Benefícios do Inhame – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Melhora da saúde do coração, promoção da saciedade e prevenção da anemia: conheça os benefícios do inhame e como usar!

O inhame (Dioscorea spp. L.) é um dos legumes mais versáteis, saborosos e nutritivos que você poderá utilizar na sua dieta. Cada 100 gramas de inhame cozido fornecem 118 calorias, na sua maioria proveniente de carboidratos, cerca de 28 g. Encontramos também 1,5 gramas de proteína, 3,9 g de fibras e uma quantidade insignificante de gordura (0,2 gramas).

Os tubérculos são uma excelente fonte de fibras solúveis e seus carboidratos são complexos. Antes de conhecer todos os benefícios do inhame, vale a pena descobrir se o inhame engorda ou emagrece e se você está fazendo algum tipo de dieta que tenha restrições de carboidratos ou tem intolerância à glúten, também vai gostar de saber se o inhame tem carboidrato ou glúten.

Quer saber mais sobre os benefícios do inhame? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como ele pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Para que serve o inhame?

Estudos e análises têm indicado quais são os benefícios do inhame. Confira para que serve o vegetal:

  • Saúde da mulher: bom para menopausa, tensão pré-menstrual (TPM), endometriose, doença fibrocística da mama e fibrose uterina;
  • Auxílio à prevenção do câncer por ser rico em antioxidantes e diosgenina;
  • Bom para a saúde do coração;
  • Ajuda na prevenção da doença de Alzheimer;
  • Auxílio ao emagrecimento;
  • Auxílio à prevenção da anemia.

Benefícios do inhame: saiba como usar!

O inhame pode ser preparado cozido, assado ou ao vapor. Também há receitas de sopa light de inhame que você pode preparar em dias mais frios e aproveitar seus nutrientes.

Um purê light de inhame também pode ser uma excelente acomapnhamento para as refeições principais da sua dieta. Até mesmo fazer um suco de inhame traz inúmeros benefícios. Conheça ainda outras receitas com inhame para emagrecer e aproveite esse tubérculo incrível na sua dieta!

Cuidados

  • Converse com seu médico a respeito do uso do inhame. O funcionamento do sistema endócrino é bastante delicado e integrado, e a diosgenina do tubérculo pode alterá-lo, mesmo que discretamente.
  • Grávidas e lactantes devem evitar o consumo do inhame.
  • Coma sempre com moderação;
  • Antes de conhecer todos os benefícios do inhame, vale a pena descobrir se o  inhame engorda ou emagrece, pois dependendo da dieta em que você esteja nesse momento, talvez o inhame não se enquadre nela, mesmo tendo muito benefícios.
Fontes e Referências Adicionais:

O que achou dos benefícios do inhame? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá inclui-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (389 votos, média: 4,21 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

92 comentários em “Benefícios do Inhame – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Muito bom, gostei deste comentário, estou usando como suco e gostando pq ele regula o intestino tambem, com este comentario, fiquei mais segura.

  2. Desde criança eu como muito inhame do tipo conhecido no nordeste. Ele é um tubérculo grande, muito saboroso. Faço-o sempre partido em rodelas, e cozinho com água e um pouco de sal. Gosto tanto que como ele até puro. Mas é muito gostoso comer com manteiga, carne, ovo , o que a pessoa quiser.
    Nunca tive coragem de comer esse inhame pequeno que tem aqui no Sudeste, centroeste…

  3. ROMERY PATTI PRA VOCE DESCASCAR O INHAME E NÃO PINICAR , DESCASQUE ELE NO SECO , SEM AGUA NENHUMA , NEM A FACA PODE ESTAR MOLHADA , AS MÃOS TAMBÉM SECAS , DEPOIS DE DESCASCADOS , JOGUE AS CASCAS FORA PRA DEPOIS LAVAR OS INHAMES JA DESCASCADOS , VÃO FICAR TODOS SUJOS , AÍ COM UMA FACA EM BAIXO DA TORNEIRA VÁ RASPANDO DE LEVE EM BAIXO DA ÁGUA E ELES VÃO FICAR LIMPINHOS AÍ É SÓ USAR CRU OU COZIDO , SOFRI MUITO ANTES DE SABER DISSO , ADORO INHAME COZIDO NA ÁGUA E SAL MAS EVITAVA DE COMPRAR INHAME POR ISSO , AGORA NÃO FALTA NA MINHA CASA O MEU INHAME .

  4. Suco de vagem crua é ótimo para regula a diabetes !
    E é pouco divulgado !
    Faça um copo e tome em jejum todos os dias … e depois de um tempo razoável de duas semanas há um mês , pelo menos , repita o exame de controle de glicemia e verifique se funcionou contigo !
    Alimentação com vegetais e frutas é saúde !
    É bom divulgar esses conhecimentos !!

  5. Tenho 79 anos e nunca comi isso na minha vida. Mas tenho saúde pra dar e vender, acuidade mental, disposição, dirijo carro muito bem, durmo bem… só não tenho dinheiro! kkkkkkkkkkkkk

    • A
      Então agradeça á Deus por sua saúde
      Mais aqui estamos falando dos benefícios do inhame pra quem precisa

  6. Tenho melasma, e após várias pesquisas e idas a dermatologistas e compras de cosméticos caríssimos, lí outro dia os benéficios do inhame inclusive para manchas de pele, resolvi fazer uso do suco ( bato liquidificador todos os dias um inhame cru/ meia maçã e gengibre, após 3 dias já obtive melhoras na mimha pele, após uma seman de uso as manchas clarearam, estou muito feliz pela descoberta, estou tomando todos os dias pela manhã… Uma santa descoberta na minha vida….muito bom !!!

  7. Muito bom saber sobre os benefícios do inhame, já consumia 2 vezes por semana, agora vou passar a consumir conforme as orientações que conheci aqui com as sopas, vou fazer de todos os tipos, tudo muito bem explicado.Obrigada. Valeu.

  8. So um usuario de todos os dias do inhame. coloco uma cabeça de inhame descascado crú no litificador mais um pedaço de cenora uma banana uva passa um pedaço de melancia um pedaço de mamão bato e tomo 2 copos, me sinto bem disposto odia inteiro, almoço pouco e a noite tomo um copo de leite batido no litificador junto com uma gema de ovo de pata com mel e canela . me diga se estou certo e devo continuar neste mesmo ritimo obrigado. ja uso a muitos anos a mais de 10 anos.

  9. Podes me explicar qual é a diferença do inhame e do Taia , principalmente na saúde feminina? Já sabia que o inhame era bom, mas não com tantas propriedades,mas o Taia se acha bem mais fácil vem mercado. Muito obrigada.

  10. Bom dia.
    Chamo-me Rui Bernardo.
    Gostaria de saber quais são as diferentes formas de preparo e
    consumo do inhame.

    • Minha dica é de suco, bata no liquidificador 1 inhame cru descascado, com a polpa do maracujá e adoce a gosto. É delicioso e ajuda a melhorar a imunidade, usei para levantar as plaquetas.
      Pode ser usado também inhame cozido em receitas de pão de queijo.

  11. Alguém de vcs sentem coceira nas mãos quando descascam o inhame??? eu descasquei o inhame com o auxílio de uma luva descartável (pois eu sabia que iria pinicar minhas mãos) , mais ainda assim senti meus braços pinicarem, e assim que tomei o suco senti coceira na minha garganta. Agora estou com medo de continuar tomando e ter uma reação alérgica.

  12. sempre gostei do inhame mas não conhecia suas propriedades,amei varias dicas principalmente do inhame com limão batido, ja tomo limão batido com casca mas agora vou tomar com inhame ,obrigado pelas dicas,gosto tbm de comer só cosido no café da manhã,melhor que comer pão .