Suco detox verde

16 Ingredientes Para um Suco Desintoxicante Para Emagrecer

Os sucos desintoxicantes, também chamados simplesmente de “detox”, estão sendo mais utilizados do que nunca. Além de inúmeras receitas caseiras disponíveis, empresas já passaram a comercializar diversos tipos de suco detox prontos, facilitando a vida dos mais atarefados.

Como os sucos desintoxicantes agem?

O suco detox promete auxiliar na eliminação de toxinas do organismo, no emagrecimento, no funcionamento do sistema imune, na melhora da qualidade de vida e na saúde em geral. A ação desintoxicante ajudar o fígado a eliminar substâncias produzidas pelo próprio metabolismo que devem ser excretadas assim como compostos prejudiciais do ambiente, como radicais livres, poluentes, contaminantes dos alimentos, etc.

Quando associados a um plano alimentar adequado, podem ser excelentes aliados na perda de peso, ajudando na eliminação de líquidos, dando disposição e energia para a prática de atividades físicas e ainda são opções muito nutritivas, fornecendo vitaminas, sais minerais, antioxidantes e outros compostos saudáveis com baixas calorias. Para isso basta escolher os ingredientes certos para o seu suco desintoxicante para emagrecer.

Ingredientes para um suco desintoxicante para emagrecer

Diversos ingredientes podem ser utilizados no preparo de um suco desintoxicante para emagrecer, desde frutas, até legumes, verduras, especiarias, chás etc.

O preparo é muito simples, bastando colocar todos os ingredientes escolhidos em uma centrífuga especial para o preparo de sucos ou liquidificador comum, a maioria dos ingredientes apenas precisa ser lavada, não sendo necessário descascar, tirar sementes ou outro preparo. Utilizar os alimentos da sua forma in natura extrai todos os seus benefícios, sem perder suas propriedades especiais.

A seguir falaremos mais a respeito de cada ingrediente e quais os benefícios eles podem trazer para o seu suco detox. Para auxiliar no emagrecimento é importante focar nos alimentos que fornecem um grande valor nutricional sem acrescentar muitas calorias.

1) Pepino

O pepino é rico em água, potássio e fibras. Atua como diurético natural e melhora a saúde dos músculos. Melhora ainda a saúde da pele, sendo utilizado inclusive em preparações tópicas. Pode ainda facilitar a eliminação de cálculos renais e o funcionamento do intestino. Não contém proteínas nem gorduras, além de baixo teor de carboidratos. Adicionando muitos nutrientes ao seu suco detox sem acrescentar calorias.

Veja também: 5 Receitas de Suco de Pepino Para Emagrecer

2) Espinafre

O espinafre é rico em clorofila que tem uma ação desintoxicante no organismo. É rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, fibras e ferro. Auxilia o sistema imune, previne constipação e ajuda a regular a glicemia, além de ser de baixíssima caloria, 100g tem apenas 20 kcal. No entanto possui ácido oxálico, uma substância que pode prejudicar a absorção de ferro e cálcio, portanto não deve ser usado em quantidades exageradas.

Veja também: 6 Receitas de Suco de Espinafre

3) Aipo

Também conhecido como salsão, o aipo é rico em fibras, vitaminas (principalmente K e A), ácido fólico e potássio. Auxilia na digestão e tem baixa caloria. Assim como o espinafre, 100g fornece menos de 20 Kcal. Também é rico em sabor, dando um toque especial ao suco.

4) Hortelã

Conhecida também como hortelã-verde, é muito utilizada no preparo de chás e sucos de frutas como o famoso abacaxi com hortelã. Tem um aroma e sabor bastante característico e confere um toque refrescante à receita. Auxilia na melhora de sintomas gastrointestinais como flatulência, vômito, dispepsias etc. Tem ainda propriedades calmantes.

Veja também: 14 Benefícios da Hortelã – Para Que Serve e Propriedades

5) Abacaxi

O abacaxi é uma fruta com baixa densidade calórica, apresenta propriedades anti-inflamatórias e ainda auxilia na digestão, é fonte de vitamina C, antioxidantes e manganês. É muito refrescante e vai muito bem em dias de clima quente.

Por possuir uma grande quantidade de água pode servir de base para adição de outros ingredientes ao suco.

Veja também: Suco de Couve Com Abacaxi Emagrece? 10 Receitas

6) Limão

Extremamente rico em vitamina C, o limão tem grande poder antioxidante, auxilia na alcalinização do sangue, é refrescante e auxilia no combate à acidez estomacal, ajuda a prevenir gripes e resfriados e ainda tem propriedades antimicrobianas.

Pode ser utilizado com casca, porém se ela for batida por muito tempo no liquidificador pode amargar o suco. Por isso, após adicionar o limão com casca, bata apenas por alguns segundos e consuma imediatamente.

Veja também: 9 Receitas de Suco Detox Com Limão Para Emagrecer

7) Gengibre

O gengibre é rico em magnésio, potássio, folato, cálcio e vitamina B6. Auxilia no combate a gripes e resfriados, fortalecendo o sistema imunológico, auxilia o emagrecimento melhorando a digestão, a função intestinal, reduzindo os níveis de cortisol, um hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal, é um termogênico natural, ou seja, aumenta metabolismo, aumentando o gasto calórico, inibe o apetite e não possui calorias. Possui também propriedades anti-inflamatórias, contra o diabetes e doenças cardiovasculares. Por todos esses motivos, sua utilização em sucos detox tem sido cada vez mais comum. Seu sabor é marcante e o consumo em quantidades elevadas pode trazer efeitos colaterais por isso utilize em pequenas quantidades.

Veja também: Suco de Gengibre Para Emagrecer – Como Fazer, Benefícios e Dicas

8) Maçã

Podendo ser utilizada na versão vermelha ou verde, as maçãs são ricas em pectina, uma fibra solúvel chamada pectina, que favorece a digestão e a função intestinal e reduz a absorção de colesterol. A maçã ainda tem propriedades contra o câncer de cólon (uma região do intestino), de pulmão, de mama e de fígado e protege mulheres contra a osteoporose na pós-menopausa.

Com grande quantidade de antioxidantes faz bem também para a pele e combate os radicais livres.

Por conter uma quantidade maior de açúcar em relação aos outros ingredientes citados, use a maçã com mais cautela ou você pode adicionar muitas calorias ao seu suco prejudicando a perda de peso. Uma maçã pequena (100g) possui 10g de açúcares.

9) Beterraba

As beterrabas são ricas em ferro, auxiliando na formação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todo o corpo. Possui ainda a propriedade de desintoxicar o fígado, melhorando a eliminação de substâncias danosas ao organismo e o tratamento de doenças como icterícia, hepatite, problemas biliares e outras. É rica em colina, que ajuda o fígado a metabolizar gorduras. Sua cor viva ainda vai deixar o suco desintoxicante para emagrecer ainda mais atrativo. Utilize em quantidades moderadas, 100g de beterraba fornecem 50 kcal.

Veja também: 10 Benefícios da Beterraba – Para Que Serve e Propriedades

10) Cenoura

A cenoura é rica em carotenoides que tem propriedade antioxidante, combatendo diversas doenças e os danos causados pelos radicais livres. Contém ainda vitamina A, K e do complexo B e fibras. 100g fornecem 41 Kcal, com apenas 5g de carboidratos, 1g de proteína e valores insignificantes de gorduras. Os carotenoides luteína e zeaxantina presentes na cenoura podem auxiliar na saúde dos olhos.

Veja também: 10 Receitas de Suco de Cenoura para Emagrecer

11) Couve

A couve contém glutationa, uma substância fundamental para a desintoxicação do fígado, e combate a radicais livres. Ela ainda possui carotenoides, flavonoides, vitaminas A, K e C e auxilia no controle do colesterol por ligar-se aos ácidos biliares facilitando a sua excreção, uma vez que os ácidos biliares são feitos a partir do colesterol o corpo consome mais colesterol para sintetizar mais ácidos biliares. Por ser uma folha verde é também rica em clorofila. 100g tem apenas 27 Kcal.

Veja também: 8 Receitas de Suco de Couve Para Emagrecer

12) Chá verde

O chá verde é extremamente ricos em substâncias antioxidantes, chamadas catequinas. Ele é capaz de ajudar na prevenção do câncer, de doenças cardiovasculares, do diabetes, de doenças neurodegenerativas, de melhorar o sistema imunológico e ainda auxiliar o emagrecimento e ter ação diurética.

Uma dica é fazer o chá normalmente e em seguida adicionar outros ingredientes e bater no liquidificador, assim o chá servirá de base para seu suco detox.

Veja também: Tudo sobre Chá Verde

13) Linhaça

A linhaça é rica em ômega 3 e 6, ácidos graxos que fazem bem à saúde. Além disso, a linhaça é capaz de auxiliar na perda de peso por conter alta taxa de fibras. Previne diversas doenças como câncer de mama, diabetes, colesterol e pressão alta e combate inflamações. A linhaça traz muitos benefícios desde que utilizada em quantidades moderadas, pois é rica em gorduras boas e proteínas, fazendo com que 100g forneçam cerca de 454 Kcal. Se seu objetivo é o emagrecimento, coloque apenas uma colher pequena à receita do seu suco para não adicionar muitas calorias.

Veja também: 8 Benefícios da Farinha de Linhaça Dourada – Como Fazer, Como Usar e Receitas

14) Semente de Chia

A farinha da semente de chia fornece muitos nutrientes como ômega 3, cálcio, fibras, proteínas, flavonoides (que são antioxidantes), e magnésio. Da mesma forma que a linhaça contém muitas calorias em 100g, mais de 500 kcal. Assim, apesar de ser muito saudável deve ser adicionada às receitas do suco desintoxicante para emagrecer de forma cautelosa. Uma colher de sopa contém apenas 10g de chia e 52 Kcal.

Veja também: 9 Benefícios da Farinha de Chia – Como Fazer, Como Usar e Receitas

15) Blueberry

O blueberry também é conhecido no Brasil como Mirtilo. Ele contém muitos polifenóis e vitamina C, que são compostos antioxidantes, fazendo com que o blueberry seja um dos alimentos com maior potencial antioxidante, auxiliando o organismo a eliminar diversas toxinas com características oxidantes extremamente prejudiciais. Tem ação anti-inflamatória e antibacteriana. Contém ainda fibras e potássio e é muito utilizado em dietas para perda de peso.

Sua coloração e sabor deixam o suco com um roxo vivo e muito saboroso. 100g de blueberry fornecem 57 Kcal e 10g de açúcar. Assim como outras frutas deve ser utilizado com moderação.

Veja também: 8 Benefícios do Mirtilo (Blueberry) – Para Que Serve e Propriedades

16) Goji Berry

O goji berry tem sido muito utilizado nas dietas de emagrecimento. Ele contém uma grande quantidade de vitamina C, antioxidantes, fibras e também é fonte de cromo, ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, na saciedade, e no ganho de massa magra. É uma excelente opção para adicionar ao suco desintoxicante para emagrecer, conferindo excelentes propriedades e sabor. O goji berry desidratado contém bastante carboidrato, em 10g, 7g são de açúcares, fornecendo 40 Kcal. Por isso consuma também em pequenas quantidades, de 20 a 30g por dia.

Veja também: 10 Receitas de Suco de Goji Berry

Outros ingredientes

Muitos outros ingredientes costumam estar presentes nas receitas de sucos detox como, por exemplo, salsa, pera, açafrão, laranja, coentro, alface, brócolis, manga, morango, abacate, mel.

Cuidados especiais devem ser tomados com as frutas e mel que contém altos teores de açúcar e por mais que sejam saudáveis do ponto de vista nutricional podem aumentar as calorias totais do suco. O abacate também contém um alto teor de gorduras.

O suco ideal

Os ingredientes citados podem ser associados das mais diversas formas para criar receitas bastante nutritivas e saudáveis. Basta usar a criatividade e adaptar ao seu gosto pessoal. Experimente várias opções, pois algumas combinações podem parecer estranhas a princípio, mas o resultado pode te surpreender. Você pode ver aqui mais informações sobre dieta detox e ver várias receitas de suco desintoxicante para emagrecer.

Lembre-se sempre de associar o suco desintoxicante para emagrecer com uma dieta saudável e exercícios físicos e cuidado com dietas que substituem muitas refeições apenas pelos sucos, elas podem ser perigosas se feitas durante muito tempo. Tenha sempre o acompanhamento de bons profissionais, médico e nutricionista, para garantir que está conseguindo perder peso de forma saudável.

Você tem alguma receita diferente e gostosa de um suco desintoxicante para emagrecer? Qual é o seu preferido? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. DIETA PARA PERDER PESO.
    MEU PESO: 76 KG
    MINHA ALTURA: 60 CM

    PRECISO PERDER 12 KG

    ADOREI AS DICAS PARA DIETAS SAUDÁVEIS!
    GOSTARIA DE OBTER TODAS AS INFORMAÇÕES P EMAIL.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*