Como fazer farinha de arroz caseira – dicas e receitas!

Especialista:
atualizado em 08/09/2020

Veja como fazer farinha de arroz com diferentes receitas e dicas especiais, uma ótima opção para as pessoas com alergia a glúten ou doença celíaca!

A farinha de arroz é uma farinha feita a partir do arroz finamente moído, que pode incluir grãos de arroz branco ou integral, e pode ser usada para todos os tipos de produtos de panificação e massas.

Trata-se de um alimento básico no sudeste da Ásia, Japão e Índia, que oferece alguns benefícios para a saúde. Mais abaixo, veremos como fazer farinha de arroz em casa e aproveitar essa farinha sem glúten em receitas.

Benefícios da farinha de arroz

Alguns dos principais benefícios da farinha de arroz são:

  1. Rica em proteína;
  2. Não contém glúten;
  3. Contém boas quantidades de vitaminas do complexo B;
  4. Rica em fibras;
  5. A farinha de arroz integral contém nutrientes como cálcio e zinco.

Tipos

Existem três tipos de farinha de arroz: farinha de arroz integral, farinha de arroz doce ou de arroz japonês e farinha de arroz branco.

Um dos principais benefícios da farinha de arroz integral é que a casca permanece intacta, o que fornece um valor nutricional maior já que estão presentes mais cálcio, zinco e fibras do que o arroz branco.

A farinha de arroz integral tem um sabor de castanha e funciona melhor quando combinada com outras farinhas para ajudar a evitar uma textura seca e quebradiça.

Já aquela feita com arroz doce ou arroz japonês vem do arroz branco pegajoso de grão curto, contendo mais amido que o arroz branco ou arroz integral, e é frequentemente usada em alimentos asiáticos.

Embora os três possam atuar como agentes espessantes, a versão do arroz doce pode ser uma escolha melhor para este fim devido ao seu conteúdo amiláceo e pegajoso.

Informação nutricional

Farinha de arroz branco:

Nutrientes da farinha de arroz brancoPor porção de 158g (1 xícara)
Calorias578 cal
Carboidratos127 g
Fibras3,8 g
Gorduras2,2 g
Proteínas9,4 g
Fósforo155 mg
Cobre 0,2 mg
Selênio23,9 mcg
Manganês1,9 mg
Tiamina0,2 mg
Zinco1,3 mg
Vitamina B6 0,7 mg
Niacina4,1 mg
Magnésio55,3 mg
Ácido Pantotênico1,3 mg

Farinha de arroz integral:

Nutrientes da farinha de arroz integralPor porção de 158g (1 xícara)
Calorias574 cal
Carboidratos121 g
Fibras7,3 g
Gorduras4,4 g
Proteínas11,4 g
Fósforo532 mg
Cobre 0,4 mg
Ferro3,1 mg
Manganês6,3 mg
Tiamina0,7 mg
Zinco3,9 mg
Vitamina B6 1,2 mg
Niacina10 mg
Magnésio177 mg
Ácido Pantotênico2,5 mg
Riboflavina0,1 mg
Potássio457 mg
Vitamina E1,9 mg
Vitamina B1225,3 mcg

Agora que você já sabe os benefícios e quais os tipos, veja como fazer farinha de arroz com 2 receitas diferentes.

Como fazer farinha de arroz caseira – Receitas

Veja essas receitas para saber como fazer em casa a farinha de arroz.

1. Receita com arroz basmati cru

Essa receita é feita com o arroz basmati branco cru, e não o instantâneo.

Você irá precisar de:
  • Frigideira grande;
  • Liquidificador;
  • Coador;
  • Filtro de malha fina;
  • Espátula resistente ao calor;
  • Toalhas de papel.
Ingredientes:
  • Arroz Basmati branco cru (não arroz instantâneo);
  • Água.

Cada xícara de arroz cru produz quase 1 1/4 de xícara de farinha de arroz peneirada.

Modo de preparo:

Primeiro enxágue bem o arroz em água corrente fria e deixe escorrer. Depois coloque o arroz em uma tigela e cubra com água fria. Então deixe de molho por no mínimo 3 horas e no máximo 6 horas.

Em seguida escorra o arroz em uma peneira de malha fina por 10 a 15 minutos e então espalhe o arroz em uma camada tripla de papel toalha para secar por uma hora. O arroz deve estar levemente úmido, não molhado.

Use o liquidificador no modo pulsar para moer o arroz em porções de 1/2 xícara, permitindo que o arroz assente entre pulsos de 3 segundos.

Então quando o arroz se quebrar em pequenos grânulos, misture bem em velocidade alta até que a textura fique fina. Em seguida repita esse processo até que todo o arroz esteja bem moído.

Por fim, aqueça uma frigideira grande em fogo médio. Trabalhando em porções de 1 xícara, adicione a farinha de arroz na panela. Mexa constantemente até todo o vapor evaporar. Continue cozinhando por mais alguns minutos.

A farinha resultante deve ser branca como a neve. Entretanto, se começar a dourar, retire imediatamente da panela. Teste o cozimento (secura), colocando uma pitada entre os dedos. A farinha devidamente seca não gruda.

2. Receita com arroz integral

Essa receita é fácil e você irá precisar basicamente de arroz integral e um liquidificador. Se quiser, você pode substituir o arroz integral pelo arroz branco.

Ingredientes:
  • 1/2 xícara de arroz integral.
Modo de preparo:

Como o processo de moagem pode aquecer os grãos, coloque-os no freezer por cerca de 15 a 30 minutos antes de moê-los para obter um melhor resultado e evitar o superaquecimento da farinha.

Em seguida, coloque o arroz integral no liquidificador. Certifique-se de que o copo do liquidificador esteja completamente seco antes de usar.

Comece “batendo” o arroz em velocidade 1 (fraca) e conforme ele for ficando com a textura mais fina, vá aumentando a velocidade até obter a textura de farinha.

Então, quando obter a textura de farinha, desligue o liquidificador e com a ponta de uma faca ou espátula mexa rapidamente. Isso garantirá que tudo seja mesclado uniformemente.

Repita as etapas de mistura novamente, até ver a farinha de arroz lisa e moída uniformemente dentro do recipiente.

Por fim, deixe a farinha esfriar antes de guardá-la em um recipiente hermético.

Como aproveitar!

Existem várias receitas com farinha de arroz light e gostosas, como por exemplo as receitas de bolos de farinha de arroz light, que você pode aproveitar em casa.

Agora que você já sabe como fazer farinha de arroz, pode começar a fazer a sua e obter uma farinha muito mais saudável para substituir a farinha de trigo e outras com glúten nas receitas no seu dia a dia!

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dessas receitas de como fazer farinha de arroz que separamos acima? Pretende incluir na sua dieta agora?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário