Kefir de Água – O Que é, Benefícios, Como Cuidar e Para Que Serve

Especialista:
atualizado em 11/07/2020

O kefir é uma bebida muito nutritiva e atualmente é considerado um dos alimentos mais ricos em probióticos, que têm a capacidade de ajudar a cultivar boas bactérias no intestino e promover um sistema imunológico saudável, eficaz para combater os vírus, bactérias e corpos estranhos.

Embora a sua versão mais popular seja feita com leite, é possível produzir o kefir de água, e ainda que essa condição possibilite que ele tenha menos cepas de bactérias e leveduras do que o kefir do leite, seu valor nutricional continua sendo muito superior a outros produtos, como o iogurte, por exemplo.

Kefir de água – O que é?

O kefir é a fermentação de bactérias e de leveduras chamada de grão de kefir. Eles são isentos de glúten e quando são combinados com um líquido e armazenados em uma área quente, promovem a “cultura”, produzindo a bebida de kefir. Ele costuma ter um sabor azedo e picante, e pode ser feito com água de coco ou água filtrada.

A água de coco é considerada uma base perfeita para a criação de kefir fermentado, pois ela naturalmente tem carboidratos presentes, incluindo açúcares, que são necessários para serem consumidos pela levedura durante o processo de fermentação para criar bactérias saudáveis.

O kefir feito com a água de coco também costuma ser mais ácido, carbonatado e mais doce, mas menos aromatizado do que o leite de kefir. Além disso, ele carregará o gosto de coco natural e também mantém todos os benefícios nutricionais da água.

Já o kefir feito com água normal costuma ter um sabor mais sutil e uma textura mais clara que o kefir do leite e é normalmente feito usando água com açúcar ou suco de frutas e pode ser aromatizado usando adições saudáveis, além de ser uma ótima alternativa saudável para beber no lugar de refrigerantes ou suco de frutas processadas.

Algumas pessoas adicionam o kefir de água a sucos, vitaminas, ou com suco de limão, hortelã ou pepino para dar sabor natural e até mesmo com soda ou uma bebida carbonatada sem açúcar.

Para que serve?

As bactérias e leveduras que existem naturalmente no kefir combinam-se simbioticamente para proporcionar benefícios à saúde superiores, quando consumidas regularmente. O kefir de água é carregado com vitaminas e minerais valiosos e contém proteínas completas e facilmente digeríveis.

Por ser um alimento fermentado, o kefir ajuda a diversificar as bactérias saudáveis no intestino, o que serve para promover um bom sistema imunológico, que quando está forte tem a capacidade de evitar diversas doenças. Ele também serve para aumentar a imunidade, manter ossos mais fortes, combater o câncer, doenças intestinais como a síndrome do intestino irritável e doença de Crohn, além de ajudar a melhorar as alergias de pele.

Outra vantagem é que ele é capaz de tornar o corpo mais tolerante à lactose, o que é benéfico para as pessoas que têm intolerância.

Muitas pessoas acreditam que o kefir serve também para combater os quilos extras. É fato que a obesidade tem sido associada a um desequilíbrio nas bactérias intestinais e algumas evidências sugerem que as espécies de lactobacilos como as encontradas no kefir estão associadas a mudanças no peso, ou seja, que tanto o kefir de leite quanto o kefir de água emagrece.

Porém, existem controvérsias, pois alguns estudos mostram que os probióticos não diminuem o peso corporal nem afetam a perda de peso. A questão é que mais pesquisas precisam ser feitas para confirmar essa hipótese.

Benefícios

Os alimentos probióticos são repletos de benefícios e o kefir de água não é uma exceção. A seguir, conheça as principais vantagens de incluir esse alimento na sua dieta.

1. Ajuda a aumenta a imunidade

Alguns dos muitos compostos e nutrientes presentes no kefir são a biotina e o folato. Eles ajudam a impulsionar o sistema imunológico e proteger as células. Dentre os muitos probióticos, um em particular que é específico do kefir é chamado Lactobacillus Kefiri, que ajuda a defender contra bactérias nocivas, como salmonela e também E. Coli.

O kefir também contém exclusivamente outro composto poderoso, que é um polissacarídeo insolúvel chamado k efiran, que tem demonstrado ser antimicrobiano e ajuda a combater a candidíase. Além disso, o k efiran também demostrou a capacidade de reduzir o colesterol e a pressão sanguínea. O kefir mostra que consegue ajudar a modular o sistema imunológico e inibir o crescimento de muitas bactérias predadoras.

2. Ajuda a construir ossos mais fortes

A deterioração óssea, conhecida como osteoporose, é uma grande preocupação para muitas pessoas. Ela costuma acontecer quando não recebemos cálcio suficiente, o que é essencial para a saúde óssea. Os probióticos no kefir melhoram a absorção de nutrientes e os compostos bioativos ajudam a absorver o cálcio no corpo e impedir a degeneração óssea. Também contém vitamina K2, que tem demonstrado ser vital para melhorar a saúde óssea, a densidade e a absorção de cálcio.

3. Demonstra um relevante potencial para combater o câncer

Infelizmente, o câncer se tornou uma epidemia que afeta o mundo atualmente. E diante desse cenário, é essencial buscar formas de evitar que ele aconteça.

O kefir de água pode desempenhar um papel importante em ajudar seu corpo a combater esta doença desagradável, pois pode ser uma arma seriamente eficaz contra a propagação das células multiplicadoras e perigosas.

Os compostos encontrados na bebida probiótica demonstraram, na verdade, tornar as células cancerígenas no estômago autodestrutivas. Além disso, o kefir tem um grande papel anticarcinogênico no interior do corpo, podendo retardar o crescimento de tumores iniciais e suas conversões enzimáticas de não carcinogênico para cancerígeno.

Um teste realizado pela Escola de Dieta e Nutrição Humana no Macdonald Campus da Universidade McGill, no Canadá, mostrou que o kefir reduziu as células do câncer de mama em 56%.

4. Ajuda o sistema digestivo e combate a síndrome do intestino irritável

Manter o equilíbrio das bactérias intestinais é algo desafiador, mas o kefir tem a capacidade de ajudar a restabelecer esse equilíbrio e a combater doenças gastrointestinais como a síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e úlceras.

Beber kefir de água ou de leite é abastecer o organismo com probióticos que ajudam a restaurar a flora perdida, que luta contra patógenos. Os probióticos também ajudam a combater a diarreia disruptiva e outros efeitos colaterais gastrointestinais causados ​​por medicamentos como antibióticos, que destroem a flora bacteriana e deixam o corpo vulnerável.

5. Melhora alergias

Várias formas de alergias e asma estão ligadas a problemas inflamatórios no corpo e alguns cientistas acreditam que essas reações alérgicas são resultado da falta de boas bactérias no intestino. Em alguns estudos com camundongos, o kefir demonstrou reduzir as células inflamatórias que interrompiam os pulmões e vias aéreas e, também o acúmulo de muco.

Os micro-organismos vivos presentes no kefir ajudam a promover o sistema imunológico e a suprimir naturalmente as reações alérgicas, o que ajuda a mudar a resposta do corpo para diminuir surtos sistêmicos de alergias. Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt realizaram 23 estudos diferentes com quase 2.000 pessoas, e em 17 desses estudos os indivíduos testados que tomaram probióticos mostraram melhora dos sintomas alérgicos e da qualidade de vida.

6. Ajuda a tratar problemas de pele

Quando o intestino está desequilibrado, ele pode apresentar todos os tipos de problemas de pele como acne, psoríase, erupções cutâneas e eczema. O kefir de água ajuda a trazer boas bactérias de volta à linha de frente e nivelar a homeostase para o maior órgão do corpo, a pele. Ele não só ajuda com problemas citados, mas também é benéfico para o tratamento de queimaduras e erupções cutâneas.

Além disso, o carboidrato encontrado no kefir conhecido como k efiran também foi testado e mostrou ajudar a melhorar a qualidade da cicatrização de feridas na pele e proteger o tecido conjuntivo.

7. Melhora os sintomas de intolerância à lactose

Um número maior do que se pensa de pessoas sofre atualmente com intolerância a lactose e a boa notícia é que as bactérias de qualidade encontradas no kefir são essenciais para um intestino e corpo saudáveis.

No entanto, há muitos que não podem tolerar laticínios porque têm uma reação adversa à digestão da lactose, o principal açúcar do leite que está ativo quando é digerido. É aí que o kefir de água ajuda, pois ele não contém leite ou laticínios. Além disso, o ingrediente ativo do kefir ajuda a quebrar a lactose em ácido lático, facilitando a digestão.

O kefir também tem uma variedade maior de cepas e nutrientes bacterianos, alguns exclusivos, que ajudam a remover quase toda a lactose dos laticínios e leite.

Pesquisas publicadas no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics mostraram que ele melhora a digestão e a tolerância à lactose em adultos com má absorção de lactose.

Como fazer o kefir de água?

O kefir de água é feito de forma semelhante ao kefir de leite. Os grãos são colocados em água açucarada e ocorre o processo de fermentação. A fermentação produz bactérias e reduz o teor de açúcar da bebida.

No entanto, é importante notar que os grãos são diferentes, pois o kefir de água é feito com grãos específicos que dependem da água e não funciona da mesma maneira se colocado no leite ou em substitutos do leite.

Além disso, ele precisa de açúcar e vários tipos podem ser usados ​​para fazer kefir de água. No entanto, não recomendamos fazer kefir de água com mel, melaço ou substitutos de açúcar como stevia. Estes podem ser prejudiciais para os grãos de kefir ou não fornecer o alimento adequado para as bactérias se alimentarem.

Procure comprar um kit inicial de cultura adequado para água, de uma marca de confiança, e escolha se usará a água de coco ou água filtrada. Além disso, não utilize utensílios metálicos e todos os itens devem estar higienizados adequadamente, pois essa condição ajuda a preparar uma bebida de qualidade e estende o tempo de vida útil do kefir.

Use ¼ de xícara de açúcar por litro de água para fazer o kefir. Misture apenas 3 ou 4 colheres de sopa de grãos de kefir de água com 1  ou 2 litros de água com açúcar. Coloque em um recipiente e misture, deixando um centímetro de espaço no topo. Embora seja tentador diminuir o açúcar, não faça isso. As bactérias precisam dele para se alimentar.

À medida que os grãos crescem e se multiplicam, remova os que excedem para manter a proporção equilibrada. O ambiente ideal para grãos de kefir de água é à temperatura ambiente, sendo alimentado com água doce a cada 24 ou 48 horas. Evite refrigerar os grãos com muita frequência para mantê-los saudáveis.

Como cuidar?

Os grãos de kefir de água são reutilizáveis, então uma vez que um lote de kefir de água tenha terminado a cultura, simplesmente remova os grãos e coloque-os em água com açúcar doce, suco ou água de coco. Se forem bem cuidadas, os grãos de kefir de água têm uma vida útil ilimitada e podem ser usados ​​repetidamente para fazer kefir.

Geralmente o processo com os mesmos grãos pode ser feito por mais 2 ou 7 vezes, mas o número exato de lotes sucessivos dependerá do frescor do kefir e das práticas higiênicas empregadas. Veja algumas dicas:

  • É altamente recomendável mover os grãos de kefir de água para água doce após quatro dias, no máximo. Os grãos podem morrer de fome se ficarem mais tempo sem comida fresca;
  • Para ter certeza que os grãos estão funcionando, basta observar se o líquido irá clarear e ficar turvo e apresentar um aroma e sabor ligeiramente picante ou azedo, mas se ele parece, cheira ou tem um sabor desagradável, melhor não consumir.
  • Uma vez finalizada a cultura, os grãos devem ser removidos e o kefir de água pode ser armazenado à temperatura ambiente por 3 ou 4 dias, na geladeira por 2 ou 3 semanas e no congelador por 1, 2 meses ou mais. Já os grãos devem voltar para água açucarada para iniciar uma nova cultura.
  • Embora os grãos de kefir de água possam ser usados ​​para fazer lotes sucessivos, em algum momento a maioria das pessoas precisará fazer uma pausa. Então, saiba que temperaturas frias retardam muito o processo de cultivo, então a geladeira é um bom lugar para armazenar grãos quando é necessário um intervalo.
    Se a pausa for breve, por até 3 semanas, por exemplo, acrescente os grãos de kefir em água a 1 litro de água doce, coloque uma tampa apertada no recipiente e coloque na geladeira e se possível troque a água com açúcar a cada semana). Quando estiver pronto para fazer kefir de água novamente, separe os grãos do líquido de armazenamento, coloque em água doce açucarada e cultive como de costume. Pode levar alguns lotes para os grãos acordarem e voltarem ao trabalho e o líquido de armazenamento deve ser bom para consumir, desde que tenha um aroma e sabor agradáveis.
  • Caso a pausa seja de longa duração, ou seja, por até 6 meses, será necessário secar os grãos de kefir. Para isso, lave bem os grãos com água filtrada e coloque-os em um pedaço de papel absorvente em um local seguro. Deixe secar à temperatura ambiente durante 3 a 5 dias, dependendo da umidade e temperatura. Quando os grãos de kefir estiverem completamente secos, guarde em um saco plástico no freezer por até 6 meses. Quando estiver na hora de fazer kefir novamente, hidrate novamente os grãos de acordo com as instruções que vieram com a cultura original.
  • Como o kefir normalmente é azedo, é difícil dizer com certeza se ele está estragado ou se está morto. Entretanto, observe se ele mudou de cor ou apresenta um crescimento de fungos. Sinta o aroma, se estiver cheirando a mofo e a textura estiver rançosa, descarte o produto.

O kefir é um nome de origem turca keyif, que significa “sentir-se bem”, pois eles acreditavam que essa era a sensação causada pela bebida. Muitos anos depois, ela tem conquistado cada vez mais admiradores, pois sua alta concentração de probióticos e a capacidade de promover muitos benefícios para o corpo é extremamente relevante.

Beber regularmente kefir de água é eficaz para multiplicar bactérias saudáveis no intestino, o que contribuirá com um sistema imunológico forte, capaz de combater diversas doenças.

Além de todas os benefícios já citados, o kefir pode ser preparado por você, no conforto do seu lar, sem dificuldades ou trabalho. Ficou curioso? Então não demore em incluir esse poderoso alimento na sua dieta e usufruir de todos os seus benefícios.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou kefir de água? Tem curiosidade de experimentar ou cultivar em sua casa para aproveitar os benefícios listados acima? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

14 comentários em “Kefir de Água – O Que é, Benefícios, Como Cuidar e Para Que Serve”

  1. Gostei muito da matéria sobre Kefir, e gostaria de saber se é indicado para quem tem diabetes, uma vez que leva açúcar para alimentar uma bactéria e também se é para quem tem esofagite de refluxo. Como estou com osteoporose vi que é ideal para este caso.

  2. Eu particularmente estou muito feliz com as dicas q meu irmão me passou a respeito do Medir CE tiver alguém q queira fazer uma doação,ficarei muito agradecido…

  3. Eu recebi algumas informação d como CE procede ,não CE pode colocar água com cloro e também não c podetalvez o açúcar mascavo…

  4. Faz 3 anos que diariamente uso o kefir de água. Foi um dos alimentos que me ajudou a curar uma retite que já durava 1 ano e que não regradia. Com muitos antibióticos meu organismo estava muito fraco. Foinquando uma amiga me falou do kefir e comecei a tomar. Em duas semanas estava curado. Maravilhoso. Tomo todos os dias…..

  5. Olá!
    Maravilhosa a matéria sobre Kefir!
    Uso habitualmente o Kefir de leite, mas adquiri o de Água e coloquei no leite de coco; será que vai se desenvolver bem? Ou deveria fazer com água de coco? Socorro!!!
    Amo Kefir e não quero perder os de Água. Poderiam me esclarecer, por favor!
    Gratíssima!

  6. Amooooo meu kefir!!!! É tanto kefir que não sei mais o que fazer! Assim como tambem não sei mais ficar sem meus graozinhos…

    • Meu irmão e formado em gastronómia,me passou várias dicas de kuchar e também d kefir estou querendo me aprofundar pois é muito importante para nossa saúde c ,quiser me doar um pouco do seu kefir ficarei muito grato: Nelson

  7. Amei a matéria sobre Kefir.
    Vocês estão de parabéns.
    Já tenho o Kefir de leite e vou arrumar o de água também.
    Obrigado.

  8. Eu ganhei Kefir de água , mais eles não estão crescendo são bem muitos e não estão aumentando , será q eu fiz alguma coisa errada ? Não uso água filtrada uso a da torneira, e uso o açúcar mascavo

  9. Sou iniciante,li alguns artigos, gostei, ganhei da minha irmã,já estou cuidando com muito carinho do meu Kefir e me beneficiando dessa bebida que tantos benefícios traz para saúde.