Benefícios do Kefir e como fazer em casa

Especialista:
atualizado em 01/12/2020

O kefir é uma bebida parecida com o iogurte, mas com um sabor bem característico. É feito a partir de uma cultura de bactérias e leveduras, e o cultivo em casa é relativamente simples.

É um alimento bastante conhecido, porém suas propriedades e benefícios ainda estão sendo estudados.

Então vamos entender para que serve o kefir e saber por que cada vez mais pesquisas estão sendo feitas sobre o seu uso.

O que é o kefir?

O kefir é uma bebida fermentada, produzida pela adição dos “grãos de kefir” num substrato, que pode ser algum tipo de leite animal ou vegetal, ou até mesmo água.

Os “grãos de kefir” são, na verdade, uma colônia de microrganismos, e que produzem a bebida através da fermentação do meio no qual são adicionados.

Kefir
Kefir

Para que serve o kefir?

Podemos dizer que o kefir é um alimento de valor nutritivo e terapêutico interessantes, e é classificado como um alimento probiótico, ou seja, rico em microorganismos que fazem bem à flora intestinal.

Mas quais são os benefícios do kefir para o organismo?

Os benefícios do kefir são muitos, e iremos explorar cada um de forma mais detalhada a seguir.

1. O kefir pode ajudar a tratar e prevenir diabetes e obesidade

Estudos atuais mostram que há uma relação entre a flora intestinal e a obesidade. Assim, as bactérias e leveduras presentes no kefir podem auxiliar na perda de peso.

Além disso, existe uma relação entre a flora intestinal e o apetite, ou a sensação de saciedade. Isso porque uma flora intestinal saudável pode ajudar no controle do apetite, e assim reduzir a ingestão de alimentos.

Outro benefício é que ele tem uma ação anti-inflamatória, que, em conjunto com a sensação de saciedade que ele proporciona, poderia combater a resistência a insulina, e assim ajudar a prevenir a diabetes.

2. Auxilia no tratamento e prevenção de problemas gastrointestinais

  • Estômago: O kefir ajuda a reduzir o excesso de acidez estomacal, sendo então um ótimo alimento para pessoas com gastrite, úlcera e refluxo; 
  • Intestino: Por ser rico em leveduras e bactérias boas, como os lactobacilos, esse probiótico ajuda a melhorar inflamações intestinais, além de evitar o crescimento de bactérias nocivas. 

3. Ajuda nos problemas de saúde mental

Hoje já se sabe da relação entre o uso de probióticos, como o kefir, e a melhora de problemas como depressão e ansiedade. Isso acontece porque os probióticos mantem a flora intestinal saudável, e garantem a absorção de nutrientes importantes para o cérebro.

Além disso, as bactérias intestinais podem produzir alguns neurotransmissores, substâncias, que atuam no nosso cérebro, mantendo o equilíbrio das suas funções.

4. Ajuda a regular o sistema imune

O kefir possui atividade imunomoduladora, ou seja, auxilia na regulação do sistema imune. Isso quer dizer que o consumo regular do kefir pode melhorar ou reduzir o aparecimento de doenças inflamatórias.

5. O kefir pode ajudar a prevenir o câncer

Outro efeito do kefir que está sendo estudado é sua ação na prevenção do câncer. Devido a sua propriedade antioxidante e sua atividade no sistema imune, pesquisas mostram resultados promissores do uso desse probiótico para auxiliar no tratamento e na prevenção de alguns tipos de câncer.

Como preparar o kefir?

A preparação do kefir em leite é simples, bem parecida com a de iogurte natural.

  • Deve-se colocar duas colheres de sopa de grãos de kefir em um litro de leite morno;
  • Deixe-os em descanso por 12 a 36 horas;
  • Cubra-os com um pano de prato comum, porém limpo;
  • Para a fermentação, coloque-o em um local escuro, como um armário;
  • Quando estiver pronto, deve-se agitar o vidro, e a seguir, coá-los;
  • Após coados, os grãos deverão ser lavados em água corrente e colocados em uma nova porção de leite para a próxima fermentação;
  • O kefir pronto deve ser armazenado em geladeira.
Preparo do kefir
Preparo do kefir

E o kefir de água, como preparar?

Para preparar o kefir na água, lembrando que os grãos não são os mesmos que os do leite, basta substituir o leite por água, e adicionar açúcar mascavo. A bebida resultante terá uma cor amarelada.

Não se deve misturar os grãos do leite à água e vice-versa. O kefir de leite tem como principal alimento a lactose, enquanto o kefir de água vai utilizar a sacarose do açúcar mascavo para realizar a fermentação.

Posso fazer o kefir usando leite vegetal?

O cultivo de kefir em leites vegetais também é possível, embora a textura fique um pouco menos cremosa, já que esses leites têm menos gorduras que o leite animal. A vantagem desse método é que ele, nesses casos, será completamente livre de lactose.

No geral, o tempo de cultivo é mais longo, mas vai depender do tipo de leite vegetal utilizado. E é importante lembrar que os grãos de kefir não são adaptados ao cultivo em leite vegetal, e por isso podem morrer se usados continuamente nesse tipo de substrato. O ideal é que se faça um revezamento entre o cultivo em leite vegetal e leite animal.

Dicas importantes

  • É preferível o uso de leite fresco, mas dá para utilizar o leite de caixinha sem problemas;
  • Não armazene os grãos sem o leite, para que não morram. Caso permaneçam fora do leite por mais de 48 horas, deverão ser descartados;
  • Quanto mais tempo fermentando, menos lactose terá o kefir;
  • Não utilize utensílios metálicos. Prefira coador, vasilhas e talheres de plástico ou outro material;
  • Se possível, lave os grãos de kefir com água mineral. Caso não seja possível, use água filtrada. O cloro presente na água poderá comprometer a qualidade do produto.

Os grãos de kefir podem ser consumidos?

De um modo geral a parte que se consome mais costumeiramente é o líquido, porém os grãos poderão ser ingeridos, caso agradem ao paladar.

Qual o consumo diário de kefir sugerido?

Não existe uma quantidade ideal de kefir a ser consumida, mas em geral uma porção diária de 250ml do produto são o suficiente para se beneficiar de suas propriedades.

Onde conseguir os grãos de kefir?

Os grãos poderão ser obtidos através de doações de amigos, em sites, comunidades e grupos nas redes sociais dedicados a discussões, cultivo e compartilhamento de grãos de kefir.

Contraindicações e efeitos colaterais

Até o presente momento as únicas contraindicações para o consumo dele são casos de alergia ou intolerância severa à lactose, ou algum desconforto gastrointestinal após a ingestão do produto.

Em alguns casos, a ingestão excessiva de kefir poderá provocar dores estomacais, abdominais e diarreia.

Existe kefir industrializado?

Devido a composição dos grãos de kefir, o processo para industrialização é extremamente difícil. Atualmente alguns países estão investindo em pesquisas para industrializá-lo, mas não temos no Brasil nenhum tipo de estudo em andamento.

Como incluir o kefir na dieta?

Existem várias receitas com kefir para emagrecer que você pode usar para inserir o consumo deste probiótico no seu dia a dia.

Algumas ideias interessantes para seus lanches são o requeijão de kefir ou o queijo de kefir. Para uma refeição completa, veja também essas receitas de pão de kefir.

Uma ideia diferente é aprender como fazer Yakult de kefir, e para entrar no ramo das sobremesas, que tal experimentar essas receitas de sorvete de kefir?

Tabela nutricional

ComponenteValor por 100g
Calorias47 kcal
Carboidrato2,64 g
Proteína3,91g
Gorduras2,34 g
Gorduras saturadas1,51 g
Gorduras monoinsaturadas0,71 g
Gorduras poliinsaturadas0,12 g
Gorduras trans0,08 g
Fibra alimentar0 g
Colesterol11,5 mg
Cálcio220 mg
Ferro0,04 mg
Sódio40,3 mg
Magnésio12,1 mg
Fósforo105 mg
Potássio165 mg
Zinco0,46 mg
Cobre0,01 mg
Selênio3,63 mcg
Vitamina A (RAE)392 mcg
Vitamina D2,29 mcg
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,05 mg
Tiamina0,03 mg
Riboflavina0,14 mg
Niacina0,15 mg
Vitamina B60,06 mg
Vitamina B120,29 mg
Equivalente de folato13,1 mcg
Fonte: http://www.tbca.net.br/

Quer saber mais sobre os benefícios do kefir? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra seus efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar.

Gostou das dicas?

Como você gosta de aproveitar os benefícios do kefir? Tem alguma receita ou combinação que adora? Compartilhe abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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324 comentários em “Benefícios do Kefir e como fazer em casa”

  1. Olá! Estou querendo uma doação de kefir de água
    Estou precisando muito para a minha mãe.
    Meu nome é Lucilene Oliveira, sou de Capitão Poço PA
    Zap: 91985664697

  2. boa noite, como eu sei se o meu kefir não morreu,o meu e de leite deixei ele uns tempos congelado,agora ele nao esta mais branquinho, percebo que o mesmo esta meio rosado.

  3. Minha māe mora no Paraná em Cambe telefone 0214332543345 nome dela é jandira VIVAN PIZAIA ela está precisando de Medir se tiver alguém da região que possa ajudar eu agradeço.
    Obrigada

    Sou de São José dos Campos são Paulo eu tenho aqui se alguém daqui precisar.

  4. Por enquanto não efeitos do Kefir p candidíase recorrente, já estou tomando há um mês e nd, só resolve mesmo se eu parar de comer doces.