Benefícios do chá de graviola – Para que serve e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 20/02/2021

A graviola é uma fruta bastante apreciada em nosso país, mas o chá feito a partir de suas folhas vem ganhando cada vez mais adeptos, uma vez que ele pode trazer vários benefícios para a saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, vamos aprender a preparar esse chá tão exótico, além de conhecer os seus benefícios.

O que é o chá de graviola?

Graviola
Graviola

Apesar do nome, o chá de graviola não utiliza a fruta em sua preparação, mas sim as suas folhas.

Além disso, esse chá pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, puro ou em associação com outras ervas, como o mate e o chá verde.

Benefícios do chá de graviola

O chá de graviola é utilizado para o tratamento de diversos problemas de saúde, principalmente devido a suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

A seguir, vamos abordar um a um todos esses benefícios do de chá de graviola para a saúde.

1. Possível atuação positiva contra o câncer

Um estudo publicado no periódico Carcinogenesis demonstrou que alguns compostos presentes na graviola e em suas folhas podem ajudar a combater o câncer.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, os estudos ainda estão em fase inicial, e não se sabe ainda se esse efeito teria alguma influência em tumores humanos.

2. Proteção à saúde do coração

saúde cardiovascular

Os altos níveis de potássio e outros compostos no chá de graviola ajudam a reduzir a pressão arterial, contribuindo assim para prevenir a hipertensão.

Além disso, os antioxidantes presentes neste chá atuam também na prevenção do acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, um problema conhecido como aterosclerose, e que pode agravar ou mesmo causar uma série de doenças cardiovasculares.

3. Prevenção de infecções

Embora este seja um efeito ainda pouco estudado do chá de graviola, algumas pesquisas sugerem que ele possui propriedades antimicrobianas, e pode ajudar a combater e prevenir a ocorrência de infecções, principalmente no trato digestivo.

Mas o uso para esta finalidade deve ser feito com cuidado, uma vez que nosso intestino é povoado por bactérias benéficas para a saúde, que podem ser afetadas pelo uso excessivo deste chá.

4. Cuidados com a pele e cabelo

O chá de graviola tem várias propriedades adstringentes que podem fortalecer a pele e diminuir o tamanho dos poros, quando aplicado nela, na forma de compressas.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso pode ajudar na redução de marcas e rugas, além de prevenir problemas como acne e inflamações na pele.

Além disso, seu poder bactericida ajuda a evitar patógenos como os micro-organismos que causam acne, cravos e infecções cutâneas.

5. Tratamento de diabetes

Pesquisas científicas indicam benefícios do chá de graviola para regular os níveis de açúcar no sangue, principalmente de pessoas que sofrem de diabetes.

Isso ocorre porque alguns fitoquímicos presentes no chá de graviola ajudam a retirar a glicose da circulação, prevenindo assim a ocorrência de picos de glicose e insulina.

6. Propriedades anti-inflamatórias

mulher com garganta inflamada

Os efeitos antioxidantes presentes na folha da graviola, como os flavonoides e as antraquinonas, evitam que os radicais livres danifiquem células saudáveis no organismo, além de retardar processos relacionados ao envelhecimento precoce.

Isso faz com que esse chá possua um efeito anti-inflamatório, uma vez que ele ajuda a regular o funcionamento imunológico.

  Continua Depois da Publicidade  

Contraindicações

Existem algumas contraindicações relacionadas ao uso do chá de graviola, principalmente se você tem certas condições de saúde. As principais são:

  • Diagnóstico de doença hepática ou renal;
  • Uso de medicamento para a diabetes;
  • Uso de remédios para controlar a pressão arterial;
  • Baixa contagem de plaquetas em um exame de sangue recente.

Além disso, pessoas que irão realizar exames de imagem que utilizem contrastes ou algum reagente radioativo, como a ressonância magnética, devem evitar o uso do chá de graviola.

Por esses motivos, é importante consultar um médico antes de começar a utilizar qualquer tipo de chá ou suplemento, pois podem ocorrer interações medicamentosas ou até mesmo piorar alguma condição de saúde pré-existente.

Como preparar o chá de graviola?

Chá de folha de graviola

Ingredientes:

  • 10 g de folhas de graviola secas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  • Aqueça a água e, quando levantar fervura, desligue o fogo;
  • Então, acrescente as folhas e deixe em infusão por cerca de 10 minutos;
  • Após esse tempo, coe e consuma ainda morno.

Observação: Evite excessos, uma vez que, quando em grande quantidade, o chá de graviola pode causar efeitos desagradáveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais causados pelo uso de chá de graviola podem incluir:

  • Distúrbios digestivos: O chá de graviola apresenta um alto poder antimicrobiano e antibacteriano. Mas quando o chá é usado por muito tempo, ele pode começar a prejudicar as bactérias benéficas do nosso sistema digestivo, encontradas na nossa flora intestinal;
  • Redução excessiva da pressão arterial: Se você tem problema de pressão arterial baixa ou está tomando algum tipo de medicamento para a pressão alta, o chá de graviola não é indicado, pois ele pode causar hipotensão grave;
  • Parto prematuro: Mulheres grávidas ou amamentando não devem tomar o chá de graviola, uma vez que existe a chance de os componentes do chá afetarem o bebê e mesmo causarem um parto prematuro;
  • Efeitos neurológicos: Algumas pesquisas indicam que existem neurotoxinas presente na graviola que podem causar reações neurológicas, que podem variar desde tremores até convulsões, quando consumidas em excesso.

Outros efeitos colaterais que podem ser observados são fadiga, náusea e vômitos. Apesar dessa lista de efeitos adversos, dificilmente eles são observados quando o chá é usado em quantidades moderadas.

Fontes e referências adicionais

O que você achou dos benefícios do chá de graviola? Pretende incluí-la em sua dieta para aproveitá-los? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (283 votos, média 4,21)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

77 comentários em “Benefícios do chá de graviola – Para que serve e como fazer”

  1. Muito legal esse Chá se for adiministrado com precauçoes ajudaria muita gente eu já tomei este chá seria bom se as pessoas tivessem o conhecimento dessa arvore tão maravilhosa.

    Responder
  2. Alguns anos atrás perdi muito peso tomando o cha,hoje estou com uns kilos mais e vou tomar novamente pra minha sorte a casa para a qual me mudei a 2 meses tem um pé enorme bem na porta de minha cozinha.
    Vale a pena tomar porque já esperimentei dos benefícios dela no emagrecimento

    Responder
  3. Mas afinal quais são os perigos ?Gostaria que nos explicasse detalhadamente sobre os perigos assim estaremos atentos quais são as contra indicaçcões?

    Obrigado.

    Responder
  4. Eu na verdade nunca tomei esse Chá comecei hoje porque a minha pressão é alta já estou cuarado tenho essa certeza.

    Responder