Beterraba engorda ou emagrece? Faz bem para a saúde?

atualizado em

A beterraba é um alimento bastante versátil e é um ótimo aliado para a perda de peso. Essa verdura é uma excelente fonte de vitamina C e minerais essenciais, incluindo magnésio, potássio e ferro que ajudam a manter o bom funcionamento do sistema imunológico. 

Ela também ajuda a eliminar o excesso de líquido do organismo que pode estar associado ao aumento de peso. Além disso, é muito nutritiva e contém menos de 50 calorias por xícara e não possui colesterol, tem pouco sódio e praticamente nenhuma gordura, o que a torna uma escolha saudável para quem deseja emagrecer.

Não apenas isso, mas também a beterraba possui uma carga glicêmica muito baixa, sendo convertida lentamente em energia, evitando o excesso de açúcar na corrente sanguínea, e o acúmulo de gordura corporal.

Supressor natural de apetite

beterrabas

A beterraba também é rica em fibras insolúveis, e esta fibra não é digerida pelo nosso corpo, passando pelo trato gastrointestinal praticamente intacta.

As fibras insolúveis contribuem para o aumento do volume das fezes, bem como garantem uma boa atividade intestinal ao estimular os movimentos peristálticos, atuando como laxantes naturais. Isso ajuda a regular o trânsito intestinal, evitar a constipação, hemorroidas e outros problemas relacionados.

Além disso, ingerir fibras insolúveis contribui na melhoria do metabolismo e também auxilia na perda de peso, uma vez que o alimento promove a sensação de saciedade que ajuda a diminuir o consumo calórico das refeições.

Não só isso, mas também a ingestão regular de fibras pode contribuir para diminuição do risco de muitas doenças crônicas, incluindo as doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e até mesmo o câncer colorretal. Além disso, as fibras presentes no suco de beterraba ajudam na absorção e na eliminação de parte das gorduras ingeridas no organismo.

Pouco calórica

A principal vantagem da beterraba para perda de peso é a pouca quantidade de calorias nesse vegetal. Uma porção de meia xícara (100 gramas) de beterraba oferece apenas 43 calorias e 0,17 gramas de gordura.

Efeitos desintoxicantes

A beterraba fresca contém fitonutrientes chamados de betalaínas e que incluem a betanina e a vulgaxantina.

As betalaínas são eficazes na redução de inflamações e no fornecimento de substâncias antioxidantes para o corpo. A propriedade mais importante da betalaína é o seu efeito desintoxicante, que contribui para a perda de peso devido à redução de toxinas no corpo.

beterraba

Resistência à insulina

Um dos motivos pelo qual a beterraba ajuda a emagrecer é que ela contém quase 40 por cento da quantidade diária necessária de ácido fólico que nosso organismo necessita.

O ácido fólico é uma vitamina (B9) solúvel em água que promove a redução de gordura. Ele combate a resistência à insulina, uma condição em que o corpo não responde adequadamente aos efeitos desse hormônio.

A resistência à insulina está relacionada ao aumento da gordura visceral. No entanto, quando age de maneira regular, a insulina converte o açúcar em energia para o funcionamento adequado do organismo.

Efeitos anti-inflamatórios

De acordo com Juicing-for-Health, muitos dos nutrientes encontrados na beterraba funcionam naturalmente como anti-inflamatórios que não apenas ajudam a manter um peso saudável, mas também podem proteger contra algumas doenças, incluindo a arteriosclerose.

Magnésio

Beterraba

A beterraba é rica em magnésio, um mineral que promove o bom funcionamento dos nervos e dos músculos. Além disso, algumas pesquisas sugerem que o magnésio pode ser bom para a perda de peso.

Um estudo de abril de 2011 descobriu que uma ingestão maior de magnésio leva a níveis mais altos de testosterona, um hormônio que pode favorecer a perda de gordura e aumentar a massa magra. Os músculos queimam mais calorias que gordura, então reter ou criar músculos quando se está em uma dieta pode ajudar na perda de peso.

Leucina

A beterraba contém níveis variáveis de aminoácidos, incluindo altos níveis de leucina. Esse aminoácido é frequentemente incluído em suplementos nutricionais para ajudar o corpo a criar resistência.

Isso pode ajudar na perda de peso, já que a pessoa pode se exercitar por mais tempo e queimar mais calorias. Além disso, uma pesquisa publicada em janeiro de 2003 no “The Journal of Nutrition” indica que a leucina está envolvida em vários processos fisiológicos que promovem redução de peso e de gordura.

Vídeos

Você gosta de beterraba nas suas receitas? Agora que você sabe que a beterraba emagrece, pretende comê-la com mais frequência? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário