Benefícios da Uva Passa – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 19/12/2020

Efeito laxativo, propriedades antioxidantes, fonte de energia e muito mais. Conheça todos os benefícios da uva passa!

  Continua Depois da Publicidade  

As frutas secas se mostram tão nutritivas quanto as suas versões in natura, e seu sabor, principalmente quando aplicado em variadas receitas, é único e surpreendente.

Mas, por serem desidratadas, essas frutas normalmente têm um tamanho reduzido, e são consumidas em excesso, o que pode levar ao ganho de peso.

Assim, é preciso sempre estar atento a quantidade, para poder usufruir dos benefícios desses alimentos tão nutritivos.

Então, vamos conhecer um pouco melhor uma dessas frutas, a uva passa, e seus benefícios para saúde,

Propriedades da uva passa

Ela é conhecida como Kishmish na Índia, e seu uso medicinal é justificado por múltiplos benefícios. Ela é um fruto desidratado com concentração de inúmeros nutrientes, dentre eles, vitaminas e minerais importantes para a manutenção da saúde corporal.

A uva passa tem as mesmas propriedades nutricionais que as uvas frescas, embora tenha menos água em sua composição.

Ela pode ser incorporada facilmente à dieta, e marca presença não só em receitas doces, como também em combinações exóticas.

A uva passa não oferece prejuízo às dietas, desde que consumida com moderação, já que 100 gramas contêm em média 325 calorias. Além disso, quase 80% da sua composição é de carboidratos, grande parte deles sob a forma de açúcar.

Com relação aos seus nutrientes, assim como as uvas, a uva passa possui vitaminas de complexo A e B, Cálcio, Cobre, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio, Zinco, e o Resveratrol, sendo este último um importante polifenol que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

  Continua Depois da Publicidade  

Você ainda pode encontrar antocianinas na uva passa, além dela não conter glúten, o que agrada àqueles que lidam com intolerância a essa substância.

Isso faz dela um alimento ideal para lanches rápidos, e ela pode ser facilmente incorporada a uma rotina corrida e movimentada.

Benefícios da uva passa

upa passa

Veremos a seguir para que serve a uva passa, tanto com relação a saúde como a boa forma também.

1. Efeito laxativo

A uva passa é rica em fibras alimentares, que são importantes para o processo digestório, e favorecem o funcionamento intestinal. Assim, o consumo regular de uva passa ajuda a evitar e mesmo a melhorar a constipação.

A porção de 40 gramas de uva passa contém em média 1,5 gramas de fibras, as quais são responsáveis pelo funcionamento regular da flora intestinal.

2.Tem ação antioxidante

De acordo com um estudo publicado em 2016 no periódico Enciclopédia Biosfera, a uva passa é rica em compostos fenólicos. Essas substâncias têm ação antioxidante potente, e ajudam o corpo a combater os danos causados pelos radicais livres.

Assim, a inclusão de uva passa na dieta pode ajudar a prevenir algumas doenças, como:

  • Câncer, uma vez que a uva passa contém antioxidantes que podem ajudar a proteger o corpo contra a ação de radicais livres e demais agentes que contribuem com o surgimento de tumores na mama, próstata, fígado, entre outros;
  • Problemas inflamatórios e autoimunes, pois os antioxidantes ajudam a regular o funcionamento do sistema imunológico. Além disso os fitonutrientes pofenólicos presentes na uva passa tem propriedades anti-inflamatórias.
  • Doenças cardiovasculares, uma vez que os antioxidantes ajudam a proteger as artérias do acúmulo de gorduras. Além disso, o potássio presente nessas uvas auxilia no controle da pressão arterial;
  • Degeneração macular, que é um problema causado pela ação dos radicais livres nos olhos, mais comum na terceira idade.

3. Dentes e ossos fortes

O Cálcio e o Ferro são fundamentais para a saúde e resistência dos ossos e dos dentes. E a uva passa pode fornecer esses minerais em boas quantidades, o que ajuda a evitar a perda de massa óssea.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Fonte de energia para a prática de atividades físicas

Em uma porção de 100 gramas de uva passa, 79,2 gramas são de carboidratos, sendo uma grande parte composta por açúcar, que pode se transformar em energia rapidamente.

Esse aporte energético garante melhor rendimento nas atividades físicas, bem como nas tarefas do cotidiano, beneficiando também no trabalho e estudo.

Veja abaixo o vídeo da nossa nutricionista falando sobre as propriedades da uva passa.

Tabela nutricional

Porção de 100g de uva passa sem caroço.

ComponenteValor por 100g
Energia325 kcal
Carboidrato79,2 g
Proteína3,07 g
Gorduras0,46 g
Fibra alimentar3,7 g
Colesterol0
Gorduras saturadas0,06 g
Gorduras monoinsaturadas0,05 g
Gorduras poliinsaturadas0,04 g
Gorduras trans0
Cálcio50 mg
Ferro1,88 mg
Sódio11 mg
Magnésio32 mg
Fósforo101 mg
Potássio749 mg
Zinco0,22 mg
Cobre0,27 mg
SelênioNA
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,12 mg
Tiamina0,11 mg
Riboflavina0,13 mg
Niacina0,77 mg
Vitamina B60,17 mg
Vitamina C2,3 mg
Equivalente de folato5 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Gostou das dicas?

Você já tinha conhecimento de todos esses benefícios da uva passa para a saúde e boa forma? Costuma utilizá-la em receitas do seu dia a dia? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (155 votos, média 4,19)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

57 comentários em “Benefícios da Uva Passa – Para que serve e propriedades”

  1. Todos os dias de manhã e à noite utilizo uva passa. Viver bem com saúde é ter uma autoestima elevada.

    Responder