Farinha de Banana Verde

5 Benefícios da Farinha de Banana Verde – Como Fazer, Como Usar e Receitas

Ao contrário da banana madura, a fruta ainda verde contém pouco açúcar e uma grande quantidade de amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido no estômago e que pode trazer benefícios à saúde. Entre os principais, temos o aumento da saciedade, prevenção de alguns tipos de câncer e até mesmo diminuição das taxas de colesterol.

Para quem está de olho na balança, há mutios benefícios da farinha de banana verde para a dieta e saúde, já que ela controla o apetite e é pouco calórica. Confira abaixo estes e outros benefícios da farinha de banana verde.

Propriedades

Fonte de fibras, vitaminas e minerais, a farinha de banana verde é um dos alimentos mais nutritivos à nossa disposição. Uma única porção de 30 g (equivalente a duas colheres) fornece:

  • 99 calorias;
  • 1,2 g de proteínas;
  • 23,2 g de carboidratos;
  • 2,7 g de fibras – o que é equivalente a 11% da nossa Ingestão Diária Recomendada (IDR) 8% da IDR de fósforo;
  • 7% IDR de ferro;
  • 5% de cálcio;
  • 3% de magnésio;
  • 2% de manganês.

A farinha de banana verde também é fonte de amido resistente, um tipo de carboidrato que passa intacto pelo estômago e pelo intestino delgado. Ao chegar ao intestino grosso, o amido resistente passa por um processo de fermentação, que produz uma série de ácidos graxos benéficos ao organismo e sobretudo às bactérias do trato digestivo.

Para que Serve?

A farinha de banana verde pode ser utilizada para baixar o colesterol, auxiliar no emagrecimento, melhorar as taxas de glicose na circulação e também para melhorar o trânsito intestinal. A matéria abaixo, exibida no programa Globo Repórter, ajuda a explicar para que serve a farinha de banana verde:

Benefícios da farinha de banana verde

O amido resistente é responsável por grande parte dos benefícios da farinha de banana verde. Conheça quais são eles:

1. Controle das taxas de colesterol

O consumo habitual de farinha de banana verde (não adianta consumir a farinha uma vez a cada 15 dias e esperar obter bons resultados) pode auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol ruim em circulação (LDL). As fibras da farinha dificultam a absorção dos lipídios, além de também estimular a produção de HDL – o bom colesterol que evita que o LDL se deposite nas artérias e cause problemas ao coração.

2. Melhora o humor e diminui a compulsão

Assim como a banana madura, a farinha de banana verde é fonte de triptofano e vitamina B6, dois elementos essenciais para a síntese de serotonina. Também conhecida como “hormônio da felicidade”, a serotonina é na verdade um neurotransmissor, que promove a comunicação entre as células cerebrais (neurônios).

Quanto melhor essa comunicação, menores as chances de você se sentir triste ou deprimido, o que significa que a farinha de banana verde melhora o humor, diminui a compulsão alimentar, alivia os sintomas do estresse e pode até mesmo ajudar na indução do sono (outro efeito do triptofano).

3. Regula os níveis de açúcar no sangue

diabetes 2

A farinha de banana verde libera glicose de forma muito lenta no organismo, de maneira que não haverá uma grande quantidade de insulina em circulação logo após você consumir o alimento. Isso não somente evita os temidos picos de glicose como pode reduzir a resistência à insulina – que é o principal fator de surgimento de diabetes do tipo II.

4. Favorece a perda de peso

A farinha de banana verde ajuda a emagrecer por três motivos, que serão listados ainda como os próximos benefícios da farinha de banana verde:

5. Aumenta a Saciedade

Sempre elas, as fibras: ao absorverem líquidos no estômago, as fibras aumentam a sensação de saciedade e avisam para o cérebro que está na hora de parar de comer.

6. Melhora o funcionamento do intestino

healthy gut

Você provavelmente já ouviu falar que existem alimentos que ajudam a causar inflamações no organismo, e que essas informações podem dificultar a perda de peso. Pois é exatamente isso mesmo, uma vez que a má alimentação pode levar ao acúmulo de uma série de toxinas nocivas ao corpo.

Uma das melhores maneiras de combater essas inflamações é melhorar o funcionamento do intestino, favorecendo a eliminação de toxinas e resíduos da digestão. As fibras da banana verde cumprem bem esse papel, atuando como uma “vassoura” do sistema digestivo. Para que esse efeito seja completo, no entanto, é fundamental que a farinha seja consumida com bastante água.

7. Evita picos de insulina

Além de promover o estoque de gordura, a insulina em excesso também pode enviar ao cérebro um falso sinal de fome, fazendo com que você queira comer mesmo após ter acabado de se alimentar.

8. Combate o Câncer de Intestino

Ao estimular a eliminação de toxinas e facilitar a remoção de possíveis resíduos digestivos das paredes intestinais, a farinha de banana verde colabora para a manutenção de um sistema digestivo sadio e funcional, duas características que obviamente estão ausentes no surgimento do câncer.

Outra atuação da farinha de banana verde no intestino se dá através do amido resistente, que atua como um excelente probiótico para as inúmeras bactérias que habitam nosso trato intestinal. Bem nutridas, elas são indispensáveis para manter a integridade da parede intestinal e evitar o surgimento de neoplasias (câncer).

Como Fazer

banana-verde-destaque_16804_36963

Como não é possível consumir a banana verde crua (devido ao alto teor de tanino, que confere à fruta o sabor “marrento” característico), a melhor maneira de utilizá-la é na forma de farinha. Fácil de fazer, a farinha de banana verde pode ser mantida por vários meses sem necessidade de ir à geladeira. Veja como fazer:

Ingredientes:

  • 1 dúzia de bananas verdes.

Modo de Preparo:

  1. Lave bem as bananas;
  2. Ferva-as por dois minutos para remover possíveis impurezas.
  3. Descasque as bananas e corte-as em tiras. Coloque-as sobre uma forma (sem empilhar uma sobre as outras) e leve para assar em forno baixo;
  4. Deixe torrar até que estejam bem secas (esturricadas mesmo) – apenas tome cuidado para que não queimem;
  5. Bata as bananas secas no liquidificador;
  6. Se preferir uma farinha mais fina para fazer bolos e pães, passe a mistura do liquidificador em uma peneira. Já para uma farinha integral com todas as fibras basta armazená-la em vidros bem fechados sem peneirar.

Como Usar 

Para quem deseja utilizar a farinha de banana verde para emagrecer, a sugestão é consumir uma colher do alimento com um copo de água logo ao acordar, para restabelecer os níveis de glicose e evitar picos de fome ao longo do dia.

Como praticamente não tem sabor, a farinha de banana verde pode também ser utilizada no preparo das mais diversas receitas, tanto doces quanto salgadas, como pães, sopas, mousses, panquecas, tapiocas, sopas e biscoitos.

Devido ao alto teor de amido da farinha de banana verde, a dica é utilizar cerca de 20% menos da farinha na hora de fazer substituições nas receitas (se a receita pede 100 g de farinha de trigo e você quer substituir tudo por farinha de banana, utilize somente 80g da farinha de fruta).

Receitas

Confira 3 receitas com farinha de banana verde que podem entrar em seu cardápio sem atrapalhar a dieta (apenas consuma com moderação):

1. Barra de Cereal com Farinha de Banana Verde

bar

Prática, a receita abaixo admite as mais diferentes combinações (se não quiser usar nozes, por exemplo, pode optar por passas, chia ou qualquer outro ingrediente de sua preferência).

Ingredientes:

  • 1 xícara de aveia em flocos;
  • 1/3 de xícara de farinha de banana verde;
  • ¼ de xícara de frutas secas;
  • 2 colheres de mel;
  • 3 colheres de óleo de coco;
  • 2 colheres de manteiga de amendoim (ou qualquer outra manteiga de sua preferência);
  • 3 colheres de nozes picadas.

Preparo:

  1. Em um recipiente misture todos os ingredientes secos e reserve;
  2. Leve ao micro-ondas uma tigela com a pasta de amendoim, o óleo de coco e o mel. Deixe derreter por 25 segundos;
  3. Misture os ingredientes líquidos com os secos e incorpore bem;
  4. Coloque a mistura em uma forma com papel vegetal (ou manteiga, tanto faz) e leve para gelar no freezer;
  5. Após 4 horas retire a forma e corte as barrinhas no tamanho que desejar.

2. Shake de farinha de Banana Verde

ss_R117006

Ingredientes:

  • 1 copo de leite de soja gelado;
  • 2 colheres de farinha de banana verde;
  • 1 pera madura;
  • ½ maçã;
  • Canela a gosto.

Preparo:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

3. Bolo Integral com Farinha de Banana Verde

download

Riquíssima em fibras, a receita abaixo é deliciosa e leva uma série de ingredientes nutritivos e saudáveis, como linhaça, nozes e aveia – além de fornecer todos os benefícios da farinha de banana verde, é claro.

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de banana verde;
  • 2 xícaras de farinha de aveia;
  • 1 xícara de aveia em flocos;
  • 1 copo de óleo de coco ou azeite;
  • 2 xícaras de açúcar mascavo;
  • 4 ovos;
  • 4 bananas maduras;
  • 1 xícara bem cheia de ameixa (sem caroço) picada;
  • 3 colheres de linhaça;
  • 1 colher de canela em pó;
  • ¾ de xícara de nozes (pode ser castanha do Pará) picadas;
  • 1 ½ colher de fermento químico;
  • 1 colher de sopa de chia.

Modo de Preparo:

  1. Em uma tigela grande misture as farinhas, a canela, a aveia e o açúcar. Reserve;
  2. Bata no liquidificador o óleo de coco, os ovos e a banana, até que fique bem cremoso;
  3. Acrescente o creme do liquidificador à mistura de farinhas e mexa bem;
  4. Adicione a ameixa, as nozes e a linhaça. Incorpore bem e por último acrescente o fermento;
  5. Despeje a misture sobre uma forma untada e polvilhada com farinha de banana verde;
  6. Leve para assar em forno (pré-aquecido) médio por 45 minutos, ou até que o interior esteja sequinho.

Referências adicionais: 

Você já conhecia todos esses benefícios da farinha de banana verde? Já a utilizou em alguma receita na cozinha? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

11 comentários

  1. gostei muito da farinha de banana….porem uma duvida….qual a banana a ser utilizada?
    obrigado. aguardo resposta.

  2. A farinha da banana verde, possui muito carboidrato que é um dos agentes responsável pelo ganho de peso. Se a pessoa tomar logo apos as refeições e tomar mais de 3 ao dia isso contribuira para o ganho de peso. Ja ouvi várias pessoas em dieta para engordar, usando a farinha.

  3. Genario Antonio da Cruz

    Eu gostei da rceita pelos beneficios que traz a saude. Muito grato pelas esolicações.

  4. noeme reis dos santos

    eu gostaria,de fazer um curso sobre farinha,de frutas.mim emdiquem por favor.

  5. Estou usando bana verde em bolos e panquecas, realmente é maravilhoso

  6. Ola! Estou pensando em fazer a farinha de banana verde para vender,é necessário alguma autorização, licença ou algo do tipo . Penso em fazer e colocar em potes e vender em casa ou na rua. Será que vende? Se puder me tirar essa dúvida eu agradeço e espero resposta.

  7. Marco Antonio Pereira

    Banana verde

  8. Adorei essas receitas. Muito saudável, fácil de preparar e delicioso.

  9. Muito obrigado gostei muito da dica ,Más gostaria que me dissessem qual seria a banana ideal para estas receitas ficarei grato se me responderem por meu e-mail obrigado

  10. Gostaria de receber mais receitas,muito util obrigada

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*