13 Benefícios do Óleo de Canela – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Os pesquisadores estudam diferentes alimentos há muitos séculos com a intenção de encontrar substâncias que possam atuar de forma benéfica no organismo, ajudando a melhorar muitos processos metabólicos e também prevenindo doenças. Alguns óleos vegetais presentes na natureza são considerados funcionais por possuírem componentes importantes para a saúde. O óleo de canela é um destes produtos naturais.

Vamos conhecer 13 benefícios do óleo de canela para a saúde, saber para que serve este alimento e aprender sobre as inúmeras propriedades deste óleo que pode ajudar a prevenir diversas doenças e a emagrecer.

O que é o óleo de canela?

A canela é uma das mais antigas especiarias conhecidas no mundo, sendo popularmente conhecida como canela-da-Índia, canela-do-ceilão, canela-rainha, entre outros nomes, sendo originária das regiões tropicais da Ásia.

O Brasil tem baixo cultivo desta especiaria e, portanto, é um dos grandes importadores deste produto de diferentes países, tanto de cascas quanto do óleo essencial. A China e a Indonésia estão entre os maiores produtores de canela do mundo, com destaque também para o Sri Lanka.

O uso da canela é descrito em documentos dos tempos bíblicos, sendo também bastante utilizado na época das explorações marítimas. Esta especiaria é obtida a partir da casca seca de diversas espécies do gênero Cinnamomum, da família Lauraceae. Acredita-se que existam mais de 100 variedades de canela no mundo todo, porém, basicamente quatro espécies são reconhecidas como as de maior importância no comércio mundial: a canela do Ceilão, a canela de Saigon, a cássia ou canela da China e a canela da Indonésia.

A árvore da canela alcança alturas de 6 a 12 metros e suas cascas e folhas são fortemente aromáticas, apresentando odor suave, além de sabor adocicado e levemente picante. A canela é amplamente utilizada em pó como aromatizante na culinária.

O óleo essencial de canela também pode ser utilizado, obtido através de destilação a vapor tanto através das cascas quanto através das folhas, apresentando, porém, diferentes composições. Estes óleos essenciais são muito utilizados como matéria-prima nas indústrias alimentícias, farmacêutica e também de perfumaria.

Quais os benefícios do óleo de canela?

A canela é muito conhecida por seu uso na culinária, podendo ser utilizada como condimento em pratos doces e salgados diversos, além de bebidas. O óleo de canela, por sua vez, possui muitas aplicações, podendo também ser usado na aromaterapia, em banhos de imersão e no chuveiro, assim como aromatizante de ambientes, em compressas, entre muitas outras formas de utilização.

A canela pode trazer muitos benefícios à saúde, pois é uma fonte rica de diversos nutrientes, entre eles o manganês, o ferro, o cálcio, além de conter bons teores de fibras. Estudos realizados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostram que a canela, quando utilizada todos os dias, pode auxiliar na melhoria de diversos aspectos da saúde, ajudando na redução significativa das taxas de açúcar no sangue e também promovendo a melhoria das taxas de colesterol.

O óleo de canela é uma forma mais potente de extração da planta que contém compostos especiais não encontrados na especiaria seca. Veja, a seguir, 13 benefícios do óleo de canela e saiba para que serve este óleo:

1. Ajuda a emagrecer e promove o controle de peso

Quando ingerimos algum alimento, o organismo converte os carboidratos presentes na refeição em glicose, enviando para o sangue. O pâncreas, por sua vez, produz um hormônio chamado de insulina, que é responsável pelo transporte da glicose presente no sangue para dentro das células, onde esta será utilizada como fonte de energia. Quando os níveis de açúcar no sangue não são controlados, o corpo passa a liberar maiores quantidades de insulina, provocando um aumento da sensação de fome e causando também um aumento da ingestão de alimentos.

A canela é utilizada há séculos e é muito conhecida por suas inúmeras propriedades e benefícios. Com o aumento dos estudos sobre esta especiaria, pesquisadores descobriram que o óleo de canela ajuda a emagrecer e isto acontece em função do potencial que a canela tem em estabilizar os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Logo, o uso do óleo de canela melhora o controle das taxas de glicemia, auxiliando, assim, no controle do apetite e promovendo o emagrecimento. Além disso, ao controlar melhor a liberação da insulina no organismo, o corpo também passa a armazenar menos gordura, evitando o ganho de peso exagerado.

2. Previne a diabetes

Como vimos, a principal função da insulina é o transporte da glicose presente na corrente sanguínea para dentro das células, onde esta é utilizada como fonte principal de energia. Quando as células passam a não responder adequadamente ao hormônio insulina, ocorre um aumento das taxas de açúcar no sangue, causando diversos sintomas e provocando o desenvolvimento da diabetes.

Estudos mostram que o consumo regular do óleo de canela pode ajudar na prevenção da diabetes, em função da sua capacidade de estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

3. Melhora a saúde do coração

Outro benefício do óleo de canela é ajudar a reduzir o acúmulo de placas de gorduras nas artérias, melhorando a circulação sanguínea. O óxido nítrico é uma substância produzida no interior das artérias e, quando há um aumento na quantidade de placas, ocorre uma diminuição da capacidade de produção de óxido nítrico, causando, entre muitas doenças, a arteriosclerose. A canela ajuda a aumentar a produção de óxido nítrico, melhorando a saúde do coração e prevenindo diversas doenças cardíacas.

4. Tem propriedades afrodisíacas

Os problemas de circulação podem trazer diversos efeitos negativos ao organismo, causando, por exemplo, disfunção erétil e a baixa da libido. Estudos mostram que o óleo de canela ajuda na produção de óxido nítrico e que, portanto, melhora o fluxo sanguíneo, funcionando como um remédio natural para a impotência.

5. Tem propriedades anti-inflamatórias

O óleo de canela possui propriedades anti-inflamatórias importantes para o tratamento e a prevenção de muitas doenças. Este produto pode ajudar, por exemplo, a prevenir o acúmulo de muco e limpar as vias nasais durante um quadro de resfriado. Este óleo pode também ser utilizado em forma de chá para combater a inflamação e a dor de garganta em função de gripes e resfriados.

6. Reduz as dores de cabeça

Os compostos ativos presentes no óleo de canela podem contribuir para o aumento do fluxo sanguíneo, auxiliando, assim, na redução das dores de cabeça. Este óleo também pode ser usado através da difusão em casa ou por inalação, sendo usado como um remédio natural para dores de cabeça e enxaquecas.

7. Possui ação calmante e relaxante

A canela é muito conhecida por suas propriedades aromáticas, em produtos para aromatizar a casa, combinada com outras essências naturais como a laranja, o cravo-da-índia e a laranja.

O óleo essencial de canela aumenta a sensação de bem-estar, trazendo calma e promovendo um relaxamento natural do corpo e da mente. Além disso, este óleo pode auxiliar no tratamento dos sintomas da depressão e da ansiedade em função destas propriedades.

8. Reduz as úlceras

O óleo de canela contém uma substância chamada de eurgenol, que pode auxiliar na redução das úlceras. Este composto é capaz de combater os efeitos e sintomas gástricos causados pelas úlceras, promovendo também a redução do tamanho das lesões.

9. Ajuda no combate a parasitas

Alguns estudos mostraram que o óleo de canela pode inibir o crescimento de certos parasitas que são nocivos à saúde, servindo como um excelente remédio natural para o tratamento deste tipo de problema. Juntamente com outros óleos, entre eles os óleos de orégano e de tomilho, o óleo de canela é um dos melhores remédios naturais para inibir o crescimento de alguns parasitas.

10. Possui propriedades antimicrobianas

O óleo essencial de canela pode ser utilizado para o tratamento de muitas doenças, principalmente dos problemas de pele como as erupções cutâneas, a acne e as infecções, pois ele possui propriedades antimicrobianas. Este óleo pode ser usado em conjunto com outros óleos, como o óleo de coco, por exemplo.

11. Melhora as funções cerebrais

Outro grande benefício do óleo de canela é a sua capacidade de aumentar a atividade do cérebro, ajudando a reduzir a tensão nervosa e a perda de memória. Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que o aroma do óleo essencial de canela tem a capacidade de estimular a atividade cerebral e que as pessoas que utilizaram o mesmo aumentaram sua pontuação em testes de atividades cognitivas, entre eles a melhoria da atenção, a memória de trabalho e a resposta visual-motor.

12. Estimula o crescimento dos cabelos

Um das propriedades do óleo de canela é estimular o crescimento dos cabelos, pois a canela ajuda a aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo, melhorando, assim, a nutrição dos fios e promovendo maior crescimento capilar.

Este óleo também ajuda na redução da quebra dos fios, deixando-os mais fortes e com aspecto mais saudável. O óleo pode ser aplicado com o uso de máscaras, em conjunto com outros produtos, ou sozinho, sendo aplicado diretamente nos cabelos, próximo à raiz.

13. Ajuda na redução dos sintomas da menstruação

O óleo essencial de canela tem ação anti-inflamatória e também é um antiespasmódico natural. Desta forma, ele pode auxiliar na redução das contrações durante o período menstrual, além de ajudar na redução da náusea, que é outro sintoma bastante comum nas mulheres.

Conclusão

O óleo de canela possui muitos benefícios para a saúde, pois é uma fonte rica de diversos nutrientes, entre eles o manganês, o ferro, o cálcio, além de conter bons teores de fibras.

Este óleo pode auxiliar na redução significativa das taxas de açúcar no sangue, ajudando a emagrecer e também prevenindo a diabetes, além de melhorar a saúde do coração, reduzindo as placas nas artérias, auxiliar no tratamento de dores de cabeça, na redução dos sintomas da menstruação, dores de garganta, problemas causados por parasitas, problemas cutâneos e ser um excelente produto afrodisíaco.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou desses benefícios do óleo de canela que separamos acima? Pretende incluí-lo no seu dia a dia para aproveitar suas propriedades? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (33 votos, média: 4,03 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

7 comentários em “13 Benefícios do Óleo de Canela – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Muito bom esse artigo sobre o óleo de canela. Esclareceu algumas dúvidas. Estou estudando sobre os óleos e estou encantada. Obrigada.