Kefir emagrece ou engorda? Benefícios e análise completa

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atualizado em 10/12/2021

O kefir é tradicionalmente uma bebida espumante de leite, entretanto também é possível encontrar e fazer água kefir. Você pode preferir água kefir se você é intolerante à lactose ou vegano. Ela também pode adicionar variedade à sua dieta. Mas será que o kefir emagrece mesmo ou a perda de peso está fora da sua lista de benefícios?

O que é kefir?

Kefir é uma bebida espumante feita de leite e “grãos” de kefir, ou colônias de bactérias. Ele pode ser azedo, então o kefir geralmente é misturado com frutas, mel ou açúcar.

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O kefir é similar ao iogurte, já que é feito ao adicionar uma bactéria ao leite. Entretanto, você também pode fazer kefir com leite de coco, leite de soja, leite de arroz e água. A bactéria no kefir tem seus próprios benefícios, distintos dos do iogurte. Elas são melhores na colonização do seu trato digestivo e podem ajudar com a indigestão.

O kefir é um antioxidante, o que significa que ele pode ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças relacionadas aos danos celulares.

Estudos também descobriram que o kefir pode diminuir níveis de colesterol, o que pode ajudar a reduzir suas chances de desenvolver doenças cardíacas.

Se o kefir é fermentado por muito tempo, ele pode conter álcool, mas se preparado adequadamente, ele deve conter menos de 0,1%. Se você encontrar grãos de kefir, você pode fazer seu próprio leite ou água kefir em casa.

Como as bactérias no seu intestino afetam seu peso

As bactérias têm um papel importante em como seu corpo metaboliza e armazena a gordura. Vamos analisar aqui por que pode-se pensar erroneamente que kefir engorda, explicando ao mesmo tempo, porque ele tem as bactérias certas para favorecer a perda de peso, o que explica o fato do kefir emagrecer.

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Bactérias e obesidade: o kefir emagrece

Médicos e pesquisadores estão trabalhando duro para identificar razões biológicas de por que algumas pessoas ganham peso com mais facilidade que outras, mesmo quando comem alimentos similares. A resposta pode estar no seu intestino!

Seu intestino é cheio de bactérias boas assim como bactérias ruins e patógenos, que é conhecido como microbiota intestinal, ou flora intestinal.

Trilhões desses organismos contribuem para o funcionamento correto do seu corpo, te ajudam a metabolizar alimentos e te protegem contra doenças.

No mundo de hoje, as bactérias ruins estão fora de controle. Dietas ruins, estresse, falta de sono, ou mesmo o uso indiscriminado de antibióticos e outros medicamentos podem criar um ambiente que favorece o crescimento dessas bactérias nocivas, te deixando suscetível a doenças, ganho de peso e obesidade.

O corpo de cada pessoa extrai quantidades diferentes de calorias dos mesmos alimentos, dependendo da saúde da sua microbiota intestinal. Por exemplo, duas pessoas ingerem o mesmo alimento, na mesma quantidade, mas dependendo da sua flora intestinal, uma pode absorver mais calorias do que a outra.

Claramente, ter bactérias saudáveis no seu intestino é muito importante para a manutenção da saúde e do peso, e é por isso que podemos dizer que beber kefir emagrece. Com ele, você ingere as bactérias certas para a saúde da sua flora intestinal e melhorar o seu metabolismo.

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Kefir
Imagem: Pinterest

A nutrição do leite kefir

Leite kefir é a forma tradicional de kefir, e é feito há centenas de anos. Ele contém muitos dos benefícios do leite, incluindo proteínas, cálcio e outros minerais. O kefir também é uma fonte rica em vitaminas B, incluindo ácido fólico. O leite kefir geralmente tem muito pouca lactose, e se você tem intolerância à lactose você pode ser capaz de bebê-lo. Ele também contém fibras.

O leite kefir contém um pouco de gordura saturada, então você não deve beber mais do que algumas porções por dia. Ele também pode irritar seu estômago se você não tem o costume de consumi-lo, então geralmente é recomendado que você comece com pequenas quantidades.

A nutrição da água kefir

A água kefir é feita de água, açúcar e grãos de kefir. Ela contém bactérias diferentes das do leite kefir. A água kefir é mais versátil que o leite, e você pode adicionar limão e diferentes tipos de frutas ou vegetais à mistura.

Ela é uma alternativa nutritiva a bebidas como refrigerantes. Pelo fato da bactéria na água kefir quebrar o açúcar para produzir o gás da bebida, ela tem um índice glicêmico (IG) relativamente baixo, o que quer dizer que provavelmente não elevará bruscamente seus níveis de açúcar no sangue.

Entretanto, os níveis de açúcar podem variar, então tome cuidado se você tem diabetes ou resistência à insulina. A água kefir também contém vitaminas B que podem ajudar na digestão.

Os tipos diferentes de kefir têm vantagens e desvantagens entre si. O leite kefir é uma excelente fonte de proteína e cálcio, mas contém gordura saturada e traços de lactose. A água kefir pode ter mais açúcar, mas tem muitas das mesmas vitaminas e é mais versátil. Cada um deles tem diferentes tipos de bactérias e eles são fáceis de fazer em casa, então, se você puder, pode experimentar ambos.

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Qual a diferença entre kefir e iogurte?

Iogurte
Imagem: Shutterstock

Kefir e iogurte podem parecer iguais, mas o que os diferencia é a forma como eles são feitos. O kefir é feito de cultura de kefir, que pode ser feito em temperatura ambiente, tem levedura e bactérias, enquanto a cultura de iogurte tem apenas bactérias e precisa de uma certa temperatura.

O iogurte é feito misturando uma colher de iogurte pronto a leite fresco, enquanto o kefir é feito com grãos que se multiplicam a cada vez que você faz.

O kefir tem o dobro da variedade de bactérias do iogurte e contém levedura, que não está presente no iogurte. Essa combinação de levedura e bactéria coloniza o trato intestinal, promovendo benefícios duradouros, ajudando com a digestão e mantendo bactérias prejudiciais longe. O mesmo não pode ser dito do iogurte, porque uma vez que você para de comer iogurte, os benefícios não são tão duradouros como no kefir.

Bom para pessoas com intolerância a lactose

Mesmo que o kefir seja feito com leite, ele é 99,99% livre de lactose. A razão para isso é que as bactérias e a levedura se alimentam da lactose no leite e a transformam em açúcares simples e na enzima lactase, o que ajuda ainda mais o processo de digestão e é fácil de ser digerida por pessoas intolerantes a lactose.

Por que seu corpo precisa de probióticos?

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Imagem: Shutterstock

Nosso revestimento estomacal tem cerca de 400 espécies de bactérias probióticas. Essas bactérias são necessárias para a saúde digestiva e intestinal. Sem essas bactérias boas nós seríamos alvo de muitas doenças que vão de úlcera a várias infecções.

Probióticos são os alimentos funcionais modernos. Alimentos funcionais são aqueles que trazem benefícios à saúde. Esses alimentos são bons para o sistema imune já que eles afastam infecções e desenvolvem a boa imunidade.

Quais são os benefícios do kefir?

  • O kefir tem bactérias boas que podem ser usadas como um suplemento probiótico
  • Ajuda pessoas que têm síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, permeabilidade intestinal, úlceras, gastrite e prisão de ventre ao melhorar a flora intestinal
  • É rico na enzima lactase, tornando fácil para pessoas com intolerância ou sensibilidade à lactose tomarem o kefir
  • Rico em vitamina B12, B1, biotina, K, ácido fólico, cálcio, magnésio, fósforo que ajudam a melhorar o sistema imune, alivia problemas de pele, como eczema e acne
  • Kefir enriquecido reduz o colesterol LDL porque ele contém os compostos fitoesterol e stanol, que bloqueiam a absorção de colesterol na corrente sanguínea, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas
  • Melhorar a flora intestinal com os probióticos no kefir também pode ajudar outras condições em crianças como transtorno de déficit de atenção, baixa imunidade e alergias. É especialmente útil para pessoas que estão tomando antibióticos
  • Tem um aminoácido chamado triptofano, que têm um efeito calmante no sistema nervoso, para pessoas com problemas para dormir, ansiedade e depressão.
  • O cálcio no kefir é bom para pessoas com osteoporose, artrite e arteriosclerose
  • Melhora o funcionamento dos rins e fígado
  • Ajuda a curar infecções fúngicas como cândida
  • E enfim, o kefir emagrece também. O probiótico do kefir acelera seu metabolismo, o que ajuda a queimar mais gordura e calorias. Para pessoas com o metabolismo lento, ele pode ser uma saída.

Como fazer kefir?

Kefir pode ser feito em casa se você comprar os grãos pela internet ou numa loja de produtos naturais na sua cidade. Adicione uma colher de sopa de grãos a duas xícaras de leite. Deixe ficar em temperatura ambiente de 12 a 36 horas. Quanto mais tempo ele ficar, mais picante o sabor.

Em seguida, escorra com um pano de queijo e seu kefir está pronto. Os grãos podem ser usados novamente para fazer o kefir.

Veja os benefícios que ele oferece e faça a escolha saudável, faça o kefir parte da sua dieta.

Outros vídeos

Você já tinha ouvido falar que o kefir emagrece? Já experimentou tomá-lo como uma alternativa ao leite? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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143 comentários em “Kefir emagrece ou engorda? Benefícios e análise completa”

  1. Bonita explanação sobre Kefir. Pergunto: 1 – Por que tanta dificuldade para os necessitados do Kefir, entrar em contato com vendedores? 2 – Anuncia que é vendido em João Pessoa PB e o DD é outro Estado(85)? Qual o Endereço e o telefone de quem vende Kefir em João Pessoa? 3- Espero que esta gentileza de comunicação seja coloca a disposição de quem necessita do Kefir nesta Capital

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  2. Meu nome é Ivanilda,moro em São Miguel Paulista, gostaria de saber se tem alguém pra doar o Kefir de água, prá mim, ficarei muito feliz se tiver , obrigada

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  3. Meu neto tinha dosbiose intestinal causada por antibiótico,sempre estava doente garganta enflamada ,peneumonia,gripe,otite e refluxo.ja emternou 2 vezes.
    Passou a usar o Kefir todos os dias no café da manhã e já faz 8 meses que ele num sente mais nada. Nem Mesmo gripe. Ele tinha uma restrição alimentar, que praticamente não podia comer quase nada devido a dosbiose.agora come de tudo e a médica dele recomendou pra continuar com o Kefir.

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  4. Olá, me chamo Dulce… Eu faço uso do Kefir e me faz bem. Gostaria de saber se meu marido pode Tomar também, porque ele tem refluxo.

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    • Sulke pode tomar tranquilo,eu tenho refluco,É sindrome do intestino irritasie.. estou tomando e graças a Deus estou otima…

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  5. Sou diabética, comecei consumi o kefir de leite, esta semana. Já sinto bom resultado. Gostei das dicas. Consumo com granola diet, aveia e banana , estou alternando. Acompanhando o canal, encontrei diversas receitas, vou fazer. Muito bom esses videos. Deixo 12horas.

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  6. Meu nome é José Cláudio , sou de Jacutinga MG , eu tenho gastrite e vivia tomando omeprazol de tanta azia que tinha , em outubro de 2017 eu comecei a tomar o Kefir , depois desse dia que comecei a tomar o Kefir , até hoje , nunca mais tomei o omeprazol , é muito bom mesmo , fora outros benefícios , tenho 47 anos e não tomo nenhum tipo de remédio , nenhum mesmo , só tomo Kefir , bendita hora que conheci o Kefir , abraço a todos..

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  7. Oi. Derrubei meu grão de Kefir na água da pia enquanto lavava e logo já juntei,lavei e coloquei pra fermentar. Mas estou com medo de usar,de ter contaminado…

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