Pata de vaca

7 Benefícios do Chá de Pata de Vaca – Para Que Serve e Como Fazer

A pata de vaca é uma planta nativa do Brasil muito usada em jardinagem e paisagismo devido à sua beleza e formato, que lembra uma pata. Apesar de existirem várias espécies da planta, é a espécie conhecida cientificamente como Bauhinia forticata, que apresenta propriedades medicinais que podem fazer bem para o nosso corpo.

Muito procurado por diabéticos para ajudar no controle do índice glicêmico, há ainda outros benefícios chá de pata de vaca para a saúde, que vamos mencionar abaixo. No fim do texto, vamos mostrar como fazer o chá e discutir se a ingestão dessa bebida causa algum efeito colateral indesejado no organismo.

Chá de pata de vaca

A pata de vaca é um pequeno arbusto com folhas que adotam a forma de um casco da pata de gado. Conhecida popularmente por outros nomes como casco de vaca, pata de boi, pata de veado e unha de vaca, a planta é nativa do solo brasileiro, mas também pode ser facilmente encontrada em países como o Peru, o Paraguai, a Argentina e outros países da América Sul e da América Central que contêm florestas tropicais.

A pequena árvore produz flores brancas grandes e uma vagem contendo sementes. Grande parte das suas propriedades medicinais é encontrada justamente na folha com formato incomum no reino vegetal.

A folha da planta contém em sua composição vários compostos fitoquímicos responsáveis por suas propriedades medicinais como: astragalina, flavonoides, glicosídeos, betasitosterol, guanidina, kaempferintrina, saponinas, ácidos graxos e ramnose.

Existem vários potenciais benefícios do chá de pata de vaca para a nossa saúde. No entanto, mais pesquisas ainda estão sendo realizadas sobre os efeitos da pata de vaca no nosso organismo e é por isso que é tão difícil encontrar informações de qualidade e confiáveis sobre os benefícios desse chá para fins medicinais.

Para que serve

O uso principal do chá de pata de vaca é no tratamento da diabetes. Conhecida por algumas pessoas como insulina vegetal, a pata de vaca é capaz de regular os níveis de açúcar no sangue, em especial aqueles que lidam com episódios de hiperglicemia.

O chá de pata de vaca também é usado para tratar a poliúria, condição em que o corpo produz um volume muito grande de urina por dia fazendo com que a pessoa precise ir muitas vezes ao banheiro.

Além disso, a planta apresenta muitas propriedades que fazem bem para a saúde como as suas propriedades bactericidas e fungicidas, por exemplo.

Benefícios do chá de pata de vaca

1. Efeito diurético e desintoxicante

A pata de vaca apresenta ação diurética que estimula a eliminação de urina. Esse efeito ajuda a evitar a retenção de líquidos no organismo, além de promover a saída de toxinas e resíduos metabólicos encontrados no nosso organismo.

Dessa forma, o chá de pata de vaca pode ajudar a desintoxicar o organismo ao eliminar substâncias que o corpo não precisa mais. Além disso, ajuda a reduzir a sensação de inchaço.

2. Controle da diabetes

O chá de pata de vaca ajuda a controlar o índice glicêmico, além de ajudar a tratar outros sintomas relacionados com a diabetes que incluem a poliúria, problemas urinários e problemas renais.

As propriedades e benefícios da pata de vaca contra a diabetes já são conhecidas há bastante tempo. O primeiro estudo sobre o uso da pata de vaca no tratamento da diabetes foi feito em 1929 por um pesquisador brasileiro.

Desde então, vários outros estudos foram financiados para estudar os compostos presentes na planta responsáveis por tal efeito. Vários desses estudos envolveram animais e humanos em ensaios clínicos que foram capazes de provar a capacidade da pata de vaca de reduzir os níveis de açúcar no sangue.

O chá de pata de vaca ajuda a controlar a glicose no sangue através da melhoria do metabolismo de carboidratos e proteínas. Estudos indicam que a presença do flavonoide kaempferitrina encontrado na folha da pata de vaca tem relação com uma melhor captação de glicose pelas células. Dessa forma, a planta é capaz de usar melhor a glicose como fonte de energia e evitar picos de açúcar no sangue.

Ainda que vários estudos mostrem o potencial da pata de vaca para ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, existem também pesquisas que não concordam com esse efeito da planta. Por esse motivo, mais estudos devem ser desenvolvidos para comprovar ou não a eficácia da pata de vaca no controle da diabetes.

3. Redução dos níveis de colesterol

Em 2004, pesquisadores descobriram o potencial da pata de vaca em relação à redução do colesterol. De acordo com os estudos, a pata de vaca ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e de colesterol total no sangue.

Isso ajuda a evitar complicações da diabetes e também a diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

4. Problemas na pele

Devido às propriedades bactericidas e antioxidantes do chá de pata de vaca, ele pode ser usado para tratar problemas na pele como acne causada por bactérias e para evitar sinais de envelhecimento precoce.

Os benefícios do chá de pata de vaca para esses fins se dão graças a seu poder antioxidante que ajuda a eliminar os radicais livres que prejudicam a saúde das células epiteliais desencadeando manchas e rugas, principalmente nas regiões mais sensíveis como a pele do rosto e do pescoço, por exemplo.

5. Perda de peso

Esse é um benefício um pouco polêmico. O chá de pata de vaca, sozinho, não é capaz de promover uma perda de peso significativa. No entanto, quando usado como um aliado a um plano alimentar saudável e equilibrado, o chá pode auxiliar o processo de emagrecimento.

Há duas razões para acreditar que o chá de pata de vaca emagrece. A primeira se baseia em suas propriedades diuréticas que ajudam a evitar a retenção de líquidos e a segunda tem a ver com o controle do índice glicêmico, que ajuda a evitar que o excesso de glicose no sangue seja armazenado como gordura no organismo.

6. Tratamento de infecções e doenças nos rins, fígado, estômago, baço e vesícula biliar

Os fitonutrientes presentes na pata de vaca parecem ajudar a tratar doenças que afetam órgãos do trato gastrointestinal. Além de tratar doenças, o chá de pata de vaca pode melhorar a digestão, aliviando problemas como a constipação. Também há indícios de que compostos encontrados na pata de vaca são capazes de reparar células renais danificadas.

Também é possível que o chá de pata de vaca evite a ocorrência de cálculos na bexiga devido ao seu efeito diurético que ajuda a eliminar toxinas e sais acumulados no corpo.

Segundo o uso popular da pata de vaca, a planta também tem propriedades analgésicas que ajudam a aliviar dores no corpo em geral e amenizar os sintomas de infecção urinária, por exemplo.

7. Efeito antioxidante

A presença de diversos antioxidantes promove benefícios do chá de pata de vaca para combater os danos celulares causados por radicais livres. Assim, além de ajudar a manter a pele saudável, o alto teor de antioxidantes ajuda a proteger o corpo contra o estresse oxidativo responsável pelo desenvolvimento de diversas doenças.

Outros benefícios do chá de pata de vaca

De acordo com o conhecimento popular, a pata de vaca pode ser usada para diversos fins medicinais. No entanto, muitos desses benefícios ainda não são atestados cientificamente. São eles, por exemplo:

  • A redução da pressão arterial sanguínea;
  • A ação anticoagulante que evita problemas como trombose;
  • O estímulo à produção de leite materno;
  • A prevenção e o tratamento da anemia.

Como fazer 

O chá de pata de vaca é muito fácil de ser preparado. Basta ter acesso a pelo menos uma folha de pata de vaca e ter em mãos uma xícara de água quente.

Como as folhas da pata de vaca costumam ser grandes, apenas 1 ou 2 folhas da planta são suficientes para preparar um chá bem concentrado. Também é possível encontrar as folhas secas em lojas que vendem produtos naturais.

Para preparar o chá, pique as folhas de pata de vaca ou use uma colher de sopa de folhas secas para cada 250 mililitros de água. Aqueça a água até a fervura e em seguida adicione a pata de vaca. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Depois disso, coe a bebida e o chá está pronto para tomar.

O indicado é beber o chá de 2 a 3 vezes por dia, mas não há uma dosagem específica de consumo diário recomendada.

Cuidados

O chá de pata de vaca não costuma causar efeitos colaterais. No entanto, é essencial tomar algumas precauções para evitar problemas.

  • Alergia: É importante, por exemplo, que alérgicos ou pessoas sensíveis a plantas da família Fabaceae evitem o consumo de chá de pata de vaca.
  • Diabetes: Diabéticos que já usam medicamento para controlar a doença também devem usar o chá com cautela para evitar crises de hipoglicemia, condição em que os níveis de açúcar no sangue ficam perigosamente baixos.
  • Gravidez e lactação: Mulheres que estejam grávidas ou amamentando devem evitar a ingestão do chá, já que não há evidências suficientes para atestar a sua segurança para a saúde do feto ou do bebê em desenvolvimento.
  • Interações medicamentosas: Além de interagir com medicamentos usados para diabetes ao potencializar os seus efeitos, a pata de vaca também pode interagir de forma negativa com medicamentos anticoagulantes, anti-inflamatórios e medicamentos usados para tratar doença autoimunes e problemas na tireoide.

Também é importante discutir com um médico sobre a ingestão do chá de pata de vaca se você faz uso de antibióticos, analgésicos, remédios para o colesterol, medicamentos cicatrizantes, agentes antineoplásicos, antifúngicos, antitérmicos, antivirais e antiparasitários.

Por fim, o uso de algumas ervas ou suplementos dietéticos como o Ginkgo biloba pode aumentar o risco de hemorragias e deve ser evitado.

Embora haja tantos benefícios do chá de pata de vaca para vários fins medicinais, ele deve ser consumido com cautela, principalmente devido à necessidade de mais estudos científicos sobre a eficácia e efeitos do chá no nosso organismo.

E claro, se você é diabético e quer experimentar o chá para auxiliar no tratamento, consulte seu médico antes para usar a planta com segurança e evitar crises desnecessárias de hipoglicemia que podem colocar sua saúde em risco.

Referências adicionais:

Você já tinha ouvido falar dos benefícios do chá de pata de vaca para diabetes e até os outros efeitos? Pretende experimentar por conta disso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (13 votos, média: 4,08 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Sim quero tomar por conta será que tem algum problema

  2. Eu comecei a tomar o chá de pata de vaca no dia 30/01/19. Experimentei chás de folhas de nogueira, chá de folhas de moringa, batata yakon, mas não tive nenhum sucesso. Já tomo Glifage XR 500 mg e o meu índice glicêmico continua 108 – 110, às vezes até 116. Essas plantas que eu citei não alteraram em nada o meu índice glicêmico. O chá de Moringa, já tomo há mais de 6 meses; a de Nogueira, cerca de 3 meses, e a batata yakon, uns 2 meses. Não vi nenhum efeito, por enquanto. Vou insistir um pouco mais com a batata Yakon, pois o meu irmão me disse que nele, reduziu de cerca de 170 para 99. Eu continuo tomando Moringa porque comprei bastante, mas aparentemente, é uma furada. Espero que o chá de Pata de Vaca me dê resultados melhores. Vou tomar por um mês e fazer novo exame. Também tomo chá de canela de velho, para os meus joelhos, que tem desgaste (condromalácea patelar), tomo em conjunto com Condroflex. Não melhora, nem piora… estão iguais.

  3. João Miranda Filho

    Eu sou naturalista e vivo estudando todas as plantas medicinais e ao mesmo tempo tenho um horto medicinal para produzir plantas para doação, moro no Maranhão e ja tenho muitas plantas em torno de dez tipos no entanto vi na moringa deus unir todos os nutrientes das outras nesta planta milagrosa, tenho tomado vários tipos e agora o que esta dando resultado positivo realmente vem sendo a moringa que se tornou meu carro chefe nas propriedades medicinais, descobri e providenciei as sementes e ja fiz mais de mil mudas e estou doando só assim eu consigo fazer e distribuir o que Deus me deu de presente
    do mais obrigado.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*