10 Melhores Frutas para Diabéticos

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Para uma vida mais saudável, é recomendado o consumo de frutas diariamente. Repletas de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes, elas ajudam nosso corpo a se prevenir de várias doenças. Por conterem açúcares naturais, como frutose, sacarose e glicose, um pedaço de fruta fresca ou uma salada de frutas são ótimas opções também para sobremesa. Mas há quem precise controlar os índices de açúcar no sangue. Quais são as  melhores frutas para diabéticos, então?

Praticamente todas as frutas são permitidas para quem tem diabetes, desde que ingeridas em quantidade limitada, dando preferência àquelas com menor quantidade de carboidratos e com bagaço e casca. No entanto, reconhecer quais são as melhores opções de frutas para diabéticos é importante para evitar os picos de glicemia, e conferir o Índice Glicêmico e a Carga Glicêmica dos alimentos é fundamental neste controle.

Índice Glicêmico

Quando se tem diabetes, é importante controlar o índice de glicose no sangue o tempo todo, o que significa que a pessoa deve estar atenta ao Índice Glicêmico (IG) de cada alimento, que é a medida dos efeitos dos alimentos ricos em carboidratos (como as frutas) no nível de açúcar do sangue.

Frutas com Índice Glicêmico baixo (IG de 55 ou menos) são opções seguras para diabéticos, uma vez que ajudam a regular melhor o nível de açúcar no sangue. Mesmo que algumas frutas sejam muito doces, elas ainda são geralmente de baixo IG, o que as torna excelentes frutas para diabéticos, inclusive substituindo doces e guloseimas não tão saudáveis (como chocolates) que quem essas pessoas devem evitar ao máximo.

Carga Glicêmica

Além do Índice Glicêmico, é recomendável observar a Carga Glicêmica (CG) dos alimentos, inclusive frutas. Este novo conceito avalia a quantidade e a qualidade dos carboidratos da dieta consumida. Uma fruta com carboidratos que tenha a CG baixa (menos de 10 por porção) terá um impacto menor no nível de glicose no sangue.

Morangos, por exemplo, podem ser bem doces, mas são de baixo IG (pois eles contêm principalmente carboidratos de liberação lenta), e possuem pouca CG por porção consumida (são muito baixos em teor de carboidratos por porção), por isso, são considerados boas opções de frutas para diabéticos.

Confira guia com as 10 melhores frutas para diabéticos:

  • Morangos

Assim como amoras, framboesas e groselhas, morangos possuem um IG baixo e a CG baixa por porção consumida, o que significa que comendo estas frutas você ajudará a se manter satisfeito por mais tempo e seus níveis de açúcar no sangue permanecerão estáveis. Morangos são cheios de antioxidantes que melhoram o sistema imunológico, neutralizando os subprodutos nocivos do metabolismo chamados radicais livres, que podem levar ao câncer e outras doenças.

Índice glicêmico: 40

Carga glicêmica (por 250g ou xícara cheia): 4

  • Maçã

Mas são outras ótimas frutas para diabéticos, pois têm baixo IG e estão disponíveis durante o ano todo. As maçãs são ricas em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a diminuir o colesterol e regular os níveis de açúcar no sangue e a função intestinal, e também têm um efeito anti-inflamatório que pode ajudar os diabéticos a se recuperar mais rápido de infecções. Também são ricas em antioxidantes que aumentam a imunidade.

Índice glicêmico: 38

Carga glicêmica (por 150g ou maçã média): 7

  • Pêssego

Pêssegos possuem IG baixo e são repletos de fibras, vitaminas, antioxidantes, especialmente vitamina C. São melhor aproveitados frescos (evitar os enlatados). Considerados aliados dos pulmões, ótimos para hipertensão, prisão de ventre, coração e rins. Evitam doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, síndrome metabólica e doença cardiovascular.

Índice glicêmico: 42

Carga glicêmica (por 150g ou pêssego médio): 6

  • Cerejas

Cerejas tem Índice Glicêmico baixo, que ajudam a manter o nível de açúcar do sangue estável. Também contêm antioxidantes poderosos, chamados de antocianinas, que oferecem propriedades anti-inflamatórias e antienvelhecimento.

Índice glicêmico: 22

Carga glicêmica (por 100g ou meia xícara de cerejas): 3

  • Peras

Outra fruta recomendada para diabéticos, por possuir Índice Glicêmico baixo, além de ser opção disponível durante todas as estações do ano. A pera é rica em vitaminas e minerais, e uma boa fonte de fibras – o que ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, diminui o colesterol e melhora a saúde digestiva.

Índice glicêmico: 38

Carga glicêmica (por 165g ou pera média): 8

  • Laranjas

São a fonte mais conhecida de Vitamina C, que ajuda a proteger contra infecções e melhora nosso sistema imunológico. As laranjas são boas furtas para diabéticos pois possuem também IG baixo e CG baixa por porção consumida, graças ao seu alto conteúdo de fibra solúvel, que ajuda a manter o nível de açúcar no sangue sob controle e diminui o nível de colesterol no sangue.

Índice glicêmico: 42

Carga glicêmica (por 200g ou laranja média): 8

  • Ameixas

São conhecidas por evitarem a constipação e regularem o funcionamento do sistema digestivo. No entanto, a ameixa é também rica em antioxidantes e fitonutrientes. Rica em minerais, como o ferro, flúor e potássio, e de vitaminas A, C e E.

Índice glicêmico: 39

Carga glicêmica (por 100g ou 2 ameixas médias): 4

  • Goiabas

Outra boa opção de frutas para diabéticos é a goiaba, já que ela possui baixo Índice Glicêmico e baixa Carga Glicêmica por porção consumida. É ainda rica em fibras, auxiliando na estabilidade do nível de açúcar no sangue. É outra ótima fonte de antioxidantes, especialmente a vitamina C (até quatro vezes mais que em uma laranja).

Índice glicêmico: 20

Carga glicêmica (por 77g ou 1 goiaba média): 2

  • Uvas

Ainda que as uvas tenham naturalmente alto nível de açúcar, ainda assim pertencem ao grupo das frutas com baixo IG e têm a mesma CG por porção que uma laranja ou pera. Tanto uvas verdes como as vermelhas contêm poderosos antioxidantes e resveratrol, o que ajuda a prevenir o estreitamento e endurecimento das artérias, além de reduzir o risco de um ataque cardíaco e AVC.

Índice glicêmico: 50

Carga glicêmica (por 110 ou 1 punhado): 8

  • Abacaxi

Uma das melhores frutas para diabéticos, o abacaxi traz benefícios como o auxilio na digestão de carnes e outras proteínas. Também auxiliam o corpo por serem ricos em propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas. É rico em vitamina A, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, enxofre, cloro, magnésio, fósforo, potássio e sódio, além de fibras solúveis, ajudando a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Índice glicêmico: 59

Carga glicêmica (por 100 ou 2 fatias): 7

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Você já foi diagnosticado como diabético? Quais alimentos foram excluídos de sua dieta? Que frutas costuma consumir? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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22 comentários em “10 Melhores Frutas para Diabéticos”

  1. Boa tarde, gostei bastante dos vídeos, pois
    tenho uma grande dificuldade nas quantidades (porções) dos alimentos nas refeições diárias. Tenho intolerância lactose e recemtemente diabetes tipo 1. Outra dúvida é se os alimentos zero lactose possuem os mesmos indices glicêmicos ( carboidratos) dos alimentos normais.

  2. Sou diabética e procuro dicas de alimentos que me ajudem a controlar a glicemia, gostaria de receber informaçoes sempre que possivel, obrigada.

    Com os mais cinceros agradecimentos
    Isabel Mabota

  3. boa tarde, estou com a glicemia alta e a nutricionista passou para o café da manhã, banana com aveia ou mamão com aveia ,será que não vai alterar mais a glicemia ?
    também gostaria de receber dicas de alimentação para diabéticos.

  4. Passei a tomar todas as manhãs uma porção batida com 1 mamão, duas bananas pratas, um copo de leite integral, duas colheres de sopa de granola e uma colher de sopa de linhaça.
    Fiz um exame de sangue e minha glicose estava em 128. Como não tenho histórico de glicose alta, esta alimentação pode ter causado um aumento no índice da glicose ?

    • Sim, claro que pode! A banana tem cerca de 100 calorias e seu consumo deve ser limitado a 3 por semana, apenas. Ingerir frutas como abacate, maçãs e cerejas é ótimo.

  5. Boa tarde ..todo diabéticos precisam cortar os carboidratos.glutem.todos tipos de doces….etc….é fazer exercícios diariamente…

  6. Sou diabético e procuro dicas de alimentos que me ajudem a controlar a glicemia, gostaria de receber informaçoes sempre que possivel, obrigada.

    Com os mais cinceros agradecimentos
    HUGO SEVERO

    • Gostaria de receber dicas do que posso comer pois sou diabética tipo 2. Meu pâncreas ainda produz insulina, mas é pouca pois a insulina artificial NPH e a Regular que me fez muito mau. Deu vários efeitos colaterais. Qual o substituto para o arroz integral?

  7. Sou diabética e procuro dicas de alimentos que me ajudem a controlar a glicemia, gostaria de receber informaçoes sempre que possivel, obrigada.

    • Diabéticos tem que tomar cuidado com frutas e alimentos com carboidratos. Frutas como abacate, amora, morango tem menos carboidratos e por isso são as melhores. Quando consumir frutas com mais carboidratos é melhor que faça junto de uma refeição que tem gordura e proteínas, por exemplo, para que o indice glicêmico da refeição como um todo seja menor.