5 Remédios para Engordar Rápido

Especialista:
atualizado em 06/07/2020

Se você tem dificuldade para engordar e quer resolver isso o quanto antes, talvez você precise conhecer os 5 melhores remédios para engordar rápido. Existem dietas de todos os tipos e nenhuma delas é fácil. Tanto para perder quanto para ganhar peso, quem tem que brigar contra a balança sempre sofre. 

A seguir, você descobrirá por que algumas pessoas têm tanta dificuldade de engordar, quais os alimentos são recomendados para ganhar peso, a melhor maneira de se exercitar e os remédios para engordar rápido que podem resolver os seus problemas.

Antes de recorrer aos remédios, saiba que existem shakes hipercalóricos que certamente te ajudarão a ganhar mais calorias do que gasta. Alguns nomes já são conhecidos como o mass titanium, por exemplo, que em sua composição tem maltodextrina, proteína concentrada do soro do leite (WPC), colágeno hidrolisado, clara de ovo desidratada (albumina), aromatizante, edulcorantes ciclamato de sódio e sacarina sódica. Uma porção de 160g contêm 604 calorias.

Ossos frágeis, sistema imunológico enfraquecido favorecendo o desenvolvimento de diversas doenças e deficiência de vitamina b12 – o que gera dores de cabeça constantes e até problema de fertilidade em mulheres – são apenas alguns problemas que podem surgir em um corpo muito abaixo do peso. Para evitar ter todas essas enfermidades você precisa aprender como engordar saudável e naturalmente.

Se além dos shakes caseiros e industrializados você já tentou uma alimentação mais calórica e ainda não conseguiu ganhar peso de jeito nenhum, você precisa seguir esses 6 passos para conseguir engordar. Depois de seguir essas dicas você não precisará mais de remédios.

Isso acontece porque algumas pessoas têm o metabolismo muito acelerado. Normalmente. estas pessoas têm o tipo físico bastante magro e querem ganhar peso e massa muscular.

Por isso, trazemos algumas dicas de remédios para engordar rápido que podem ajudar quem luta para ganhar de peso, além de algumas dicas de alimentação que vão ser essenciais para engordar com saúde.

Razões que levam uma pessoa a querer engordar

Segundo um estudo publicado em 2008 no Scandinavian Journal of Public Health, o peso baixo está associado a um risco até 140% maior de morte precoce em homens e até 100% maior em mulheres. Esse é um dado alarmante já que a obesidade está relacionada a um risco até 50% maior de morte em ambos os sexos, o que sugere que estar abaixo do peso ideal pode ser ainda mais perigoso para a saúde do que estar acima do peso.

Mesmo em casos em que não há problemas de saúde, algumas pessoas podem querer engordar para ter mais curvas ou músculos no corpo.

Quem emagreceu bastante por causa de uma doença grave ou devido a um acidente ou procedimento cirúrgico também pode procurar por medicamentos que ajudem a recuperar o peso normal.

Por que para algumas pessoas é tão difícil engordar?

Algumas pessoas possuem o metabolismo muito rápido e isso é uma herança genética. Mesmo assim, podem existir outros motivos pelos quais você não consegue engordar.

1. Você não está comendo o suficiente

Se você tem o metabolismo rápido, talvez não coma o suficiente para engordar. Isso porque, para ganhar peso, precisamos ingerir mais calorias do que queimamos, e quem tem o metabolismo acelerado perde calorias muito facilmente.

Cada refeição deve conter quantidades consistentes de proteínas de qualidade, carboidratos complexos e gorduras poli ou monoinsaturadas. Especialistas recomendam que uma pessoa com dificuldade de engordar faça pelo menos 4 grandes refeições ao dia e que não fiquem mais de 3 horas sem comer.

2. Você está ingerindo os alimentos errados

Não adianta nada comer com frequência e em grandes quantidades se os alimentos que você consome não contêm os nutrientes necessários para você ganhar peso.

Hábitos alimentares ruins podem dificultar o seu ganho de peso. É importante ingerir alimentos nutritivos como frutas, vegetais, sementes, nozes e grãos para ganhar massa muscular magra e engordar com saúde.

Como dissemos, você precisa focar em alimentos que contêm boas doses de proteínas, carboidratos e gorduras boas. Aqui vai uma lista com alguns alimentos que podem ajudar:

  • Ovos;
  • Batata doce;
  • Abacate;
  • Granola;
  • Espinafre;
  • Pães integrais;
  • Arroz integral;
  • Grão de bico, lentilha, feijão, ervilha e outros grãos;
  • Amendoim, nozes, amêndoas e outras castanhas;
  • Salmão, atum, sardinha ou outros peixes com alto teor de gordura.

3. Você não está se exercitando como deveria

Isto é, estamos supondo que você está se exercitando, pois esta é uma ótima forma de ganhar peso e músculos, além de ser a melhor forma de ver bons resultados em pouco tempo.

Exercícios aeróbicos servem para queimar gordura, mas não para criar músculos. Por isso, foque-se em treinos com peso para obter melhores resultados.

  1. Você não está se hidratando

A água é essencial para a manutenção de um corpo saudável. A hidratação das células que compõem o tecido muscular contribui para o crescimento muscular. Se você não se hidrata bem, o corpo vai ter dificuldades em aumentar os músculos e o peso corporal.

Outros motivos que podem dificultar o seu ganho de peso

Certas condições de saúde podem ser o motivo de você estar abaixo do peso, como por exemplo:

– Distúrbios alimentares: problemas como anorexia ou bulimia podem dificultar o ganho de peso e deixar a pessoa gravemente desnutrida;

– Problemas na tireoide: o hipertireoidismo pode acelerar o metabolismo e causar a perda de peso;

– Diabetes: a diabetes não controlada pode resultar na perda de peso, especialmente se for a diabetes do tipo 1;

– Câncer: células cancerígenas queimam muitas calorias e podem desencadear a perda de peso em pessoas com câncer;

– Doença celíaca: a intolerância ao glúten também pode causar a perda de peso;

– Infecções: alguns tipos de infecções podem levar à perda de peso. Exemplos incluem a AIDS, a tuberculose e as infecções parasitárias. 

Remédios para engordar rápido

Se você já segue uma dieta regrada e faz exercícios com regularidade, você pode tentar usar alguns remédios que engordam rápido para ajudar no seu processo de ganho de peso.

Aqui vai uma lista dos principais remédios para engordar rápido e como eles funcionam:

1. Cobavital

Uma combinação de cloridrato de ciproeptadina, um forte estimulante de apetite, e de cobamamida, uma substância encontrada na vitamina B12 e que colabora com a síntese de proteína, o Cobavital é um dos remédios para engordar mais populares do mercado.

Ele normalmente é escolhido porque não tem em sua composição nenhum elemento esteroide, diminuindo os riscos de efeitos colaterais indesejados.

O Cobavital deve ser usado por pessoas que já fazem exercícios físicos, pois, além de ajudar no ganho de apetite, ele vai ajudar no ganho de massa e resistência muscular.

Por ser um anabolizante sem a presença de esteróides, o Cobavital é normalmente escolhido por quem não quer tomar nenhum remédio muito forte para não correr riscos de sofrer com efeitos colaterais graves.

De qualquer forma, todos os medicamentos podem causar efeitos colaterais e no caso do Cobavital são sonolência e sentimento de sedação. Outros sintomas que podem aparecer são a secura das mucosas, náuseas, agitação e confusão mental.

Confira maiores detalhes do Cobavital aqui.

2. Buclina

Seu principal composto é o dicloridrato de buclizina, um poderoso estimulante de apetite que age no corpo de forma a causar uma pequena hipoglicemia, que vai ser interpretada no cérebro como sensação de fome.

A buclina não possui nenhum tipo de anabolizante, portanto seu preço pode ser mais barato que outros medicamentos. Muitas vezes, é recomendado o uso da Buclina com algum outro medicamento, como o Complexo B, para dar melhores resultados.

Os efeitos colaterais são excesso de sono, provocado por substâncias que agem como sedativo no nosso organismo.

Veja mais:

3. Apetil

Este é um medicamento similar à Buclina, já que possui em sua composição o mesmo composto, dicloridrato de buclizina.

Possui um efeito hipoglicemiante, ou seja, aumenta a produção de insulina, diminuindo a concentração de açúcar no sangue. Isso faz com que o cérebro indique ao corpo que precisa de mais comida.

Os efeitos colaterais do Apetil estão relacionados a dor de cabeça, tontura, sonolência, irritação e secura da boca.

4. Profol

O profol é um suplemento alimentar que também contém o dicloridrato de buclizina, mas em sua composição também está a lisina. Trabalha como estimulante de apetite, mas por conter a adição de vitamina B6, vitamina B12 e tripofano, este medicamento ajuda quem precisa de complementação vitamínica, principalmente as do complexo B.

Sua composição colabora com um maior aproveitamento nutricional dos alimentos consumidos, fazendo com que a absorção de vitaminas e aminoácidos essenciais para a nossa saúde seja feita com maior eficiência.

Efeitos colaterais deste medicamento podem ser o excesso de sono, principalmente nas primeiras semanas de uso, secura das mucosas e dor de estômago.

5. Complexo B

Quem tem problemas de apetite pode tomar também o suplemento alimentar Complexo B para regular a fome. Este medicamento sozinho não tem o poder de estimular o apetite, mas sim de regular. Funciona para pessoas que por algum motivo estão com dificuldade de comer, mas não vai dar resultados para quem não tem problemas de apetite.

Além disso, este é um suplemento vitamínico que vai dar as quantidades necessárias por dia de todas as vitaminas do complexo B, muito importantes para a nossa saúde.

Efeitos colaterais

Alguns suplementos e remédios para ganho de peso não são regulamentados por órgãos de saúde e não tem sua eficácia comprovada por pesquisas clínicas. Assim, não é possível garantir a eficácia, a segurança e a pureza de muitos desses produtos. Por isso é tão importante se submeter a uma avaliação médica antes de tomar qualquer remédio que prometa aumentar o seu peso ou a sua massa muscular.

A maioria destes remédios para engordar rápido tem efeitos colaterais parecidos. São eles:

  • Excesso de sono;
  • Secura nas mucosas;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Náuseas;
  • Irritação;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça.

Apesar de desagradáveis, os efeitos adversos causados por suplementos e medicamentos para emagrecer não são tão graves. O grande problema é quando anabolizantes para engordar ou ganhar massa muscular são utilizados. 

Esses anabolizantes esteroides como a metiltestosterona, a oxandrolona e a oximetolona podem ser prescritos para pacientes que passaram por uma perda de peso significativa causada por doenças debilitantes ou por causa de um procedimento cirúrgico ou trauma grave. Mas sem prescrição médica, esses esteroides podem ser perigosos para a saúde e causar efeitos colaterais como:

  • Alterações de humor;
  • Irritabilidade extrema;
  • Dano hepático ou renal;
  • Aumento do tamanho do coração;
  • Alucinações;
  • Julgamento afetado;
  • Redução dos testículos, aumento das mamas ou câncer de próstata em homens;
  • Ciclo menstrual interrompido ou aumento do clitóris em mulheres. 

Outras maneiras de ganhar peso

Mesmo que você precise ganhar peso por motivos de saúde, é importante priorizar os alimentos saudáveis e ter um estilo de vida saudável e sustentável. Isso porque, para a sua saúde, engordar ingerindo refrigerantes, doces e frituras não adianta. O que o seu corpo precisa é de uma nutrição adequada acima de qualquer coisa.

Especialistas afirmam que aumentar o consumo de calorias é o caminho mais saudável e seguro para engordar. As outras dicas são:

  • Coma frutas secas

As frutas secas são super calóricas e ricas em nutrientes, o que é a combinação perfeita para quem precisa ganhar peso.

Para se ter uma ideiam ¼ de xícara de cranberries secas apresentam cerca de 130 calorias, mas qualquer fruta seca serve. Esse tipo de fruta fornece muitas vitaminas importantes para a saúde além de ser uma ótima fonte de proteínas e açúcares que contribuem com o aumento do peso

  • Tome shakes hipercalóricos

O shake hipercalórico é bom para aquelas pessoas que têm apetite baixo. Um shake cheio de nutrientes e calorias pode ser útil para complementar a dieta sem que você se sinta muito cheio. Alguns ingredientes que você pode usar incluem frutas, leite, iogurte, nozes, sementes, pasta de amendoim, couve e espinafre.

  • Coma várias vezes ao dia

Comer com maior frequência pode facilitar o aumento da ingestão calórica. Várias pequenas refeições ao longo do dia podem ser mais agradáveis do que poucas refeições muito calóricas para quem está tentando engordar com saúde.

  • Ingira bastante proteínas

As proteínas de boa qualidade são indispensáveis para quem almeja ganhar massa muscular. Mas é preciso aliar a boa alimentação com a prática de exercícios físicos.

Os músculos são feitos de proteínas e consumir uma boa quantidade de proteínas através da dieta é indispensável para promover o crescimento muscular. É indicado consumir de 0,8 a 2,0 gramas de proteína por kg de peso corporal para ganhar massa. A quantidade exata vai depender do nível de atividade física de cada um. 

Um estudo publicado em 2012 no JAMA sugere que ingerir bastante proteínas durante uma dieta hipercalórica faz com que as calorias extras sejam transformadas em músculos. Porém, quem tem pouco apetite deve ir com calma já que as proteínas aumentam a sensação de saciedade e podem reduzir ainda mais o apetite.

Alimentos proteicos incluem os ovos, a carne, o frango, as nozes, os legumes, os grãos e as leguminosas.

  • Use creatina

A creatina é um aminoácido envolvido em vários processos metabólicos, incluindo a produção rápida de energia. 

Várias pesquisas, incluindo uma publicação de 2017 do Journal of the International Society of Sports Nutrition, atestam que suplementos de creatina melhoram o desempenho no exercício e aumentam o ganho de músculos. O recomendado é começar a usar a creatina em uma dose de 20 gramas por dia dividida em quatro porções durante a primeira semana de uso. Depois desse tempo, é indicado reduzir a dose para 3 ou 5 gramas de creatina por dia.

Dicas e recomendações

É importante ressaltar que estes são medicamentos que aumentam o apetite e fazem ganhar peso, por isso devem ser tomados apenas por pessoas que realmente têm dificuldade em engordar.

Para ter bons resultados, é preciso aliar o uso de algum destes medicamentos a uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos, além, é claro, de não ultrapassar a dosagem recomendada pelo fabricante.

Antes de tomar qualquer medicamento, faça sempre uma consulta com o seu médico para se informar dos prós e contras de cada composição, principalmente se você já faz o uso de algum medicamento. Além disso, ele pode te ajudar com outras dicas sobre o ganho de peso.

Nunca tome mais do que o recomendado pelo fabricante ou médico, pois isso pode afetar negativamente o tratamento e até prejudicar a sua saúde.

Se notar efeitos negativos após iniciar o uso de algum destes medicamentos, suspenda o uso e fale com um médico.

Uma dica que pode ajudar muito a melhorar a alimentação, o que é fundamental para o ganho de peso, é se envolver mais na preparação dos alimentos. Aprender a cozinhar pode estimular o apetite e conhecer o que você está comendo vai te ajudar a fazer melhores escolhas na hora de comer.

Fontes consultadas:

https://www.healthline.com/nutrition/best-weight-gain-supplements

https://www.verywellfit.com/are-weight-gain-pills-safe-to-use-4160741

https://www.medicalnewstoday.com/articles/321518.php

https://www.medicalnewstoday.com/articles/321982.php

https://food.ndtv.com/food-drinks/7-easy-home-remedies-for-weight-gain-1847060

https://www.healthline.com/nutrition/how-to-gain-weight

Referências adicionais:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22215165

Você tem a necessidade de utilizar estes remédios para engordar rápido por conta de alguma característica do seu metabolismo? O que você já fez para ganhar peso de forma saudável? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (216 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

119 comentários em “5 Remédios para Engordar Rápido”

  1. Tenho 47 anos 1,69 de altura, sempre pesei entre 43 a 48 quilos aí por que fiz uma dieta pra engordar tomando pelas manhãs e a noite vitaminas de leite frutas,aveias e weyprotein + buclina e complexo B, e me alimentando de 3 em 3 hrs, cheguei a 56 quilos, mais já voltei aos 45 estou muito triste não sei mais o que fazer.

  2. Tenho 31 anos o tenho 1.74 peso 54 quilos antes eu pesava 62 tava toda feliz mais perdi oque eu tinha queria volta de novo meu peso sofri um acidente quebrei o pé perdi ok eu tinha tô pesando 54 quilos agora quero volta 62

  3. Bom eu até ganho pesso tomando remédio parece que quanto acabar o efeito eu volto aesmagrece por isso acontece comigo mais perdo muito rápido

  4. Essa parada de engordar é muitoooO difícil, mesmo fazendo a dieta da nutri e tomando Whey protein indicado não obtive sucesso.

  5. Cobavital foi o único remédio que me fez chegar aos 60kg,mas em compensação vc fica com o abdômen bem largo….apesar de praticar atividade física.

  6. Mulher… Eu tenho 1’71 de altura… Peso 45 quilos e tenho 22 anos cheguei no máximo de 50 kg … Tbm sofri muito no colégio, tipo, muito mesmo. Mas não podemos deixar a maldade dos outros nos afetar, a nossa aparência não é nada se comparada com nossos corações… Obviamente que quero engordar, tbm é uma luta pra mim, mas saiu nas ruas com um grande sorriso no rosto e nem reparo quem olha ou deixa de olhar pra meu corpo… Sou feliz pq sou a imagem e semelhança de papai do céu. Você deve ser feliz por quem você é, porquê tem tanta gente por aí sem algum membro do corpo e mesmo assim é feliz…. Deus te deu a possibilidade de engordar, mas infelizmente, quem falta um braço, não pode contar com remédio para fazer o outro crescer… E isso tbm não importa, pq somos quem somos e devemos nos amar acima de td. Sei que vc um dia se aceitara do jeito que é… Fica com Deus! Bjs!