Benefícios do Chá de Calêndula – Para Que Serve e Como Fazer!

Especialista:
atualizado em 17/06/2020

Propriedades anti-inflamatórias, pele saudável e desintoxicação do organismo: conheça todos os benefícios do chá de calêndula e como fazer!

Embora não agrade o paladar de todos, há inúmeros benefícios do chá de calêndula para a nossa saúde. Trata-se de um chá capaz de combater inflamações, lutar contra bactérias e ser usado para diversos outros fins medicinais. Algumas pessoas também relatam usar o chá para emagrecer.

A calêndula é uma planta com flores que faz parte da família Asteraceae e é conhecida cientificamente como Calendula officinalis. Popularmente, essa flor também é chamada de bem-me-quer e é muito utilizada para fins ornamentais, além da forma de óleo essencial e de chá devido a suas propriedades terapêuticas.

Saiba para que serve o chá de calêndula e aproveite seus benefícios!

Para que serve o chá de calêndula?

Conforme as pesquisas apontam, são muitos os benefícios do chá de calêndula. A calêndula é muito utilizada pela medicina tradicional para os mais diversos fins, que incluem o tratamento e alívio de condições como:

  • Espasmos musculares;
  • Ciclo menstruação desregulado;
  • Febre;
  • Úlceras gástricas;
  • Doenças como sarampo, varíola e icterícia;
  • Dor de garganta;
  • Infecção causada por fungos;
  • Conjuntivite;
  • Hemorragias nasais;
  • Hemorroidas;
  • Varizes;
  • Queimaduras;
  • Feridas na pele;
  • Infecção no ouvido;
  • Assaduras;
  • Gengivite.

Assim, há muitos benefícios do chá de calêndula para manter a pele saudável, combater inflamações, estimular a cicatrização de feridas e lesões e fortalecer o sistema imunológico. No entanto, alguns desses usos são tradicionais e não têm comprovação científica até o momento.

Benefícios do chá de calêndula: saiba como usar

O chá de calêndula é muito utilizado topicamente para o tratamento de feridas, lesões, queimaduras, assaduras ou inflamações na pele. A aplicação acelera a cicatrização e evita inflamações na lesão devido às propriedades anti-inflamatórias. De quebra, a calêndula também apresenta propriedades analgésicas que aliviam a dor.

A aplicação direta também pode ser usada em banhos de assento para o tratamento de hemorroidas com infusões frias de calêndula.

Existem ainda muitos cremes e pomadas disponíveis comercialmente que contêm calêndula em sua composição. Estudos têm mostrado que o uso de géis e pomadas à base de calêndula ajudam a acelerar a taxa de recuperação e de cicatrização de úlceras e feridas de cicatrização lenta, além de importante atuação no combate ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase.

Alguns cremes dentais e enxaguantes bucais contêm calêndula como um de seus componentes devido a suas propriedades bactericidas e antimicrobianas que ajudam a reduzir inflamações como a gengivite, a cárie e as placas bacterianas.

Já presença de antioxidantes como os flavonoides faz com que a ingestão regular de chá de calêndula ajude a prevenir o envelhecimento precoce, deixando a pele bonita e saudável, e contribuindo para o fortalecimento do sistema imune.

O chá de calêndula apresenta um efeito diurético que estimula a micção mais frequente, ajudando a eliminar possíveis toxinas acumuladas no organismo e evitando o desenvolvimento de doenças nos rins e no trato urinário, por exemplo.

Um dos benefícios do chá de calêndula é ajudar a regular os hormônios durante a menstruação, fazendo com que alguns sintomas comuns da tensão pré-menstrual como cólicas e mudanças de humor diminuam, além de ajudar a induzir a menstruação para mulheres que sofrem de ciclos irregulares.

O chá de calêndula pode auxiliar na prevenção e no relaxamento dos músculos, evitando espasmos involuntários e ajudando no tratamento de cólicas abdominais e constipação.

Finalmente, as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da calêndula podem ajudar a prevenir e até tratar alguns tipos de câncer.

Um estudo publicado em 2006 na revista científica BMC Cancer mostrou que a planta é capaz de combater a atividade carcinogênica dentro dos tumores e de ativar os linfócitos, células de defesa do organismo que combatem substâncias estranhas como células cancerosas e agentes infecciosos presentes no corpo.

Além disso, a calêndula também ajuda a evitar alguns efeitos colaterais relacionados ao tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Em uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Oncology em 2004, a calêndula se mostrou eficaz na redução e na prevenção da incidência de dermatite causada devido à radiação usada no tratamento de câncer de mama, por exemplo.

Chá de calêndula emagrece?

Embora algumas pessoas acreditem que o chá de calêndula emagrece e até o utilizam nesse sentido, não há nenhuma evidência científica que comprove esse fato. O consumo da bebida pode ajudar a regular a digestão através do relaxamento dos músculos estomacais e intestinais, facilitando a evacuação.

Isso pode gerar uma pequena perda de peso em pessoas que sofrem constantemente com constipação e retenção de fluidos. Porém, esse fato não permite afirmar que o chá de calêndula emagrece, e este não pode estar na lista de benefícios do chá de calêndula.

Chá de calêndula: Saiba como fazer

Agora que você já sabe para que serve o chá de calêndula, saiba como prepará-lo para contar com seus efeitos positivos.

O chá de calêndula fica mais gostoso e nutritivo se for preparado a partir das flores frescas. Porém, nada impede que você use as flores secas no preparo da bebida.

Ingredientes:

  • Flores frescas ou secas de calêndula;
  • Água;
  • Mel ou adoçante (opcional);
  • Canela (opcional).

Modo de preparo:

Primeiro, ferva aproximadamente 250 mililitros de água. Em seguida, adicione cerca de 2 colheres de chá de flores secas ou um punhado de flores frescas de calêndula. Deixe a mistura em infusão por no mínimo 10 minutos.

Por fim, coe ou peneire a bebida e adicione um pouquinho de mel ou um adoçante de sua preferência para adoçar e uma pitada de canela. Essa receita sugere o uso de mel ou canela para melhorar o sabor da calêndula, que não é agradável a todos os paladares. Mas, se não quiser adicionar esses ingredientes, não precisa.

Outro método envolve o uso de água fria. Para que os nutrientes das flores sejam extraídos na água, basta colocar o recipiente semi-fechado em um local onde bate a luz do sol por cerca de 5 a 6 horas.

Se quiser preparar uma quantidade maior do chá, ele pode ser armazenado durante o dia na geladeira.

Efeitos colaterais e dicas

Existem poucos relatos de efeitos colaterais associados ao uso de chá de calêndula. Porém, eles podem acontecer e é preciso estar ciente de quais são esses efeitos para saber quando suspender o consumo da bebida e buscar orientação médica.

Os possíveis efeitos colaterais do chá de calêndula incluem:

  • Reação alérgica (principalmente se você for alérgico a outras flores das famílias de plantas Asteraceae ou Compositae ou a ervas como a camomila ou a equinácea);
  • Desconforto estomacal;
  • Erupções cutâneas; Asteraceae / Compositae

Por estimular a menstruação e influenciar nos hormônios, a calêndula pode fazer mal para mulheres grávidas por poder induzir o aborto ou prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Além disso, a calêndula pode interagir com alguns medicamentos sedativos usados para insônia, transtornos depressivos ou de ansiedade, com relaxantes musculares e com medicamentos prescritos para diabetes e pressão arterial.

Normalmente, se usado com moderação, a bebida não causa nenhum desconforto e todos os benefícios do chá calêndula podem ser aproveitados pelo nosso organismo.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia a maioria dos benefícios do chá de calêndula para a saúde? Pretende consumir a bebida com mais frequência agora que os conhece? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (28 votos, média: 4,14 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

8 comentários em “Benefícios do Chá de Calêndula – Para Que Serve e Como Fazer!”

  1. Tomei e graças a Deus resolveu um antigo problema q os médicos não conseguiram com tantos outros tratamentos e nenhum resolveu, maravilhosa essa calêndula