5 benefícios da água com gás para a saúde

publicado em

A água com gás promove a hidratação do nosso organismo da mesma forma que a água sem gás, inclusive ela contém os mesmos nutrientes da água natural. A diferença entre as duas está na adição de gás carbônico na água com gás, que a deixa levemente mais ácida. 

O gás carbônico adicionado à água com gás não faz mal à saúde, pois é um gás inerte. Isso significa que ele não vai reagir com outras moléculas no seu organismo e causar algum produto nocivo. Após a sua absorção no organismo, ele é liberado sem causar nenhum mal. 

Os malefícios podem surgir quando se opta por uma água com gás com aditivos, por exemplo, saborizantes, adoçantes artificiais e quantidades elevadas de sódio. Neste caso, a água com gás se distancia da água natural sem gás, podendo fazer mal para algumas pessoas. 

A água com gás pode ser uma estratégia bastante interessante para pessoas que têm o hábito de tomar muito refrigerante e estão querendo parar de fazer isso, porque desejam emagrecer ou apenas serem mais saudáveis. 

Ela também pode ajudar aquelas pessoas que têm dificuldade de tomar água ao longo do dia, por a considerarem “sem graça”. A presença do gás pode ajudar e incentivar essas pessoas a mudarem seus hábitos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Veja quais são os benefícios da água com gás para a sua saúde, os mitos sobre ela e quem não pode consumi-la. 

1. Hidrata o corpo

Água com gás
O fato da água com gás possuir gás carbônico não interfere na hidratação

A hidratação é fundamental para o corpo. Sem água, nós conseguimos sobreviver por um tempo quatro vezes menor, do que sem alimento. 

É graças à água que nossas células recebem vitaminas, minerais, glicose (açúcar), oxigênio e demais substâncias necessárias para manter suas atividades e o funcionamento dos órgãos. 

A hidratação é o processo de reposição de água no nosso corpo, pois ele mesmo não é capaz de produzi-la e nós a perdemos de muitas formas, principalmente pela respiração, urina e suor. 

  Continua Depois da Publicidade  

A quantidade de água que deve ser ingerida por dia varia de acordo com o peso corporal de cada pessoa, seu nível de atividade física e das condições climáticas. 

Pessoas que praticam esporte ou trabalham em ofícios mais ativos precisam beber mais água. Dias mais quentes também pedem um reforço na hidratação, pois se perde mais água pela transpiração. 

Como regra geral, você deve beber de 30 a 50 mL de água para cada quilograma corporal. Por exemplo, se você tem 60 kg, precisa beber de 1,8 a 3,0 litros de água por dia, a depender da temperatura externa e do seu nível de atividade física

Beber água pode não ser uma tarefa fácil para você, por isso a água com gás pode ser uma alternativa para te ajudar a bater sua meta diária de ingestão de água. O fato da água com gás ter bolhinhas de gás carbônico não interfere em seu poder de hidratação.  

2. É fonte de sais minerais

Quando transpiramos, não perdemos apenas água, mas também sais minerais como o sódio, o potássio, o magnésio, o fósforo, o cálcio e o cloreto. 

  Continua Depois da Publicidade  

A boa notícia é que a água não contém apenas hidrogênio e oxigênio e sim uma combinação dessas moléculas com vários sais minerais importantes para o correto funcionamento das nossas células. 

Para você ter uma ideia de como a água, inclusive a água com gás, é benéfica para a saúde, veja os sais minerais que ela contém: 

  • Cálcio: está presente na composição dos ossos e dentes, atua na coagulação sanguínea, na contração dos músculos, na transmissão dos impulsos nervosos e na absorção de alguns nutrientes no trato digestivo. 
  • Sódio: é de fundamental importância para o sistema nervoso central e para a regulação dos fluidos do corpo. Muito se ouve sobre seus malefícios, mas isso quando consumido em excesso e de fontes não saudáveis, como alimentos processados e refrigerantes. 
  • Potássio: atua na regulação dos níveis de açúcar e gordura no sangue, auxilia a função renal, influencia na saúde mental relacionada ao estresse e ansiedade, e melhora o sistema circulatório. 
  • Silício: importante para a saúde das articulações, do sistema imunológico, do processo de cicatrização e para a prevenção da aterosclerose. 
  • Manganês: regula a frequência cardíaca, a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue, o sono, e melhora a absorção de nutrientes e a produção de colágeno.  
  • Zinco: melhora a saúde cardiovascular e a atividade cerebral, previne o desenvolvimento de doenças degenerativas, melhora a imunidade, promove a recuperação das fibras musculares, melhora a fertilidade da mulher e ajuda a prevenir o câncer de próstata nos homens. 

A água com gás, assim como a natural, previne a desidratação, por devolver água e sais minerais ao corpo. Veja os males que a desidratação pode causar ao seu organismo

3. Ajuda a emagrecer

A água com gás pode te ajudar a emagrecer, no mínimo de duas formas. 

Primeiramente, ela ajuda a aliviar aquela fome mecânica entre uma refeição e outra, proveniente do estômago vazio. Assim, se você estiver seguindo um plano alimentar, ela pode te ajudar a segurar a fome até a próxima refeição, pois o gás da água dá a sensação de estômago cheio.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela também pode te ajudar a emagrecer ao ser usada como substituta do refrigerante. Muita gente tem o hábito de beber refrigerante todos os dias, pois não consegue comer sem o acompanhamento da bebida. A água com gás pode suprir essa necessidade, sem adicionar calorias e outras substâncias prejudiciais ao seu organismo. 

Como o emagrecimento depende da constância, você pode usar sua criatividade para incrementar a sua água com gás, de forma saudável e prazerosa, que vão te ajudar a seguir com seu plano alimentar. Por exemplo, você pode adicionar o suco de um limão ou uma laranja, e até raspas de limão, gengibre e hortelã, para deixar sua bebida mais gostosa e refrescante.

4. Melhora o seu paladar

Você já deve ter ido a uma cafeteria e observou que juntamente com o seu café, veio um copinho com água com gás. Isso pode ter gerado até uma dúvida sobre o momento certo de tomar a água com gás, se antes ou após o café. 

A água com gás deve ser tomada antes do café, pois ela limpa suas papilas gustativas, melhorando o paladar. 

Além do café, a água com gás pode ser ingerida com esse objetivo antes de apreciar um vinho ou uma cerveja especial. 

5. Alivia a sensação de má digestão

Água com gás
Tomar um copo de ága com gás pode aliviar a sensação de inchaço pela má digestão

A água com gás não gera inchaço no corpo, ela apenas dá a sensação de saciedade por causa da dilatação do estômago. Na verdade, a água com gás pode ajudar a aliviar a sensação de inchaço abdominal, pois promove a eructação (arroto).

Apesar de não haver estudos comprovando, o conhecimento médico vindo da prática e, também, o conhecimento popular indicam que a água com gás melhora os sintomas de má digestão: inchaço e dor abdominal, náuseas e vômitos. 

No entanto, recomenda-se que pessoas com gastrite e com síndrome do intestino irritável evitem o consumo frequente de água com gás, pois os gases podem irritar a mucosa estomacal e intensificar os sintomas intestinais. 

Mitos da água com gás

Devido à semelhança com o refrigerante, muitos dos malefícios desta bebida foram transferidos para a água com gás que, na verdade, são mitos. 

Alguns mitos da água com gás são:

  • Água com gás estraga os dentes: de fato, a água com gás é mais ácida que a natural, apresentando um pH entre 5 e 6, enquanto que a água natural apresenta um pH neutro, de 7. Mas essa é uma acidez fraca, com potencial corrosivo cem vezes menor do que o do refrigerante. 
  • Água com gás deixa os ossos fracos: a água com gás não deixa os ossos com menos cálcio e mais fracos. Há alguns estudos, que precisam de mais resultados comprobatórios, que mostram que os refrigerantes à base de cola podem atrapalhar a absorção de cálcio e promover a osteoporose. Os dados apontam que isso pode ocorrer por causa da adição de cafeína e de ácido fosfórico, que não estão presentes na água com gás. 
  • Não prejudica a gravidez: apesar de não prejudicar a gravidez, a água com gás pode contribuir para o desconforto que a grávida já tem naturalmente com a compressão do estômago, por causa da dilatação adicional provocada pelo gás da água. Veja mais informações sobre o consumo da água com gás no período da gestação.

Quem não pode tomar água com gás

Assim como os refrigerantes não são indicados para crianças, a água com gás também não é, pois é importante estimular o paladar da criança a se acostumar com a água natural. 

Como vimos, o consumo frequente de água com gás não é recomendado para pessoas com problemas gástricos, como a gastrite, ou que já sofrem com excesso de gases, devido à síndrome do intestino irritável ou refluxo gastroesofágico.

Fontes e referências adicionais

Você gosta de água com gás? Na sua opinião, ela é uma boa substituta do refrigerante? Como você gosta de tomar a sua água com gás? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário