Benefícios do Morango – Para Que Serve e Como Usar!

Especialista:
atualizado em 21/08/2020

Auxílio ao emagrecimento, útil para a saúde do coração e o fortalecimento do sistema imunológico: conheça os benefícios do morango e como usar!

Morango é o nome comum dado ao pseudofruto composto de várias espécies de morangueiro. De cor vermelha e sabor caracterizado pela mistura de doce e azedo, o morango é bastante consumido no Brasil e no mundo, principalmente nas épocas de safra.

Os morangos são pouco calóricos: 100 g fornecem apenas 33 calorias (7,7 g de carboidratos, 0,7 g de proteína, 2 g de fibras e 0,3 g de gordura). Eles são uma excelente fonte de manganês e vitamina C, entre outros nutrientes.

As propriedades do morango que merecem mais destaque são suas atividades antioxidante e anti-inflamatória. Com relação aos fitonutrientes, eles possuem compostos dos grupos das antocianinas, dos flavonoides, dos ácidos hidroxicinâmicos e hidroxibenzóicos, exemplares de taninos e estilbenos.

Para que serve o morango?

Pesquisas e análises a respeito da composição do alimento têm apresentado os benefícios do morango. Confira para que serve a fruta:

  • Auxílio ao controle da glicemia;
  • Auxílio ao emagrecimento. Veja como o morango emagrece;
  • Bom para a saúde do coração, atua como vasodilatador;
  • Efeito anti-inflamatório que pode amenizar sintomas alérgicos;
  • Bom para a saúde dos olhos;
  • Reforço ao sistema imunológico por ser excelente fonte de vitamina C;
  • Bom para a saúde da pele também pela vitamina C e ácido elágico;
  • Aliado do sistema nervoso e benéfico para o cérebro;
  • Propriedades que auxiliam na prevenção do câncer.

Benefícios do morango: saiba como usar!

Como fruta, os morangos podem ser consumidos in natura, utilizados no preparo de sucos, vitaminas e drinks ou usados como ingredientes de receitas doces, como bolos, tortas, sorvetes, bombons, geleias e receitas salgadas, como saladas, por exemplo.

Aprenda como fazer algumas receitas com morango para emagrecer e outras como:

Dicas de escolha e armazenamento

  • Por serem muito sensíveis, os produtores de morango fazem um uso considerável de pesticidas. Se for possível, prefira os alimentos orgânicos. Do contrário, lave-os muito bem antes do consumo;
  • Para uma maior durabilidade, evite deixar os morangos a temperatura ambiente. A geladeira é um bom local para o seu armazenamento.

Precauções

  1. Moderação e acompanhamentos: Consuma morangos sempre com moderação e não coloque açúcar ou outros acompanhamentos cheios de açúcar e calorias, pois eles anularão os possíveis efeitos da fruta para a saúde e boa forma;
  2. Pessoas com problemas renais: Devem evitar a ingestão de morangos ou evitar comê-los em exagero. Como eles têm potássio, os rins podem não conseguir eliminar um excesso do mineral, o que causa prejuízos significativos para a saúde. Além disso, morangos também possuem oxalato de cálcio, que em excesso se cristaliza e forma cálculos;
  3. Pacientes que fazem o uso de betabloqueadores: Também devem ficar atentos a isso, pois tais medicações promovem o aumento dos níveis de potássio no sangue;
  4. Problemas na vesícula biliar: A cautela com relação ao oxalato de cálcio também é válida para os portadores de problemas na vesícula biliar;
  5. Pessoas com distúrbios hemorrágicos: Não devem comer morangos, pois eles podem afetar o processo de coagulação sanguínea;
  6. Cirurgia: Para aqueles que serão submetidos a cirurgias é aconselhável não ingerir os morangos pelo menos duas semanas antes do procedimento.

Quer saber mais sobre os benefícios do morango? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a fruta pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do morango? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 4,41 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Benefícios do Morango – Para Que Serve e Como Usar!”

  1. Otimo artigo, gostaria de deixar aqui uma ideia da dieta do morango:

    Funcional, gostoso e saudável!

    O morango é uma fruta sensacional, o mais incrível é que esta fruta deliciosa pode ser uma aliada e tanto na perda de peso.

    Isso acontece porque ela tem antioxidantes, que combatem a obesidade, e fibras, que saciam a fome. Além disso, o morango cuida da sua saúde: “Ele é um alimento funcional, pois contém substâncias que deixam o organismo mais saudável”.

    Quero mostrar aqui todos os benefícios desta poderosa fruta e indicar um cardápio que fará você secar até 3 kg em 15 dias. Mas antes de começar, atente-se a alguns cuidados necessários…
    Cuidados essenciais

    Escolha
    Opte por morangos mais macios, com tonalidade vermelha brilhante e folhas mais verdes. “Evite comprar frutas expostas ao sol, que estão amassadas ou têm folhas escurecidas”, ensina Roseli Ueno Ninomiya.

    Higiene
    Lave-os em água corrente pouco antes de servir, pois o morango estraga rápido.

    Conservação
    Deixe-os na geladeira. Assim, você aumenta o tempo de vida (de até três dias).

    Contraindicação
    Alérgicos a ácido salicílico devem evitar o consumo, pois a fruta contém uma substância que se assemelha à aspirina. Alérgicas a ácido oxálico também não devem consumi-la.