7 benefícios do chá de pata de vaca – Para que serve e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 08/09/2021

A pata de vaca é uma planta nativa do Brasil muito usada em jardinagem e paisagismo, mas ela também pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, principalmente para pessoas que precisam controlar os níveis de açúcar no sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, apesar de existirem várias espécies semelhantes, é a espécie conhecida cientificamente como Bauhinia forticata, que apresenta propriedades medicinais que podem fazer bem para o nosso organismo.

Por isso, a seguir vamos conhecer melhor a pata de vaca e seus benefícios para a saúde, além de aprender a preparar o chá.

O que é pata de vaca?

pata de vaca
Pata de vaca

A pata de vaca é uma árvore de pequeno porte, natural da mata atlântica e encontrada em praticamente todo o território brasileiro e alguns países vizinhos, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru e Bolívia.

Seu nome se deve ao formato de suas folhas, que se assemelham a um casco de vaca.

Ela é uma das muitas plantas medicinais utilizadas pela medicina tradicional para o tratamento da diabetes, uma vez que ela ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue.

Benefícios do chá de pata de vaca

A folha da pata de vaca possui uma composição bastante rica, contendo vários compostos fitoquímicos responsáveis por suas propriedades medicinais como: 

Então, a seguir vamos conhecer com mais detalhes os benefícios que o chá de pata de vaca pode trazer para a saúde:

1. Efeito diurético 

A pata de vaca apresenta uma ação diurética leve, e assim estimula a eliminação de urina. Esse efeito ajuda a tratar e a prevenir a retenção de líquidos no organismo, um problema bastante comum principalmente para mulheres.

2. Ação hipoglicemiante

Os compostos presentes na folha da pata de vaca podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Contudo, o mecanismo de ação da planta e as moléculas responsáveis por este efeito ainda estão sendo investigados.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma das teorias a respeito de seu funcionamento é a de que alguns de seus componentes, como o kaempferol e a quercetina, atuam no metabolismo dos carboidratos, que ajudaria então a reduzir a glicemia.

Mas, ainda que vários estudos mostrem o potencial da pata de vaca para ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue, pesquisas mais detalhadas ainda precisam ser feitas. Por esse motivo, não inicie o uso do chá de pata de vaca por conta própria, antes de conversar com seu médico.

3. Redução dos níveis de colesterol

Outro efeito da pata de vaca é a redução dos níveis de triglicerídeos e de colesterol total no sangue. Isso ajuda a evitar complicações da diabetes e também a diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

4. Problemas na pele

Devido às propriedades bactericidas e antioxidantes do chá de pata de vaca, ele pode ser usado para tratar alguns problemas na pele, como a acne causada por bactérias. 

Além disso, a planta também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, uma vez que possui ação antioxidante, que ajuda a eliminar os radicais livres que prejudicam a saúde das células da pele, principalmente nas regiões mais sensíveis, como o rosto e o pescoço.

5. Perda de peso

Esse é um benefício um pouco polêmico, pois o chá de pata de vaca, sozinho, não é capaz de promover a perda de peso. No entanto, quando usado como um aliado a um plano alimentar saudável e equilibrado, o chá pode auxiliar no processo de emagrecimento.

Então, caso queira incluir a bebida em um plano de emagrecimento, procure um nutricionista, que é o profissional mais adequado para montar uma dieta balanceada, que se adapte às suas necessidades e a seu estilo de vida.

6. Prevenção de problemas no fígado

Os compostos antioxidantes presentes na pata de vaca parecem ajudar a prevenir danos ao fígado, causados pelo estresse oxidativo.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, esse efeito, até o momento, foi visto apenas em estudos com modelos animais, e serão necessárias mais pesquisas para saber se esse benefício também ocorre em humanos.

7. Efeito anti-inflamatório

Os antioxidantes presentes nas folhas da pata de vaca ajudam o organismo a regular o funcionamento do sistema imunológico, contribuindo assim para a prevenção de reações exageradas, que costumam causar as inflamações.

Outros benefícios ainda não comprovados do chá de pata de vaca

De acordo com o conhecimento popular, a pata de vaca pode ser usada para diversos fins medicinais. No entanto, muitos desses benefícios ainda não foram atestados cientificamente. São eles:

  • A redução da pressão arterial sanguínea;
  • A ação anticoagulante que evita problemas como trombose;
  • O estímulo à produção de leite materno;
  • A prevenção e o tratamento da anemia.

Como preparar o chá de pata de vaca?

chá de pata de vaca

Ingredientes:

  • Uma folha de pata de vaca;
  • 300 ml de água fervente;
  • Adoçante (opcional).

Modo de preparo:

  • Primeiro, corte as folhas em pedaços pequenos;
  • Depois, aqueça a água em uma panela ou chaleira e, quando começar a ferver, desligue o fogo;
  • Então, transfira a água para uma xícara, com as folhas previamente cortadas;
  • Por fim, deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos e sirva;
  • Caso prefira, adoce com um adoçante de sua escolha.

Observação: Para preparar o chá você pode usar as folhas secas ou frescas.

Quantidade ideal

Apesar de ser estudada há um bom tempo, os especialistas ainda não definiram a quantidade ideal de chá a ser tomado por dia. Por isso, é importante conversar com seu médico antes de iniciar o uso regular do chá de pata de vaca.

Mas, pessoas que costumam fazer uso da bebida afirmam que utilizam entre duas e três xícaras ao dia.

Dicas e cuidados

O chá de pata de vaca não costuma causar efeitos colaterais. No entanto, é essencial tomar algumas precauções para evitar problemas:

  • Alergia: É importante que pessoas alérgicas ou sensíveis a plantas da família Fabaceae evitem o consumo de chá de pata de vaca;
  • Diabetes: Diabéticos que já usam medicamento para controlar a doença também devem usar o chá com cautela para evitar crises de hipoglicemia, condição em que os níveis de açúcar no sangue ficam perigosamente baixos;
  • Gravidez e lactação: Mulheres que estejam grávidas ou amamentando devem evitar a ingestão do chá, já que não há evidências suficientes para garantir a sua segurança para a saúde do bebê em desenvolvimento;
  • Interações medicamentosas: Além de potencializar os efeitos de medicamentos usados para tratar a diabetes, a pata de vaca também pode interagir com medicamentos anticoagulantes, anti-inflamatórios, medicamentos usados para tratar doença autoimunes e problemas na tireoide, além de suplementos dietéticos como o Ginkgo biloba.

Então, para evitar o agravamento de outros problemas de saúde, é importante discutir com seu médico sobre a ingestão do chá de pata de vaca, principalmente se você usa algum medicamento de forma contínua.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar dos benefícios do chá de pata de vaca para diabetes e outras condições de saúde? Pretende experimentar por conta disso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (45 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

19 comentários em “7 benefícios do chá de pata de vaca – Para que serve e como fazer”

  1. A senhora que me falou do chá da pata de vaca disse pra eu fazer o chá da flor e não nada folha , agora estou na dúvida é só fazer chá da pata de vaca branca a outra rosada não é Boa

    Responder
  2. bom dia !
    vi muitas reportagem sobre a folha de pata de vaca, seria bom alguem dizer que existe duas espécies e uma só é a que faz o efeito para baixar o diabetes segundo pesquisa do pessoal da universidade do vale do itajaí

    Responder
  3. Descobri a poucos dias que estou diabete e minha vizinha me trouxe folhas de pata de vaca para eu fazer o chá e tomar. Vou começar hoje. Minha dosagem de glicose sempre e 165. Em jejum…mas ja chegou a 244 durante o dia. Vamos ver se vai melhorar com esse chá.

    Responder
  4. Essa maravilha da natureza e fantástico o meu pai foi ao médico com o nivel glicêmico altíssimo mais de 500 e ficamos eu e minha mãe ficamos desesperadas pq ele nao faz dieta e adora doces…então falei pra minha mãe qa unica alternativa era o chá de pata de vaca, então medi a glicemia mostrei para ele como estava anotei e fomos fazendo o controle com dois dias q estava tomando o chá chegou a 182 fcamos mega felizes por saber a importância daquele chá abençoado.

    Responder
  5. Comecei a tomar chá de pata de vaca ..junto com dieta e ginástica….e perdi peso…para o mês vou fazer exame sangue para ver a diabetes…pois dizem que sou pré diabética lhe isto estou do neuropatia periférica..

    Responder
  6. Eu tenho 70 anos, diabete chegou 125 e colesterol total 209, comecei tomar chá de feno-grego de manhã a tarde chá de pata de vaca e cabelo de milho.
    depois de 15 dias o resultado de exame de sangue deu diabete 94 e colesterol 180.

    Responder
  7. Eu sou naturalista e vivo estudando todas as plantas medicinais e ao mesmo tempo tenho um horto medicinal para produzir plantas para doação, moro no Maranhão e ja tenho muitas plantas em torno de dez tipos no entanto vi na moringa deus unir todos os nutrientes das outras nesta planta milagrosa, tenho tomado vários tipos e agora o que esta dando resultado positivo realmente vem sendo a moringa que se tornou meu carro chefe nas propriedades medicinais, descobri e providenciei as sementes e ja fiz mais de mil mudas e estou doando só assim eu consigo fazer e distribuir o que Deus me deu de presente
    do mais obrigado.

    Responder
  8. Eu comecei a tomar o chá de pata de vaca no dia 30/01/19. Experimentei chás de folhas de nogueira, chá de folhas de moringa, batata yakon, mas não tive nenhum sucesso. Já tomo Glifage XR 500 mg e o meu índice glicêmico continua 108 – 110, às vezes até 116. Essas plantas que eu citei não alteraram em nada o meu índice glicêmico. O chá de Moringa, já tomo há mais de 6 meses; a de Nogueira, cerca de 3 meses, e a batata yakon, uns 2 meses. Não vi nenhum efeito, por enquanto. Vou insistir um pouco mais com a batata Yakon, pois o meu irmão me disse que nele, reduziu de cerca de 170 para 99. Eu continuo tomando Moringa porque comprei bastante, mas aparentemente, é uma furada. Espero que o chá de Pata de Vaca me dê resultados melhores. Vou tomar por um mês e fazer novo exame. Também tomo chá de canela de velho, para os meus joelhos, que tem desgaste (condromalácea patelar), tomo em conjunto com Condroflex. Não melhora, nem piora… estão iguais.

    Responder
    • Bom seria vc fazer 30 minutos de caminhada todos os dias e também regime alimentar. Não comer doce e nem adoçante. Não comer pão, bolo, nada de farinha branca. Substituir por aveia, chia, linhaça e outras coisas. Arroz integral.iFeijao preto. Veja no Google regime alimentar para diabetico. Vai cair bastante o índice glicêmico. Eu estava com 320 qdo descobri. Hoje 89 a 90.

      Responder
      • Eu começei hoje com pata de vaca…minha visinha ja faz uso e diz que controla sim o açucar. Eu ja estou fazendo caminhada 3 x na semana. Minha glicemia estava dando 160 em jejum..e durante o dia 244 . tenho fe que vai abaixar com esse chá. Depois volto p contar

        Responder
    • Comecei a tomar chá de Mororó, ontem 06/02/2021 eu tenho o colesterol um pouco alterado….. se Deus quiser vai ficar normal. Eu creio.

      Responder