Caules Comestíveis e Seus Benefícios – Tipos, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

A natureza fornece diversos elementos importantes para a sobrevivência humana. E entre tais elementos, estão aqueles que servem de alimento para o ser humano e oferecem nutrientes necessários para o funcionamento do nosso organismo.

Isso inclui frutas, verduras, legumes, grãos, verduras, flores (confira aqui a lista de flores comestíveis), ervas, folhas e até mesmo os caules dos vegetais. E é justamente sobre os caules comestíveis e seus benefícios que vamos tratar abaixo, conferindo seus tipos, receitas e como preparar em casa. Dê só uma conferida:

Tipos de caules comestíveis e seus benefícios

1. Caule de brócolis 

O caule do brócolis é tão nutritivo quando as flores do vegetal. Sua porção de 100 g é composta por 28 calorias, aproximadamente 3 g de proteínas, 48 mg de cálcio, 88 mg de ferro, 25 mg de magnésio, 325 mg de potássio, 27 mg de sódio e 400 UI (unidades internacionais) de vitamina A.

2. Caule de agrião

Continuando a nossa lista dos tipos de caules comestíveis e seus benefícios, temos o talo do agrião, que é fonte de vitaminas. Além disso, possui um composto chamado gluconasturtiin que possui outra substância chamada de feniletina- isotiocianato, que já mostrou ter ação inibidora em relação a agente cancerígenos.

3. Caule de aipo

Os talos de aipo estão associados a uma série de benefícios. Isso inclui a diminuição da inflamação, o auxílio à saúde dos olhos, a redução do colesterol ruim – também conhecido como LDL -, a diminuição da pressão arterial e o estímulo da libido.

Rico em fibras e água, o alimento também contribui com a digestão. No entanto, por trazer ação diurética, ele deve ser evitado por pessoas que sofrem com a diarreia.

4. Caule de nabo

Ele é fonte de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina B9, vitamina C e vitamina K. O alimento ajuda a manter a saúde da pele e dos cabelos, melhora a absorção de cálcio, auxilia a prevenção da osteoporose, contribui com a digestão, previne a prisão de ventre e colabora com a qualidade do sono.

5. Caule de couve

O talo da couve é fonte de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo como zinco, selênio, vitamina A, vitamina C e vitamina E. O alimento também é fonte de fibras, que contribuem com a digestão e trabalham na promoção da sensação de saciedade no organismo.

6. Caule de batata-doce

Os talos do tubérculo são nutritivos e podem ser utilizados em receitas como chás, molhos e refogados.

7. Caule de aspargo 

Continuando a nossa lista de caules comestíveis e seus benefícios, temos os talos do aspargo, que são ricos em fibras e pobres em calorias. Isso significa que além de dar aquela força para a digestão, eles auxiliam a saciedade do organismo. Algo que é excelente para quem deseja ou precisa emagrecer, já que com a barriga cheia fica mais fácil controlar o apetite e a quantidade de calorias consumidas ao longo do dia.

8. Caule de alho-poró 

A parte comestível do alho-poró é justamente o seu talo. Ele é fonte de proteínas, fibras, ferro, magnésio, manganês, cálcio, vitamina A, vitamina B6,vitamina B9, vitamina C e vitamina K. Seus benefícios referem-se à manutenção de níveis saudáveis de colesterol, saúde da gestação, melhoria da digestão, prevenção da anemia, saúde dos ossos e auxílio à proteção do coração.

9. Caule de cebola

Os talos verdes da cebola são boas fontes de vitamina C. Além disso, eles possuem betacaroteno, um carotenoide que é conhecido por combater o envelhecimento da pele, contribuir com a saúde dos ossos, proteger a córnea e as superfícies que compõem os olhos, estimular a imunidade e auxiliar a saúde da pele e dos cabelos.

Receitas com caules comestíveis

Agora que já conhecemos as opções de caules comestíveis e seus benefícios, vamos conferir receitas que os utilizem para você aproveitar em seu dia a dia.

1. Doce de caule de mamão 

Ingredientes:

  • 1 kg de caule de mamão ralado;
  • 1 kg de açúcar;
  • 6 xícaras de chá de água;
  • 150 g de coco ralado;
  • Cravo-da-índia a gosto.

Modo de preparo:

  1. Colocar o caule de mamão ralado em uma panela. Cobrir com água e ferver;
  2. Trocar a água e repetir o mesmo procedimento mais três vezes. Quando estiver na última troca de água, colocar o açúcar e o coco ralado e deixar secar até a mistura ficar macia;
  3. Passar o doce para uma tigela e servir com os cravos-da-índia.

2. Bolinho de caule de brócolis

Ingredientes:

  • 2 xícaras de caule de brócolis cozido;
  • 2 ovos;
  • 1 cebola média picada;
  • Sal a gosto;
  • 6 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • Óleo.

Modo de preparo:

  1. Bater os talos cozidos e os ovos no liquidificador;
  2. Retirar e misturar com os outros ingredientes, com exceção do óleo;
  3. Encher uma panela com óleo e levar ao fogo. Separar a massa em pedaços pequenos e fritar.

3. Salada de trigo cozido com talos de verduras 

  • 500 g de trigo;
  • 4 tomates cortados em cubinhos;
  • 6 rabanetes cortados em cubinhos;
  • 1 xícara de chá de alho-poró cortado em rodelas;
  • Caules de brócolis, chicória, aipo e agrião cortados em rodelas;
  • Sal a gosto;
  • Água a gosto;
  • Azeite a gosto;
  • Vinagre a gosto.

Modo de preparo:

  1. Cozinhar o trigo na panela de pressão durante 15 minutos. Após, guardar na geladeira para refrigerar;
  2. Juntar os tomates, os rabanetes, o alho-poró e os caules das verduras em uma tigela para fazer um vinagrete, adicionando e misturando o sal, a água, o azeite e o vinagre a gosto;
  3. Despejar o vinagrete no trigo gelado e servir.

4. Sopa de caule de aspargo com batata

Ingredientes:

  • 2 batatas médias;
  • Talos de 1 maço de aspargos;
  • ½ colher de sopa de sal;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 fio de óleo.

Modo de preparo:

  1. Cozinhar os caules do aspargo e as batatas em uma panela com óleo;
  2. Quando eles amolecerem, retirar da panela e bater no liquidificador junto com a água do cozimento;
  3. Picar o alho e refogar no óleo. Misturar com o caldo batido e servir a sopa.

Você já conhecia a maioria destes caules comestíveis e seus benefícios para a saúde e boa forma? Quais são os seus preferidos para consumo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário