Homem cansado

7 Hábitos que Podem Estar Desacelerando seu Metabolismo

Você sabia que seus hábitos diários podem sabotar seus esforços de perda de peso por desacelerar o seu metabolismo? Confira quais são e evite estes hábitos no seu dia a dia para aumentar o seu potencial de queima de gordura.

1. Dormir muito pouco

A falta de sono tem um impacto direto em nosso sistema endócrino. Se não conseguirmos dormir o suficiente, podemos produzir mais cortisol, que aumenta o armazenamento de gordura e influencia onde esta gordura é armazenada.

Outro hormônio que é afetado é a grelina, que regula a fome. Os níveis de leptina, por outro lado, diminuem, e este hormônio é necessário para suprimir os nossos apetites e moderar o balanço energético do nosso corpo. Como resultado, tendem a comer mais e armazenar mais gordura quando estamos privados de sono. Estudos mostram uma semana de má qualidade do sono ou algum grau de privação de sono já pode resultar em ganho de peso.

2. Não comer o suficiente

Cortar calorias é um dos principais métodos utilizados para perder peso, mas há uma linha tênue entre a criação de um balanço calórico negativo e a fome em seu corpo. Uma dieta de restrição calórica grave força o corpo a entrar no “modo de sobrevivência”, como ele requer um certo número de calorias para manter as funções biológicas básicas. Isto é agravado quando a pessoa que faz esta dieta pratica exercícios intensamente.

Em ‘modo de sobrevivência’, seu metabolismo desacelera e seu corpo vai armazenar gordura, uma vez que tenta conservar o máximo de energia possível.

Não pule refeições – especialmente o café da manhã. A vida corrida de todas as manhãs pode deixar pouco ou nenhum tempo para comer. No entanto, pular refeições priva seu corpo das calorias necessárias para o restante dia. À noite, os nossos corpos passam em jejum, durante oito horas ou mais. Isso cria o catabolismo muscular. Assim, tomar um café da manhã impede o corpo de entrar no ‘modo de sobrevivência’ explicado anteriormente.

Portanto, para manter seu metabolismo em alta e funcionando corretamente é importante que você nunca pule uma refeição, especialmente o café da manhã.

3. Estar desidratado

Seus níveis de hidratação afetam diretamente o seu metabolismo, pois seu corpo precisa de água para processos metabólicos importantes ocorrerem. Portanto, seu metabolismo fica mais lento quando você está em um estado de desidratação.

A falta de água também limita severamente o seu motor metabólico – seus músculos, que metabolizam substratos de energia, incluindo a gordura.

Muito também costumam confundir fome com sede. Então, tendemos a comer em vez de beber, o que pode levar ao ganho de peso. Idealmente, você deve beber 8-10 copos de água por dia. Ademais, beber um copo antes de cada refeição pode torná-lo menos propenso a comer demais.

4. Comer carboidratos refinados

Alimentar-se com carboidratos refinados irá contribuir para regular negativamente a produção de insulina, o principal hormônio que regula a resposta armazenamento de gordura do seu corpo. A escolha de mais fontes naturais como frutas e vegetais também aumenta a ingestão de fibras, o que pode aumentar a capacidade de queima de gordura do seu corpo.

Uma pesquisa recente descobriu que quando consumimos fibras, aumentamos as habilidades de combate à gordura de nosso corpo em 30%. O mesmo estudo também descobriu que as mulheres que comeram mais fibras ganham menor quantidade de peso. Tente consumir 25g de fibra por dia.

5. Comer pouca proteína

As mulheres devem tentar consumir 1.2-1.8g de proteínas por quilo por dia. E não se preocupe, você não vai ganhar muitos músculos com isso. Experimente comer iogurte grego (cerca de 18g de proteína por 170g porção) ou ovo (13g de proteína por porção) no seu café da manhã.

Coma uma porção de frango (25g de proteína por porção) ou peixe (22g de proteína por porção) no almoço e no jantar. Você também pode tentar incluir o feijão preto (15g ou proteína por porção) em suas refeições.

6. Ficar sentador em sua mesa o dia inteiro

A maioria de nós passa a maior parte do dia trabalhando sentado em sua mesa do escritório. Em seguida, entrar no carro e sentar-se no trânsito por mais algumas horas, e logo depois nos jogar no sofá quando chegarmos em casa.

Esta inatividade é prejudicial para o nosso metabolismo, uma vez que reduz a quantidade de energia que queimamos a cada dia para realizar nossas tarefas diárias. Estar constantemente em movimento (ou pelo menos fazer algo de hora em hora) irá manter o seu metabolismo acelerado. Pratique um pouco de exercício intenso em alguma hora do dia e tenha uma ótima maneira de aumentar o seu metabolismo e o número de calorias que você queima por dia.

7. Fazer apenas exercícios aeróbicos

A maioria dos frequentadores de academia iniciantes vão direto para a esteira e bicicleta ergométrica a cada vez que entram na mesma. Apesar do exercício aeróbico ser o mais eficaz na queima de calorias, ele também tem o potencial de destruição muscular – que é o tecido metabolicamente mais ativo em nossos corpos.

A fim de manter a massa muscular, adicione sessões de musculação no seu cotidiano, que vai aumentar a sua taxa metabólica basal, que é o requisito básico de energia que seu corpo precisa para atender às suas demandas fisiológicas básicas.

Você também pode aumentar o seu metabolismo ainda mais com sprints e o treino HIIT, que criam um maior “distúrbio metabólico”. Isso significa que seu corpo vai trabalhar mais e queimar mais calorias durante o processo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você acredita que precisa mudar algum destes hábitos no seu dia a dia para acelerar o seu metabolismo e conseguir perder peso? Qual deles? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*