Amoxicilina dá sono? Efeitos colaterais e cuidados

Especialista:
atualizado em 21/09/2020

Confira se é verdade que o uso da Amoxicilina dá sono ou se esse não é um efeito colateral esperado ao tomar esse medicamento antibiótico.

Passar o dia ou até mesmo todo o tempo de um tratamento se sentindo com sono é algo que pode afetar muito o seu dia, fazer com que você não se sinta animado para praticar exercícios físicos, preparar refeições gostosas e saudáveis, sair com os amigos, entre outras atividades.

Porém, começar um tratamento para cuidar de uma condição de saúde pode fazer com que a pessoa sofra com os efeitos colaterais dos medicamentos, como é o caso da Amoxicilina.

Falando nisso, será que Amoxicilina engorda ou esse não é também um efeito colateral do remédio?

O que é Amoxicilina?

A amoxicilina é um antibiótico e por isso só podemos compr com a apresentação da receita médica.

Trata-se de um remédio eficaz para tratar infecções pulmonares, incluindo a pneumonia e a bronquite, infecções bacterianas, infecções do trato urinário e abcessos dentários.

Além disso, pode-se usar com outros medicamentos para tratar úlceras estomacais/intestinais causadas pela bactéria H. pylori e para prevenir que as úlceras voltem.

O antibiótico está disponível tanto na versão líquida, para que você possa beber, mastigável e em cápsulas. Há também a opção de administrar este medicamento através de injeções, porém isso geralmente é feito apenas em hospitais.

Amoxicilina dá sono?

Com sono

Um dos efeitos colaterais muito raros que a Amoxicilina pode causar é a anemia hemolítica, que pode gerar cansaço.

Além disso, num estudo publicado no European Journal of Applied Physiology and Occupational Physiology, 50 estagiários militares saudáveis de 18 a 25 anos foram divididos em dois grupos: um grupo tomou o antibiótico e outro tomou placebo (substância neutra, sem efeitos).

Após testes e relatos dos participantes, os pesquisadores apontaram que aqueles que tomaram antibióticos por três dias reduziram a capacidade aeróbica em comparação àqueles que os tomaram por um único dia.

Mas, fora isso, eles não foram capazes de induzir qualquer efeito sobre a força muscular e os sujeitos disseram que não se sentiam excessivamente cansados.

No entanto, os pesquisadores observaram que o estudo não poderia excluir os efeitos fisiológicos do uso prolongado de antibióticos.

Às vezes, as pessoas que estão fazendo uso do remédio acabam confundindo esses efeitos colaterais com sintomas da sua condição de saúde como uma infecção, porém, eles normalmente ocorrem por serem um efeito colateral do medicamento.

Entretanto, vale ressaltar que uma sensação de cansaço não é a mesma coisa que a sensação de sonolência.

Efeitos colaterais, contraindicações, posologia e mais

Para saber mais sobre as indicações do remédio e conhecer seus efeitos adversos, contraindicações, posologia, riscos e demais cuidados que o medicamento exige, leia a bula da amoxicilina na íntegra. Não tome o remédio sem que haja a indicação médica.

Você já tinha percebido que tomar Amoxicilina dá sono? Costuma tomar este medicamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário