13(3): 999.
- Potential and Therapeutic Roles of Diosmin in Human Diseases, Biomedicines. 2022 May; 10(5): 1076.
Sim meu esposo
Emagreceu tomando esse remédio diosmina
Ficou muito assustado
Por está perdendo peso
Suspendeu a medicação!
o uso de diosmin acaba afetando o apetite,, deixando sem vontade de se alimentar?!