Receita fácil de bolo de fubá sem leite e sem glúten

Especialista da área:
atualizado em 18/03/2021

Para quem sofre com doença celíaca ou intolerância à lactose ou outros problemas que impedem consumir leite e glúten é importante aprender a fazer adaptações, para não deixar de saborear as suas receitas preferidas.

  Continua Depois da Publicidade  

Nem sempre vai ficar exatamente a mesma coisa, mas já dá para matar muito bem a saudade dos pratos que tanto gosta. Por exemplo, para quem aprecia os bolos caseiros, existem os bolos sem glúten e sem lactose.

Uma deliciosa opção para um lanchinho da tarde, piquenique ou coffee-break é o bolo de fubá sem leite e sem glúten. A preparação substitui o tradicional leite de vaca por um leite vegetal, no caso o leite de coco.

O principal ingrediente sem glúten do prato é o fubá. No entanto, a receita também leva uma farinha sem glúten: a farinha de arroz. Aliás, sabia que você pode aprender como fazer a sua própria farinha de arroz em casa?

Já está querendo experimentar como fica a receita? Então, aprenda agora mesmo como preparar o bolo de fubá sem leite e sem glúten e aproveite!

Bolo de fubá

Bolo de fubá sem leite e sem glúten

Um bolinho caseiro para quem não pode com lactose ou glúten. Uma delícia para o lanche!
4.43 de 14 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 35 mins
Refeição Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 12
Calorias 384 kcal

Equipamento

  • Batedeira ou liquidificador
  • Tigela
  • Forma

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 180º C. Juntar os ovos, o açúcar, e o óleo na batedeira ou liquidificador. Bater até produzir um creme homogêneo e reservar.
  • Em uma tigela, mistura o fubá, a farinha de arroz, o coco ralado e o fermento em pó. Despejar a mistura no creme reservado, adicionar o leite de tudo e misturar novamente para incorporar bem.
  • Espalhar bem as duas colheres de sopa de óleo na forma para untar. Enfarinhar com as duas colheres de sopa de farinha de arroz. Despejar a massa do bolo por cima.
  • Levar ao forno para assar por aproximadamente 35 minutos. Tirar o bolo do forno enquanto ele ainda estiver úmido, pois ele vai secar um pouco depois de frio.

Notas

  • Recomenda-se usar uma forma de 23 cm de diâmetro para assar o bolo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo de fubá sem leite e sem glúten
Quantidade por Porção
Calorias
384
% VD*
Gordura
 
19
g
35
%
Gordura Saturada
 
6
g
27
%
Gordura Trans
 
1
g
Carboidratos
 
49
g
16
%
Fibras
 
3
g
12
%
Açúcar
 
26
g
29
%
Proteína
 
5
g
7
%
Colesterol
 
55
mg
18
%
Sódio
 
136
mg
6
%
Potássio
 
163
mg
5
%
Vitamina A
 
79
IU
4
%
Vitamina C
 
1
mg
2
%
Cálcio
 
76
mg
8
%
Ferro
 
2
mg
14
%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave bolo de fubá, bolo sem glúten, bolo sem leite
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4.43 de 14 avaliações
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário