12 dicas infalíveis para secar a barriga rápido!

Especialista:
atualizado em 02/11/2020

Uma das frases que mais ouvimos é “não quero perder peso, só preciso saber como secar a barriga rápido”. Caso esta seja a sua situação, temos duas notícias para você: uma ótima e outra nem tanto assim.

A boa notícia é que é mais fácil fortalecer o abdômen quando o peso está próximo do ideal. Portanto, se você está dentro da faixa de IMC (índice de massa corporal) adequada, seu caminho será mais curto e mais fácil.

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Já a segunda notícia é que não é possível eliminar gordura somente de uma determinada área do corpo. Ou seja, você vai secar a barriga, mas também irá diminuir outras partes do corpo, ainda que este não seja seu objetivo.

Mas, claro, você pode praticar de exercícios específicos para determinadas regiões que você não quer que diminuam (como os glúteos e pernas), então não há motivo para se desesperar!

Como secar a barriga rápido?

mulher fitness

Infelizmente não existe milagre: para secar a barriga rápido, você vai ter que diminuir seu percentual de gordura corporal.

E para diminuir seus níveis de gordura, você deverá cuidar da alimentação e focar também em exercícios aeróbicos, pois de nada adianta você fazer dezenas de abdominais e outros exercícios para a barriga se todos os seus músculos acabam ficando escondidos sob uma camada de gordura.

Confira a seguir como secar a barriga rápido de maneira prática e natural.

1. Preste atenção nos carboidratos

Apesar de serem vistos como vilões de muitas dietas da moda, os carboidratos são de extrema importância para eliminar o excesso de gordura. Eles são a principal fonte de energia do corpo, e eliminar esse nutriente da dieta vai reduzir seu rendimento nos exercícios e pode levar à perda de massa muscular.

Mas é preciso diferenciar os bons carboidratos daqueles que podem atrapalhar seus objetivos. O ideal é evitar carboidratos simples, como a farinha branca e o açúcar, e sempre dar preferência a fontes integrais.

Isso é importante principalmente porque os carboidratos simples são rapidamente absorvidos e metabolizados pelo corpo, o que leva a um aumento dos níveis de glicose e insulina no sangue. Esse excesso favorece o acúmulo de gordura na região abdominal.

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2. Comece o dia com proteínas

As proteínas são digeridas mais lentamente e não causam grandes alterações na glicose sanguínea, e assim levam a uma maior sensação de saciedade.

Então, consumir um bom café da manhã com proteínas pode te deixar com menos fome ao longo do dia. Vale lembrar também que a opção deve ser sempre por proteínas com baixo teor de gorduras, como frios light, omeletes de claras, atum em água e laticínios magros.

3. Faça exercícios aeróbicos para secar a barriga

Para eliminar o excesso de tecido adiposo, você deverá incluir na sua rotina atividades de alta intensidade, como por exemplo o treino HIIT, corrida com sprints (tiros), spinning e qualquer outra que eleve os batimentos cardíacos até chegar a 60-70% da sua frequência cardíaca máxima.

Isso não significa, é claro, que você deva abandonar seu treino de musculação. O que você deve fazer é acrescentar à sua rotina pelo menos 30 minutos de treinos de alta intensidade, de três a quatro vezes por semana.

corrida

4. Faça mais refeições durante o dia

Refeições menores, feitas a cada três horas, ajudam a melhorar o metabolismo e são muito mais eficientes para a perda de gordura do que fazer apenas três grandes refeições ao dia.

Ficar muito tempo sem se alimentar faz seu cérebro entender que seu corpo precisa armazenar, na forma de gordura, tudo aquilo que você consome. O resultado é que seu metabolismo e a queima de gordura diminuem, o que torna ainda mais difícil a perda de gordura localizada.

Mas lembre-se de não acrescentar mais comida à dieta, e que você deverá dividir seu consumo diário de calorias em refeições menores.

5. Elimine os alimentos processados do cardápio

Pode parecer inofensivo, mas as pequenas “concessões” para os alimentos pouco saudáveis podem ser mais prejudiciais do que você imagina para a sua definição abdominal.

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Os alimentos altamente processados, como fast food, salgadinhos, sorvetes, alimentos semi-prontos congelados, além de ser ricos em gorduras, contem muito sódio e açúcar.

Isso faz com que esse tipo de alimento cause retenção de líquidos, inchaço e aumento do acúmulo de gorduras.

6. Tome o suco verde detox

Não, ele não é milagroso. Mas é saudável e ajuda seu corpo sim. Tomar um copo de suco verde ainda em jejum (veja aqui receitas de suco verde detox) vai ajudar no funcionamento adequado do seu intestino para que as toxinas sejam eliminadas de maneira eficiente.

Acrescentar ingredientes termogênicos, como o gengibre e chá verde ao seu suco detox, ainda fará com que seu metabolismo fique mais acelerando, facilitando a queima da gordura abdominal.

7. Acrescente mais gorduras boas à sua dieta

As gorduras mono e poli-insaturadas, como as encontradas no azeite, sardinha, salmão, atum, nozes e abacate, trazem diversos benefícios para a saúde, além de ajudar no emagrecimento.

O ideal aqui é limitar o consumo diário de gorduras a 20% da sua dieta, certificando-se de que elas venham de fontes boas, e não de alimentos como queijos amarelos, carnes gordurosas e frituras.

8. Consuma mais fibras para perder barriga

As fibras são fundamentais para a eliminação de peso e gordura, pois prolongam à saciedade, estabilizam os níveis de glicose e ainda melhoram o funcionamento do intestino.

Diversos alimentos são ricos em fibras, e existem formas simples de começar a inclui-las na sua alimentação:

  • Troque a gelatina ou o chocolate por uma fruta;
  • Prefira versões integrais de alimentos como arroz e pães;
  • Adicione uma colher de chia ou linhaça à tapioca ou ao seu shake de proteínas.

9. Diminua o consumo de sal

O sal estimula a retenção de líquidos, causando o indesejado inchaço e deixando você ainda mais longe do objetivo de secar a barriga.

Lembrando sempre que não é só o sal do saleiro que faz mal. A maior parte do sódio que consumimos vem de alimentos industrializados, que utilizam o produto como conservante e realçador de sabor.

10. Beba muita água

Além de participar de todos os processos metabólicos, a água atua na eliminação de toxinas e acelera o metabolismo. Recomenda-se de uma maneira geral o consumo de 2-3 litros de água ao dia.

Além disso, a água também ajuda a dar saciedade, já que aumenta o volume do “bolo alimentar” e contribui para um consumo menor de alimentos ao longo do dia. Mas tudo em excesso pode fazer mal, inclusive água.

11. Exercite seus músculos abdominais

abdominais

Em paralelo a todas as outras dicas, você deve também começar a fortalecer sua musculatura abdominal, pois assim que a gordura for eliminada, seus músculos ficarão visíveis.

Existem algumas das opções que você pode fazer no conforto da sua sala, sem a necessidade de utilizar qualquer aparelho:

Para quem frequenta a academia, exercícios com peso são também uma ótima opção para trabalhar o abdômen.

12. Cuidado com suplementos

Muita gente que está em busca de como secar a barriga rápido acaba optando por acelerar demais o processo e fazer uso de suplementos e anabolizantes. Ainda que os suplementos termogênicos (que aceleram o metabolismo) possam auxiliar na queima de gordura, eles costumam estar acompanhados de efeitos colaterais e podem até trazer riscos à saúde.

Já os esteroides anabolizantes causam diversos problemas de saúde, e vários deles são proibidos pela Anvisa. Os poucos medicamentos com efeito anabolizante de uso permitido devem ser prescritos por especialistas, e usados para tratar condições específicas de saúde.

Basear sua dieta em alimentos saudáveis e funcionais, e exercícios físicos, pode não ser o caminho mais curto, mas com certeza é o mais saudável. Ao final, você terá conquistado sua barriga chapada com muito trabalho, mas sem ter sacrificado a sua saúde no processo.

Quer saber mais sobre como secar a barriga rápido? Assista aos vídeos da nossa nutricionista e confira em mais detalhes as dicas para perder barriga.

Gostou das dicas?

O que seria mais difícil para você conquistar a barriga que sonha? Quais são suas maiores dificuldades e em que estágio se encontra nessa luta? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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28 comentários em “12 dicas infalíveis para secar a barriga rápido!”

  1. Minha maior dificuldade é os aerobicos, como manter a frequência ,saber o melhor horario, intensidade e etc, faço academia durante a noite, pelo periodo da manha me mantenho ocupado, agora nao sei se eu devo fazer o treino de hit antes, dps do treino ou durante a tarde, sigo cada item dessa lista bem precisamente, apenas preciso queimar a gordura que já tenho acumulada

  2. Excelente dicas. O segredo e consistência e ter paciência. Um passo de cada vez. Se você o que precisar ser feito vai ter resultado

  3. Ótimo material. Completo.

    Seguindo essas regras chegaremos lá, estou bem próximo disso. A perda de peso corporal é inevitável para reduzir a barriga.

    Após conquistar a barriga desejada é recuperar a massa magra.

    Boa dieta a todos.

  4. Então. Meu maior problema é a cerveja aos finais de semana. Tenho de trocar de amigos. Rs.
    Tenho 1,85 e 94kg. Não consigo engrossar as pernas que são cambitos e a barriga não diminui. Mando muito bem nas atividades aeróbicas, pois tenho boa resistencia. Mas por mais exercícios que eu faça, não consigo chegar nos tão sonhados 88kg. Já consegui chegar nos 92kg, menos que isso nunca. O que devo fazer?

    • Deve ignorar as dicas furadas dessa matérias e esquecer essa história de “comer mais vezes” e de que “carboidrato é o seu principal nutriente” e que “na ausência dele, o corpo consome músculos”. Tudo besteira de uma linha de pensamento totalmente superada na nutrição.

      Mantenha sua insulina baixa cortando carboidratos, principalmente refinados, e sua barriga vai sumir sem consumir músculos. Coma várias vezes ao dia barrinhas de cereal e sua barriga vai aumentar, simples assim.

    • Eu tenho 1,85 e cheguei a pesar 98kg. Com uma reeducação alimentar e seguindo a maior parte dessas dicas(mesmo sem ter visto aqui), consegui chegar aos 86kg, com uma ótima carga muscular magra. Você falou dos amigos, é bem verdade, uma farra regada a cerveja e churrasco no fds joga todo o trabalho da semana no lixo. Hoje em dia, eu faço essas farras no máximo uma vez por mês e faço um esforço para não exagerar no consumo de alcool.

    • Meu caro xara!
      Um dia eu estive conversando com a nutricionista e ela me disse algo muito interessante: “As vezes nos preocupamos muito com o peso, sendo que devemos prestar mais atenção no excesso de gordura!” Eu também era assim, mas hj mudei. Tenho 1,73 e peso 90Kg, mas são bem distribuídos! Não tenho a barriga dos sonhos, mas estou no caminho! Pense nisso, pode te ajudar, assim como me ajudou!

  5. Faltou a última dica…defecar bastante. Não é mentira. Eu aumentei o número de vezes que ia ao banheiro, de 1 vez a cada dois dias para duas vezes por dia, reduzi um pouco o que comia e perdi 25kg em 12 meses sem fazer exercícios, agora prático exercício para modelar o corpo.

  6. Eu meio que já faço tudo isso e não consigo perder a barriga. Acho que preciso radicalizar e cortar de vez o leite, o pão branco, a farinha de mandioca e o arroz parboilizado.

    • Pois é Adriano, nunca vai chapar abdômen comendo pão, por exemplo, arroz no máximo integral, corte trigo e açúcar o máximo que puder, seja persistente que o resultado vem!

      • Estou usando VeganWay , proteinas de Arroz e de Ervilha , não uso mais Whey , pois me estufava muito , gerava arrotos e até refluxos nos intra treinos , coisa que não tenho mais com o uso da VeganWay , perdi massa gorda e melhorou muito minha performance mesmo com 47 anos de idade. Outra vida , Whey, nunca mais

          • O importante disso tudo saber o por qu se quer ter uma barriga “tanquinho”. O mais importante disso tudo e controlar o colesterol,triglicerdios,etc… Essas coisas so invisveis aos olhos, mas fazem um estrago tremendo!
            A questo esttica,fica a cargo de cada um… quer ser modelo?… abalar na praia?… ganhar dinheiro com o corpitcho?.. Enfim, so tantas as intenes…

  7. Muito interessante essas dicas, principalmente pra quem tem o tempo limitado pra frequentar academias….Sou professor de artes marciais e gostei de ver esses apontamentos…muito bom….alimentação manda muito…..parabéns.