Abacate prende ou solta o intestino?

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atualizado em 07/04/2022

Conhecido por fazer parte da famosa receita mexicana de guacamole, o abacate é uma fruta que entrou na moda recentemente por conta de seus benefícios, principalmente para o intestino.

Esses efeitos se devem à presença de nutrientes, como vitaminas do complexo B, antioxidantes e da quantidade de gorduras boas que a fruta contém.

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Por isso, no decorrer do artigo vamos conhecer um pouco mais sobre essa fruta, e descobrir se o abacate pode ajudar a prender ou soltar o intestino. 

Veja também: Benefícios do abacate para a saúde e boa forma.

Abacate prende ou solta o intestino?

Abacate
O abacate pode ajudar no bom funcionamento do intestino; entenda por quê

Quando usado de forma correta, incluído em uma dieta balanceada, o abacate pode ajudar a soltar o intestino, contribuindo assim para prevenir problemas como a constipação intestinal. 

Isso se deve a alguns de seus nutrientes, como veremos a seguir:

1. Fibras dietéticas

Graças ao fato de ser rica em fibras alimentares, apresentando 4 g do nutriente para cada 100 g da fruta, o abacate pode auxiliar o combate ao intestino preso, ajudando nas idas ao banheiro.

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Isso acontece porque o nutriente não é digerido, e passa praticamente intacto pelo trato digestivo. Assim, ela absorve água e hidrata as fezes, facilitando a sua eliminação.

Além disso, o nutriente também adiciona volume às fezes, o que também contribui para a regularidade do intestino.

Veja também: Alimentos bons para combater a prisão de ventre.

2. Potássio

O abacate ainda serve como fonte de potássio, e são encontrados 174 mg do nutriente a cada porção de 100 g da fruta, conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp (TACO).

Assim, o mineral auxilia na regulação de fluidos corporais e no funcionamento dos músculos, tanto os de ação voluntária, como dos membros, quanto os que participam dos movimentos intestinais. 

Veja também: Benefícios do potássio – Para que serve e fontes.

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3. Gorduras saudáveis

Incluir gorduras saudáveis na sua dieta é muito importante para evitar a constipação, pois elas ajudam na lubrificação do intestino. 

E, como o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, ele ajuda a soltar o intestino e a manter a saúde intestinal. 

Além disso, as gorduras do abacate também trazer diversos outros benefícios para a saúde e a boa forma, como veremos mais adiante.

Veja também: Principais fontes de gorduras saudáveis.

Cuidado com o excesso de fibras

Apesar de as fibras alimentares ajudarem a manter a saúde e a soltar o intestino, o nutriente pode trazer outros efeitos quando é ingerido de maneira excessiva. Por isso, orientação para os adultos é de consumir entre 25 g e 35 g de fibras diariamente.

Isso é importante de ser ressaltado porque comer muita fibra em um espaço curto de tempo pode piorar o quadro de intestino preso e estimular a prisão de ventre.

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Além disso, consumir pouca água também pode piorar o problema, pois as fibras precisam de uma boa quantidade de água para ter o seu efeito.

E, da mesma forma, dependendo do alimento e tipo de fibra, comer mais fibras do que o recomendado também pode soltar o intestino, causando a diarreia.

Isso acontece devido ao fato de que as fibras “puxam água” para o intestino, o que normalmente ajuda a combater a constipação, mas que em excesso pode soltar demais o intestino.

Outros benefícios digestivos do abacate 

Agora que já descobrimos se o abacate prende ou solta ao intestino, vamos então conhecer alguns efeitos positivos que o alimento pode trazer para o sistema digestivo:

1. É rico em vitamina C

A vitamina C encontrada na fruta contribui com a produção de colágeno, cujas fibras envolvem as paredes do intestino, ajudando assim a manter o fortalecimento do tecido da região.

Por isso, de acordo com o Instituto Linus Pauling, seguir uma alimentação rica em vitamina C também diminui os riscos de desenvolvimento de câncer gástrico.

2. Contém vitaminas do complexo B

Além disso, a fruta é rica em vitaminas do complexo B, que contribuem para uma digestão saudável, já que ajudam as células a retirar energia dos alimentos ingeridos.

Assim, enquanto a vitamina B6 atua na colaboração com a metabolização de proteínas, a vitamina B5, que também é conhecida pelo nome de ácido pantotênico, trabalha na conversão de carboidratos, gorduras e proteínas em energia.

3. É rico em antioxidantes

Por fim, os antioxidantes presentes no abacate auxiliam na prevenção e na melhora dos sintomas de doenças inflamatórias no intestino, pois atuam na regulação do sistema imunológico.

Algumas dessas doenças são:

4. Combate o sobrepeso ou obesidade

Quando pensamos em refeições saudáveis, dificilmente lembramos que o consumo de gorduras boas pode ajudar na melhora da saúde e na perda de peso.

Mas, de acordo com um artigo publicado no Journal of Nutrition, as gorduras presentes no abacate podem ajudar na perda de peso e na redução da glicemia, desde que seu consumo esteja acompanhado de uma dieta balanceada e da prática de exercícios.

Assim, é possível já ver mudanças no acúmulo de gorduras com apenas 12 semanas de uma dieta saudável que inclua o abacate.

Veja também: Sobrepeso e obesidade: Qual a diferença?

5. Melhora a digestão de gorduras

Por fim, o abacate é capaz de potencializar a ação dos ácidos biliares, auxiliando assim na digestão das gorduras alimentares.

Então, com base nesses dados, podemos dizer que consumir abacate diariamente pode fazer bem para a saúde intestinal.

Como incluir o abacate na dieta?

Smoothie de abacate
Esse delicioso smoothie de abacate é uma das formas de consumir a fruta

Incluir abacate na dieta pode ajudar a melhorar a saúde como um todo, e principalmente a do sistema digestivo.

Por isso, separamos algumas receitas com abacate para te ajudar a incluir essa fruta tão saudável no seu dia a dia:

Entretanto, é importante lembrar que nenhuma fruta faz milagres, e que elas devem fazer parte de uma dieta e de um estilo de vida saudáveis, preferencialmente com a orientação de um nutricionista.

Vídeos

Fontes e referências adicionais

Você imaginava que o abacate prende ou solta o intestino? Costuma consumi-lo em que situações? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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6 comentários em “Abacate prende ou solta o intestino?”

  1. Boa noite Dra. Eu sofro com problemas de gases, tudo que como causa flatulência, e causa mau estar. Dores abdominais e no peitoral . Já fiz 5 endoscopia e 2 colonoplastia e já tomei muitos esse veneno omeprazol e nada resolveu. Tenho um pequena hemorroida, a mesma pode ocasionar tudo isso. Sou intolerante a lactose. Obrigado

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  2. Quando como abacate solta o meu intestino, não chega a ser diarreia, nas fezes mole igual a dos bebês. Gostaria de saber o que comer junto para evitar o intestino solto.

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  3. AS INFORMAÇÕES CONTIDAS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA FRUTA DO ABACATE PARA A SAÚDE É DE GRANDE IMPORTÂNCIA, POIS O ABACATE CONCENTRA MUITAS VITAMINAS BENÉFICAS PARA NOSSA SAÚDE… EM MEU CASO, CONSULTEI SOBRE A FRUTA PARA VER SE O CONSUMO DA MESMA AMENIZAVA O PROBLEMA DE INTESTINO PRESO (PRISÃO DE VENTRE), O RESULTADO FOI SATISFATÓRIO. O CONSUMO DESSA FRUTA SENDO USADO SEM EXAGERO NORMALIZA O FLUXO INTESTINAL E NOS AUXILIA PARA TERMOS UMA MELHOR SAÚDE.

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  4. Saudações! A resposta a pergunta do título desta pagina pode estar no fato de fazer suco de abacate passado no liquidificador (p.ex.), aí é laxante. Já, se ingeri-lo sem triturar, prende os intestinos. Pode ser isso.

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  5. Consumo abacate todos os dias, me disseram que era bom para o intestino. Mas fiquei em dúvida, então esse artigo me ajudou a tirar as dúvidas. Muito bom !

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