Benefícios do Vinagre – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 20/12/2020

O vinagre é usado como tempero, remédio e até produto de limpeza há milênios. Mas, apesar da fama, há muita desinformação em relação aos reais benefícios do vinagre no organismo, principalmente por causa da grande variedade de vinagres que existe.

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Vamos então conhecer um pouco mais sobre o vinagre, seus diferentes tipos e, principalmente, descobrir quais são os benefícios que seu consumo pode trazer à saúde.

Tipos de vinagre

Alguns tipos de vinagre de frutas

Antes de falarmos dos benefícios do vinagre, é importante saber diferenciar os tipos que estão disponíveis no mercado, que podem ser vinagres feitos de álcool, frutas, vinho ou o vinagre balsâmico.

  • De álcool: Feito a partir da fermentação de malte, milho ou cana de açúcar;
  • De frutas: O mais comum é o feito a partir da fermentação do suco de maçã;
  • Balsâmico: Esse tipo de vinagre é produzido a partir do suco de uvas brancas trebbiano, que então passam por um cozimento, a fim de criar um tipo de concentrado, e só depois é fermentado;
  • De vinho: Este último é feito a partir da fermentação dos carboidratos presentes no vinho.

Benefícios do Vinagre

Em geral, o vinagre não possui muitos nutrientes, mas é conhecido por reduzir o nível de glicose no sangue, auxiliar na perda de peso, ser uma boa alternativa de tempero com poucas calorias e um poderoso antioxidante.

Aqui vamos abordar os benefícios do vinagre de frutas.

Ajuda a perder peso

O consumo regular de vinagre pode ajudar na perda de peso, uma vez que aumenta a saciedade e assim reduz a ingestão calórica.

Um estudo publicado na Nature em 2005 mostrou que o consumo de vinagre aumentava a saciedade após as refeições, reduzindo assim o consumo calórico.

Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue

O consumo regular de vinagre pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, além de melhorar quadros de resistência à insulina.

Esse efeito foi demonstrado em um estudo publicado em 2017 no periódico Diabetes Research and Clinical Practice.

Entretanto, o vinagre não deve ser usado como único tratamento para diabetes, mas sim como um tratamento auxiliar, para melhorar a resposta do corpo aos medicamentos.

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Possui propriedades antioxidantes

Cada vez mais se fala da importância dos antioxidantes para a saúde do corpo, e seus benefícios se devem ao combate aos radicais livres, que causam estresse oxidativo.

Assim, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como o vinagre, ajuda a evitar e amenizar uma série de problemas de saúde, como:

  • Inflamações: A regulação do sistema imunológico ajuda a evitar reações exageradas, como doenças inflamatórias e autoimunes;
  • Câncer: Certos tipos de câncer são causados pela ação dos radicais livres sobre o DNA das células;
  • Envelhecimento precoce da pele: Os radicais livres também atuam sobre a pele, acelerando o processo de envelhecimento.

Esses efeitos, assim como outros que ainda estão em estudos, foram demonstrados por pesquisadores da Süleyman Demirel University, na Turquia, e publicados no Journal of food science em 2014.

Vinagre de maçã
Vinagre de maçã

Coração saudável

Os efeitos do consumo de vinagre na proteção do coração já foram demonstrados em estudos, como neste, publicado em 2016 no periódico Annales de cardiologie et d’angéiologie.

Neste estudo os pesquisadores identificaram alguns efeitos que protegeriam o coração, decorrentes do consumo do vinagre, como:

  • Redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue;
  • Redução da glicemia;
  • Aumento da saciedade, que leva a diminuição do consumo calórico.

Assim, o vinagre age reduzindo a chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose.

Possui bactérias benéficas para o corpo

O vinagre de maçã pode ser considerado um alimento probiótico, uma vez que possui em sua composição bactérias como a Acetobacter aceti.

Alimentos probióticos são aqueles que contêm em sua composição micro-organismos benéficos para o corpo, que passam a fazer parte da microbiota intestinal.

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Esses micro-organismos podem influenciar o funcionamento de diversos órgãos e sistema do corpo, como:

  • Digestivo, principalmente o intestino: Contribui para a saúde intestinal e regula a absorção de diversos nutrientes;
  • Imunológico: Age na regulação e no amadurecimento da imunidade;
  • Nervoso: Algumas bactérias são capazes de produzir neurotransmissores, muito importantes para manter o correto funcionamento do sistema nervoso.

Dicas e cuidados

  • Não consuma o vinagre, qualquer que seja o tipo, puro. Ele deve ser sempre usado como um ingrediente para alimentos.
  • O ideal é consumir o vinagre em pequenas porções, para evitar irritação gástrica e possíveis interações com medicamentos.
  • Quando possível, use o vinagre como substituto de temperos ricos em sódio. Isso pode ajudar a reduzir a pressão arterial e mesmo a prevenir a hipertensão.

Assista ao vídeo da nossa nutricionista falando sobre as propriedades do vinagre de maçã.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências adicionais 
  1. Budak, Nilgün H., et al. “Functional properties of vinegar.” Journal of food science 79.5 (2014): R757-R764.
  2. Johnston, Carol S., Cindy M. Kim, and Amanda J. Buller. “Vinegar improves insulin sensitivity to a high-carbohydrate meal in subjects with insulin resistance or type 2 diabetes.” Diabetes Care 27.1 (2004): 281-282.
  3. White, Andrea M., and Carol S. Johnston. “Vinegar ingestion at bedtime moderates waking glucose concentrations in adults with well-controlled type 2 diabetes.” Diabetes care 30.11 (2007): 2814-2815.
  4. Johnston, Carol S., et al. “Examination of the antiglycemic properties of vinegar in healthy adults.” Annals of nutrition & metabolism 56.1 (2009): 74-79.
  5. Leeman, Margareta, Elin Östman, and Inger Björck. “Vinegar dressing and cold storage of potatoes lowers postprandial glycaemic and insulinaemic responses in healthy subjects.” European journal of clinical nutrition 59.11 (2005): 1266-1271.
  6. Kondo, Tomoo, et al. “Vinegar intake reduces body weight, body fat mass, and serum triglyceride levels in obese Japanese subjects.” Bioscience, biotechnology, and biochemistry 73.8 (2009): 1837-1843.
  7. Kondo, Shino, et al. “Antihypertensive effects of acetic acid and vinegar on spontaneously hypertensive rats.” Bioscience, biotechnology, and biochemistry 65.12 (2001): 2690-2694.
  8. Seki, Takahiro, et al. “Antitumor activity of rice‐shochu post‐distillation slurry and vinegar produced from the post‐distillation slurry via oral administration in a mouse model.” Biofactors 22.1‐4 (2004): 103-105.
  9. Nanda, K., et al. “Extract of vinegar” Kurosu” from unpolished rice inhibits the proliferation of human cancer cells.” Journal of Experimental and Clinical Cancer Research 23.1 (2004): 69-76.
  10. Hill, Laura L., et al. “Esophageal injury by apple cider vinegar tablets and subsequent evaluation of products.” Journal of the American Dietetic Association 105.7 (2005): 1141-1144.

Você já tinha conhecimentos desses possíveis benefícios do vinagre para a saúde e boa forma? Já o utilizou com algum destes propósitos? Comente abaixo.

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Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

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6 comentários em “Benefícios do Vinagre – Para que serve e propriedades”

  1. Muito boa esta matéria sobre os benefícios do vinagre de maçã. Aborda o assunto de forma clara, facilitando a compreensão daqueles interessados em primar pela sua saúde. Parabéns!

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