12 Benefícios do Suco de Tomate – Para Que Serve e Propriedades

No prato dos brasileiros, tem que estar sempre presente o popular tomate. Por ser um fruto prático, versátil e gostoso, aquela saladinha rápida de tomate não pode ficar de fora. No entanto, veremos a seguir os principais benefícios do suco de tomate, para que serve exatamente e quais propriedades são responsáveis por isso.

O tomate contém propriedades importantes para a nossa saúde, só que o que muita gente não sabe é que os nutrientes são mais bem aproveitados pelo organismo quando é ingerido em forma de suco, já que em um suco fresco você aproveita todos os nutrientes da casca, sementes e polpa concentrados em forma líquida.

Sim, soa estranho tomar suco de tomate, mas você se lembra de que o tomate é uma fruta, certo? Pois então, embora não seja muito apreciado dessa forma no Brasil, há inúmeros benefícios suco de tomate para a saúde. Descubra abaixo por que você deveria incluir o suco de tomate no seu cotidiano!

O tomate e suas propriedades

O tomate é uma das fontes mais potente de antioxidantes e devemos dar uma atenção especial aqui ao licopeno. O licopeno é um poderoso antioxidante e está presente nos alimentos de coloração vermelha ou laranja, sendo o licopeno, o responsável pela cor vermelha do tomate.

O tomate por sua vez, contém a maior quantidade de licopeno do que qualquer outra fruta ou verdura. Mas afinal, porque os antioxidantes são tão importantes?

Os antioxidantes são de extrema importância no combate aos radicais livres. Os radicais livres podem causar danos às nossas células, e dependendo da quantidade presente no nosso organismo esses danos causados pelos radicais livres, ficam visíveis do lado de fora do nosso corpo, como por exemplo com as rugas.

Fica ainda mais preocupante quando os radicais livres continuam causando danos sem que o nosso organismo consiga combatê-los. Ao longo do caminho eles conseguem penetrar nas paredes das nossas células e chegar ao núcleo, onde o DNA fica armazenado, o que pode ocasionar na mutação de células boas para células cancerígenas.

O antioxidante licopeno ajuda com a prevenção dos radicais livres, evitando assim que eles cheguem a nossas células e causem danos a elas.

Veja abaixo os valores nutricionais do tomate.

Nutrientes100g de tomate
Carboidratos3.9 g
Fibra1.2 g
Gorduras0.2 g
Proteína0.9 g
Vitamina Aequiv. 42 mg (5%)
Vitamina C14 mg (17%)
Vitamina E0.54 mg (4%)
Potássio237 mg (5%)

Sem contar que, além dos nutrientes mencionados acima, o suco de tomate fresco também fornece vitaminas essenciais como as K e B, ferro, magnésio e fósforo.

Benefícios do Suco de Tomate – Para que serve

1. Poderoso na prevenção do câncer

Já é do conhecimento popular que o tomate previne o câncer de próstata, e de fato previne, pois como explicado acima, é um fruto rico em licopeno, que ajuda a diminuir o risco de uma série de tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de próstata.

A fibra natural presente no tomate também tem um papel importante nestes benefícios do suco de tomate, pois mantém a saúde do cólon reduzindo assim, o risco de câncer de próstata que afeta 1 em cada 8 homens.

Pesquisas feitas em relação à prevenção do câncer de próstata mostraram que um nutriente do tomate tem a capacidade de alterar a atividade metabólica no desenvolvimento de células de câncer de próstata e também está relacionado à morte celular programada (apoptose) em células de câncer de próstata que já tinham sido totalmente formadas.

Outros estudos têm demonstrado que os homens que consomem quantidades elevadas de licopeno têm uma redução de 30% no seu risco de câncer de pâncreas.

2. Regula o intestino

Entre as propriedades do tomate, a fibra é essencial na regulação do intestino. Sendo assim, um dos benefícios do suco de tomate consumido diariamente é a manutenção do fígado saudável, o que também contribui com a digestão, estimula o movimento intestinal e eliminação das fezes, prevenindo assim, a constipação. A bebida possui também propriedades laxativas que ajudam a limpar e desentoxicar o organismo.

3. Protege contra doenças cardíacas

Uma pesquisa relacionou o consumo elevado de licopeno com uma redução de 30% nas incidências de doenças cardiovasculares, além das fibras encontradas no suco de tomate, que ajudam a quebrar o colesterol LDL (também conhecido como colesterol ruim), e a niacina, que ajuda a estabilizar os níveis de colesterol.

A vitamina B6 presente no tomate ajuda a diminuir os níveis de homocisteína, um aminoácido que em níveis elevados causa danos nos vasos sanguíneos, o que pode ocasionar em doenças cardíacas, hipertensão e derrame. Por último, o potássio encontrado no tomate é igualmente importante para manter o equilíbrio da pressão arterial.

4. Ajuda a prevenir a coagulação do sangue

Com tantos nutrientes presente, mais um dos benefícios do suco de tomate para a saúde é a prevenção na aglomeração de plaquetas anormais que podem bloquear as veias, o que contribui para a saúde de pessoas com tendência a doenças cardíacas.

Embora seja importante considerar que a coagulação sanguínea seja importante no processo de cicatrização, o que se tornaria um fator negativo para pessoas com diabetes, por exemplo.

5. Fortalece o sistema imunológico

Por ser rico em vitaminas e nutrientes, incluir o suco de tomate no seu café da manhã fará você ficar mais imune a gripes e resfriados, sem contar que o fruto também possui propriedades anti-inflamatórias.

Pesquisas descobriram que tomar todo dia um copo de suco de tomate pode reduzir os efeitos da inflamação em quase um terço.

6. Bom para seus ossos

A vitamina K encontrada nos tomates é de grande importância para a saúde de seus ossos, pois no processo da construção óssea é feita a síntese da osteocalcina, que depende da vitamina K para ocorrer.

Pessoas que sofrem de artrite também podem obter benefícios do suco de tomate, pois suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a reduzir a dor causada pela doença.

7. Bom para a sua pele

Estudos têm mostrado que beber suco de tomate diariamente pode levar à redução da acne e a oleosidade da pele, além de fechar os poros e previnir danos celulares, lembrando que o licopeno age nos radicais livres que danificam as células e são responsáveis pelo aparecimento das rugas.

8. Desintoxica o Corpo

O suco de tomate é maravilhoso para liberar toxinas prejudiciais ao nosso corpo. Propriedades como o cloro e o enxofre ajudam o fígado e os rins a realizar melhor sua função de desintoxicação. É também um excelente diurético, que ativa o metabolismo e ajuda a queimar gorduras.

9. Contribui na perda de peso

Falando em queimar gorduras, adicionar o suco de tomate à sua dieta irá contribuir com a perda de peso. As fibras presentes no tomate darão a sensação de estar satisfeito e então você passará a comer menos.

10. Saúde dos olhos

Por serem cheios de fitonutrientes como o betacaroteno, luteína, zeaxantina e vitamina A, os tomates ajudam a manter seus olhos saudáveis ​​e protegem contra a degeneração macular.

11. Cabelos saudáveis

Beber o suco de tomate irá trazer uma melhora significativa na aparência e saúde dos seus cabelos. A vitamina A presente no tomate contribui para que seu cabelo cresça forte e sedoso. A vitamina K, por sua vez, fortifica e revitaliza os cabelos.

12. Ajuda a curar a ressaca

Depois daquela noitada com os amigos, você não consegue nem abrir os olhos? Você pode ter em casa o melhor remédio para aliviar os sintomas da ressaca. Tomar um copo de suco de tomate irá repor todos os nutrientes perdidos e hidratar. Misture o suco de tomate, pepino, espinafre e uma colher de azeite para criar um eficiente elixir contra a ressaca!

Como fazer um suco de tomate saboroso

Aqui vão algumas receitas deliciosas para que você possa desfrutar de todos os benefícios do suco de tomate!

1. Receita de suco de tomate com cenoura

Ingredientes:

  • 2 cenouras grandes;
  • 2 tomates;
  • 1 pepino.

Preparo:

Corte os ingredientes em pedaços e bata tudo no liquidificador. Beba logo em seguida!

2. Receita de suco de tomate com melancia

Ingredientes:

  • ½ melancia;
  • 2 tomates médios;
  • 1 pepino.

Preparo:

Corte os ingredientes em pedaços pequenos e bata tudo no liquidificador. Beba logo em seguida!

3. Receita de suco de tomate com maçã e cenoura

Ingredientes:

  • 3 maçãs vermelhas;
  • 2 tomates médios;
  • 3 cenouras;
  • gelo.

Preparo:

Corte os ingredientes em pedaços pequenos e bata tudo no liquidificador. Adicione gelo se desejar. Beba assim que pronto.

4. Receita de suco de tomate com maçã e gengibre

Ingredientes:

  • 3 maçãs;
  • 3 tomates;
  • 1 pedacinho de gengibre.

Preparo:

Descasque o gengibre. Corte os ingredientes em pedaços pequenos e bata tudo no liquidificar. Deve ser consumido na hora!

O que você achou de todos esses benefícios do suco de tomate que separamos acima? Pretende aprender como fazer essas receitas para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (25 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...

9 comentários em “12 Benefícios do Suco de Tomate – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Sempre gostei de tomate e depois desta descoberta não mim separarei jamais desta fruta. Só tenho a agradecer ? Deus abençoe.

  2. Apos ter uma ampla explicação bem direta e objetiva. Pretendo testar estas receitas para otimizar o meu organismo.

  3. A Paz do senhor Jesus. Gostei muito das informações. Do suco de tomate e uma fruta muito poderosa.tanto na saúde como na culinária.muito obrigado. E Fiquem com Deus.

  4. Ola’,costumo acrescentar tomate no arroz nos guisados de legumes…Consigo aproveitar os beneficios do tomate ou deve ser apenas no suco para aproveita-lo?

Deixe um comentário