Abobrinha Tem Carboidrato? Tipos, Variações e Dicas

Especialista:
atualizado em 01/07/2020

Como todo vegetal, a abobrinha é um daqueles alimentos que nos ajudam a oferecer ao nosso organismo os nutrientes que ele necessita para funcionar corretamente. Mas será que a abobrinha tem carboidrato, por exemplo?

Bem, a princípio, a abobrinha serve como fonte de compostos fibras, manganês, potássio, vitamina B2 (riboflavina), vitamina B6 (piridoxina), vitamina B9 (ácido fólico/folato), vitamina C e vitamina K.

Composta por antioxidantes e dotada de propriedades anti-inflamatórias, a abobrinha já foi associada a benefícios como o auxílio à melhoria da digestão e a contribuição com a manutenção da saúde dos olhos. Aproveite para conferir algumas receitas com abobrinha light para dar uma variada na sua dieta.

Mas será que a abobrinha tem carboidrato?

Por mais que os carboidratos sejam importantes para o fornecimento de energia para o nosso organismo, algumas pessoas cortam, limitam ou restringem o consumo do nutriente em suas refeições através de dietas low carb, seja por questões de saúde, seja com o objetivo de estimular a eliminação dos quilos em excesso.

Para esses grupos de pessoas, vale a pena conhecer quais alimentos possuem e quais não possuem os carboidratos em sua composição. Com isso, fica o questionamento: será que a abobrinha tem carboidrato?

Sim, até é possível afirmar que a abobrinha tem carboidrato em sua composição, entretanto, a quantidade do nutriente que é encontrada no alimento é considerada bastante pequena.

De acordo com informações, uma porção correspondente a uma xícara e meia de abobrinha crua em fatias é composta por aproximadamente cinco gramas de carboidratos.

É justamente graças ao fato da abobrinha ser um dos vegetais com quantidades mais baixas de carboidratos em sua composição, que o alimento é utilizado por algumas pessoas como substituto do macarrão e outros tipos de carboidratos.

No mesmo sentido, a nutricionista Franziska Spritzler apresentou a abobrinha, em artigo publicado, como um dos 21 melhores vegetais low-carb (com baixo teor de carboidratos).

“Uma xícara – 124 gramas – de abobrinha crua contém quatro gramas de carboidratos, das quais 1 grama é de fibra. Ela é uma boa fonte de vitamina C, provendo 35% da ingestão diária recomendada (IDR) por porção”, falou a nutricionista Spritzler a respeito da abobrinha.

Para sabermos a quantidade de carboidratos que o alimento pode apresentar na prática do dia a dia, vamos conferir na lista a seguir quanto do nutriente em gramas podem ser encontrados em diferentes tipos, porções e receitas com a abobrinha.

  • Abobrinha (genérica): cerca de 0,75 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de sopa; aproximadamente 1 g de carboidrato em uma porção de 30 g; 3,35 g de carboidratos em uma porção de 100 g e em torno de 4 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma xícara;
  • Abobrinha refogada: 1,72 g de carboidratos em uma porção de 30 g; em torno de 5,7 g de carboidratos em uma porção de 100 g e aproximadamente 8 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma xícara;
  • Abobrinha cozida: cerca de 1,07 g de carboidratos em uma porção de 30 g; em torno de 1,2 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de sopa de abobrinha cozida picada; 1,57 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma escumadeira pequena; 2,75 de carboidratos g em uma porção correspondente a uma colher de arroz de abobrinha cozida picada; aproximadamente 3,5 g de carboidratos em uma porção de 100 g; em torno de 7,75 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma xícara e cerca de 7 g de carboidratos em uma unidade média;
  • Abobrinha frita: 2,7 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de sopa; aproximadamente 8 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma escumadeira média e 9 g de carboidratos em uma porção de 100 g;
  • Abobrinha frita passada no ovo: aproximadamente 5,75 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de sopa; em torno de 14,5 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma escumadeira média e 16 g de carboidratos em 100 g;
  • Abobrinha italiana cozida: 0,9 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de sopa cheia; aproximadamente 2 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de arroz cheia; 2,7 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma escumadeira de abobrinha italiana cozida picada; 3 g de carboidratos em uma porção de 100 g e 3,3 g de carboidratos em uma unidade média;
  • Abobrinha italiana crua: 0,52 g de carboidratos em uma porção correspondente a uma colher de sopa; 4,3 g de carboidratos em uma porção de 100 g e 10,75 g de carboidratos em uma unidade média;
  • Abobrinha paulista crua: aproximadamente 2,35 g de carboidratos em uma porção de 30 g e em torno de 8 g de carboidratos em 100 g;
  • Abobrinha pescoço crua: aproximadamente 0,7 g de carboidratos em uma porção de 30 g e 2,3 g de carboidratos em uma porção de 100 g;
  • Abobrinha recheada: aproximadamente 4,65 g de carboidratos em uma unidade e em torno de 6,2 g de carboidratos em uma porção de 100 g;
  • Espaguete de abobrinha marca Hortifruti: 4,3 g de carboidratos em uma porção de 100 g;
  • Lasanha de abobrinha (genérica): aproximadamente 13,9 g de carboidratos em uma porção de 100 g.

Atenção

Nós não submetemos os diferentes tipos, porções e receitas com abobrinha a análises nutricionais, simplesmente reproduzimos as informações nutricionais disponibilizadas no internet.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você já sabia que a abobrinha tem carboidrato em uma quantidade ínfima? Pretende incluir com isso a abobrinha no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

Deixe um comentário

1 comentário em “Abobrinha Tem Carboidrato? Tipos, Variações e Dicas”

  1. Muito bom o artigo, isso nos ajuda descobrir os segredos guardados dos alimentos, edeixar
    nossa refeição mais saudável.