Aipim (mandioca) engorda ou emagrece? Benefícios e receitas

Especialista da área:
atualizado em 09/08/2021

O aipim, também conhecido como mandioca ou macaxeira, é comum em lugares com o clima quente, como a África e a América do Sul. Muito se fala sobre as suas propriedades, mas será que o aipim engorda?

Primeiramente cabe mencionar que ele é rico em vitaminas e minerais, é bom para a saúde cardiovascular, além de ser uma excelente fonte de carboidrato para quem não pode, ou não quer, consumir glúten.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, conheça as propriedades do aipim e descubra se ele engorda ou emagrece.

O aipim engorda e prejudica quem pretende perder peso?

O consumo de mandioca em excesso pode engordar sim, se o seu consumo for feito em excesso, visto que ela apresenta um alto teor de carboidratos. Além da cana de açúcar, o aipim é uma das fontes mais ricas em carboidratos.

Embora seja um carboidrato complexo, de digestão mais lenta, o aipim engorda por ser um alimento com alta densidade de carboidratos, e que normalmente é preparado de uma forma mais calórica, seja frito ou em forma de purê.

Portanto, o problema nem fica tanto por conta do aipim em si, e sim pela sua preparação. É comum a pessoa adicionar muita manteiga ou creme de leite ao cozinhar o aipim. E dessa forma muita gordura e calorias são adicionadas ao alimento.  

Portanto, no geral você deve limitar a quantidade de mandioca que você consome quando está de dieta, e optar por receitas mais leves com esse alimento, pois de outra forma, o seu consumo pode levar ao ganho de peso. Confira esta receita de purê de mandioca light fácil de fazer.

  Continua Depois da Publicidade  

Já o aipim na forma frita é tão ruim em termos de calorias e gorduras quanto a batata frita, e certamente irá prejudicar seus esforços de emagrecer. Dessa forma, o aipim engorda sim.

Veja a seguir alguns benefícios do aipim ou mandioca:

O aipim é fonte de energia para atividades físicas

Como a mandioca é rica em carboidratos, ela é uma boa fonte de energia, o que a torna uma boa opção para quem faz exercícios físicos, já que essas atividades consomem glicogênio, cuja fonte são os carboidratos. Ela tem 30 gramas de carboidratos a cada 100 gramas.

Rico em fibras e saponinas

O aipim contém grandes quantidades de fibras, que ajudam a combater a prisão de ventre. Essas substâncias também ajudam a perder peso, já que promovem uma sensação de saciedade.

As fibras e as saponinas ainda auxiliam na redução do colesterol ruim, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, as saponinas possuem efeito antioxidante, o que ajuda o organismo a se proteger dos radicais livres. Segundo um estudo publicado em 2010 no periódico holandês Fitoterapia, as saponinas podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer.

  Continua Depois da Publicidade  

Rico em minerais

A mandioca é rica em minerais, como cálcio, manganês, ferro e potássio, que são necessários para o desenvolvimento e funcionamento dos tecidos corporais.

  • O cálcio é necessário para ossos e dentes fortes;
  • O ferro ajuda na formação da hemoglobina e da mioglobina – proteínas que carregam oxigênio para os tecidos do corpo;
  • O manganês ajuda na formação dos ossos, tecidos conectivos e dos hormônios sexuais;
  • O potássio é necessário para a síntese de proteínas, além de ajudar a processar carboidratos.

Não contém glúten

Não contém glúten (proteína alergênica), o que faz da farinha de mandioca uma boa substituta para o trigo e uma ótima opção para quem tem doença celíaca, ou que não quer consumir glúten.

No entanto, para que as receitas sem glúten fiquem mais parecidas com as tradicionais, é preciso acrescentar goma guar ou goma xantana.

Outros fatos sobre o aipim ou mandioca

aipim ou mandioca
  • A mandioca tem aproximadamente o dobro de calorias das batatas, e talvez mais que qualquer tubérculo ou raiz, pois é rica em sacarose, uma forma de açúcar;
  • Tem pouca gordura e proteína, contudo ela ainda possui mais proteína que outros alimentos da mesma família, como inhame, batata e banana da terra;
  • É fonte de algumas vitaminas do complexo B, como ácido fólico, tiamina, vitamina B6, riboflavina e ácido pantotênico;
  • Essa raiz é rica em minerais importantes, como zinco, magnésio, cobre, ferro e manganês. Ela ainda contém uma boa quantidade de potássio, que é um componente importante para as células, além de ajudar a regular os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. 
  • Existe uma espécie de mandioca, conhecida como mandioca brava, que não deve ser consumida crua, pois possui alta quantidade de glicosídeos cianogênicos, que são substâncias tóxicas. Porém, após o seu cozimento, essas substâncias são bastante reduzidas e deixam de fazer mal ao organismo. Entretanto a quantidade dessa substância nos tipos mais consumidos pelos brasileiros, aipim ou macaxeira, é insignificante.

Dicas de receitas com mandioca

Você pode utilizar o aipim de diversas maneiras na cozinha. Seguem abaixo algumas sugestões light para você experimentar:

Vídeo

Veja abaixo o vídeo da nossa nutricionista falando sobre a mandioca, e se ela engorda ou emagrece.

Tabela nutricional do aipim

Veja abaixo os valores nutricionais por 100 gramas de mandioca cozida.

  Continua Depois da Publicidade  

ComponentesQuantidade
Valor energético125,4 kcal
Carboidratos30,1 g
Proteínas0,6 g
Gorduras totais0,3g
Gorduras saturadas0,1 g
Gorduras monoinsaturadas0,1 g
Gorduras poliinsaturadas0,1 g
Fibra alimentar1,6 g
Fibras solúveis0,0 g
Cálcio18,6 mg
Vitamina C11,1 mg
Piridoxina B60,0 mg
Fósforo22,4 mg
Manganês0,1 mg
Magnésio26,8 mg
Ferro0,1 mg
Potássio100,4 mg
Cobre0,0 ug
Zinco0,2 mg
Tiamina B10,1 mg
Sódio0,9 mg
Fonte: Tabela Nutricional.
Fontes e referências adicionais

De que forma você costuma consumir o aipim? Ele é um alimento comum em sua dieta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (77 votos, média 3,77)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

62 comentários em “Aipim (mandioca) engorda ou emagrece? Benefícios e receitas”

  1. Julio Bitter, manteiga é uma gordura saudável, busque algumas informações em artigos de cientistas disponíveis na Internet e comprove. O problema é como as pessoas utilizam essa gordura. Temos que ser cuidadosos com nossas palavras, dizer que a manteiga é uma gordura não saudável é o mesmo que compará-la a gorduras hidrogenadas, por exemplo. Outro problema é a maneira que os animais estão sendo criados, onde a alimentação deles faz com que produtos de origem animal que antes eram riquíssimos em Oméga 3 hoje sejam convertidos em alimentos fonte de Oméga 6. Consumam alimentos orgânicos pessoal, a curto prazo podemos notar as diferenças. A você Júlio Bitter, parabéns pelo trabalho disponibilizado!

    Responder
  2. Olá achei muito interessante todas as dicas , estou começando uma dieta e gostaria de saber se jantando aipim com café, tenho chances de perde peso

    Responder
  3. Olá bom dia adorei todas dica mais quero saber quanto de sopa de eu tenho que torna quantidade.
    Vou fazer sopa de macaxeira com carne moída

    Responder
  4. Olá bom dia !
    Então tomando café da manhã sempre com pão integral e ricota ou algo lith e almoçando comidas normais mais em pouca quantidade e de 3 em 3 horas como uma fruta e tem dia que troco alguma fruta por iorgut natural bebo 1 litro por dia pq ainda não consegui chegar nos 2 litros faço boxe e meu dia e bem movimentado acabo jantando tarde as 22:00 mais sempre ou uma salada ou sada km peito de frango ou sopa de legumes ou legumes só cozido dessa forma consigo emagrecer ?

    Responder
    • Boa tarde, estou fazendo dieta e eu cozinho a mandioca com sal e bato no liquidificador com.a água do cozimento, e como junto com alguns legumes e uma mistura ou mesmo só o caldo da mandioca e a mistura. Será que assim consigo perder peso?

      Responder
  5. Fiz um bolinho de mandioca, cozinhei até virar purê, desfiei um peito de frango, temperos e pouquíssimo sal, e depois coloquei para assar, estou fazendo dieta, então gostaria de saber se posso comer ou não ?

    Responder
  6. Como mandioca no almoço com saladas e filé de frango grelhado e faço academia 5 vezes por sema a aeróbica e musculação . Isso me ajuda a emagrecer?

    Responder
    • Com certeza, Angela. Só tome cuidado com os excessos na alimentação nas outras refeições e dias da semana.

      Responder
      • Olá,estou com uma duvida cruel,estou fazendo diet para emagrecer,preciso perder 15k e estou com 70k,estou me alimentando de saladas ,aipim,batatas doces e inhame,almoço e algum desses citados na janta com acompanhamentos de peito de frango,uma vez na semana carne vermelha,intervalos,frutas e integrais,será que eu fazendo assim consigo perda de peso??

        Responder
        • Os alimentos que escolheu são bons para emagrecimento. Mas o resultados depende da quantidade de calorias totais do dia que está ingerindo. Tem que ser menos do que gasta.

          Responder
  7. Em minha casa sempre comemos aipim cozido, com carne de sol, mas reaprendi a come-lo cozido, com pouquíssimo sal e ao servir coloco 2 fatias finas de queijo minas ou 1 colherinha de cha de becel

    Responder
  8. Posso comer em uma refeição, peito de frango com um pouco de milho e aipim? Ou não posso comer o milho e o aipim em uma mesma refeição por serem dois tipos de carboidratos?

    Responder
    • Não há problema, Leticia. O milho é um alimento rico em fibras, que te ajuda a deixar saciada por mais tempo, e o aipim é um bom carboidrato. Essa refeição é bem balanceada.

      Responder
      • Maria, o ideal é comer em pouca quantidade para evitar um aumento rápido do nível de glicose no sangue. É melhor, por exemplo, do que a batata normal, mas a batata doce ainda é uma melhor escolha.

        Responder
  9. Estou seguindo uma dieta na qual duas das minhas refeições tem mandioca, 80g de mandioca com 120g de peito de frango grelhado, minha ultima refeição com mandioca é antes do treino na academia. Nessa quantidade é saudável? Dá p perder peso? Lembrando que a mandioca é cozida sem sal, apenas com água.

    Responder
  10. Troquei o arroz e o feijão por sopa de mandioca no almoço e na janta, como uma porção bem pequena, faço uma hora de caminhada todos os dias, vou conseguir perder peso fazendo está dieta?

    Responder
    • Esse tempo de caminhada está bem interessante aparecida. A substituição no seu jantar também foi uma escolha legal, se você ainda substituir outras refeições por opções mais saudáveis durante o dia certamente estará perdendo peso! Parabéns pelo seu esforço e boa sorte.

      Responder
  11. Prefiro o Inhame Malho pra ganhar peso,como mto Inhame,Batata doce,Aipim….na verdade tds são ricos em carboidratos.

    Responder
    • Em geral a mandioca cozida com sal não engorda se você não adicionar muita manteiga ou outro complemento calórico. Mas é claro que você deve observar a quantidade que está comendo na refeição já que ela tem muitos carboidratos. Um prato equilibrado com mandioca, vegetais e uma carne é uma refeição perfeitamente saudável e pode fazer parte de um plano de emagrecimento.

      Responder
  12. O problema é que aipim gostoso mesmo é o frito com queijo em cima ou pure de aipim com manteiga e sal. Prefiro muito mais aipim do que batata e de repente vou tentar fazer ele de uma forma menos gordurosa.

    Responder