Morango – Para que serve, benefícios e como usar!

Especialista:
atualizado em 22/10/2020

O morango é um alimento que consegue agradar tanto o paladar quanto nossa visão e olfato. Mas além de belo, o morango traz vários benefícios para a saúde, que vão desde ajudar a emagrecer até a prevenção do câncer.

De cor vermelha e sabor caracterizado pela mistura de doce e azedo, o morango é bastante consumido no Brasil e no mundo, principalmente nas épocas de safra, de junho a setembro, quando é mais fácil encontrar a fruta no mercado e com um preço mais acessível.

É uma fruta muito versátil, e pode ser consumido in natura, utilizado no preparo de sucos, vitaminas e drinks ou como ingredientes de receitas doces, como bolos, tortas, sorvetes, bombons e geleias, ou mesmo em saladas.

Os benefícios do consumo do morango para a saúde são muitos, então vamos conhecê-los com mais detalhes.

Ele ajuda a controlar a glicemia

Assim como outras frutas vermelhas, o morango é uma fruta de baixo índice glicêmico, o que significa que seu consumo não causa picos de concentração de açúcar no sangue.

Também foi encontrado em alguns estudos que substâncias encontrados no morango podem melhorar a resistência a insulina e reduzir os níveis de glicose no sangue.

Assim, quando consumido sem exageros, o morango pode auxiliar no controle do diabetes.

Ele ajuda a emagrecer

O consumo de morango pode ajudar no processo de emagrecimento, pois é pouco calórico, além de conter fibras, que dão saciedade e diminuem a sensação de fome. Saiba mais como o morango emagrece.

Além disso, o morango é rico em antocianinas, que é uma substância que estimula a queima de gorduras, reduz o colesterol e ajuda no controle do apetite.

É rico em fibras

O alto teor de fibras solúveis, associado a presença das antocianinas, ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, e por isso auxilia na prevenção da aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Além disso, o morango contém fibras insolúveis, que são excelentes para evitar e tratar a constipação.

Melhora a saúde do coração

A ingestão de alimentos pobres em sódio e ricos em potássio, como o morango, pode ajudar no tratamento e na prevenção da hipertensão, pois o potássio tem efeito anti-hipertensivo, além de uma ação protetora contra danos cardiovasculares.

Mas sempre que possível deve-se consultar um médico ou nutricionista, já que a alimentação pode interagir com os medicamentos usados para tratar a hipertensão e outros problemas cardíacos.

É rico em antioxidantes

O morango, principalmente orgânico, é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo da ação danosa dos radicais livres, além de manter o bom funcionamento do organismo:

  • Mantém a pele saudável: A ação dos antioxidantes, como as vitaminas A e C, pode evitar o envelhecimento precoce e ainda ajudar na produção do colágeno, uma proteína que mantem a firmeza da pele.
  • Melhora o sistema imunológico: Por ser uma fonte de antocianinas, flavonóides e vitaminas A e C, o morango ajuda a manter o funcionamento correto do sistema imunológico, além de ter um efeito anti-inflamatório.
  • Ajuda na prevenção do câncer: Alem dos efeitos já conhecidos da ação dos antioxidantes na prevenção de alguns tipos de câncer, as antocianinas presentes no morango podem ajudar na inibição do desenvolvimento de tumores, segundo estudo do Hospital Sírio Libanês.
  • Protege o sistema nervoso: Os radicais livres também são prejudiciais para o cérebro e os nervos, e possivelmente estão associados à doenças como o Parkinson e Alzheimer. Então, a ação dos antioxidantes poderia ajudar a preveni-las.
  • Mantém a saúde dos olhos: Os antioxidantes presentes no morango podem ajudar a prevenir algumas doenças oftalmológicas causadas por radicais livres, como a degeneração macular, que pode levar perda de visão.

Vale destacar que, apesar de nosso organismo ter mecanismos para lidar com a ação dos radicais livres, uma boa parte dessa defesa depende de nossa dieta.

Benefícios do morango: saiba como usar!

Como fruta, os morangos podem ser consumidos in natura, utilizados no preparo de sucos, vitaminas e drinks ou usados como ingredientes de receitas doces, como bolos, tortas, sorvetes, bombons, geleias e receitas salgadas, como saladas, por exemplo.

Aprenda como fazer algumas receitas com morango para emagrecer e outras como:

Sorvete caseiro de morango
Um sorvete caseiro e proteico. Uma delícia mais saudável para os dias de calor.
Veja esta receita
Sorvete de morango
Shake proteico de morango fit, fácil e delicioso
Shake Proteico de Morango ideal para ser consumido antes do treino ou até mesmo como um lanche.
Veja esta receita
Shake proteico de morango fit, fácil e delicioso

Dicas

  • Como muitos produtores de morango utilizam pesticidas para melhorar a produtividade dos morangueiros, é importante lavar bem os frutos e deixá-los de molho em uma solução com bicarbonato de sódio, usando uma colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água.
  • Sempre que possível dê preferência a morangos orgânicos, que são produzidos sem o uso de pesticidas. 
  • O morango é um fruto muito sensível, então evite deixá-lo a temperatura ambiente. O ideal, para uma melhor preservação, é guardar morangos frescos na geladeira, mas também é possível congelá-los, o que aumenta a durabilidade e não diminui a qualidade dos nutrientes.

Precauções

O morango é uma fruta com vários benefícios, mas algumas precauções são necessárias para evitar o agravamento de alguns problemas de saúde:

  • Mesmo sendo uma fruta com baixo índice glicêmico, o morango contém carboidratos, e por isso deve ser consumido com moderação, principalmente por pessoas com diabetes.
  • Pessoas com problemas renais sempre devem tomar bastante cuidado com a alimentação, principalmente com alimentos ricos em potássio, como o morango.
  • O morango também é rico em oxalato de cálcio, e por isso pessoas com cálculos (pedras) nos rins ou vesícula devem evitar o consumo, ou fazê-lo com cautela, uma vez que essa substância pode ajudar a formar os cálculos.

Tabela nutricional

ComponenteValor por 100g
Energia30 kcal
Umidade91,8 g
Carboidrato total6,54 g
Carboidrato disponível4,87 g
Proteína0,82 g
Lipídios0,4 g
Fibra alimentar1,67 g
Álcool0
Cinzas0,45 g
Colesterol0
Ácidos graxos saturados0,02 g
Ácidos graxos monoinsaturados0,06 g
Ácidos graxos poliinsaturados0,3 g
Ácidos graxos trans0
Cálcio15,4 mg
Ferro0,28 mg
Sódio11 mg
Magnésio11 mg
Fósforo28,8 mg
Potássio102 mg
Zinco0,09 mg
Cobre0,05 mg
Selênio0,36 mcg
Vitamina A (RE)8,93 mcg
Vitamina A (RAE)4,46 mcg
Vitamina D0
Alfa-tocoferol (Vitamina E)0,39 mg
Tiaminatr
Riboflavina0,03 mg
Niacinatr
Vitamina B60,03 mg
Vitamina B120
Vitamina C69,8 mg
Equivalente de folato21,8 mcg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) / tr = traços

Quer saber mais sobre os benefícios do morango? Assista ao vídeo da nossa nutricionista e descubra como a fruta pode ter efeitos positivos para sua saúde e seu bem-estar:

Gostou das dicas?

O que achou dos benefícios do morango? Agora que sabe para que serve e conhece suas propriedades, irá incluí-lo mais no seu cardápio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (29 votos, média: 4,41 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Morango – Para que serve, benefícios e como usar!”

  1. Otimo artigo, gostaria de deixar aqui uma ideia da dieta do morango:

    Funcional, gostoso e saudável!

    O morango é uma fruta sensacional, o mais incrível é que esta fruta deliciosa pode ser uma aliada e tanto na perda de peso.

    Isso acontece porque ela tem antioxidantes, que combatem a obesidade, e fibras, que saciam a fome. Além disso, o morango cuida da sua saúde: “Ele é um alimento funcional, pois contém substâncias que deixam o organismo mais saudável”.

    Quero mostrar aqui todos os benefícios desta poderosa fruta e indicar um cardápio que fará você secar até 3 kg em 15 dias. Mas antes de começar, atente-se a alguns cuidados necessários…
    Cuidados essenciais

    Escolha
    Opte por morangos mais macios, com tonalidade vermelha brilhante e folhas mais verdes. “Evite comprar frutas expostas ao sol, que estão amassadas ou têm folhas escurecidas”, ensina Roseli Ueno Ninomiya.

    Higiene
    Lave-os em água corrente pouco antes de servir, pois o morango estraga rápido.

    Conservação
    Deixe-os na geladeira. Assim, você aumenta o tempo de vida (de até três dias).

    Contraindicação
    Alérgicos a ácido salicílico devem evitar o consumo, pois a fruta contém uma substância que se assemelha à aspirina. Alérgicas a ácido oxálico também não devem consumi-la.