5 remédios para engordar rápido – Saiba quais são

Especialista da área:
atualizado em 15/03/2021

Algumas pessoas têm dificuldade para engordar, e lutam contra a balança da mesma forma que as pessoas que querem emagrecer. Para isso recorrem muitas vezes a remédios para engordar rápido.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, se você é uma dessas pessoas, e quer resolver isso o quanto antes, saiba que existem formas para te ajudar a engordar mais rápido, incluindo remédios que aumentam o apetite.

A seguir, você descobrirá por que algumas pessoas têm tanta dificuldade de engordar, quais os alimentos são recomendados para ganhar peso e quais são os remédios para engordar rápido que podem te ajudar a resolver esse problema.

Por que para algumas pessoas é tão difícil engordar?

Algumas pessoas possuem o metabolismo muito rápido e isso é uma herança genética. Mesmo assim, podem existir outros motivos pelos quais você não consegue engordar.

1. Você não está comendo o suficiente

Se você tem o metabolismo rápido, talvez não coma o suficiente para engordar. Isso porque, para ganhar peso, precisamos ingerir mais calorias do que queimamos, e quem tem o metabolismo acelerado perde calorias muito facilmente.

Assim, cada refeição deve conter uma quantidade consistente de proteínas de qualidade, carboidratos complexos e gorduras boas.

2. Você está consumindo os alimentos errados

Não adianta nada comer com frequência e em grandes quantidades se os alimentos que você consome não contêm os nutrientes necessários para você ganhar peso.

Por isso, é importante ingerir alimentos nutritivos como frutas, vegetais, sementes, nozes e grãos para ganhar massa muscular magra e engordar com saúde.

Alguns exemplos são:

3. Você não está se exercitando como deveria

O exercício é uma ótima forma de ganhar peso e músculos, principalmente exercícios de força, como a musculação.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Você não está se hidratando adequadamente

A água é essencial para a manutenção de um corpo saudável. A hidratação das células que compõem o tecido muscular contribui para o ganho de massa magra.

Então, se você não se hidrata bem, seu corpo vai ter dificuldades em ganhar massa muscular e consequentemente aumentar o peso corporal.

Outros motivos que podem dificultar o seu ganho de peso

Certas condições de saúde podem ser o motivo de você estar abaixo do peso ideal, como por exemplo:

  • Distúrbios alimentares: problemas como anorexia ou bulimia podem levar a perda de peso acentuada;
  • Problemas na tireoide: o hipertireoidismo acelera o metabolismo e causa a perda de peso;
  • Diabetes: a diabetes não controlada pode resultar na perda de peso, especialmente se for a diabetes do tipo 1;
  • Câncer: A perda de peso sem motivo aparente pode ser sintoma de muitos tipos de câncer;
  • Doença celíaca: a intolerância ao glúten também dificulta a absorção de nutrientes e pode causar a perda de peso;
  • Infecções: alguns tipos de infecções podem levar à perda de peso. Exemplos incluem o HIV não tratado, a tuberculose e as infecções parasitárias. 

Remédios para engordar rápido

remédios para engordar

Se você já segue uma dieta adequada e se exercita regularmente, e ainda assim não consegue ganhar peso, talvez você possa se beneficiar do uso de alguns medicamentos que ajudem no processo de ganho de peso.

Aqui vai uma lista dos principais remédios para engordar rápido e como eles funcionam:

Cobavital

Uma combinação de cloridrato de ciproeptadina, um forte estimulante de apetite, e de cobamamida, uma substância encontrada na vitamina B12 e que colabora com a síntese de proteína, o Cobavital é um dos remédios para ganho de peso mais populares do mercado.

O uso do Cobavital pode causar algumas reações indesejadas, como

  • Sonolência;
  • Ressecamento de mucosas;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Lesões na pele.

E muito raramente esse medicamento pode causar reações no sistema nervoso central, como agitação, irritabilidade, confusão, alucinações visuais ou tontura.

  Continua Depois da Publicidade  

Buclina, Apetil e Profol

Esses dois medicamentos têm como princípio ativo o dicloridrato de buclizina, um estimulante de apetite.

Seu mecanismo de ação ainda não foi totalmente esclarecido, mas ele parece causar uma pequena hipoglicemia, que vai ser interpretada no cérebro como sensação de fome.

As reações adversas a esses medicamentos incluem:

  • Insônia ou sonolência;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Dificuldade para respirar;
  • Diarreia.

E ainda existe no mercado a associação da buclizina com vitaminas: o Profol. Os efeitos sobre o apetite são semelhantes ao do Apetil e da Buclina, assim como as possíveis reações adversas.

Complexo B

Algumas deficiências vitamínicas, como a do complexo B, podem causar falta de apetite e, consequentemente, perda de peso. Então, para essas pessoas, a suplementação dessas vitaminas ajuda na recuperação nutricional.

Outras maneiras de ganhar peso

Mesmo que você precise ganhar peso por motivos de saúde, é importante priorizar alimentos nutritivos e ter um estilo de vida saudável e equilibrado. Isso porque o seu corpo precisa de uma nutrição adequada acima de qualquer coisa.

Então, seguem algumas dicas adicionais, que podem te ajudar no ganho de peso saudável:

1. Coma frutas secas

As frutas secas são alimentos calóricos, pouco volumosos e ricos em nutrientes, o que é a combinação perfeita para quem precisa ganhar peso.

2. Tome shakes hipercalóricos

O shake hipercalórico pode ser um bom aliado para aquelas pessoas que têm pouco apetite. Além disso, você pode incrementar o shake com frutas e sementes, para variar o sabor

3. Coma várias vezes ao dia

Comer com maior frequência pode facilitar o aumento da ingestão calórica, principalmente se você tem dificuldades relacionadas ao consumo de grandes quantidades de alimentos.

Várias pequenas refeições ao longo do dia podem ser mais agradáveis do que poucas refeições muito calóricas para quem está tentando engordar com saúde.

4. Suplementos

  • Proteínas: As proteínas de boa qualidade são indispensáveis para quem deseja ganhar massa muscular. Mas é preciso aliar a boa alimentação com a prática de exercícios físicos. Alguns exemplos são o whey protein, a albumina e a caseína.
  • Creatina: A creatina é um aminoácido envolvido em vários processos metabólicos, incluindo a produção rápida de energia. Ela ajuda bastante no processo de ganho de massa muscular, uma vez que dá mais energia aos músculos.

Dicas e recomendações

É importante ressaltar que estes são medicamentos que aumentam o apetite e por isso fazem ganhar peso. Assim, eles devem ser tomados apenas por pessoas que realmente têm dificuldade em engordar.

Além disso, para ter bons resultados, é preciso aliar o uso de algum destes medicamentos a uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos, além, é claro, de não ultrapassar a dosagem recomendada pelo fabricante.

E o mais importante: antes de tomar qualquer medicamento, faça sempre uma consulta com o seu médico para saber qual o mais indicado para você.

Fontes e Referências Adicionais

Você tem a necessidade de utilizar estes remédios para engordar rápido? O que já fez para ganhar peso de forma saudável? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (223 votos, média: 3,95 de 5)
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Atualmente, exerce sua especialidade em uma clínica localizada na Barra da Tijuca e também em Bangu, ambas no Rio de Janeiro. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

123 comentários em “5 remédios para engordar rápido – Saiba quais são”

  1. Boa noite,
    Já tomei todos citados a cima e não ganhei nada. E quando ganho eu perco em 1 semana. Já não sei mais o que fazer, pois já fiz exames de sangue pra saber se tenho tireóide e deu negativo.

  2. Tenho 47 anos 1,69 de altura, sempre pesei entre 43 a 48 quilos aí por que fiz uma dieta pra engordar tomando pelas manhãs e a noite vitaminas de leite frutas,aveias e weyprotein + buclina e complexo B, e me alimentando de 3 em 3 hrs, cheguei a 56 quilos, mais já voltei aos 45 estou muito triste não sei mais o que fazer.

  3. Tenho 31 anos o tenho 1.74 peso 54 quilos antes eu pesava 62 tava toda feliz mais perdi oque eu tinha queria volta de novo meu peso sofri um acidente quebrei o pé perdi ok eu tinha tô pesando 54 quilos agora quero volta 62

  4. Bom eu até ganho pesso tomando remédio parece que quanto acabar o efeito eu volto aesmagrece por isso acontece comigo mais perdo muito rápido

  5. Essa parada de engordar é muitoooO difícil, mesmo fazendo a dieta da nutri e tomando Whey protein indicado não obtive sucesso.

  6. Cobavital foi o único remédio que me fez chegar aos 60kg,mas em compensação vc fica com o abdômen bem largo….apesar de praticar atividade física.

  7. Mulher… Eu tenho 1’71 de altura… Peso 45 quilos e tenho 22 anos cheguei no máximo de 50 kg … Tbm sofri muito no colégio, tipo, muito mesmo. Mas não podemos deixar a maldade dos outros nos afetar, a nossa aparência não é nada se comparada com nossos corações… Obviamente que quero engordar, tbm é uma luta pra mim, mas saiu nas ruas com um grande sorriso no rosto e nem reparo quem olha ou deixa de olhar pra meu corpo… Sou feliz pq sou a imagem e semelhança de papai do céu. Você deve ser feliz por quem você é, porquê tem tanta gente por aí sem algum membro do corpo e mesmo assim é feliz…. Deus te deu a possibilidade de engordar, mas infelizmente, quem falta um braço, não pode contar com remédio para fazer o outro crescer… E isso tbm não importa, pq somos quem somos e devemos nos amar acima de td. Sei que vc um dia se aceitara do jeito que é… Fica com Deus! Bjs!