Receita fácil de bolo de fubá sem leite e sem glúten

Especialista da área:
atualizado em 18/03/2021

Para quem sofre com doença celíaca ou intolerância à lactose ou outros problemas que impedem consumir leite e glúten é importante aprender a fazer adaptações, para não deixar de saborear as suas receitas preferidas.

Nem sempre vai ficar exatamente a mesma coisa, mas já dá para matar muito bem a saudade dos pratos que tanto gosta. Por exemplo, para quem aprecia os bolos caseiros, existem os bolos sem glúten e sem lactose.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma deliciosa opção para um lanchinho da tarde, piquenique ou coffee-break é o bolo de fubá sem leite e sem glúten. A preparação substitui o tradicional leite de vaca por um leite vegetal, no caso o leite de coco.

O principal ingrediente sem glúten do prato é o fubá. No entanto, a receita também leva uma farinha sem glúten: a farinha de arroz. Aliás, sabia que você pode aprender como fazer a sua própria farinha de arroz em casa?

Já está querendo experimentar como fica a receita? Então, aprenda agora mesmo como preparar o bolo de fubá sem leite e sem glúten e aproveite!

Bolo de fubá

Bolo de fubá sem leite e sem glúten

Um bolinho caseiro para quem não pode com lactose ou glúten. Uma delícia para o lanche!
4.09 de 36 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 35 mins
Tempo Total 50 mins
Refeição Lanche
Rendimento 12
Calorias 384 kcal

Equipamento

  • Batedeira ou liquidificador
  • Tigela
  • Forma

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 180º C. Juntar os ovos, o açúcar, e o óleo na batedeira ou liquidificador. Bater até produzir um creme homogêneo e reservar.
  • Em uma tigela, mistura o fubá, a farinha de arroz, o coco ralado e o fermento em pó. Despejar a mistura no creme reservado, adicionar o leite de tudo e misturar novamente para incorporar bem.
  • Espalhar bem as duas colheres de sopa de óleo na forma para untar. Enfarinhar com as duas colheres de sopa de farinha de arroz. Despejar a massa do bolo por cima.
  • Levar ao forno para assar por aproximadamente 35 minutos. Tirar o bolo do forno enquanto ele ainda estiver úmido, pois ele vai secar um pouco depois de frio.

Notas

  • Para garantir uma receita sem leite/lactose e sem glúten, leia minuciosamente todas as informações presentes nos rótulos dos ingredientes que você usar para fazer a receita, inclusive as letrinhas pequenas. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de leite/lactose e glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
  • Recomenda-se usar uma forma de 23 cm de diâmetro para assar o bolo.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo de fubá sem leite e sem glúten
Quantidade por Porção
Calorias 384 Calorias da Gordura 171
% Valores Diários*
Gordura Total 19g29%
Gordura Saturada 6g30%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 4g
Gordura Monoinsaturada 8g
Colesterol 55mg18%
Sódio 136mg7%
Potássio 163mg3%
Carboidratos 49g16%
Fibras 3g12%
Açúcar 26g
Proteína 5g10%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave bolo de fubá, bolo de fubá em leite e sem glúten, bolo sem glúten, bolo sem leite
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

4.09 de 36 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário