Proteína Engorda? Dicas e Cuidados

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Em conjunto com gorduras e carboidratos, a proteína é um nutriente essencial que seu corpo precisa para funcionar diariamente. Afirmar que comer proteína engorda não é uma verdade. Entretanto, alimentos ricos em proteínas não são sem calorias, e comer em excesso pode levar ao ganho de peso. Para evitar que a proteína seja armazenada como gordura, monitore sua ingestão total de calorias e diminua se for necessário.

A proteína é crucial para a construção e manutenção de tecidos do corpo como a pele, cabelo, sangue, músculos cartilagens e ossos. Há 20 aminoácidos que se ligam para ajudar a construir proteínas e nove aminoácidos que não podem ser produzidos pelo corpo. Esses nove aminoácidos essenciais só podem ser retirados de alimentos, e sem eles o corpo não pode funcionar adequadamente. Então, de forma simples: Proteína é necessária.

Como o Ganho de Peso Funciona

Tanto o ganho quanto a perda de peso têm a ver com o número de calorias que você queima e o número de calorias que você consome. Se você queima mais calorias do que come de forma consistente, você perderá peso gradualmente. Se você come mais do que queima, entretanto, você irá engordar – independente se essas calorias extra vêm de carboidratos, gordura ou proteína. Comer um excesso de 7700 calorias, e não usá-las para energia, equivale a um quilo de peso ganho.

Necessidades de Proteína

As recomendações diárias de proteína para adultos vão de 0,8 a 2 gramas por quilo de peso. As necessidades de proteína também são influenciadas pelo nível de atividade. Por exemplo, um levantador de peso de 100 quilos pode precisar de até 182 gramas de proteína por dia para manter ou criar massa muscular magra.

Afinal, Proteína Engorda?

O problema não é que a proteína engorda em si, mas o consumo excessivo e o que a acompanha.

Muitas pessoas cometem o erro de pensar que não há problema em comer proteína demais. Eles associam proteína ao crescimento muscular e assumem que mais é melhor. Eles não podem estar mais errados. Uma vez que seu corpo recebe a quantidade de proteína que ele precisa, ele converte o restante em energia, e se você já tem energia suficiente, ela é convertida em gordura. Obviamente, isso não é o que você tem em mente quando consome mais carne e suplementos de proteína!

Assim como com o açúcar, o maior problema com a proteína é sua companhia. Proteína e gordura parecem andar de mãos dadas. Pense nisso. Alimentos ricos em proteína geralmente são alimentos ricos em gordura: carne, leite, queijo. Felizmente, há escolhas com poucas gorduras, incluindo leite desnatado, queijos com redução de gordura e carnes magras.

Se você não escolhe as opções com pouca gordura e come alimentos com muita gordura de forma consistente, você irá ganhar peso. Isso porque a gordura oferece nove calorias por grama – mais do que o dobro das quatro calorias por grama oferecidas por carboidratos ou proteínas. Mas a gordura também é essencial para a vida. Ela é uma fonte de ácido linoleico e linolênico, que são essenciais, e é necessária para o funcionamento do cérebro e absorção de nutrientes solúveis em gordura.

Proteína, Ganho de Peso, Massa Muscular e Gordura

Proteína é um dos 3 nutrientes principais que nosso corpo precisa para sobreviver, sem incluir a água, é claro. Ela tem um papel incrivelmente importante no corpo e é essencial não apenas para a saúde básica, mas para reparo, recuperação e crescimento muscular.

Se você faz atividades físicas, esportes ou musculação, sua necessidade de proteína é ainda maior que a daqueles que não são fisicamente ativos.

A proteína causa ganho de peso quando incluída em um programa completo de nutrição para ganho de músculos em conjunto com exercícios de musculação. Esse programa de nutrição inclui carboidratos, gorduras insaturadas e proteínas magras. No entanto, esse peso ganho será massa muscular magra, que é exatamente o que você quer se está se exercitando para ter músculos maiores e tonificados.

Uma concepção errônea comum é a ideia de que comer uma grama acima do necessário de proteína engorda. Isso não é verdade. Gordura extra só é ganha ao comer demais, e isso geralmente ocorre ao comer porcarias – não algumas gramas a mais de proteína.

Ninguém nunca se tornou um lutador de sumô por comer mais proteína. É difícil comer muita proteína magra ao ponto de ganhar gordura. Coma sua proteína, planeje sua dieta de criação de músculos e vigie a balança. Faça ajustes para que seu ganho de peso seja lento e constante. Faça isso e você não irá engordar.

Suplemento de Proteína Engorda?

Suplementos de proteína podem te ajudar a alcançar sua necessidade diária de proteína se você não está consumindo o bastante. Atletas frequentemente usam suplementos de proteína em pó para aumentar sua ingestão de proteína, especialmente aqueles tentando criar músculos.

De acordo com a Academia de Nutrição e Dietética, comer 200 calorias a mais por dia te ajudará a criar músculos e ganhar peso. Muitas marcas de proteína em pó oferecem de 100 a 200 calorias e 20 a 30 gramas de proteína por colher; se você misturar a proteína em pó com leite, você irá aumentar ainda mais sua ingestão de calorias. Assim, se você adicionar um shake de proteína sem mudar a quantidade de calorias da sua dieta, você provavelmente irá ganhar peso – a menos que você aumente seu gasto de calorias se exercitando.

Suplemento de Proteína Emagrece?

Algumas pessoas usam shakes de proteína feitos com proteína em pó, o chamado whey protein, para perda de peso ao substituir algumas de suas refeições. Já que sua ingestão total de calorias é o mais importante para a perda de peso, você pode perder peso consumindo proteína em pó se seguir suas diretrizes calóricas. As dietas de perda de peso de mais sucesso pedem de 1.000 a 1.600 calorias por dia, dependendo do peso e gênero. Embora seja melhor conseguir seus nutrientes com alimentos, você provavelmente irá perder peso se substituir uma das suas refeições com um shake de proteína para reduzir sua ingestão de calorias.

Dietas Ricas em Proteína e Suplementos

Muitos alimentos ricos em proteína e suplementos de proteína são vendidos como ajudantes para perda de peso, então parece contra-intuitivo afirmar que proteína engorda. O problema está em sobrecarregar. Consumir proteína demais pode fazer a perda de peso mais difícil, especialmente se você toma shakes de proteína em adição à sua dieta normal.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Quais fontes de proteína você está mais acostumado a consumir, e quais são suas preferidas? Você tem costume de consumir suplementos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Proteína Engorda? Dicas e Cuidados”