Como você sabota a sua dieta sem nem perceber: 3 formas

publicado em

Mesmo com a maior dedicação do mundo em sua dieta para emagrecer ou mudança para uma vida mais saudável, é possível sentir que não está tendo resultados. Mas, antes de desistir e jogar tudo para o alto, vale a pena fazer uma autoavaliação.

Isso porque o motivo de não progredir pode ser um dos três comportamentos errados que alguns têm. Eles sabotam a própria dieta, saúde e a si mesmo sem nem saber! Será que isso está acontecendo com você? Para descobrir, conheça quais são esses erros:

1. Mentalidade do “tudo ou nada”

Comer

Por exemplo, ao iniciar uma dieta para emagrecer, a pessoa é super restrita: define quantos gramas de cada alimento e nutriente vai consumir, só come os melhores alimentos e apenas usa produtos orgânicos.

Entretanto, ao visitar alguém que não segue a sua dieta, ela não resiste ao ver tanta coisa gostosa que não se permite no dia a dia e até repete o prato. Como já abusou, resolve relaxar de vez e come uma sobremesa.

Com o pensamento de que já tinha perdido mesmo o dia da dieta, ela chega em casa e no lugar de um lanchinho saudável, come um hambúrguer ou outra besteirinha do tipo. E segue assim por vários dias antes de voltar à dieta saudável.

  Continua Depois da Publicidade  

É a pessoa tudo ou nada: ou faz tudo certo ou faz tudo errado. Ao oscilar entre tudo certo e tudo errado, ela pode sentir muita sensação de culpa. Assim, a lição que fica é que melhor do que ser perfeito é ter equilíbrio.

Nem sempre vai dar para comer da melhor maneira possível, mas o mais importante é que ao falhar na dieta, já se volte rapidamente aos trilhos. Sem dar tempo para passar dias repetindo e de ficar remoendo a culpa.

2. Comparar-se aos outros

Celular

Com as redes sociais, em que muitos exibem seus corpos, isso é bem comum atualmente. Enquanto alguns dos que aparecem nas fotos têm um belo corpo fruto de treino e dieta, outros editam suas imagens e publicam apenas as melhores e mais perfeitas.

Ou seja, o que vemos no feed é apenas um recorte da realidade, que pode não corresponder a como a pessoa é de fato. Portanto, comparar-se com quem parece ter um corpo bonito na internet não é nada produtivo.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas mesmo no caso das imagens que condizem com a realidade, é preciso lembrar que muitas comparações não fazem sentido. Por exemplo, alguém com 1,80 m de altura não tem como pesar 40 quilos como uma pessoa bem baixinha pode.

Assim, comparar-se aos outros pode gerar frustração, ansiedade e desânimo. Mas é preciso lembrar que cada pessoa tem um corpo e um processo diferente. Os resultados aparecem de maneira e em tempos diferentes para cada um e não há nada de errado nisso.

Se for para se comparar com alguém, compare-se consigo mesmo para lembrar de quanto já mudou e evoluiu para melhor em sua saúde, boa forma e demais aspectos. Em vez de se comparar com os outros, foque-se em buscar a melhor e mais saudável versão de si mesmo.

3. Dieta de momento

Lanche ou salada

Algumas pessoas só pensam em emagrecer devido a uma ocasião especial. Por exemplo: uma viagem à praia, casamento, formatura ou outro tipo de festa.

O problema é que depois, que o evento passa, a pessoa volta a comer mal e já não se exercita mais com tanta frequência. Resultado: engorda novamente, como em um efeito sanfona.

  Continua Depois da Publicidade  

Portanto, o ideal é buscar um estímulo interior para perder peso. Ou seja, emagrecer por causa de si mesmo, não devido a um evento ou pessoas.

Assim, será mais fácil se motivar para manter um estilo de vida saudável – e consequentemente ter um peso saudável – o ano todo.

No vídeo a seguir,a nossa nutricionista também explica sobre as três formas de autossabotagem que prejudicam a dieta:

Gostou das dicas?

Você cometeu algum desses erros? Qual deles? Conte para nós nos comentários!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário