5 motivos para você não conseguir perder peso

atualizado em

Geralmente, quando o assunto é a perda de peso, o que se recomenda é combinar a dieta com a prática regular de exercícios físicos, para maximizar os resultados. 

Os exercícios físicos fazem o organismo queimar mais calorias e aceleram o metabolismo, te ajudando a ficar em forma e com os músculos tonificados, além dos diversos benefícios que trazem à saúde. Mas mesmo com tanto esforço, muitas pessoas ainda encontram dificuldades para perder peso.

Veja alguns dos principais motivos para uma pessoa não conseguir perder peso.

Alto consumo de açúcar processado

Uma das principais razões para alguém não estar perdendo peso é o alto consumo de açúcar processado na dieta. Às vezes, mesmo pessoas que se preocupam com a dieta, podem acabar caindo na tentação de comer apenas um pedacinho pequeno de doce. O problema é que eles são ricos em açúcar e, portanto, mesmo uma pequena porção pode ser altamente densa em calorias.

O processamento do açúcar retira todos os nutrientes do alimento, deixando apenas as calorias e os carboidratos. Este é o tipo de açúcar que se adiciona às bebidas e aos alimentos feitos em casa e que está presente em alta concentração nos industrializados. Como ele é um carboidrato simples, é rapidamente absorvido pelo corpo e o excedente é estocado na forma de gordura. 

  Continua Depois da Publicidade  

Tamanho das porções

Refeição saudável
Procure ingerir pequenas porções de comida mais vezes por dia, ao invés do contrário

Outra razão para uma pessoa não conseguir perder peso é a ingestão de porções muito grandes de comida, que acabam aumentando demais a quantidade de calorias ingeridas ao final do dia.

Algumas pessoas acreditam que, por estarem se exercitando, podem comer de forma livre, desde que sejam alimentos saudáveis. Mas mesmo os alimentos saudáveis, como arroz, feijão, frango e legumes podem extrapolar a necessidade calórica diária, se forem consumidos em excesso. 

Qualquer tipo de comida em grandes porções pode acrescentar um número de calorias maior do que seu corpo necessita para o seu metabolismo e atividades, fazendo com que o excesso seja armazenado como gordura. 

Uma das razões para alguém comer grandes quantidades de comida é o hábito. Faça seu prato com porções menores de cada alimento e espere pelo menos 20 minutos antes de repetir o prato, pois é o tempo que o cérebro leva para enviar a mensagem de que seu corpo está saciado. 

  Continua Depois da Publicidade  

É bem provável que você perceba que a quantidade de comida que você ingeriu foi suficiente para matar sua fome, tornando desnecessária a ingestão de porções maiores de comida. 

Beliscar frequentemente os alimentos

Beliscar alimentos pode ser um dos motivos para você não estar conseguindo perder peso, já que isso aumenta a quantidade total de calorias ingeridas ao final do dia, tornando a perda de peso um desafio quase impossível. 

Beliscar é comer por prazer quando se está de barriga cheia ou quando se está assistindo televisão. Pode acontecer, também, em uma situação de estresse, ou simplesmente porque não tem nada melhor para fazer. 

Este é um fator determinante para o aumento de peso, porque você não pensa no quanto está comendo e no quanto aquelas beliscadas somaram às calorias já ingeridas naquele dia.

Planeje bem sua alimentação, inclusive colocando lanches entre as principais refeições, a fim de controlar melhor sua fome e, possivelmente, sua ansiedade. 

  Continua Depois da Publicidade  

Veja algumas opções de lanches saudáveis e com poucas calorias, que você pode planejar para o seu dia e, assim, parar de beliscar qualquer alimento, a qualquer hora. 

Álcool

O álcool adiciona calorias vazias sem nenhum valor nutricional, mesmo quando você não está consumindo nenhum alimento ou petisco. Veja as calorias das bebidas alcoólicas

Essas calorias extras vão fazer você ganhar peso e perder os resultados conquistados com treinos longos e pesados.

Exagerar na bebida alcoólica pode diminuir significativamente seus níveis de energia, devido à desidratação e aos impactos negativos nos níveis hormonais e na qualidade do seu sono.

O álcool também deprime o cérebro, proporcionando um alívio temporário para sentimentos e emoções ruins ou difíceis de assimilar. Com o tempo, o cérebro se acostuma aos efeitos do álcool, o que é a razão de muitas pessoas necessitarem cada vez de mais álcool para sentir seus efeitos. Portanto, essa pode ser uma grande razão para você não conseguir perder peso. 

  Continua Depois da Publicidade  

Pressão social

Família saudável
É de suma importância que os familiares e pessoas que convivem com você acompanhem seu estilo de vida saudável

Por último, mas não menos importante, todos nós somos seres sociais e, às vezes, isso entra atrapalha a nossa jornada em busca do emagrecimento. 

Pense nos amigos e familiares com os quais você passa a maior parte do seu tempo. Para perder peso com mais facilidade, eles precisam te ajudar ou não te atrapalhar no processo. 

Ao saber que você está se esforçando para perder peso, é mais fácil de você não ser pressionado a comer e beber qualquer coisa que o grupo estiver consumindo. Além disso, eles podem te ajudar como “vigilantes” daquilo que você come e bebe nos encontros sociais. 

Outro benefício de dizer ao seu círculo social mais próximo sobre seus objetivos de perda de peso é que eles poderão te ajudar a se manter no foco e te incentivar. Então, vá em frente e diga a sua família e amigos sobre sua meta, para obter melhores resultados.

Fontes e referências adicionais

Você se identificou com algum desses motivos que atrapalham a perda de peso? O que você pretende fazer daqui pra frente, para não continuar cometendo esses erros? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário