Arroz ou Macarrão – O Que Engorda Mais?

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

Quando a gente monta o nosso cardápio do almoço ou do jantar ou simplesmente pensa no que vai preparar para essas refeições, dois alimentos que geralmente marcam presença são o arroz e o macarrão, que servem como fontes de carboidratos no prato.

Mas e quem se preocupa em manter a boa forma ou deseja e/ou necessita emagrecer? Qual dessas fontes de carboidratos escolher? Arroz ou macarrão? O que engorda mais?

As calorias

Para começarmos a entender o que engorda mais – o arroz ou o macarrão -, primeiro vamos conferir e comparar a quantidade de calorias que são encontradas em cada um desses alimentos.

– Calorias do Arroz

Uma xícara de 150 g do arroz branco cozido traz 193 calorias, enquanto 100 g do alimento contêm 129 calorias e uma colher de sopa apresenta 32 calorias.

Há ainda quem prefira usar o arroz integral, que possui proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais como o fósforo, o ferro e o cálcio, no lugar do branco que, por sinal, é pobre em nutrientes.

Para essas pessoas, é importante saber que uma xícara de 150 g do arroz integral cozido traz 168 calorias, enquanto 100 g do alimento são compostos por 112 calorias e uma colher de sopa com 20 g do arroz possui 22 calorias.

– Calorias do Macarrão

Passemos então para o macarrão. Uma porção de 100 g de macarrão alho e óleo traz 220 calorias, enquanto uma xícara do prato apresenta 535 calorias e uma colher de sopa com 20 g do macarrão contém 44 calorias.

No entanto, também não podemos nos esquecer do macarrão integral, cuja diferença para a versão tradicional do produto é o fato de ter fibras na massa.

Uma xícara de macarrão tipo espaguete integral cozido apresenta 174 calorias. Já 100 g do alimento trazem 124 calorias e uma porção equivalente a uma colher de sopa com 20 g contém 25 calorias.

É importante saber, no entanto, que os valores calóricos podem variar de acordo com os molhos e temperos adicionados ao arroz ou macarrão.

Porém, conforme as informações obtidas, entre as quatro possibilidades, a que mostrou engordar menos do ponto de vista calórico foi o arroz integral cozido.

Os carboidratos

Como adiantamos acima, tanto o arroz quanto o macarrão servem como fonte de carboidratos. Este nutriente serve como fonte de energia para o corpo humano, além de formarem bases necessárias para as estruturas das células.

O problema em relação ao peso acontece quando os carboidratos são consumidos em excesso. Tanto os carboidratos simples quanto os complexos são quebrados em forma de glicose pela enzima amilase para servir como fonte de energia.

No entanto, quando uma pessoa consome uma quantidade maior de carboidratos do que aquela que seu corpo necessita, esse excesso é armazenado na forma de glicogênio no fígado e nos músculos, que é utilizado quando os níveis de açúcar no sangue sofrem uma queda.

A questão é que os músculos e o fígado só conseguem armazenar uma quantidade pequena de glicogênio. Assim, se a pessoa continua a ingerir mais carboidratos do que necessita, o corpo converterá a quantia extra do nutriente em gorduras.

Para você ter uma noção de como o arroz e o macarrão afetam o aporte de carboidratos do organismo, nós preparamos uma pequena tabela que apresenta a quantia do nutriente encontrada por porção:

AlimentoPorçãoQuantidade de carboidratos
Arroz branco cozido1 colher de sopa7,05 g
Arroz branco cozido100 g28,18 g
Arroz branco cozido1 xícara com 150 g42,27 g
Arroz integral cozido1 colher de sopa com 20 g4,7 g
Arroz integral cozido100 g23,51 g
Arroz integral cozido1 xícara com 150 g45,84 g
Macarrão alho e óleo1 colher de sopa com 20 g6,254 g
Macarrão alho e óleo100 g31,27 g
Macarrão alho e óleo1 xícara75,99 g
Espaguete integral cozido1 colher com 20 g5,3 g
Espaguete integral cozido100 g26,54 g
Espaguete integral cozido1 xícara37, 16 g

De acordo com a Mayo Clinic, de 45% a 65% das calorias consumidas em um dia devem corresponder a carboidratos. Isso equivale à ingestão de 225 g a 335 g do nutriente diariamente.

Entretanto, o valor não é definitivo e a quantidade ideal pode variar com o sexo, idade, nível de atividade física e saúde de cada pessoa.

A questão das fibras 

Independente se sua escolha for arroz ou macarrão para as suas refeições, se o seu desejo é emagrecer ou manter a forma física, é importante conhecer a vantagem das versões integrais dos alimentos neste sentido.

Como vimos, tanto o arroz integral quanto o macarrão integral são fonte de fibras, um nutriente conhecido por contribuir com o sistema digestivo e promover a sensação de saciedade no organismo, o que facilita o controle do apetite e a diminuição da quantidade de calorias consumidas ao longo do dia.

Alternativas interessantes 

Para você que adora macarrão mas o come com muita culpa pela sua capacidade de engordar em quantidade, conheça essas alternativas:

Para você que adora arroz mas tem medo de engordar, veja essas alternativas:

Lembre-se que em moderação, comer arroz ou macarrão não vai destruir sua dieta.

Você tem o costume de consumir como carboidrato das suas refeições mais arroz ou macarrão? Qual é o seu preferido? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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