Benefícios do Chá de Calêndula e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 12/03/2021

Propriedades anti-inflamatórias, pele saudável e desintoxicação do organismo: conheça todos os benefícios do chá de calêndula e como fazer.

  Continua Depois da Publicidade  

O chá de calêndula, feito a partir das flores da calêndula (Calendula officinalis), também conhecida como “bem me quer mal me quer”, é usado há centenas de anos para tratar diversos problemas de saúde, como infecções de pele e cólicas.

Embora não agrade o paladar de todos, os inúmeros benefícios do chá de calêndula para a saúde o fazem ser muito apreciado, sendo a flor também usada para a produção de medicamentos homeopáticos e fitoterápicos.

Então, vamos agora conhecer um pouco mais sobre o chá calêndula, seus benefícios para a saúde e descobrir se ele emagrece ou não.

Propriedades da calêndula

Flores de calêndula
Flores de calêndula

Algumas pesquisas foram feitas para descobrir a composição química da calêndula, e descobriu-se que ela é rica em carotenoides. Essas substâncias são responsáveis pela coloração amarela, laranja e vermelha em vegetais e, além disso, têm importante ação antioxidante.

Assim, há muitos benefícios do chá de calêndula para manter a pele saudável, combater inflamações, estimular a cicatrização de feridas e lesões, e fortalecer o sistema imunológico. No entanto, alguns desses usos são tradicionais, e ainda são necessários estudos para comprovar tais ações.

Benefícios do chá de calêndula

chá de calêndula

1. É rico em antioxidantes

Os antioxidantes presentes nas flores da calêndula ajudam a prevenir os danos causados pelos radicais livres. Assim, de acordo com estudos, o uso regular do chá de calêndula poderia auxiliar na prevenção de alguns problemas de saúde, como:

  • Inflamações: Esse efeito se dá pela melhor regulação do sistema imunológico, que ajuda a evitar reações inflamatórias exageradas;
  • Câncer: Como o desenvolvimento de alguns tipos de câncer está ligado, direta ou indiretamente, a ação dos radicais livres, o uso de alimentos e bebidas ricas em antioxidantes pode ajudar na prevenção e mesmo no tratamento;
  • Envelhecimento precoce da pele: Outro efeito dos radicais livres é o envelhecimento da pele, que pode ser amenizado com o uso do chá de calêndula e de outros alimentos antioxidantes.

2. Melhora a cicatrização

Os efeitos da aplicação da calêndula na pele já foram demonstrados em estudos, e incluem as seguintes propriedades:

  • Anti-inflamatória: A calêndula ajuda a reduzir a inflamação da pele, principalmente em locais que sofreram ferimentos;
  • Antibacteriana: A calêndula também tem um efeito antibacteriano importante, que pode ajudar na prevenção de infecções de feridas na pele;
  • Cicatrizante: Esse efeito se dá principalmente pela redução da inflamação no local da ferida e pelo aumento da produção de colágeno, o que ajuda a reduzir o tempo de cicatrização.

Além disso, a aplicação direta também pode ser usada em banhos de assento, para o tratamento de hemorroidas. Lembrando que, nesse caso, utiliza-se a infusão fria de calêndula.

Não só isso, mas também existem ainda medicamentos tópicos, como cremes e pomadas, que utilizam calêndula em sua composição, usados para o tratamento de feridas, irritações e queimaduras na pele.

  Continua Depois da Publicidade  

O uso desses medicamentos se baseiam em estudos que mostram que a calêndula acelera o processo de cicatrização.

3. Ajuda a controlar a glicemia

Algumas substâncias presentes nas flores da calêndula podem ajudar pessoas com diabetes a manter o controle da glicemia. Esse efeito, já demonstrado em estudos, se deve a melhora da sensibilidade à insulina, que levaria a redução dos níveis de açúcar no sangue.

4. Melhora cólicas menstruais

Outro efeito da calêndula é a melhora dos sintomas da dismenorreia, que é a dor uterina característica do período menstrual.

Estudos mostram que esse efeito se deve a redução da severidade das contrações uterinas, além da ação direta nos receptores da dor.

Chá de calêndula emagrece?

Embora algumas pessoas acreditem que o chá de calêndula ajuda a emagrecer e até o utilizam com esse objetivo, não há nenhuma evidência científica de que ele atue na perda de gordura.

Entretanto, estudos mostram que algumas preparações de calêndula tem efeito diurético. Assim, ela ajudaria a melhorar o inchaço e a retenção de líquidos, e consequentemente a reduzir o peso, em pessoas que sofrem deste mal.

Chá de calêndula: como preparar

Agora que você já sabe para que serve o chá de calêndula, saiba como prepará-lo para aproveitar seus efeitos positivos.

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Flores frescas ou secas de calêndula;
  • Água.

Opcional:

  • Mel ou adoçante;
  • Canela em pau.

Modo de preparo:

  1. Ferva aproximadamente 250 ml de água;
  2. Em seguida, adicione cerca de 2 colheres de chá de flores secas ou um punhado de flores frescas de calêndula;
  3. Deixe a mistura em infusão por no mínimo 10 minutos e coe a bebida;
  4. Adoce com açúcar, mel ou adoçante, a seu gosto;
  5. E caso queira variar o sabor do chá, adicione um pouco de canela.

Se quiser preparar uma quantidade maior do chá, ele pode ser armazenado durante o dia na geladeira.

Efeitos colaterais e dicas

Existem poucos relatos de efeitos colaterais associados ao uso de chá de calêndula. Porém, eles podem acontecer e é preciso estar ciente de quais são esses efeitos para saber quando suspender o consumo da bebida e buscar orientação médica.

Os possíveis efeitos colaterais do chá de calêndula incluem:

  • Reação alérgica, como coceira e vermelhidão na pele;
  • Desconforto estomacal;
  • Hipoglicemia, que é a redução rápida e drástica do açúcar no sangue.

Além disso, a calêndula pode interagir com alguns medicamentos. Então, sempre que for iniciar o uso de algum chá ou planta medicinal, é importante conversar com seu médico, para evitar interações e efeitos adversos.

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia a maioria dos benefícios do chá de calêndula para a saúde? Pretende consumir a bebida com mais frequência agora que os conhece? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média 4,17)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

9 comentários em “Benefícios do Chá de Calêndula e como fazer”

  1. Tomei e graças a Deus resolveu um antigo problema q os médicos não conseguiram com tantos outros tratamentos e nenhum resolveu, maravilhosa essa calêndula

    Responder